Menu

Deputada pede reembolso de dinheiro público gasto por Bolsonaro

A deputada federal Dandara (PT-MG) enviou um documento oficial à Advocacia-Geral da União (AGU) solicitando que o órgão tome medidas para recuperar os fundos públicos investidos na live com embaixadores realizada por Jair Bolsonaro em julho de 2022. Esse evento ficou marcado por questionamentos públicos sobre a integridade das urnas eletrônicas e, mais recentemente, levou […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A deputada federal Dandara (PT-MG) enviou um documento oficial à Advocacia-Geral da União (AGU) solicitando que o órgão tome medidas para recuperar os fundos públicos investidos na live com embaixadores realizada por Jair Bolsonaro em julho de 2022.

Esse evento ficou marcado por questionamentos públicos sobre a integridade das urnas eletrônicas e, mais recentemente, levou à declaração de inelegibilidade de Bolsonaro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho, decisão que foi reforçada na semana passada quando os ministros do TSE rejeitaram um recurso apresentado pelo ex-presidente.

No entanto, a equipe de defesa de Bolsonaro informou ao TSE em abril que a transmissão ao vivo teria custado R$ 12 mil. É importante observar que o valor total a ser reembolsado pode ser mais elevado, uma vez que, além das despesas, o tempo de exposição na TV Brasil, que foi de 47 minutos, pode ser considerado no cálculo do montante a ser restituído aos cofres públicos.

Dandara fez uma solicitação para que o Tribunal de Contas da União (TCU) compartilhe com a AGU a estimativa de custos associados à iniciativa de Jair Bolsonaro. Além disso, ela também pediu que o TSE seja consultado quanto aos possíveis recursos financeiros envolvidos no julgamento desse assunto.

A intenção de Dandara é que, após a quantificação dos danos, Jair Bolsonaro seja demandado pela AGU por meio de uma ação judicial para reembolsar a União. Em julho, o Ministério Público junto ao TCU, com a representação do subprocurador Lucas Rocha Furtado, já começou a tomar medidas semelhantes nessa direção.

Com informações do O GLOBO.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

05/10/2023 - 13h25

O se esperar de uma, família que dorme e acorda pensando em arma,sonha com armas isso não podemos achar normal, dorme com quatro arma de baixo da cama, isso não pode ser coisa de Deus,só pode coisa do demônio, ainda passa para os filhos, aí não pode ser normal, isso é coisa jagunços.


Leia mais

Recentes

Recentes