Menu

Lei de censura ao Tik Tok visa preparar americanos para guerra contra China

A votação de 352-65 na Câmara dos Representantes dos EUA esta semana para proibir ou forçar a venda do popular aplicativo de mídia social TikTok por seu proprietário ByteDance, com sede em Pequim, é um ataque aos direitos democráticos do povo americano, especialmente dos mais de 170 milhões de pessoas, principalmente jovens, que utilizam regularmente […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O logotipo da TikTok Inc. é visto em seu prédio em Culver City, Califórnia, segunda-feira, 11 de março de 2024 [AP Photo/Damian Dovarganes]

A votação de 352-65 na Câmara dos Representantes dos EUA esta semana para proibir ou forçar a venda do popular aplicativo de mídia social TikTok por seu proprietário ByteDance, com sede em Pequim, é um ataque aos direitos democráticos do povo americano, especialmente dos mais de 170 milhões de pessoas, principalmente jovens, que utilizam regularmente esta aplicação.

É uma escalada da campanha de longa data para censurar pontos de vista de esquerda e de oposição na Internet, ao mesmo tempo que estimula o sentimento anti-China para intensificar as medidas de guerra comercial contra Pequim e preparar a população para uma guerra aberta com a segunda maior economia do mundo.

O presidente Joe Biden deu luz verde para a aprovação bipartidária esmagadora do projeto de lei autoritário de direita na Câmara quase igualmente dividida, controlada pelos republicanos, quando declarou na semana passada que assinaria a proibição se fosse aprovada pelo Congresso. Deve agora ser aprovado por votação no Senado controlado pelos Democratas – uma perspectiva que permanece incerta tendo em conta a linguagem actual do projecto de lei – antes de seguir para a mesa do presidente.

Os políticos norte-americanos declaram rotineiramente o TikTok como uma ameaça à “segurança nacional”, alegando que o algoritmo da aplicação e o uso de inteligência artificial são utilizados para recolher informações e manipular cidadãos americanos em benefício de Pequim. Estas acusações nada mais são do que confissões, pois é exactamente isso que as grandes corporações norte-americanas já estão a fazer, recolhendo e vendendo dados de utilizadores da Internet. E há muito que se sabe que o governo dos EUA espiona ilegalmente toda a população mundial.

O esforço renovado para eliminar efetivamente o aplicativo, seja por meio de sua compra por uma empresa sediada nos EUA ou por meio de uma proibição de fato por meio de multas punitivas maciças, desenvolveu-se em meio ao crescimento do aplicativo como a plataforma mais popular entre os jovens americanos para obter notícias e compartilhar suas opiniões. O aplicativo tem 170 milhões de usuários mensais ativos nos EUA, com quase metade dos usuários entre 18 e 34 anos. Enquanto os usuários postam e visualizam conteúdo sobre uma vasta gama de assuntos, vídeos críticos à política externa dos EUA tornam-se rotineiramente virais.

Desde que Israel lançou a sua campanha genocida com o total apoio dos EUA contra Gaza, em Outubro do ano passado, centenas de milhões de pessoas nos EUA e em todo o mundo assistiram a vídeos na aplicação que expõem a horrível realidade para os palestinianos no terreno e cortam o caminho. Propaganda sionista.

O chefe da Liga Sionista Antidifamação, Jonathan Greenblatt, que foi flagrado em um áudio vazado chamando isso de “problema do TikTok”, apoiou o banimento do aplicativo alegando que ele facilita a disseminação do “anti-semitismo” – uma calúnia que é lançada contra todos os que se opõem ao genocídio em Gaza.

A proibição do TikTok foi tentada pela primeira vez sob o presidente Donald Trump em 2020, como parte de suas medidas de guerra comercial contra a China. Uma ordem executiva que ele assinou proibindo downloads do aplicativo em dispositivos Apple e Android foi finalmente bloqueada por um juiz federal por violação dos direitos da Primeira e Quinta Emenda da Constituição à liberdade de expressão e ao devido processo legal. O atual projeto de lei apoiado por Biden é tão abrangente quanto o ataque de Trump.

Nos anos que se seguiram, assistimos a uma institucionalização da censura nas redes sociais e a esforços para capturar e eliminar plataformas que outrora estavam abertas ao discurso político livre e eram utilizadas para organizar movimentos de oposição. Os utilizadores de plataformas de redes sociais descobriram que certas palavras ou frases, como “Gaza” ou “genocídio”, terão as suas publicações sinalizadas e suprimidas.

As plataformas Facebook e Instagram da Meta foram transformadas em terrenos baldios sob pressão do Congresso devido a supostas preocupações com a segurança de crianças e adolescentes. O bilionário fascista Elon Musk comprou o Twitter em 2022. O aplicativo, que foi fundamental para quem organizou as revoluções egípcia e tunisina de 2011 e para quem acompanhou esses acontecimentos, foi transformado em X, uma plataforma onde o mais imundo antissemitismo, xenofobia anti-imigrante e o conteúdo anti-LGBTQ é regularmente promovido pelo seu proprietário.

Desde 2020, o World Socialist Web Site foi banido dos maiores fóruns de discussão do Reddit, que está a ser cada vez mais higienizado e comercializado à medida que avança para se tornar uma empresa de capital aberto. Enquanto isso, o Google continua a manipular seu algoritmo de busca para suprimir resultados do WSWS e de outros sites de esquerda.

Na quinta-feira, o YouTube censurou politicamente o  World Socialist Web Site  ao sinalizar como “com restrição de idade” um vídeo da palestra proferida pelo presidente do Conselho Editorial Internacional do WSWS, David North, na Universidade de Michigan, em 12 de março, intitulada “ O genocídio de Gaza e o morte de Aaron Bushnell: Quais são as lições políticas ?”

Entre aqueles que salivam com a perspectiva de adquirir o TikTok está o ex-secretário do Tesouro de Trump, Steve Mnuchin – um instigador da campanha contra a empresa – que anunciou na quinta-feira na CNBC que montou um grupo para comprar a operação bilionária. Da mesma forma, o serviço de hospedagem de vídeo de direita Rumble, que hospeda o Truth Social de Trump, anunciou interesse em comprar o TikTok. A trajetória antidemocrática do aplicativo sob tal propriedade é clara.

A censura da Internet é vista como uma parte fundamental dos preparativos da classe dominante americana para o conflito entre grandes potências, mais abertamente contra a China e a Rússia, ou seja, os preparativos para a Terceira Guerra Mundial. A administração Biden baseou-se na estratégia de segurança nacional delineada pelo Pentágono sob Trump em 2018, que declarou que “a competição estratégica de longo prazo requer a integração perfeita de múltiplos elementos do poder nacional – diplomacia, informação, economia, finanças, inteligência, direito aplicação da lei e militar.

Isto significou medidas de guerra comercial cada vez mais agressivas por supostas razões de segurança nacional, desde o actual esforço contra o TikTok até à proibição da utilização de equipamento Huawei baseado na China por redes 5G. Isto está a ser alargado para exigir a proibição da importação de veículos eléctricos e baterias da China e a histeria paranóica de que gruas marítimas construídas na China estão a espiar os americanos.

As plataformas de redes sociais que foram desenvolvidas ao longo das últimas duas décadas provaram ser instrumentos críticos nas mãos da classe trabalhadora, o que é o que causa medo na classe dominante e motiva o crescente regime de censura. Os trabalhadores e os jovens devem opor-se à crescente campanha de censura online, que visa acima de tudo fechar as vias disponíveis para encontrar conteúdos de oposição e mobilizar-se contra a exploração capitalista e a guerra. E devem mobilizar-se contra a campanha para fomentar uma histeria anti-China destinada a preparar o terreno para uma guerra aberta entre potências com armas nucleares, o que seria devastador para milhares de milhões de pessoas em todo o mundo.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes