O que disse Lula sobre o crescimento do PIB?

IMAGEM: EVARISTO SÁ/AFP

Lula se reunirá com 10 presidentes da América do Sul

Por Raphael Lacerda

26 de maio de 2023 : 22h47

AGÊNCIA BRASIL – Na próxima terça-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá no Palácio do Itamaraty, em Brasília, 10 presidentes dos países da América do Sul. Confirmaram presença os chefes de Estado da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela. 

A presidente Dina Boluarte, do Peru, não poderá comparecer ao encontro devido a impedimentos legais internos no país, que enfrenta uma crise política desde a destituição do ex-presidente Pedro Castillo, no ano passado. Em seu lugar, estará presente Alberto Otárola, presidente do conselho de ministros do país. A Guiana Francesa, como é território ultramarino da França, não participará do evento.

Um encontro deste nível não ocorre há cerca de sete anos. A reunião da próxima semana foi anunciada no início do mês pelo Palácio do Planalto.

Segundo a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o objetivo é a retomada do diálogo entre os países da América do Sul.

“O principal objetivo desse encontro é retomar o diálogo com os países sul-americanos, que ficou muito truncado nos últimos anos, e é uma prioridade do governo Lula. Temos consciência que há diferenças de visão e diferenças ideológicas entre os países, mas ele (Lula) quer reativar esse diálogo a partir de denominadores comuns com os países”, explicou Gisela, em coletiva de imprensa. 

A expectativa é que os chefes de Estado discutam a ampliação da integração, como  a possibilidade de criação ou reestruturação de um mecanismo sul-americano de cooperação, que reúna todas as nações da região. 

Raphael Lacerda

Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo

26 de maio de 2023 às 23h07

O Brasil deveria buscar, a meu ver, para além de ideologias, uma saída para o Pacífico, que foi o grande erro histórico de nossa perspectiva geopolítica, até aqui…Erro que os americanos não cometeram, em sua marcha para o oeste. Os Bandeirantes fizeram sua parte, nesse propósito, mas não tiveram continuidade…

Responder

Deixe um comentário