Menu

EUA pedem à China que diga ao Irã para não retaliar contra Israel

Os EUA pediram à China e a outros países, incluindo a Turquia e a Arábia Saudita, que instassem Teerão a não lançar um ataque retaliatório a Israel pelo seu ataque aéreo ao consulado iraniano na Síria. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, conversou com seus homólogos, incluindo o ministro das Relações Exteriores da […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amirabdollahian, ao centro, visitando o local do consulado de Damasco esta semana, recebeu ligações de países ocidentais © Youssef Badawi/EPA-EFE/Shutterstock

Os EUA pediram à China e a outros países, incluindo a Turquia e a Arábia Saudita, que instassem Teerão a não lançar um ataque retaliatório a Israel pelo seu ataque aéreo ao consulado iraniano na Síria.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, conversou com seus homólogos, incluindo o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, esta semana em meio à crescente preocupação em Washington de um ataque iminente do Irã.

“Também nos envolvemos com aliados e parceiros europeus nos últimos dias e instámo-los a enviar uma mensagem clara ao Irão: que a escalada não é do interesse do Irão, não é do interesse da região e não é do interesse do mundo. “, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matt Miller.

Outros governos ocidentais e árabes também procuraram convencer o Irão a mostrar moderação, à medida que ficam cada vez mais preocupados com o facto de Teerão estar a preparar-se para responder directamente contra Israel, em vez de através de representantes regionais, para vingar o assassinato de vários generais iranianos.

Washington informou aos aliados que a retaliação do Irão poderia ser iminente, segundo uma pessoa familiarizada com as discussões.

Um segundo diplomata familiarizado com o aviso acrescentou que os EUA disseram que um ataque direto do Irão a Israel era possível – uma ação que aumentaria significativamente seis meses de hostilidades na região.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, alertou que Israel retaliaria contra qualquer ataque aos seus interesses, dizendo que as suas forças estavam “preparadas” para quaisquer ameaças externas ao Estado judeu. “Quem quer que nos prejudique, nós os prejudicaremos”, disse ele.

A administração Biden pediu repetidamente à China nos últimos meses que usasse a sua influência junto de Teerão, inclusive para controlar as milícias Houthi apoiadas pelo Irão que atacaram navios no Mar Vermelho. Mas as autoridades norte-americanas disseram em privado que não viram provas de que a China tenha feito alguma coisa para exercer pressão.

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, telefonou para seu homólogo iraniano, Hossein Amirabdollahian, na quinta-feira para discutir o rápido agravamento da situação de segurança.

“Ninguém pode ter qualquer interesse na escalada regional”, disse o ministério alemão. “Todos os intervenientes na região são chamados a agir de forma responsável e a exercer contenção.”

A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, conversou com seu homólogo iraniano para discutir o rápido agravamento da situação de segurança © Kay Nietfeld/dpa

O secretário dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Lord David Cameron, disse ter deixado claro a Amirabdollahian que “o Irão não deve arrastar o Médio Oriente para um conflito mais amplo”.

“Estou profundamente preocupado com o potencial de erros de cálculo que podem levar a mais violência”, escreveu Cameron no X.

Amirabdollahian também manteve conversações telefónicas com os seus homólogos da Arábia Saudita, Iraque, Emirados Árabes Unidos e Qatar na noite de quarta-feira, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão a dizer que as consequências do ataque de Israel ao consulado de Damasco estavam entre os pontos de discussão. Ele também falou com o seu homólogo turco na quinta-feira.

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, disse na quarta-feira que o ataque da semana passada, que matou vários dos principais comandantes do país, foi equivalente a um ataque ao território iraniano, e que Israel deve ser “punido”.

Amirabdollahian repetiu a mensagem ao seu homólogo alemão, sublinhando o direito do Irão à “defesa legítima” contra um “agressor” que desrespeitou o direito internacional, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão.

O ministério disse que Amirabdollahian disse a Cameron que o Irão nunca foi favorável à escalada, mas que o ataque de Israel ao seu consulado em Damasco e o “silêncio” dos EUA e do Reino Unido foi o que encorajou o comportamento “belicista” de Netanyahu e inflamou as tensões regionais.

O ataque ao consulado , que matou uma das figuras mais importantes da Guarda Revolucionária do Irão no Líbano e na Síria, foi uma escalada significativa das hostilidades que engolfaram o Médio Oriente desde que a guerra entre o Hamas e Israel eclodiu em Outubro.

A linguagem de Khamenei, particularmente ao comparar o ataque a uma violação da soberania do Irão, levantou preocupações de que qualquer retaliação será potencialmente directamente contra Israel, em vez de ser canalizada através dos representantes do Irão na região.

Em resposta à declaração de Khamenei, o Presidente dos EUA, Joe Biden, sublinhou o seu apoio “ferrenho” a Israel, dizendo incisivamente que os EUA fariam “tudo o que pudermos” para proteger a segurança do seu aliado.

“O nosso compromisso com a segurança de Israel contra estas ameaças do Irão e dos seus representantes é inflexível”, disse ele após uma reunião com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. “Deixe-me dizer de novo: intransigente.”

Um alto funcionário dos EUA disse que o Irã entregou uma mensagem a Washington após o ataque em Damasco. Em resposta, Washington advertiu Teerão “para não usar o ataque como pretexto para aumentar ainda mais a escalada na região ou atacar instalações ou pessoal dos EUA”.

Nos últimos seis meses, Israel trocou tiros transfronteiriços com grupos militantes apoiados pelo Irão no Líbano, Síria e Iraque, enquanto militantes iemenitas lançaram ataques contra navios do Mar Vermelho.

Na quarta-feira, as forças israelitas mataram três filhos e três netos do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, num ataque aéreo em Gaza. Entretanto, um libanês acusado pelo Gabinete de Controlo de Activos Estrangeiros do Tesouro dos EUA de canalizar dinheiro iraniano para o Hamas foi encontrado morto numa cidade perto de Beirute.

Israel não assumiu a responsabilidade pelo ataque ao consulado em Damasco, que foi amplamente visto como o golpe mais grave para os militares iranianos desde o assassinato pelos EUA do principal líder militar Qassem Soleimani em 2020.

No entanto, o Irão, a Síria e o Hezbollah – a milícia apoiada por Teerão que domina o sul do Líbano – culparam Israel, e as autoridades iranianas disseram repetidamente que haverá uma resposta.

A agência de notícias estatal iraniana IRNA escreveu na quarta-feira que “é chegado o momento de punir Israel”. Alegou que tinha sido tomada uma decisão final sobre como responder a Israel, acrescentando que a falta de resposta prejudicaria a “dissuasão” do Irão.

A agência de notícias Tasnim, próxima da Guarda Revolucionária, também escreveu que o “castigo” do Irão para Israel era inevitável e seria “pesado”.

Mas afirmou que como e quando o Irão agiria era confidencial e que os relatórios que sugeriam que Teerão responderia nos próximos dias ou que estava a planear um ataque com mísseis e drones eram apenas especulação.

Analistas israelitas disseram que um ataque iraniano pode variar desde um ataque através de um dos representantes do Irão, como o Hezbollah, até um ataque direto a Israel a partir do próprio Irão, o que poderia arriscar uma escalada do conflito regional.

Uma autoridade iraniana disse na semana passada que as embaixadas israelenses “não eram mais seguras”, gerando especulações de que poderiam ser um alvo potencial.

Reportagem de Financial Times

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes