Menu

Redação do Enem aborda mulheres e invisibilidade do trabalho de cuidado

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.” Este assunto foi escolhido com o intuito de provocar uma reflexão profunda sobre a posição das mulheres na sociedade brasileira e as complexas dinâmicas que envolvem […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano é: “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.” Este assunto foi escolhido com o intuito de provocar uma reflexão profunda sobre a posição das mulheres na sociedade brasileira e as complexas dinâmicas que envolvem o trabalho de cuidado não remunerado.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) Contínua 2022, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais aos afazeres domésticos e cuidados de pessoas, enquanto os homens utilizam 11,7 horas. Essa disparidade revela uma realidade na qual as mulheres frequentemente são sobrecarregadas com responsabilidades de cuidado não reconhecidas pela sociedade.

Neste ano, os ministérios do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e das Mulheres criaram um grupo de trabalho para a elaboração da Política Nacional de Cuidados. Também foi lançada uma consulta pública e um formulário eletrônico para ouvir a sociedade sobre a elaboração dessa Política. Esses esforços mostram uma tentativa de abordar as questões relacionadas ao cuidado no Brasil e dar visibilidade ao trabalho não remunerado das mulheres.

O professor e estudante de medicina Amon Alves concedeu uma entrevista exclusiva, analisando o tema da redação do ENEM 2023:

“Neste ano, o INEP foi muito feliz na escolha do tema, que provocou os candidatos a refletirem sobre um grupo social historicamente prejudicado: as mulheres que desempenham trabalhos domésticos. Os candidatos precisam abordar as jornadas duplas das mulheres brasileiras, incluindo o cuidado com a criação dos filhos e de pessoas idosas.”

Além disso, para ele o tema é “desafiador” para a maioria dos candidatos, pois o aluno pode tangenciar a proposta.

“Os candidatos que se atentarem aos textos motivadores, principalmente o texto 2, terão um excelente desempenho no certame, especialmente na prova de redação.”

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sergio Furtado Cabreira

06/11/2023 - 06h58

GALINZÉZINHO… GALINZÉZINHO… ESTÁS AÍ? ESCONDIDO NESSE PSEUDÔNIMO INFANTIL, HEDÔNICO E NARCISISTA?
PRECISAS FICAR ASSIM, ANÔNIMO E RASO! NADA IMPORTA PRÁ VOCÊ EXCETO SEU UMBIGUINHO EMPENADO E EGOÍSTA!
MAS, NEM TE PREOCUPES! SE FICARES IDOSO E VELHO, PODERÁS, TALVEZ, QUEM SABE, ENTENDER ISSO! MAS, ISSO REQUER CÉREBRO!
VAI SER DIFÍCIL!
CUIDAR DOS OUTROS REQUER CORAGEM, AMOR, ÉTICA, SERIEDADE, DESPREENDIMENTO, RECONHECIMENTO, ETC…
ENFIM, VAIS PRECISAR DE VIRTUDES QUE PARECEM RARAS NA TUA PERSONALIDADE PENUGENTA!
BOA SORTE!

Paulo

06/11/2023 - 00h25

Um tema um tanto quanto complexo e lacrador. É quase impossível extrair uma posição a respeito de um adolescente brasileiro (ou de qualquer país)…Um massacre dispensável…Sim, porque, no fim e ao cabo, extrairão apenas as coordenações gramaticais…Uma pena, mas a educação brasileira segue a reboque do multilateralismo cultural…

Galinzé

05/11/2023 - 19h48

E’ cada assunto idiota, completamente inutil, que nao agrega nada…o Brasil é a essencia do inutil.


Leia mais

Recentes

Recentes