Menu

Levantamento de turismo histórico mapeia 23 cidades coloniais no Nordeste e Sudeste

0 Comentários🗣️🔥 Igreja colonial com escadaria em cidade histórica do Brasil. (Foto: https://www.ocafezinho.com/2026/04/21/roteiro-de-cidades-coloniais-no-brasil-inclui-12-destinos-no-nordeste-e-11-no-sudeste/) Neste ano, o roteiro nacional de turismo histórico consolida 23 municípios de herança colonial nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. O circuito abrange 12 destinos nordestinos e 11 sudestinos que mantêm a infraestrutura urbana de séculos passados. Os registros concentram a […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Igreja colonial com escadaria em cidade histórica do Brasil. (Foto: https://www.ocafezinho.com/2026/04/21/roteiro-de-cidades-coloniais-no-brasil-inclui-12-destinos-no-nordeste-e-11-no-sudeste/)

Neste ano, o roteiro nacional de turismo histórico consolida 23 municípios de herança colonial nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. O circuito abrange 12 destinos nordestinos e 11 sudestinos que mantêm a infraestrutura urbana de séculos passados. Os registros concentram a arquitetura desenvolvida durante a mineração e o cultivo da cana-de-açúcar.

Concentração de patrimônio no Sudeste

O estado de Minas Gerais possui o maior número de localidades preservadas, com oito cidades mapeadas no circuito. Em São Paulo, o município de São Luiz do Paraitinga participa da rota devido às suas edificações erguidas durante os séculos 18 e 19. O levantamento do Sudeste brasileiro organiza os seguintes pontos de visitação:

  • Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e Diamantina no interior de Minas Gerais.
  • Paraty, fundada no ano de 1667 no litoral do Rio de Janeiro.
  • Petrópolis, que abriga o acervo do Museu Imperial no território fluminense.

Centros arquitetônicos na região Nordeste

Na Bahia, o registro destaca os edifícios de Salvador, construídos entre 1549 e 1763, e os traçados da cidade de Cachoeira. O Maranhão adiciona ao trajeto as construções de origem francesa de São Luís e as ruínas do século 18 localizadas em Alcântara. Estes complexos nordestinos refletem a matriz de exportação agrícola do período de colonização.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) avalia e tomba oficialmente parte destas estruturas urbanas. A instituição classifica como Patrimônio da Humanidade o centro de Olinda, fundado em 1535 em Pernambuco, e a Praça de São Francisco, datada de 1590 na cidade sergipana de São Cristóvão.


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes