Menu

Quaest desmonta narrativa de Bolsonaro sobre repatriação de brasileiros em Gaza

Apesar dos esforços dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que utilizaram suas plataformas online para atribuir ao ex-presidente a responsabilidade nas negociações para evacuar os brasileiros da Faixa de Gaza, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo percebido como o garantidor da diplomacia brasileira. Um levantamento da consultoria Quaest, divulgado nesta sexta-feira, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Reprodução

Apesar dos esforços dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, que utilizaram suas plataformas online para atribuir ao ex-presidente a responsabilidade nas negociações para evacuar os brasileiros da Faixa de Gaza, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo percebido como o garantidor da diplomacia brasileira.

Um levantamento da consultoria Quaest, divulgado nesta sexta-feira, revelou que apenas 23% dos comentários nas redes sociais endossavam a alegação de que o ex-chefe do Executivo, mesmo após conceder uma entrevista reforçando seu suposto papel no episódio, teria desempenhado um papel significativo no processo de repatriação, que ainda está em andamento.

Gráfico: Quaest

A análise, que compilou todas as informações disponíveis na internet sobre o tema desde as 15h desta quinta-feira até as 15h desta sexta-feira, indicou que 74% do conteúdo compartilhado nas redes sociais era favorável ao governo atual. “Bolsonaro até conseguiu convocar seus soldados digitais para a guerra, mas não conseguiu furar a bolha. Pelo menos até aqui”, avaliou Felipe Nunes, diretor da Quaest, em post no X (antigo Twitter).

A batalha pela interpretação dos acontecimentos começou após o anúncio da expectativa de que o grupo de brasileiros na região conseguiria sair da zona de conflito e realizar a travessia para o Egito nesta sexta-feira, o que, no entanto, não se concretizou. Imediatamente após a divulgação, membros da oposição recorreram às redes sociais para creditar a conquista à participação de Bolsonaro (PL) no processo.

Dentre os indivíduos que se pronunciaram sobre o assunto, destacam-se os deputados federais Mario Frias (PL-SP) e Carlos Jordy (PL-RJ), além do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente. De acordo com suas declarações, a coordenação da ação ocorreu na última quarta-feira, durante o encontro do ex-presidente com o embaixador de Israel, Daniel Zonshine, na Câmara dos Deputados.

A partir desse momento, os defensores do governo começaram a descartar a alegada interferência, recordando ações de Lula ao longo do processo de negociação, que se estende por mais de um mês. A primeira-dama Rosângela da Silva foi uma das pessoas que defendeu o marido, compartilhando em suas redes sociais uma publicação afirmando ser “a única verdade”.

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) foi bastante direto ao rebater os apoiadores de Bolsonaro, declarando ser “uma mentira” a afirmação de que o ex-presidente foi responsável pela liberação dos brasileiros em Gaza.

O grupo de brasileiros e seus familiares, que recebeu autorização para sair da Faixa de Gaza, uma área de conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas desde 7 de outubro, encontra-se atualmente no posto de fronteira de Rafah, aguardando a entrada no Egito.

No entanto, a expectativa de partida foi frustrada devido ao fechamento novamente da fronteira na tarde desta sexta-feira (manhã em Brasília), conforme relatado pelo embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto. Nenhum estrangeiro, incluindo o grupo brasileiro, autorizado a deixar o enclave, conseguiu realizar a travessia.

Apoie o Cafezinho

Rhyan de Meira

Rhyan de Meira é estudante de jornalismo na Universidade Federal Fluminense. Ele está participando de uma pesquisa sobre a ditadura militar, escreve sobre política, economia, é apaixonado por samba e faz a cobertura do carnaval carioca. Instagram: @rhyandemeira

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes