Menu

Turquia: resultado parcial das eleições indica segundo turno no país

País tem 90% das urnas apuradas. Neste domingo (14), a agência estatal Anadolu divulgou os resultados preliminares da eleição na Turquia, indicando que o presidente Recep Tayyip Erdogan e o líder da oposição Kemal Kilicdaroglu disputarão um segundo turno. Com mais de 90% das urnas apuradas, Erdogan lidera com 49,6% dos votos, enquanto Kilicdaroglu está […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Cemal Yurttas / dia images via Getty Images

País tem 90% das urnas apuradas.

Neste domingo (14), a agência estatal Anadolu divulgou os resultados preliminares da eleição na Turquia, indicando que o presidente Recep Tayyip Erdogan e o líder da oposição Kemal Kilicdaroglu disputarão um segundo turno. Com mais de 90% das urnas apuradas, Erdogan lidera com 49,6% dos votos, enquanto Kilicdaroglu está próximo, com 44,6%. O terceiro candidato, Sinan Ogan, obteve 5,3% dos votos.

O chefe da comissão eleitoral, Ahmet Yener, informou que os resultados oficiais serão divulgados na madrugada de segunda-feira (15). Durante o dia, houve discrepâncias entre os números divulgados pela imprensa estatal e privada, provocando protestos da oposição, que alegou liderar a disputa.

Caso nenhum candidato alcance mais de 50% dos votos, haverá um segundo turno, previsto para o dia 28 de maio. Especialistas afirmam que a intenção de voto em Kilicdaroglu foi superestimada e que um voto envergonhado em Erdogan se manifestou na reta final da disputa. O apoio de Ogan pode ser decisivo no segundo turno, já que ele tirou votos importantes de um eleitorado tradicionalmente alinhado com Erdogan.

A eleição na Turquia é acompanhada de perto pelo mundo todo, já que o país tem um papel importante na região, sendo membro da OTAN e enfrentando diversas crises políticas e econômicas nos últimos anos.

Vale destacar, que, os candidatos à vice-presidência da oposição acusaram a agência de notícias estatal Anadolu de transmitir resultados distorcidos da eleição realizada neste domingo (14), segundo o jornal britânico The Guardian.

Menos de três meses depois que um terremoto, em 6 de fevereiro, matou mais de 50 mil pessoas e deslocou mais de 5,9 milhões no sul da Turquia e no norte da Síria, a Turquia deve definir o futuro do país.

O Partido de oposição fez uma contagem paralela “De acordo com nossos resultados, com 23,87% dos votos contados, Kemal Kilicdaroglu está à frente”, disse o Prefeito da capital do país e uma das lideranças da oposição.

Menos de três meses depois que um terremoto, em 6 de fevereiro, matou mais de 50 mil pessoas e deslocou mais de 5,9 milhões no sul da Turquia e no norte da Síria, os turcos irão definir o futuro do comando no país.

As eleições também ocorrem em meio a uma grave crise econômica.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes