Menu

Projetos de extensão da USP em Piracicaba promovem programação especial na 5ª edição do Esalq Show

0 Comentários🗣️🔥 O Esalq Show é um evento gratuito que abre as portas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba para apresentar à sociedade projetos de ensino, pesquisa e extensão, com atividades interativas, exposições e visitas ao campus. Nos dois dias de evento, o projeto Alimentos na Esalq apresentará […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Esalq Show é um evento gratuito que abre as portas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP em Piracicaba para apresentar à sociedade projetos de ensino, pesquisa e extensão, com atividades interativas, exposições e visitas ao campus.

Nos dois dias de evento, o projeto Alimentos na Esalq apresentará atividades interativas, demonstrações práticas e experiências sensoriais. Na sexta-feira, dia 29 de maio, a feira receberá os grupos escolares agendados pelo site do Esalq Show, e no sábado, 30 de maio, será aberta a grupos familiares, que poderão confirmar presença pelo site ou pessoalmente no evento. Com uma programação voltada à divulgação científica e à educação alimentar, o projeto propõe uma imersão em temas como segurança dos alimentos, microbiologia, qualidade de produtos de origem animal e vegetal, tecnologias de processamento e hábitos de consumo.

Entre os destaques, o Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos (GEMA) promove uma experiência visual e educativa com placas de Petri (recipiente transparente muito usado em laboratórios) contendo cultivo microbiano, além de banners com curiosidades sobre segurança dos alimentos. Uma das atividades interativas simula o interior de uma geladeira, convidando o público a testar seus conhecimentos sobre o armazenamento correto de alimentos.

Na área de microbiologia aplicada, o Laboratório de Biologia Molecular e Micotoxinas (LABMIC), por meio do Grupo de Extensão em Biologia Molecular e Micotoxinas (GEBMIC), apresenta o tema prebióticos e probióticos, com foco em produtos lácteos como kefir, iogurte e leite fermentado. A proposta é explicar as diferenças entre esses alimentos e seus benefícios à saúde, utilizando embalagens e materiais explicativos para facilitar a compreensão.

Já o Grupo de Extensão em Qualidade e Processamento de Carnes (GEQPC) aposta na interação com o público por meio de um quiz sobre carnes, apresentação de pesquisas desenvolvidas no laboratório e degustação de produtos, destacando a importância do equilíbrio entre alimentos de origem animal e vegetal na dieta. E o Grupo de Estudo e Extensão de Inovação Tecnológica e Qualidade de Pescado (GETEP) traz dinâmicas educativas com embalagens, além de atividades sobre mitos e verdades relacionados aos alimentos, complementadas por materiais digitais e folders informativos.

No campo da tecnologia de alimentos, o Laboratório Analítico de Frutas, Hortaliças e Embalagens (LAFHE) demonstra o processo de escurecimento enzimático, utilizando maçãs e limão como exemplo prático de inibição. O grupo também aborda soluções inovadoras em embalagens, como revestimentos comestíveis aplicados a frutas, como o morango.

Completando a programação, o Grupo de Extensão em Divulgação do Curso de Ciências dos Alimentos (GEDCAL) traz informações sobre o curso de Ciências dos Alimentos da Esalq, destacando sua trajetória, oportunidades profissionais e ações de extensão. O grupo também promove um quiz interativo com curiosidades sobre alimentos, estimulando o aprendizado de forma lúdica.

O Esalq Show é um evento promovido pela Esalq/USP que reúne estudantes, pesquisadores, profissionais e empresas do agronegócio. O evento se destaca por integrar ensino, pesquisa e extensão, aproximando a universidade da sociedade e do mercado. Seus objetivos são difundir conhecimento técnico e científico, promover conexão entre universidade e mercado e apresentar inovações do agronegócio, além de estimular a formação de estudantes.

5ª edição do Esalq Show
Datas: 29 e 30 de maio de 2025, das 9h às 17h
Local: campus da Esalq/USP
Endereço: Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba, SP
Inscrições gratuitas e mais informações no site www.esalq.usp.br/esalqshow

Fonte: Jornal da USP

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes