Menu

STF manda recado a Pacheco

Com a discussão sobre a implementação de um mandato com duração fixa para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), membros da Corte transmitiram mensagens à liderança do Congresso enfatizando a importância de fortalecer a democracia, combater o desemprego e erradicar a fome neste momento. Com informações do G1. Eles enfatizaram que o foco deve […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto Lula Marques/ Agência Brasil.

Com a discussão sobre a implementação de um mandato com duração fixa para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), membros da Corte transmitiram mensagens à liderança do Congresso enfatizando a importância de fortalecer a democracia, combater o desemprego e erradicar a fome neste momento. Com informações do G1.

Eles enfatizaram que o foco deve ser direcionado para essas questões cruciais, em vez de se envolver em debates controversos e potencialmente conflituosos entre os Poderes, como alterações no funcionamento do tribunal.

As mensagens foram direcionadas a líderes do Congresso, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tem advogado a análise de propostas que estabelecem um mandato com duração determinada para os próximos ministros do Supremo.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, que se candidata à vaga de Rosa Weber, está propondo a ideia de estabelecer um mandato de 11 anos para os membros do Supremo Tribunal.

Em reação às mensagens enviadas ao Poder Legislativo, representantes de Rodrigo Pacheco destacam que foi o próprio STF que tomou decisões que trouxeram à tona questões controversas, muitas vezes consideradas como uma intrusão da Corte nas prerrogativas do Congresso Nacional.

Entre esses temas, destacam-se o marco temporal de terras indígenas, a questão do aborto e a descriminalização do porte de maconha, todos eles submetidos a julgamento durante o mandato da ex-presidente Rosa Weber, especialmente no final de seu período à frente do tribunal.

Em outras palavras, a discussão sobre a implementação de mandatos fixos para os ministros do STF surgiu em resposta às decisões tomadas por Rosa Weber. Agora, a expectativa é que essas matérias controversas não retornem tão cedo à pauta de julgamentos do plenário da Corte.

Os líderes do Congresso têm a expectativa de que o novo presidente do Supremo Tribunal, Luís Roberto Barroso, trabalhe em prol da reconciliação e da harmonia entre o Judiciário e o Legislativo.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

fabio ferreira ribeiro

04/10/2023 - 14h42

Esta decisão é mais que justa,pois, fazendo isso acabaria a sensação de superioridade,pois, é lamentável certas deciões onde os mais afetados são a sociedade de baixa renda que tem que conviver com decisoes erradas que são tomadas por q

Fanta

04/10/2023 - 11h36

E desde quando as cortes constitucionais mandam recados a alguem sobre o que se deve ou nao fazer ?
O STF està a serviço dos brasileiros (que sao representados pelo congresso) e nao o contrario como aconteçe nessa latrina.

Se o congresso decidir algo a repsito dos mandatos do supremo o supremo aceita e o fim do papo.

Que os brasileiros nao mandem em nada por excesso cronico de estupidez e infantilismo nao é novidade nenhuma.


Leia mais

Recentes

Recentes