Menu

Lula rebate falas de presidentes do Chile e Uruguai: ‘Cúpula não foi reunião de amigos’

AGÊNCIA BRASIL – Na noite desta terça-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu as falas feitas pelos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que criticaram a Venezuela por  violações de direitos humanos e enfraquecimento da democracia.  O chefe de Estado brasileiro afirmou que a reunião ocorrida no […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução/TV Brasil

AGÊNCIA BRASIL – Na noite desta terça-feira (30), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu as falas feitas pelos presidentes do Chile, Gabriel Boric, e do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que criticaram a Venezuela por  violações de direitos humanos e enfraquecimento da democracia.

 O chefe de Estado brasileiro afirmou que a reunião ocorrida no Palácio do Itamaraty, em Brasília, com 11 presidentes sul-americanos, teve como objetivo a busca por uma coordenação regional e não foi um encontro entre amigos.

“O fato de ter dois presidentes que não concordaram, não sei em que jornal eles leram. Eu disse que aqui não foi convocada uma reunião de amigos do Lula. Foi convocada uma reunião de presidentes para construir um órgão dos países”, comentou Lula.

Em entrevista à imprensa, Lacalle Pou afirmou: “Fiquei surpreso quando se falou que o que acontece na Venezuela é uma narrativa. Já sabem o que nós pensamos em relação à Venezuela e ao governo venezuelano”, comentou o presidente uruguaio.

Já Boric, disse que “Expresso, respeitosamente, que tenho uma discrepância com o que disse o senhor presidente Lula, no sentido de que a situação dos direitos humanos na Venezuela foi uma construção narrativa, não é uma construção narrativa, é uma realidade, é grave e tive a oportunidade de ver, vi o horror dos venezuelanos. Essa questão exige uma posição firme”.

O presidente da República também afirmou que a soberania dos países precisa ser respeitada, e comparou o tratamento entre Venezuela e Arábia Saudita. “Sempre defendi a ideia de que cada país é soberano para decidir modelo político, coisas internas. A mesma exigência que o mundo faz para a Venezuela, não faz para a Arábia Saudita. É muito estranho”, disse Lula. 

Apoie o Cafezinho

Raphael Lacerda

Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

31/05/2023 - 11h30

Que absurdo! Lula está mostrando a todos, a cada dia e a cada declaração, quem ele realmente é. A mim Lula nunca enganou, assim como nunca me enganei sobre quem é Jair Bolsonaro.

Lula já havia se prostrado diante de Xi Jiping e, cruel e friamente, declarado absurdos sobre a opressão e a dor causada pelas ditaduras e populistas ao povo da Ucrânia. Agora, diante do ditador Nicolás Maduro e seu chavismo, Lula novamente esconde a realidade dificílima a que a ditadura da Venezuela está condenando seu povo.

Antes do chavismo a Venezuela era um ilha de estabidade em meio a ditaduras; e era uma economia estável, com um povo predominantemente de classe média.

Havia na Venezuela antes do chavismo uns 20% de muito pobres ou miseráveis. Hoje, a Venezuela é um país onde 85%do povo é muito pobre ou miserável. E super reprimido –até com assassinatos– por um Estado Policial, como é toda ditadura, seja ela dita “de esquerda” ou dita “de diteita”.

A opressão aos venezuelanos sob o chavismo eu não vou descrever por hoje eu estar especialmente sensível e medo de repressão me trazer uma lembrança difícil, mas é esta repressão pesadíssima e a miséria generalizada dos venezuelanos hoje que levam a um político sério, ideologicamente bem preparado e o cidadão decente que é o presidente do Chile, Gabriel Boric, que segue orientação ideológjca à esquerda, a fazer uma declaração sobre a realidade do povo da Venezuela, que é o testemunho dele sobre uma realidade que ele conhece pessoalmente recebendo refugiados e da qual ele tem a consciência política correta, consciência que Lula sempre declara ter, mas que na prática Lula nunca tem e por isso fica apoiando ditadores sanguinários e aqui no Brasil Lula coloca o rico no orçamento e o pobre Lula coloca na dívida, o que com o tempo pode resultar, sim, em uma realidade como a da Venezuela chavista.

Observe-se como boa política mais aproxima quem tem formação ideológica correta e não imposturas, como o presidente do Chile, Gabriel Boric, e o seu homóligo do Uruguai, Luiz Alberto LaCalle:: os dois, Boric e LaCalle, um à esquerda e o outro à direita, se viram na necessidade de dar um testemunho do que ocorre na Venezuela, diante das Fake News de Lula para esconder a realidade difícil que cria toda ditadura.

Lula tem um mandato e que precisa ser respeitado, mas diante de tanta escaramuça de Lula contra as democracias e em favor de ditaduras, dá vontade de gritar ::”Fora Lula!!!!!!

Dudu

31/05/2023 - 08h22

Lula é um notorio espírito de porco.

Paulo

31/05/2023 - 00h47

A Arábia Saudita é um ditadura islâmica fundamentalista (embora nem tanto quanto o Irã). A Venezuela é um país latino-americano do qual se esperava que rumasse para a democracia, em pleno século XXI, mas que regrediu à década de 50/60 do século passado. Apoiar esse tipo de regime é conspirar contra o aperfeiçoamento democrático da América Latina…


Leia mais

Recentes

Recentes