Menu

Destruição, ilegalidade e burocracia prejudicam a ajuda enquanto os habitantes de Gaza passam fome

Em meados de março, uma fila de caminhões se estendia por 3 quilômetros ao longo de uma estrada deserta perto de um ponto de passagem de Israel para a Faixa de Gaza. No mesmo dia, outra fila de caminhões, com cerca de 1,5 quilômetros de comprimento, por vezes com dois ou três de largura, ficou […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Bassam Masoud/Reuters

Em meados de março, uma fila de caminhões se estendia por 3 quilômetros ao longo de uma estrada deserta perto de um ponto de passagem de Israel para a Faixa de Gaza. No mesmo dia, outra fila de caminhões, com cerca de 1,5 quilômetros de comprimento, por vezes com dois ou três de largura, ficou parada perto de uma passagem do Egito para Gaza.

Os caminhões estavam cheios de ajuda, grande parte da qual alimentos, para os mais de 2 milhões de palestinos no enclave devastado pela guerra. A cerca de 50 quilômetros de Gaza, mais caminhões de ajuda – cerca de 2.400 no total – estavam parados este mês na cidade egípcia de Al Arish, segundo um responsável do Crescente Vermelho Egípcio.

Estes caminhões imóveis cheios de alimentos, a principal tábua de salvação dos habitantes de Gaza, estão no centro da crescente crise humanitária que assola o enclave. Mais de cinco meses após o início da guerra de Israel com o Hamas, um relatório elaborado por uma autoridade global em segurança alimentar alertou que a fome é iminente em partes de Gaza, uma vez que mais de três quartos da população foram forçadas a abandonar as suas casas e áreas do território estão em ruínas.

Galvanizada por relatos e imagens de crianças famintas, a comunidade internacional, liderada pelos Estados Unidos, tem pressionado Israel para facilitar a transferência de mais ajuda para Gaza. Washington lançou alimentos no enclave do Mediterrâneo e anunciou recentemente que construiria um cais ao largo da costa de Gaza para ajudar a transportar mais ajuda.

Funcionários da ONU acusaram Israel de bloquear o fornecimento humanitário a Gaza. O chefe da política externa da União Europeia alegou que Israel estava usando a fome como uma “arma de guerra”. E responsáveis ​​de agências humanitárias dizem que a burocracia israelita está abranda o fluxo de caminhões que transportam alimentos.

Crianças palestinas que sofrem de desnutrição recebem tratamento num centro de saúde, em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, 4 de março de 2024. | Mohammed Salem/REUTERS

As autoridades israelitas rejeitam estas acusações e dizem que aumentaram o acesso da ajuda a Gaza. Israel não é responsável pelos atrasos na entrada de ajuda em Gaza, dizem, e a entrega da ajuda uma vez dentro do território é da responsabilidade da ONU e das agências humanitárias. Israel também acusou o Hamas de roubar ajuda.

A Reuters entrevistou mais de duas dezenas de pessoas, incluindo trabalhadores humanitários, oficiais militares israelitas e motoristas de caminhões, para traçar o caminho tortuoso que a ajuda segue até Gaza, num esforço para identificar os pontos de estrangulamento e as razões dos atrasos nos fornecimentos. A Reuters também analisou estatísticas militares da ONU e de Israel sobre remessas de ajuda, bem como imagens de satélite das áreas de passagem da fronteira, que revelaram as longas filas de caminhões.

Antes de os carregamentos de ajuda entrarem em Gaza, são submetidos a uma série de verificações israelitas, e um carregamento aprovado numa fase do processo pode ser posteriormente rejeitado, de acordo com 18 trabalhadores humanitários e funcionários da ONU envolvidos no esforço de ajuda. Numa passagem de Israel para Gaza, as mercadorias são duas vezes carregadas em caminhões e depois recarregadas noutros caminhões que transportam a ajuda para armazéns em Gaza. O processo de prestação de ajuda também pode ser complicado por exigências internacionais concorrentes, com alguns países a quererem que as suas contribuições sejam priorizadas.

A ajuda que chega a Gaza pode ser saqueada por civis desesperados, por vezes tornar-se vítima de bandos armados ou ficar retida em postos de controle do exército israelita. Metade dos estabelecimentos que armazenam ajuda em Gaza já não estão operacionais depois de terem sido atingidos nos combates.

“É perturbador ver estes caminhões de ajuda não chegarem a lado nenhum e vastos fornecimentos humanitários parados em armazéns quando pensamos no que está acontecendo, neste momento, com as pessoas que deles precisam”, disse Paolo Pezzati, um trabalhador da Oxfam que recentemente visitou a fila de caminhões de ajuda perto de a fronteira Egito-Gaza.

Antes do início da guerra, uma média de 200 caminhões que transportavam ajuda entravam em Gaza todos os dias, segundo dados da ONU. Outros 300 caminhões carregados com importações comerciais, incluindo alimentos, produtos agrícolas e materiais industriais, também entravam diariamente através de Israel. Desde o início da guerra, uma média de cerca de 100 veículos entraram diariamente em Gaza, de acordo com uma análise das estatísticas militares da ONU e de Israel sobre remessas de ajuda.

Enquanto os caminhões lutam para entrar em Gaza, a necessidade de ajuda aumentou dramaticamente, tanto por causa do grande número de pessoas deslocadas como pela devastação de infraestruturas essenciais no ataque de Israel. Isto inclui a destruição de padarias, mercados e terras agrícolas cujas colheitas atendiam algumas das necessidades alimentares de Gaza.

“As guerras anteriores não foram assim”, disse Alaa al-Atar, um funcionário municipal, referindo-se aos conflitos em Gaza. “Não houve destruição de todas as fontes de subsistência – casas, terras agrícolas, infraestruturas. Não há mais nada para sobreviver, apenas ajuda”, disse Atar, que foi deslocado do norte para o sul de Gaza no início da guerra.

Para satisfazer as suas necessidades mínimas, as agências humanitárias e os responsáveis ​​da ONU dizem que Gaza necessita atualmente de 500 a 600 caminhões por dia, incluindo ajuda humanitária e os fornecimentos comerciais que chegavam antes da guerra. Isso é cerca de quatro vezes o número de caminhões que chegam agora.

Em março houve um aumento, com uma média de 150 caminhões entrando em Gaza todos os dias. Algumas entregas estão sendo feitas por via aérea internacional e marítima, mas não compensam as deficiências nas rotas terrestres. Nas primeiras três semanas de março, o equivalente a cerca de 50 caminhões de ajuda foi lançado por via aérea e trazido por mar, mostrou uma contagem da Reuters baseada em estatísticas militares israelitas.

Pacotes caem em direção ao norte de Gaza, após serem lançados de uma aeronave militar, visto de Israel, 11 de março de 2024. |Ronen Zvulun/REUTERS

O recente relatório sobre segurança alimentar, conhecido como Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar (IPC), concluiu que a falta de ajuda significa que quase todas as famílias em Gaza estão saltando refeições todos os dias e os adultos estão reduzindo as refeições para que os seus filhos possam comer. A situação é particularmente grave no norte de Gaza, afirmou, onde em quase dois terços dos agregados familiares, “as pessoas passaram dias e noites inteiros sem comer pelo menos 10 vezes nos últimos 30 dias”.

A guerra foi desencadeada por um ataque liderado pelo Hamas a comunidades no sul de Israel em 7 de outubro, que matou 1.200 pessoas e resultou na tomada de reféns de mais de 250, segundo Israel. Desde então, o ataque de Israel a Gaza matou mais de 31 mil pessoas, segundo as autoridades de saúde de Gaza.

Um alto funcionário do Hamas disse que Israel é responsável pelos fluxos de ajuda inadequados. A “maior ameaça” à distribuição de ajuda são os ataques contínuos de Israel em Gaza, disse Bassem Naim, oficial do Hamas, à Reuters. “O maior obstáculo para levar a ajuda às pessoas que dela precisam é o contínuo tiroteio e a contínua segmentação da ajuda e daqueles que a administram”, disse ele.

Esperando no Deserto

Antes de parte da ajuda começar a sua viagem para Gaza, ela é transportada de avião para o Cairo ou enviada por mar para Port Said, que faz fronteira com a Península do Sinai, no Egito, cerca de 150 quilômetros a oeste de Al Arish. De lá, é transportado de caminhão até a cidade de Al Arish, na costa do Mediterrâneo. Parte da ajuda também é enviada diretamente para a cidade egípcia.

Uma vez no Cairo ou em Al Arish, a ajuda passa pela primeira verificação. As agências internacionais submetem um inventário detalhado de cada remessa aos militares israelitas através da ONU para autorização. Há muito que Israel proíbe produtos de “dupla utilização” que, segundo ele, poderiam ser usados ​​pelo Hamas para fabricar armas.

Dos 153 pedidos feitos às autoridades israelenses para a entrada de mercadorias em Gaza entre 11 de janeiro e 15 de março, 100 foram liberados, 15 foram rejeitados imediatamente e outros 38 estavam pendentes, disse à Reuters o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários. Os responsáveis ​​da ONU não especificaram se um pedido se referia a um número específico de caminhões ou a um volume específico de ajuda. Demora em média quase um mês para obter uma resposta, de acordo com a ata de uma reunião de agências humanitárias vista pela Reuters.

Os militares israelitas dizem que aprovam quase 99% dos caminhões com destino a Gaza que inspecionam e que, uma vez que as mercadorias estejam dentro do enclave, é responsabilidade das organizações de ajuda internacionais distribuí-las. O processo de inspeção “não é o impedimento” para a ajuda “entrar na Faixa de Gaza”, disse Shimon Freedman, porta-voz do COGAT, o ramo militar israelita que gere as transferências de ajuda.

As disputas diplomáticas por parte dos países que doam ajuda também podem criar dificuldades no processo de entrega. Funcionários da ONU disseram à Reuters que, como a ajuda não vem apenas de agências internacionais, mas também diretamente de países doadores individuais, o processo de decidir quais os caminhões que vão para a frente da fila pode ser espinhoso, mesmo antes de partirem de Al Arish.

O funcionário do Crescente Vermelho Egípcio disse que os países doadores “deixam a ajuda em Al Arish ou no aeroporto de Al Arish e vão embora e dizem: ‘Nós distribuímos ajuda a Gaza’”. De Al Arish, os caminhões fazem uma viagem de 50 quilômetros até ao ponto de passagem de Rafah, na fronteira entre o Egito e Gaza.

Próxima parada: centros de digitalização de caminhões em Israel.

Assim que chegam à passagem de Rafah, alguns caminhões são obrigados a percorrer 40 quilômetros ao longo da fronteira Egito-Israel até uma instalação de inspeção no lado israelita chamada Nitzana. Aqui, as mercadorias são verificadas fisicamente por soldados israelenses que usam máquinas de varredura e cães farejadores, segundo funcionários da ONU e de outras agências humanitárias.

Palestinos se reúnem para receber ajuda fora de um armazém da UNRWA na cidade de Gaza, 18 de março de 2024. Mahmoud Issa/REUTERS

Alguns itens são rejeitados durante a inspeção física, em particular aqueles que Israel acredita que poderiam ser usados ​​pelo Hamas e outros grupos armados para fins militares. Algumas remessas que transportam itens de dupla utilização são enviadas de volta para Al Arish. O mesmo item que é deixado passar num dia pode ser rejeitado noutro dia, disseram funcionários da ONU e trabalhadores humanitários.

Agências da ONU dizem que painéis solares, postes de metal para barracas, tanques de oxigênio, geradores e equipamentos de purificação de água estão entre os itens rejeitados pelos militares.

Pezzati, funcionário da Oxfam, disse ter visto um armazém em Al Arish no início de março cheio de itens proibidos por Israel. “Havia muletas, banheiros de camping, kits de higiene, desinfetantes para médicos, para cirurgias”, disse.
Freedman, da COGAT, disse que existe uma lista divulgada do que constitui itens de dupla utilização, mas não existe uma “proibição geral” desses produtos. Se as autoridades israelenses “compreenderem exatamente para que é necessário, poderemos coordená-lo”, disse ele. Mas Israel quer ter a certeza de que os bens não serão “utilizados pelo Hamas para atividades terroristas”, disse ele.

As inspeções de Israel, disse Freedman, não são a razão para qualquer atraso na ajuda. “Temos capacidade para inspecionar mais ajuda humanitária do que as organizações internacionais podem distribuir”, disse ele.

Os militares israelitas dizem que podem monitorizar um total de 44 caminhões por hora em Nitzana e numa passagem de Israel para Gaza, onde os caminhões de ajuda são inspecionados, em Kerem Shalom. Mas funcionários de agências humanitárias dizem que o número real escaneado é menor. Os militares se recusaram a dizer quantas horas Nitzana e Kerem Shalom ficam abertos por dia.

Assim que os caminhões passam pela inspeção em Nitzana, fazem a viagem de 40 quilômetros de regresso a Rafah, onde esperam para atravessar para Gaza.
No final de janeiro, grupos de israelitas, incluindo amigos e familiares das mais de 130 pessoas ainda mantidas como reféns pelo Hamas, começaram a protestar contra a entrega de ajuda a Gaza. Entre o final de janeiro e o início de março, os protestos encerraram efetivamente Nitzana ou Kerem Shalom durante um total de 16 dias, segundo agências humanitárias.

Na passagem de Kerem Shalom, as mercadorias são descarregadas dos caminhões escaneados e recarregadas em caminhões que foram examinados pelo exército israelense, de acordo com funcionários da ONU e de agências humanitárias. Estes caminhões “higienizados” fazem então uma viagem de 1 quilômetro até um armazém dentro de Gaza, onde a ajuda é novamente descarregada. As mercadorias são então colocadas em caminhões conduzidos por palestinos e levadas para armazéns geridos principalmente pela ONU em Rafah.

Palestinos carregam sacos de farinha que pegaram de um caminhão de ajuda perto de um posto de controle israelense, na cidade de Gaza, 19 de fevereiro de 2024. | Kosay Al Nemer/REUTERS

Sob crescente pressão internacional, Israel iniciou no início deste mês uma nova rota para a entrega de ajuda diretamente ao norte de Gaza, conhecida como o 96º portão. Até 20 de março, o COGAT disse que pelo menos 86 caminhões de ajuda internacional tinham entrado através da nova passagem.

“Há uma quantidade suficiente de alimentos que entra em Gaza todos os dias”, disse o coronel Moshe Tetro, funcionário do COGAT que supervisiona Gaza.
A nova rota foi iniciada “como parte de um piloto para evitar que o Hamas assuma o controle da ajuda”, disse o COGAT em uma postagem no site de mídia social X. Freedman, porém, disse que não tinha “evidências específicas” de que poderia compartilhar sobre o roubo de ajuda do Hamas.

O oficial do Hamas, Naim, rejeitou a acusação de que o grupo estava roubando ajuda. “Temos cooperado e estamos cooperando com todos os estados e organizações humanitárias para que a ajuda chegue às pessoas em extrema necessidade”, disse ele.

Uma jornada árdua

Uma vez dentro de Gaza, os carregamentos de ajuda enfrentam mais desafios.
Vários comboios foram atacados no troço da estrada que vai de Kerem Shalom aos armazéns de Gaza por pessoas que transportavam armas rudimentares, como machados e estiletes, segundo funcionários da ONU e motoristas de caminhão. Nas profundezas de Gaza, outros foram cercados por multidões de pessoas desesperadas por comida.

Num incidente que galvanizou os esforços de ajuda, mais de 100 pessoas foram mortas no final de fevereiro, quando uma multidão se dirigiu a um comboio de ajuda organizado por Israel.

A segurança dos comboios de alimentos que viajam a curta distância entre os pontos de passagem e os armazéns em Rafah também se deteriorou depois de vários ataques dos militares israelitas terem matado pelo menos oito polícias em Gaza, segundo responsáveis ​​da ONU. Israel diz que todos os policiais são membros do Hamas.

“Se são do Hamas ou não, não sei, mas estavam fazendo um trabalho para nós em termos de controle de multidões”, disse Jamie McGoldrick, um alto funcionário da ONU. “A polícia está menos disposta a fazer isso agora.” As agências humanitárias agora negociam principalmente a sua própria segurança com as comunidades locais, disse McGoldrick.

A Reuters informou recentemente que homens armados e mascarados de uma série de clãs e facções em Gaza começaram a fornecer segurança aos comboios de ajuda.
Os agentes da polícia em Gaza “são o Hamas, fazem parte da organização terrorista Hamas”, disse Freedman do COGAT. Israel não tem como alvo comboios humanitários, “tentamos ajudá-los, mas o Hamas é nosso inimigo”.

Armazenar ajuda em Gaza também se tornou um problema. Armazéns foram danificados pelos combates e ocasionalmente saqueados. Dos 43 armazéns em Gaza que estavam operacionais antes da guerra, apenas 22 estão funcionando agora, de acordo com o Grupo de Logística, um facilitador logístico gerido pela ONU para agências de ajuda humanitária.

Em meados de março, um ataque aéreo israelita atingiu um centro de distribuição de alimentos da ONU no sul de Gaza, matando várias pessoas. Israel disse que matou um comandante do Hamas no ataque. O Hamas disse que o homem visado por Israel era membro da sua força policial.

A partir dos armazéns, a ajuda é entregue ao sul de Gaza, onde se encontra agora a maioria da população.

Fazer entregas no norte de Gaza é mais complicado.

Caminhões de ajuda que transportam suprimentos humanitários estão estacionados perto da cerca da fronteira antes de entrarem em Gaza pelo Portão 96, permitindo o acesso ao norte de Gaza, em Israel, 21 de março de 2024. | Amir Cohen/Foto de arquivo/REUTERS

As estradas a norte foram bombardeadas por Israel e há atrasos, pois os caminhões são retidos ou têm acesso negado aos postos de controle do exército israelita, dizem responsáveis ​​da ONU e de outras agências humanitárias. Os comboios de ajuda humanitária também são frequentemente saqueados antes de chegarem ao seu destino por multidões de pessoas desesperadas por comida, disseram funcionários da ONU.

Autoridades da ONU disseram à Reuters que as agências humanitárias fizeram 158 pedidos aos militares israelenses para entregar ajuda ao norte de Gaza desde o início da guerra até 14 de março. Desses, os militares negaram 57, disseram.
Freedman, do COGAT, disse que alguns pedidos para transferir ajuda para dentro de Gaza foram rejeitados porque as agências humanitárias não coordenaram suficientemente com Israel.

“Eles não foram capazes de nos dizer exatamente para onde estava indo essa ajuda”, disse ele. “E se não sabemos para onde vai, não sabemos se não vai acabar nas mãos do Hamas.”

No sul de Gaza, os residentes aguardam desesperadamente por ajuda.
“As pessoas não têm nada para comer, nem onde ficar, nem um refúgio”, disse Suleiman al-Jaal, um camionista local que disse ter sido atacado ao transportar ajuda humanitária em Gaza. “Isto não é uma vida. Não importa quanta ajuda tragam, não é suficiente.”

Publicado originalmente pela Reuters em 26/03/2024 – 17h34

Por John Davison , Michelle Nichols , Emma Farge , Emily Rose e Farah Saafan

Reportagem adicional: Aidan Lewis, Nidal al-Mughrabi, James Mackenzie e Gabrielle Tetrault-Farber

Análise de dados: Allison Martell, Eleanor Whalley e Anna Magdalena Lubowicka

Gráficos: Mariano Zafra

Edição: Peter Hirschberg

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes