Menu

Moraes determina compartilhamento de inquéritos a CPI do 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou cinco inquéritos no âmbito da CPI dos Atos Golpistas de 8 de janeiro deste ano. Com a decisão, a comissão terá acesso aos inquéritos, laudos e análises das perícias da Polícia Federal: quatro sobre os atos antidemocráticos e uma sobre a organização e funcionamento […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou cinco inquéritos no âmbito da CPI dos Atos Golpistas de 8 de janeiro deste ano. Com a decisão, a comissão terá acesso aos inquéritos, laudos e análises das perícias da Polícia Federal: quatro sobre os atos antidemocráticos e uma sobre a organização e funcionamento da milícia digital, uma organização voltada a ataques à democracia.

“Excetuo, entretanto, as diligências em andamento, em face da possibilidade de prejuízo as investigações”, adicionou o ministro, apontando que o compartilhamento de dados não poderá atingir o que já está em trâmite no Congresso.

Moraes permitiu que as cópias das perícias da PF feitas sobre as gravações ou imagens de câmaras dos Três Poderes e dos outros prédios públicos invadidos, além das imagens colhidas dos celulares dos manifestantes realizadas no dia dos atos terroristas. O ministro também deu aval ao compartilhamento das cópias de “Termos de declarações dos autos de prisão em flagrante”.

A decisão atende ao pedido do presidente da CPI, o deputado Arthur Maia (União-BA). Na última quinta-feira (17) a comissão recebeu a comunicação de Moraes. A determinação atende a pelo menos 14 requerimentos aprovados.

Referente a nove procedimentos de investigação em andamento na Corte, o ministro do STF informou que a presidência da comissão deve indicar conexão entre o que é apurado no tribunal e os trabalhos da CPI, “para que seja analisada a possibilidade de compartilhamento”. Neste âmbito, estão incluídos o inquérito das fakes news e outras sete apurações dos atos de 8 de janeiro.

Embora parte das investigações esteja sob sigilo, há outras que já alcançaram a mídia. Entre elas, estão as investigações sobre as condutas de financiadores dos atos antidemocráticos, a responsabilidade de atores intelectuais, executores não presos em flagrante e omissão de autoridades – como Ibaneis Rocha e Anderson Torres.

Com a liberação dos processos em trâmite no STF, será possível, também apurar a responsabilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro em relação aos atos golpistas de 8 de janeiro.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

22/08/2023 - 10h25

A justiça brasileira é uma vergonha mundial, imaginem eles usam dois pesos e duas medidas vejam, um vagabundo que grampiou uma presidente da República, nunca se quer foi investigado, enquanto que grampiou algumas autoridades foi condenado ,o mundo 🌎 e uma banda lua sabem que a justiça brasileira, só condenado ladrão de galinha, e isenta ladrão de colarinho branco.


Leia mais

Recentes

Recentes