Menu

Apreensões de drogas têm falhas, aponta estudo

Nesta terça-feira (23), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgou uma pesquisa sobre apreensões de drogas, com a seguinte conclusão: “Critérios objetivos no processamento criminal por tráfico de drogas”. Segundo o estudo, a forma que o peso dos intorpecentes são medidos não tem padrão, o que é decisivo na hora do julgamento. Os pesquisadores analisaram […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Nesta terça-feira (23), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgou uma pesquisa sobre apreensões de drogas, com a seguinte conclusão: “Critérios objetivos no processamento criminal por tráfico de drogas”. Segundo o estudo, a forma que o peso dos intorpecentes são medidos não tem padrão, o que é decisivo na hora do julgamento.

Os pesquisadores analisaram o tipo e o volume das drogas apreendidas em ações criminais com réus indiciados, denunciados e/ou sentenciados por crimes de tráfico de drogas, entre janeiro e junho de 2019. Os dados foram divididos em cinco documentos: denúncia, sentença, auto de apreensão, laudo pericial preliminar e laudo definitivo em ações penais.

“Na leitura dos autos a gente não consegue dizer se a substância foi pesada com ou sem a embalagem ou recipiente que a continha. No caso da cocaína, por exemplo, há ‘n’ possibilidades de embalagem. O modo como se registra a quantidade, poucas vezes, informa se trata de massa líquida ou massa bruta falando de massa em gramas”, revelou a pesquisadora do Ipea, Milena Soares, que é uma das coordenadoras do estudo, em entrevista à Agência Brasil.

A sugestão dos acadêmicos para resolver esse problema seria a adoção de um sitema métrico único para medir a quantidade de drogas.

“Como a gente não sabe como foi pesado na maioria dos processos, em decorrência disso a gente recomenda que se faça um protocolo que regulamente isso do ponto de vista nacional, para que se registre sempre a quantidade da massa em gramas líquido. Seria uma informação objetiva”, afirmou Milena Soares.

Fonte: Agência Pública

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes