Menu

Com pouco apoio no Congresso, Lula convoca Marina, Guajajara e líderes nesta sexta

O presidente Lula (PT) agendou um encontro crucial com as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas), para esta sexta-feira (26). Essa reunião busca achar soluções após o governo enfrentar problemas no Congresso, com o avanço de mudanças na medida provisória que reorganiza os ministérios do presidente Lula. A convocação dessa reunião […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Lula Marques / Agência Brasil

O presidente Lula (PT) agendou um encontro crucial com as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas), para esta sexta-feira (26). Essa reunião busca achar soluções após o governo enfrentar problemas no Congresso, com o avanço de mudanças na medida provisória que reorganiza os ministérios do presidente Lula.

A convocação dessa reunião ocorreu em resposta à aprovação, pela comissão mista responsável pela discussão da MP, de um parecer do relator, deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), contendo modificações que reduzem o escopo das pastas lideradas por Marina e Guajajara. No entanto, é importante ressaltar que a proposta ainda precisa passar pelos plenários principais da Câmara e do Senado.

Dentre as alterações aprovadas, destacam-se a transferência da competência de reconhecer e demarcar terras indígenas do Ministério dos Povos Indígenas para o Ministério da Justiça, além da transferência do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Ministério do Meio Ambiente para o Ministério da Gestão e Inovação. Agora, resta aguardar a análise e votação nos plenários das respectivas casas legislativas.

A ministra do Meio Ambiente expressou sua preocupação com a alteração em sua pasta, classificando-a como um ‘erro estratégico’, enquanto Sonia Guajajara relatou sentir uma ‘certa frustração’ devido à ausência de Lula nas discussões sobre o assunto. Apesar disso, fontes do governo afirmaram ao G1 que o Palácio do Planalto vê poucas oportunidades de pressionar o Congresso Nacional a reverter essa decisão, gerando um impasse nesta disputa.

Por outro lado, o presidente Lula está determinado a dar apoio e prestígio às ministras, sendo a reunião agendada para esta sexta-feira parte desse esforço. Além de Marina e Guajajara, a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, que também teve suas atribuições alteradas pelo relatório de Bulhões, participará desse encontro.

Além dos já mencionados, outros líderes participarão da reunião, sendo eles: o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta; o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP); o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA); e líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE).

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes