Menu

Governo federal pede ação rigorosa contra Enel por falhas em São Paulo

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após novo episódio de interrupção no fornecimento de energia pela Enel Distribuição São Paulo, que deixou áreas centrais de São Paulo desabastecidas por mais de um dia, solicitou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) uma investigação imediata e severa dos acontecimentos. Ele pede que a empresa […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Crédito: Rovena Rosa / Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após novo episódio de interrupção no fornecimento de energia pela Enel Distribuição São Paulo, que deixou áreas centrais de São Paulo desabastecidas por mais de um dia, solicitou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) uma investigação imediata e severa dos acontecimentos. Ele pede que a empresa seja responsabilizada e sofra punições severas.

O apagão impactou bairros como Higienópolis, Bela Vista, Cerqueira César, Santa Cecília e Vila Buarque, afetando procedimentos e exames na Santa Casa, que precisou usar geradores para manter operacionais suas áreas de internação e emergência. Cerca de 38 mil unidades consumidoras foram afetadas.

A Enel atende a 7,7 milhões de consumidores apenas na cidade de São Paulo e, de acordo com a Aneel, houve uma média de 10,43 horas de interrupção no fornecimento de energia em 2023. Algumas áreas continuavam sem energia até o começo da tarde seguinte.

“A interrupção de energia desta segunda-feira (18), junto com outras falhas já ocorridas nos serviços da Enel-SP, evidencia a incapacidade da empresa de oferecer um serviço de qualidade à população”, afirma o ministro.

O Ministério reitera que a Enel tem compromissos de qualidade estabelecidos em seu contrato de concessão, incluindo a manutenção de índices de qualidade no atendimento e na disponibilização de meios para a rápida solução de problemas, garantindo a continuidade de um serviço essencial. Ainda, o MME convocou Antonio Scala, presidente da Enel Brasil, para esclarecimentos em Brasília.

Em resposta, a Enel declarou que a interrupção foi causada por uma escavação da Sabesp que danificou cabos da rede subterrânea. A empresa mobilizou equipes técnicas para o reparo e forneceu geradores para um hospital e clientes prioritários, trabalhando em colaboração com a Sabesp para resolver a situação.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes