Menu

Irã acusa Israel de crime de guerra por assassinato de jornalista libanesa

6 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Irã acusa Israel de crime de guerra por assassinato de jornalista libanesa. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) O governo do Irã condenou o assassinato da jornalista libanesa Amal Khalil durante um bombardeio israelense no sul do Líbano. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, classificou o […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Irã acusa Israel de crime de guerra por assassinato de jornalista libanesa. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

O governo do Irã condenou o assassinato da jornalista libanesa Amal Khalil durante um bombardeio israelense no sul do Líbano.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmaeil Baghaei, classificou o ato como crime de guerra e parte de uma política sistemática de silenciamento da imprensa. Ele destacou que o assassinato de jornalistas representa violação das leis internacionais e tentativa deliberada de suprimir vozes que denunciam atrocidades.

Baghaei afirmou que o ataque se insere em um padrão de violência destinado a eliminar populações inteiras e consolidar ambições territoriais israelenses. O diplomata iraniano exigiu resposta firme das Nações Unidas e de organismos de direitos humanos para interromper a impunidade.

De acordo com o portal Mehr News, o bombardeio ocorreu na vila de al-Tayri enquanto Amal Khalil e sua colega Zeinab Faraj cobriam os desdobramentos de uma ofensiva israelense anterior. As duas profissionais buscavam abrigo quando foram atingidas por um segundo ataque — prática conhecida como duplo toque — que matou Amal Khalil e feriu Zeinab Faraj.

O governo libanês acusou Israel de cometer crimes contra a humanidade com o ataque a profissionais da imprensa. As autoridades de Beirute denunciaram violação direta das Convenções de Genebra, que protegem civis e repórteres em zonas de conflito.

Baghaei conclamou a comunidade internacional a cumprir suas obrigações morais e legais diante do caso. O Irã reafirmou seu apoio à soberania libanesa e à resistência contra agressões externas.

Entidades de defesa da liberdade de imprensa registram aumento significativo no número de jornalistas mortos em ataques israelenses na região. O caso de Amal Khalil evidencia os riscos extremos enfrentados por repórteres que documentam operações militares em territórios sob ofensiva.

Segundo o representante iraniano, o assassinato simboliza a brutalidade de uma estratégia expansionista que busca apagar testemunhas. A condenação emitida por Teerã reforça a demanda por responsabilização internacional de crimes cometidos contra a imprensa no Oriente Médio.


Leia também: Israel não está interessado em paz


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Tonho Patriota

24/04/2026

ISSO AÍ É TUDO TEATRO PRA ENGANAR O POVO, FAZ O L QUE O COMUNISMO VEM VOANDO!

    Mariana Ambiental

    24/04/2026

    Tonho, comunismo não chega voando, não — ele brota da terra quando o povo se cansa de ser enganado por quem defende latifúndio e lucro acima da vida.

    Clarice Historiadora

    24/04/2026

    Tonho, comunismo não é um pássaro, meu caro — não “vem voando”. Antes de repetir meme de zap, tenta ler qualquer coisa que não tenha sido escrita em caixa alta.

Adalberto Livre

24/04/2026

MAIS UMA PROVA QUE ESSES COMUNISTAS QUEREM MANDAR NO MUNDO E AINDA ACHAM QUE SÃO VÍTIMAS!!!

    Maura Santos

    24/04/2026

    Adalberto, comunismo onde, meu filho? Estamos falando de um crime de guerra, não de plano mundial de dominação. Misturar tudo assim é que gera o apagão de raciocínio que muita gente ainda não superou desde 2018.

    Francisco de Assis

    24/04/2026

    Adalberto, meu querido, comunista nenhum tá mandando no mundo não — quem manda é o capital, e é ele que fabrica essas guerras todas. Abre o olho, rapaz, que o inimigo não tá de vermelho, tá de terno e gravata em Wall Street.


Leia mais

Recentes

Recentes