Menu

Exclusivo: Ministra Dweck fala sobre ferrovias e investimentos em transporte coletivo no novo PAC

A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, ofereceu uma aula magna com prestações de contas do ministério na Universidade Federal Fluminense (UFF) nesta última sexta-feira (19). Em entrevista para O CAFEZINHO, a ministra comentou sobre a área mobilidade urbana no novo PAC, sua missão à frente do ministério e importantes medidas para conscientização […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: EDU ANDRADE/Ascom/Ministério da Fazenda

A ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, ofereceu uma aula magna com prestações de contas do ministério na Universidade Federal Fluminense (UFF) nesta última sexta-feira (19). Em entrevista para O CAFEZINHO, a ministra comentou sobre a área mobilidade urbana no novo PAC, sua missão à frente do ministério e importantes medidas para conscientização da população acerca dos serviços públicos.

Mobilidade Urbana

Segundo a Ministra Dweck, o novo plano de investimentos irá abordar questões urbanas e incluir soluções ferroviárias de mobilidade. O plano terá uma área específica dedicada ao desenvolvimento da mobilidade urbana, com ênfase no aumento das opções de transporte coletivo tanto nas cidades quanto em todo o país para o transporte de cargas e pessoas.

“O novo PAC será lançado em breve e terá uma área específica para questões urbanas, incluindo a mobilidade urbana e incluindo soluções ferroviárias de mobilidade. E, também, ferrovias do transporte de cargas e pessoas. Esse novo plano vai estar centrado no aumento das soluções de transporte coletivo, seja nas cidades ou na questão de cargas e pessoas pelo Brasil“, disse a ministra.  

Questionada se o novo plano de investimentos também terá planos de investimentos em ferrovias interestaduais, a ministra afirmou positivamente.

Missão

Durante a palestra a ministra afirmou que o presidente Lula não criou cargos, e sim ministérios para serem eficientes. Questionada sobre sua missão, a ministra afirmou que a missão dada por lula é a reforma na Secretaria de Gestão Organizativa, com o objetivo de torná-la mais eficiente e ampliar seus serviços.

Em breve, a secretaria será renomeada como Secretaria de Serviços Compartilhados, com a missão de prestar serviços a diversos ministérios, incluindo aqueles com políticas robustas e áreas de atuação comuns, o que permite uma centralização adequada.

“Existe uma grande missão que foi dada por ele mesmo. […] A secretaria prestará serviços a vários ministérios, inclusive aqueles com uma política muito forte e a área é meio básica, no sentido de ser comum, então pode ser centralizada. Até o meio do ano vamos apresentar para o presidente a proposta com os ministérios que essa secretaria vai atender. Hoje atendemos quatro ministérios da economia (Fazenda, Orçamento e Planejamento, Gestão, Midic) e o ministério dos Povos Indígenas, que é um ministério novo. A ideia é que esta secretaria atenda mais 15 ministérios”, explicou Dweck.

Valorização da imagem do governo

A ministra comentou que a principal importância também é mostrar para população sobre a importância de um governo presente na vida do cidadão. Questionada como pretende fazer isso, ela comentou sobre diversas iniciativas como conscientização, comunicação e melhoria da prestação de serviços.

“Formação, conscientização, comunicação e, principalmente, na melhoria da prestação de serviços, que é o melhor cartão de visita que um governo pode ter à população. Vamos dar apoio aos ministérios para que eles façam boas políticas e ao mesmo tempo um processo de conscientização” disse a ministra.

A ministra participou de uma aula magna na UFF, mostrando ações do ministério e prestando serviços para a faculdade de economia.

“Primeiro, é importante que a gente conheça a estrutura do Estado Brasileiro neste novo momento. É fundamental que a população se aproxime com a estrutura do governo, esse é o recado que a ministra trouxe em primeiro lugar. Em segundo lugar, colher nossas experiências em aperfeiçoamento da gestão, como programas de gestão junto aos funcionários, a política de cotas em concursos públicos e a relação com as fundações de apoio. Essas são políticas bem-sucedidas que a ministra solicitou que compartilhássemos em conjunto com as instituições brasileiras”, disse Antônio Cláudio da Nóbrega, reitor da UFF.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes