Menu

Artigo – Oposição a chapa Lula-Alckmin ultrapassou os limites do razoável

Por Gilberto Maringoni Juro que não consigo entender a carga pesada que alguns ativistas de esquerda – gente de valor – fazem contra a chapa Lula-Alckmin. Os resultados desastrosos do primeiro turno francês batem na nossa cara, depois dos quatro candidatos progressistas sequer terem se sentado para traçar uma tática comum, que poderia ter levado […]

12 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Ricardo Stuckert

Por Gilberto Maringoni

Juro que não consigo entender a carga pesada que alguns ativistas de esquerda – gente de valor – fazem contra a chapa Lula-Alckmin. Os resultados desastrosos do primeiro turno francês batem na nossa cara, depois dos quatro candidatos progressistas sequer terem se sentado para traçar uma tática comum, que poderia ter levado Jean-Luc Melénchon à segunda volta.

Tenho duas impressões sobre a tentativa de torpedear a chapa progressista brasileira, que unifica vários partidos.

A PRIMEIRA é a sensação que os que a atacam são insensíveis não apenas a fascitização do governo Bolsonaro e seus apoiadores, mas à gosma social que o sustenta.

Os últimos sete anos, com três governos que investiram pesado na desconstrução de regras e parâmetros públicos de convivência, geraram monstros sociais incontroláveis.

As Forças Armadas viraram um lumpesinato fardado, as polícias estão incontroláveis, diversos bandos milicianos fortemente armadas estão prontos para botar fogo no circo nos próximos meses, entre outras coisas.

Diante disso, os detratores da chapa Lula-Alckmin atuam como se estivéssemos na Suíça, com as condições normais de temperatura e pressão garantidas até outubro;

A SEGUNDA IMPRESSÃO vem de um purismo infantilóde que descortina oportunismo cru. Alguém acha, siceramente, que Alckmin tem posições mais neoliberais do que Antonio Palocci e Henrique Meirelles – que elevaram a selic a 26,5% em 2003 e o superávit primário para 4,8% do PIB em 2005 (índice sequer tentado nos anos FHC)?

Ou que a fé mercadista do governador suplanta a de Dilma Rousseff, que dobrou o desemprego em 15 meses e chegou a dizer – ao jornal belga Le Soir, em junho de 2015 – que não havia outro caminho a não ser o alucinado ajuste fiscal que arrebentou nossa economia?

Alckmin seria mais conservador que José Eduardo Cardozo, que ofereceu ao ex-governador a Força Nacional para reprimir os protestos de 2013? Seria um direitista mais extremado que Dias Tóffoli, Luís Fux, Luís Roberto Barroso, Edson Facchin e outros juristas de confiança do PT?

Pela composição de forças, a chapa Lula-Alckmin não parece ser nem melhor e nem pior do que as administrações do período 2003-16. Assim como aqueles governos, a chapa não tem em seu horizonte qualquer perspectiva de transformação social.

Ocorre que a política gira e a Luzitana roda. Hoje, mesmo um governo mediano e tímido é preferível à barbárie em curso. As oposições de esquerda ao longo dos 13 anos petistas foram incapazes de gerar um programa de desenvolvimento factível e realista. Não adianta brigar pelas aparências agora.

Assim, repito: investir contra a chapa Lula-Alckmin não apenas atrapalha, mas objetivamente sabota a única tentativa viável de nos tirar do abismo e de recolocar o Brasil no rumo da democracia.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sá Pinho

15/04/2022 - 13h58

Imagine-se então, a piração de quem de voto a ‘Egus Dei’?

EdsonLuíz.

14/04/2022 - 22h48

Eu do lado lado…da Rússia, Carlos?
Ou você está lendo as coisas com sono ou eu nem sei o que pensar.

Eu lhe dou a sugestão de ler novamente, só que acordado, tudo o que escrevi sobre o esfolamento dos ucranianos pelos russos. Não deixe de ler também tudo o que os apoiadores dos russos escreveram para me xingar.

Se você encontrar uma posição minha de apoio ao esfolamento dos ucranianos pela Rússia, que é do que você está me acusando, eu juro que me dou um tiro na cabeça! Se você não encontrar nada disso de que você me acusa, não precisa se matar com um tiro; apenas peça desculpas, que é o que eu faria se acusasse alguém de forma leviana.

Mas, um forte aperto de mão assim mesmo! E aceite um abraço que eu lhe dou em nome dos corajosos ucranianos que ainda estão vivos após os abusos sem sentido que estão sofrendo!

marco

14/04/2022 - 19h01

Ciro acerta na mosca quando afirma que fomos governados pelo mesmo sistema todos esses anos ; o sistema Ptucano.
O ” caudilho” pirou de vez a pensar que aceitaremos colocar a “Opus Dei” na linha sucessória..

carlos

14/04/2022 - 06h55

O pramil o nome é pramil vagabundo do youtube, que compraram , se disserem que é pra quem tem problema de ejaculação precoce, tudo bem como o bolsonaro é burro e não confia na equipe que tem aí fica i vetando mil coisas.

Fábio Ribeiro

14/04/2022 - 06h46

Aos que criticam a chapa Lula/Alckmin eu lembro um verso da música Procissão de Gilberto Gil:
“Eu também estou do lado de Jesus só que acho que ele se esqueceu de dizer que na terra a gente tem que arranjar um jeitinho pra viver”

Tiago Silva

13/04/2022 - 23h25

Tem que avisar ao Gilberto Maringoni… que erros não justificam outros erros!!!

E o pior é que também não enxerga que o Picolé de Chuchu enfraquece o Lula ou qualquer outro candidato de esquerda, pois leva desconfiança a eleitores, perde-se narrativas, desengaja eleitores mais ideologizados que militam nas ruas ou nas redes sociais, além de a associação com o “Sistema” (Elitismo) retira votos… e o Picolé de Chuchu viu isso com seu resultado pífio em 2018!

Saulo

13/04/2022 - 21h37

…no rumo da democracia do mensalão e do petrolão.

Fanta

13/04/2022 - 21h27

A chapa Lula Alckmin ultrapassou todos os limites da civilização humana.

EdsonLuiz.

13/04/2022 - 20h38

Esse Gilberto Maringoni, autor deste POST, se considera progressista também! Tem muito mais ‘progressista fake’ por aí do que eu imaginava!

Esse Maringoni, não faz 10 dias, estava aqui mesmo, em ‘ocafezinho.com’, em artigo que dizia alguma coisa como : ‘

‘Aleluia, Vladimir Putín! Glória! Glória! Na Ucrânia, é para atirar para matar, glorioso Putín! E os soldados-esfoladores que de cada 2.000 tiros só acertarem 1995, são eles que têm que levar uma bala no coração ou na cabeça por não serem bons soldados da nossa causa, a causa dos que esfolam os povos que querem ser livres’.

E esse cara, o cara que pensa desse jeito, como outros que pensam assim também, tem o displante de ficar se dizendo progressista?

Maringoni! Progressista é o povo da Ucrânia, que resiste ao arbítrio de autocratas e luta até morrer para não ser submetido! A autonomia do ser humano e a busca pela realização de sua humanidade são os dois mais destacados objetivos do humanismo, espinha dorsal do Progressismo. A construção da submissão do humano e de sua desumanidade e desumanização nada tem de progressista, Maringoni!

Qual é, Gilberto Maringoni, deixa de impostura!

    carlos

    14/04/2022 - 07h09

    Edson Luiz, pela tua insignificância , que não merece um missil hipersonico de longo alcance perdido por aí, pq vc uma hora está tipo mamãe falei não sabe se fica do lado da Rússia pq é poderosa ou se fica do lado da ucrania pq e um povo realmente massacrado e de que lado está seu pieguismo?

Kleiton

13/04/2022 - 17h21

Lula e Alckim formam uma dupla perfeita…um ey o saco e o outro a imundícia.

Tony

13/04/2022 - 17h19

É uma impressão minha ou esse Maringoni é outro comunistoide que precisa se esconder atrás da palavra democracia a cada e minutos…?

Seria bom atualizarem pouco porquê são sempre as mesmas papagaiadas inúteis… nós somos a democracia e quem não é da seita é o fascismo…. é sempre a mesma ladainha inútil papagaiada há décadas.


Leia mais

Recentes

Recentes