Menu

Nakba, a catástrofe palestina, será lembrada pelo Senado

Omar Aziz é autor do requerimento para a sessão especial Publicado em 12/05/2023 – 11h46 Agência Senado — Por iniciativa do senador Omar Aziz (PSD-AM), o Senado realizará na terça-feira (16), a partir das 11h, uma sessão especial para lembrar os 75 anos da Nakba, a invasão da Palestina por forças armadas israelenses;em 15 de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Marcos Oliveira/Agência Senado

Omar Aziz é autor do requerimento para a sessão especial

Publicado em 12/05/2023 – 11h46

Agência Senado — Por iniciativa do senador Omar Aziz (PSD-AM), o Senado realizará na terça-feira (16), a partir das 11h, uma sessão especial para lembrar os 75 anos da Nakba, a invasão da Palestina por forças armadas israelenses;em 15 de maio de 1948.

No requerimento, Omar cita dados da ONU segundo os quais a ocupação causou a expulsão de 800 mil palestinos de sua pátria. Nas cidades, muitas delas milenares, afirma “tesouros históricos e arqueológicos, foram completamente destruídos”.

O senador acrescenta que os palestinos entendem a Nakba — palavra árabe que significa catástrofe — como o processo de ocupação da Palestina com a expulsão de centenas de milhares de pessoas e o tolhimento dos direitos mais básicos de quem permaneceu.

“Os refugiados, que na época eram cerca de 800 mil, hoje são 6,2 milhões”, afirma. Esse número equivale a 40% da população de menos de 14 milhões de pessoas. De acordo com Omar, eles representam 25% de todos os expatriados do mundo, apesar de somarem apenas 0,18% da população mundial.

A ONU, o Brasil e outros 140 países reconhecem oficialmente a existência do Estado palestino. “O grande sonho do povo palestino é que a existência de seu Estado seja efetiva e que a Palestina possa existir e prosperar com segurança para a sua população”, diz o senador.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes