Menu

Votação presidencial na Turquia: resultados preliminares indicam vitória de Erdogan

De acordo com a imprensa local, resultados preliminares das eleições realizadas na Turquia, neste domingo (28), indicam a vitória do presidente Recep Tayyip Erdogan. O pleito foi disputado entre Erdogan e o líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu, na busca pelo comando do país. Ambos os candidatos compareceram às suas seções eleitorais em Ancara durante a […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Votações na Turquia indicam vitória de Erdogan Imagem: Hannah McKay / REUTERS

De acordo com a imprensa local, resultados preliminares das eleições realizadas na Turquia, neste domingo (28), indicam a vitória do presidente Recep Tayyip Erdogan. O pleito foi disputado entre Erdogan e o líder da oposição, Kemal Kilicdaroglu, na busca pelo comando do país. Ambos os candidatos compareceram às suas seções eleitorais em Ancara durante a manhã.

No primeiro turno das eleições presidenciais, Recep Tayyip Erdogan obteve 49,5% dos votos, não alcançando a maioria e levando a uma segunda rodada de votação. Kilicdaroglu conquistou 44,9% dos votos, enfrentando agora um desafio significativo para a próxima etapa.

Para destituir Erdogan do poder, Kilicdaroglu estabeleceu uma aliança com outros seis partidos, buscando construir uma base de oposição sólida. No entanto, as chances de uma reviravolta tornaram-se mais remotas com o apoio do terceiro colocado nas eleições a Erdogan.

No primeiro turno, importantes cidades como Ancara, a capital, Istambul e Izmir, localizada na costa oeste, além do leste do país, com uma população majoritariamente curda, votaram em sua maioria pela oposição. Por outro lado, o centro do país, considerado o coração conservador da nação, demonstrou apoio a Erdogan.

A maioria da sociedade turca, composta pela direita religiosa, se identifica com Erdogan, que detém o controle da maioria dos órgãos de imprensa do país. Essa parcela da população encontra sua representação política no presidente Erdogan.

A Turquia, como membro da OTAN e com uma população de 85 milhões de habitantes, desempenha um papel estratégico e importante na aliança militar, devido à sua localização geográfica única. O país está localizado na fronteira entre o Ocidente e o Oriente, com uma pequena parte de seu território na Europa e a maior parte na Ásia. Os resultados das eleições na Turquia são de interesse global.

Essas eleições não apenas determinarão quem liderará a Turquia, mas também moldarão sua forma de governo, direcionando o rumo de sua economia após a desvalorização de sua moeda para um décimo de seu valor em relação ao dólar ao longo de uma década. Além disso, as eleições terão impacto na política externa do país, que tem gerado controvérsias ao fortalecer laços com a Rússia e países do Golfo, provocando tensões com o Ocidente.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes