Menu

Ministro da Defesa da Rússia condecora tropas norte-coreanas por atuação em Kursk

42 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Ministro da Defesa da Rússia condecora tropas norte-coreanas por atuação em Kursk. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) O ministro da Defesa da Rússia, Andrey Belousov, condecorou soldados da Coreia do Norte que participaram da defesa da região russa de Kursk durante uma incursão ucraniana, em cerimônia realizada em Pyongyang que […]

42 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Ministro da Defesa da Rússia condecora tropas norte-coreanas por atuação em Kursk. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

O ministro da Defesa da Rússia, Andrey Belousov, condecorou soldados da Coreia do Norte que participaram da defesa da região russa de Kursk durante uma incursão ucraniana, em cerimônia realizada em Pyongyang que simbolizou o aprofundamento da aliança militar entre os dois países, conforme reportou o portal RT.

Belousov entregou aos militares norte-coreanos a Ordem da Coragem, medalha criada em 1994 para reconhecer atos de bravura e heroísmo em combate. O ministro destacou que o gesto foi realizado por instrução direta do presidente Vladimir Putin, em reconhecimento à contribuição dos soldados na retomada do controle da região fronteiriça.

Durante o evento, Belousov afirmou tratar-se de um dia especial na história da fraternidade militar russo-coreana. Ele descreveu os combatentes norte-coreanos como heróis de seu tempo e como o orgulho das forças armadas da Coreia do Norte, ressaltando a solidariedade entre Moscou e Pyongyang diante dos desafios impostos pelo conflito.

Os militares condecorados atuaram em operações de desminagem e combate direto na região de Kursk, após a assinatura do Tratado de Parceria Estratégica Abrangente entre Rússia e Coreia do Norte, em junho de 2024. A cooperação militar entre os dois países se intensificou desde então, consolidando uma relação de defesa que vai além do apoio pontual ao esforço de guerra russo.

Mais tarde, Belousov e o presidente da Duma Estatal, Vyacheslav Volodin, participaram da inauguração de um museu e memorial dedicados aos soldados norte-coreanos que auxiliaram na defesa da região de Kursk. O espaço foi criado para preservar a memória da operação conjunta e reforçar os laços históricos entre os dois países.

O ministro russo também se reuniu com o líder norte-coreano Kim Jong-un para discutir novos passos na cooperação militar bilateral. Segundo Belousov, há interesse mútuo em desenvolver a parceria de defesa em bases de longo prazo, com uma agenda estratégica estruturada para os próximos anos.

Durante o encontro, Belousov informou que Moscou está pronta para assinar ainda em 2026 um Plano de Cooperação Militar Rússia-Coreia do Norte para o período de 2027 a 2031. Ele destacou que as relações bilaterais atingiram um nível sem precedentes e que novos contatos em diversas áreas estão previstos ao longo do ano.

A aproximação entre Moscou e Pyongyang ocorre em meio ao prolongamento do conflito na Ucrânia e ao endurecimento das sanções ocidentais contra a Rússia. O fortalecimento dos laços militares entre os dois países reflete uma reconfiguração concreta das alianças de segurança no Leste Asiático, com implicações diretas para o equilíbrio de forças na região.

Para a Coreia do Norte, a parceria com a Rússia representa tanto uma aliança militar operacional quanto uma plataforma de projeção diplomática em um cenário internacional cada vez mais fragmentado. Para Moscou, o apoio de Pyongyang amplia sua rede de aliados estratégicos no Leste Asiático em um momento de crescente isolamento imposto pelo Ocidente.

Com a entrega das condecorações e os novos planos de cooperação, Rússia e Coreia do Norte reafirmam sua disposição de aprofundar a integração militar e política entre os dois países. O gesto de Belousov em Pyongyang deixa claro que a parceria firmada em 2024 deixou de ser retórica e passou a produzir consequências concretas no campo de batalha e nas chancelarias.

Com informações de RT.


Leia também: Rússia vai pra cima do setor industrial militar da Ucrânia e causa danos irreversíveis a Kiev


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Helton Barros

26/04/2026

Lucas Gomes, você foi longe demais misturando capitalismo tardio com Coreia do Norte. Lá não tem capitalismo coisa nenhuma, é comunismo puro e duro, igual ao que tentaram enfiar goela abaixo no Brasil. Esses soldados norte-coreanos estão lutando porque são obrigados, não por ideologia. E o pior é ver um país cristão como a Rússia se aliando a um regime ateu que persegue igrejas. Cadê os valores que defendemos?

    Samara Oliveira

    26/04/2026

    Helton Barros, com todo respeito, mas chamar a Coreia do Norte de “comunismo puro e duro” é ignorar que o regime de Pyongyang virou uma monarquia hereditária de exploração — e isso não tem nada a ver com o que Jesus ensinou sobre partilhar o pão. A Rússia se aliar a eles só prova que poder e petróleo falam mais alto que qualquer fé, infelizmente.

Lucas Gomes

26/04/2026

Ricardo Menezes, você tocou num ponto central, mas acho que precisamos radicalizar a crítica. Não se trata apenas de um regime falido exportando miséria — isso é a própria lógica do capitalismo tardio em sua fase imperialista, só que sem a máscara ocidental. A Coreia do Norte não é uma anomalia, é o espelho deformado do que o sistema faz com qualquer periferia: extrair corpos e recursos para alimentar a engrenagem geopolítica das potências. O que vemos em Kursk é a fusão de dois projetos de poder que, apesar de se declararem anti-imperialistas, reproduzem exatamente a mesma dinâmica de exploração que denunciam no Ocidente.

O que me assombra é a naturalização disso nos comentários. Ninguém pergunta: quem são esses soldados norte-coreanos? Será que algum deles teve escolha real de não ir para a frente de batalha? Estamos falando de um país onde a dissidência é punida com campos de concentração — a “condecorração” em Pyongyang é o mesmo que aplaudir um trabalho escravo. E a esquerda internacional, que deveria estar denunciando essa instrumentalização de vidas humanas, fica em silêncio porque o agressor é a Rússia, e não os EUA. Isso é cinismo seletivo.

Carlos Menezes, a sua observação sobre a economia norte-coreana ser incapaz de iluminar Pyongyang enquanto exporta soldados é cirúrgica. Mas precisamos conectar isso ao debate ecológico que é minha praia: o que sustenta esse sistema é a mesma matriz energética fóssil que está devastando o planeta. A Rússia vende gás para a Europa enquanto queima florestas siberianas; a Coreia do Norte queima carvão de baixíssima qualidade para manter suas indústrias bélicas. O militarismo não é só um problema de direitos humanos — é o maior acelerador da crise climática, porque desvia recursos que poderiam financiar transição energética para produzir morte.

E, por favor, não venham com o argumento raso de que “os dois lados são iguais”. Não são. A Ucrânia está defendendo seu território de uma invasão, e qualquer análise honesta reconhece isso. Mas isso não nos impede de criticar a instrumentalização de soldados norte-coreanos pela Rússia como um ato de barbárie que deveria unir toda a esquerda global contra a exploração de corpos periféricos. Se não formos capazes de fazer essa crítica, estamos apenas trocando de patrão.

Ricardo Menezes

26/04/2026

Carlos Menezes, você falou uma verdade dura: a Coreia do Norte mal ilumina Pyongyang, mas tem soldados sendo condecorados na Rússia. Isso é o retrato de um regime falido exportando miséria enquanto o contribuinte russo financia a farra. Enquanto isso, aqui no Brasil a gente paga 40% de imposto num produto qualquer e ainda ouve discurso de solidariedade internacional. Parasitismo não tem fronteiras.

Carlos Menezes

26/04/2026

Ana Rodrigues, a gasolina em qualquer lugar do mundo não baixa porque a lógica do mercado de commodities é global, não porque o Brasil está bancando exército alheio. Mas concordo que o mais bizarro é ver a Coreia do Norte, que mal consegue iluminar Pyongyang à noite, exportando soldados para a Rússia como se fosse uma potência. Isso diz mais sobre o desespero de Moscou do que sobre qualquer vitória em Kursk.

Ana Rodrigues

26/04/2026

Pois é, Carlos, e o pior é que a gasolina aqui em Curitiba não baixa nunca, mas pra mandar soldado pra outro continente parece que dinheiro aparece. O trabalhador russo e o norte-coreano tão no mesmo barco: pagando o pato enquanto os generais posam pra foto.

Carlos A. Mendes

26/04/2026

Márcio Torres, você levantou um ponto interessante sobre Pequim, mas acho que a Rússia já está tão dependente da Coreia do Norte que qualquer recado pra China fica em segundo plano. O que me preocupa como contribuinte é ver dois países com economias frágeis se aliando militarmente — isso só aumenta a instabilidade global e, no fim, quem paga a conta somos nós com impostos e inflação.

Márcio Torres

26/04/2026

Dr. Thiago Menezes, você acertou em cheio ao chamar aquilo de propaganda filmada. Mas acho que podemos ir um pouco além da constatação óbvia. A cerimônia em Pyongyang não é apenas um gesto simbólico para consumo interno russo — ela serve como um recado direto a Pequim. A Rússia está sinalizando que tem um plano B de aliança asiática caso a China resolva apertar o cerco econômico ou simplesmente se canse de bancar a guerra indireta. Condecorar norte-coreanos em solo estrangeiro é um ato de realinhamento geopolítico, não de desespero tático.

O que me intriga é a ausência de análise sobre o custo logístico dessa operação. Tropas norte-coreanas em Kursk significam linhas de suprimento que cruzam dois países, barreira linguística, equipamentos incompatíveis e necessidade de intérpretes militares. Isso não é reforço barato — é uma operação de altíssimo risco que consome recursos que poderiam estar indo para a frente de batalha. Se o Kremlin está disposto a pagar esse preço, a conclusão lógica é que o problema de efetivo na linha de frente é mais grave do que os números oficiais deixam transparecer.

O Ronaldo Pereira tocou num ponto que merece desenvolvimento: o colapso do mito do exército invencível. A Rússia gastou décadas construindo a imagem de uma máquina militar capaz de chegar a Lisboa em uma semana. Hoje, o ministro da Defesa precisa viajar até Pyongyang para agradecer soldados que mal falam russo. Isso não é só um problema de gestão — é a falência de um modelo de propaganda que sustentava a legitimidade do regime. Quando o exército mais poderoso da Eurásia precisa de reforços de um país que sofre sanções há décadas, a narrativa de potência hegemônica desaba.

O dado mais revelador, no entanto, é o timing. Belousov não fez isso em 2022, quando a guerra começou. Fez agora, depois de três anos de desgaste. Se a situação em Kursk fosse controlável, não haveria necessidade de condecoração pública. Cerimônias desse tipo são sempre uma tentativa de transformar fraqueza em força narrativa. O problema é que, para quem acompanha os números de baixas e o desgaste de equipamentos, a mensagem que fica não é de vitória, mas de dependência estrutural de um aliado que até ontem era tratado como vassalo.

Dr. Thiago Menezes

26/04/2026

Ana Costa, você tenta equilibrar, mas o dado é duro: condecoração em Pyongyang não é gesto simbólico, é propaganda de guerra filmada. Se a Rússia tivesse folga operacional, não estaria importando infantaria de um país que mal consegue alimentar seus próprios soldados. A matemática da logística não se impressiona com medalhas.

Ana Costa

26/04/2026

Ronaldo Pereira, você trouxe um dado importante sobre o desgaste da máquina de guerra russa, mas acho que precisamos tomar cuidado com generalizações. O fato de condecorarem tropas norte-coreanas não significa necessariamente que o exército russo colapsou — pode ser também um movimento geopolítico para consolidar a aliança com Pyongyang, que já vinha se estreitando antes da guerra. Ainda assim, os números de baixas divulgados por fontes independentes são alarmantes, e essa cerimônia em Pyongyang levanta sim dúvidas legítimas sobre a capacidade de reposição de tropas.

Ronaldo Pereira

26/04/2026

Fernando O., você fez a conta fria: um milhão de soldados e ainda precisam de norte-coreanos. Isso é o colapso de um modelo que sempre vendeu a imagem de exército invencível. Na base, o trabalhador russo é quem morre enquanto a cúpula faz condecoração em Pyongyang — sindicato nenhum no mundo aceita essa conta. Enquanto isso, a solidariedade internacional que a gente prega é com o povo ucraniano e russo que quer paz, não com ditadura vendendo carne de canhão.

Fernando O.

26/04/2026

Paulo Gestor RJ, você foi cirúrgico. O dado concreto é que a Rússia tinha um exército de 1 milhão de soldados ativos antes da guerra e, mesmo assim, precisa importar infantaria da Coreia do Norte. Isso não é ideologia, é matemática — e os números não mentem. O planejamento de defesa russo claramente subestimou a capacidade de resistência ucraniana e o desgaste logístico de uma guerra de atrito.

Paulo Gestor RJ

26/04/2026

Cláudio Ribeiro, você resumiu bem. O problema não é ideológico, é de gestão: uma guerra que já consumiu centenas de milhares de soldados e agora precisa recorrer a tropas norte-coreanas mostra que o planejamento estratégico falhou feio. Do ponto de vista administrativo, isso é insustentável no médio prazo.

Luiz Carlos

26/04/2026

Alice T., você foi na mosca. O que estamos vendo é a Rússia pagando caro por uma guerra que nunca deveria ter começado. Se o exército deles fosse tão forte quanto o governo diz, não precisaria de mercenários norte-coreanos. E o pior é que o povo russo é quem paga a conta com impostos e sangue.

    Cláudio Ribeiro

    26/04/2026

    Luiz Carlos, você toca num ponto que o discurso oficial tenta escamotear: a guerra na Ucrânia já revelou o esgotamento do modelo bélico russo, e a presença norte-coreana em Kursk é a prova material de que a “operação especial” se converteu num empreendimento imperial que devora o próprio povo que diz proteger. O mais grave é que, como bem notou Gramsci, quando o consenso se rompe, a coerção se torna visível — e ver Moscou recorrer a Pyongyang é o sintoma de um Estado que já não sustenta nem a ficção de sua própria soberania militar.

Paulo Rocha

26/04/2026

Ana Souza, você sempre tentando achar um “significado profundo” nessa palhaçada. A Rússia não precisa de autorização de ninguém pra se aliar a quem quiser, e se a Coreia do Norte quer ajudar a combater o nazismo ucraniano, isso é problema deles. Enquanto isso, o Lula fica fazendo média com o Ocidente e vendendo o Brasil pra China. Cadê a soberania nacional que a esquerda tanto defende? Vai pra Cuba, Ana.

    Alice T.

    26/04/2026

    Paulo, a Coreia do Norte não tá “ajudando a combater nazismo”, tá vendendo carne de canhão porque a Rússia queimou 300 mil soldados em dois anos — e o Kim Jong-un adora um dinheiro fácil pra manter os mísseis dele. Enquanto isso, a soberania que você defende é a do Putin invadir vizinho e a do Lula não poder fazer acordo comercial com quem paga mais? Hipocrisia seletiva, hein.

Ana Souza

26/04/2026

Essa condecoração é um gesto simbólico forte, mas me pergunto o quanto isso reflete uma dependência real da Rússia em relação à Coreia do Norte. Se for verdade que tropas norte-coreanas estão atuando em Kursk, isso muda a natureza do conflito e complica ainda mais qualquer saída diplomática. O idealismo dentro de mim quer acreditar que ainda há espaço para diálogo, mas a cada dia fica mais difícil ver uma luz no fim do túnel.

Ana Souza

26/04/2026

Diego, você pegou o cerne da questão. O mito da “operação especial” virou um buraco negro que está sugando até o exército de um dos países mais isolados do planeta. Se a Rússia realmente tivesse o controle que alega, não precisaria recorrer a soldados norte-coreanos subnutridos para segurar uma linha de frente. Isso é evidência de desespero logístico e humano, não de força.

Diego Fernández

26/04/2026

Silvia, você foi certeira. O que estamos vendo não é força russa, é desespero. Um país que se vangloria de ter o segundo maior exército do mundo precisar buscar soldados na Coreia do Norte mostra que o mito da invencibilidade russa caiu por terra. E o pior é ver a esquerda romântica tratando isso como aliança estratégica, quando na verdade é a falência de um modelo que sempre se sustentou na exploração dos mais fracos.

Silvia D.

26/04/2026

Célia, você tem razão sobre a exploração brutal, mas acho que esse episódio revela algo ainda mais grave: a Rússia está tão desesperada por soldados que precisa recorrer a um regime falido que mal consegue alimentar seu próprio povo. Isso mostra que a tal “operação especial” virou um poço sem fundo para Moscou.

Pedro Silva

26/04/2026

Pois é, Célia, você foi direta. Mas o que me espanta é ver gente tratando isso como se fosse novidade. Coreia do Norte sempre foi usada como peça de xadrez, seja pelos soviéticos na Guerra Fria, seja pelos chineses hoje, seja pelos russos agora. E o pior é que o povo coreano paga o pato há décadas enquanto os líderes desfilam de medalhas. Política internacional é isso: um circo onde o povo é sempre o palhaço.

Célia Carmo

26/04/2026

Eduardo Teixeira, finalmente alguém falou a real! Enquanto a galera discute se é soberania ou mercado livre, tem soldado norte-coreano morrendo de fome e sendo usado como bucha de canhão na Ucrânia. Isso é o capitalismo tardio no seu auge: explora até o último osso do povo coreano pra salvar a cara do Putin. #ForaImperialismo #PãoPraTodos

Eduardo Teixeira

26/04/2026

Carlos, você tocou no ponto que ninguém quer encarar: enquanto a esquerda chora pela soberania russa e os ancaps reclamam de imposto, a Coreia do Norte manda soldados que mal têm o que comer pra morrer em Kursk. Isso não é aliança estratégica, é o preço que um regime falido paga por mísseis e combustível. E o Brasil? Continua gastando rios de dinheiro público pra pagar a conta dessa novela geopolítica.

Carlos Oliveira

26/04/2026

Maria Clara, você captou bem a complexidade do assunto, mas acho que falta um dado importante nessa discussão. A Coreia do Norte não é um parceiro qualquer — é um regime que subsiste à custa de um povo faminto, enquanto gasta fortunas em mísseis. Ver soldados norte-coreanos sendo condecorados em solo russo não é apenas geopolítica, é a imagem nua e crua de dois sistemas que se alimentam da miséria alheia para se manterem no poder. Enquanto a esquerda brasileira critica o imperialismo americano, precisamos ter a mesma lucidez para enxergar o autoritarismo quando ele vem de Moscou ou Pyongyang.

Maria Clara Lopes

26/04/2026

Rick Ancap, você tem um ponto engraçado, mas reduzir tudo a “40% de imposto” é simplificar demais um conflito que envolve soberania territorial, alianças militares e o papel da Rússia tentando se apoiar em qualquer parceiro disponível. Essa condecoração em Pyongyang me parece mais um gesto de desespero diplomático do que um feito militar real, já que a ajuda norte-coreana em Kursk é mais simbólica do que decisiva.

Rick Ancap

26/04/2026

Marta, João, vocês tão discutindo soberania e Gramsci num post sobre coreano recebendo medalha na Rússia. Enquanto isso, o Estado brasileiro me rouba 40% do salário pra bancar essa palhaçada geopolítica. Cada um escolhe seu parceiro, sim, e eu escolho não ter nenhum — mercado resolve.

Marta Souza

26/04/2026

Mateus, você pintou um quadro dramático, mas a real é que cada país soberano tem o direito de escolher seus parceiros estratégicos. Se a Coreia do Norte quer apoiar a Rússia contra uma incursão ilegal da Ucrânia, isso é problema deles. O que me irrita é essa hipocrisia ocidental de achar que só a Otan pode fazer alianças militares. Mercado livre de alianças também vale, ou só quando convém aos Estados Unidos?

    João Augusto

    26/04/2026

    Marta, você levanta um ponto legítimo sobre a assimetria do sistema internacional, mas reduzir a questão a um “mercado livre de alianças” ignora que a soberania, como ensina Gramsci, é sempre exercida dentro de uma correlação de forças — e condecorar tropas que lutam numa guerra de agressão não é escolha estratégica, é a explicitação de que o direito internacional virou fumaça para quem tem poder de fogo.

Mateus Silva

26/04/2026

Tiago, você acertou em cheio ao apontar o desespero. O que estamos vendo em Kursk não é apenas um gesto simbólico, é a materialização de uma aliança entre dois regimes que compartilham o mesmo pânico diante da insurreição popular. A Rússia precisa de carne de canhão de Pyongyang porque o exército regular já não sustenta a mentira da “operação especial”. Enquanto isso, a imprensa hegemônica trata a Coreia do Norte como aberração, mas esquece que foi o Ocidente quem criou as condições para esse tipo de parceria ao expandir a Otan até as fronteiras russas. É a velha dialética: cada ação imperialista gera sua própria reação bizarra.

Tiago Mendes

26/04/2026

Mariana, você está coberta de razão. É impressionante como alguns ainda insistem em chamar de “defesa de território” o que é, na verdade, uma agressão brutal e ilegal. E essa condecoração a tropas norte-coreanas só escancara o desespero de um regime que precisa apelar para ditaduras para tentar justificar o injustificável. Enquanto isso, quem sofre de verdade são os civis ucranianos e os próprios soldados russos, usados como peões nesse jogo de poder.

Maria Antonia

26/04/2026

Caio, você escreve bonito, mas a crise de hegemonia que você vê é só a esquerda perdendo o controle da narrativa. O que me incomoda é ver esses soldados sendo tratados como vilões de cinema quando a Rússia está defendendo seu território de uma incursão. Se a Coreia do Norte quer ajudar a conter a expansão da OTAN, problema deles.

    Mariana Santos

    26/04/2026

    Maria Antonia, com todo respeito, chamar de “defesa de território” uma invasão não provocada que já matou dezenas de milhares de ucranianos é um exercício de eufemismo que nem a propaganda do Kremlin consegue sustentar sem ruborizar. E sobre a Coreia do Norte “conter a OTAN”, vale lembrar que a aliança não invadiu a Rússia — foi o contrário.

Caio Vieira

26/04/2026

Caro João Martins, você tocou num nervo exposto do debate contemporâneo ao evocar o espectro do Iraque. Mas permita-me sugerir que o viés de confirmação que você denuncia com tanta lucidez é, na verdade, um sintoma de algo mais profundo: a crise de hegemonia do discurso ocidental, que já não consegue mais impor sua narrativa sem recorrer a mecanismos de deslegitimação prévia. Quando o Ministro Belousov condecora soldados norte-coreanos em Pyongyang, o que está em jogo não é apenas a verificação empírica da presença de tropas da RPDC em Kursk — questão que Cecília Torres corretamente aponta como nebulosa —, mas a própria gramática geopolítica que define quem pode ou não ser reconhecido como ator legítimo no tabuleiro internacional.

A reação histérica da grande imprensa, que Fernanda Oliveira tão bem caracterizou como histeria anti-Coreia do Norte, revela uma operação ideológica clássica: a fabricação do consenso em torno de um “inimigo comum” que justifique a escalada militar da OTAN. Lembremos de Gramsci e sua noção de hegemonia: não se trata de mentir deliberadamente, mas de construir uma “verdade” que sirva aos interesses do bloco dominante, silenciando vozes dissidentes como as que questionam a soberania russa sobre Kursk ou o direito da Coreia do Norte de estabelecer alianças militares. A ausência de evidências independentes, que Lucas Alves tão bem destacou, não é um acidente de percurso — é a condição de possibilidade para que a narrativa se mantenha maleável e instrumentalizável.

O que me parece particularmente grave é a despolitização do debate. Reduzir a condecoração a um “ato de propaganda” ou a uma “prova do eixo do mal” é ignorar a materialidade das relações de poder que estão se reconfigurando no Leste Europeu e na Ásia. A Coreia do Norte, com sua economia sitiada por sanções unilaterais, não é uma mera peça decorativa no xadrez global; ela representa, para muitos países do Sul Global, um exemplo de resistência à ingerência imperialista. Ao condecorar seus soldados, a Rússia não está apenas agradecendo um apoio tático — está reconhecendo a existência de um mundo multipolar onde alianças se forjam para além do eixo Washington-Bruxelas.

Por fim, não posso deixar de notar a ironia de que, enquanto a mídia hegemônica se escandaliza com a presença de norte-coreanos em Kursk, ela naturaliza a presença de mercenários estrangeiros — poloneses, georgianos, colombianos — lutando ao lado das forças ucranianas. Essa seletividade moral, como Mariana Oliveira bem apontou, é o verdadeiro escândalo. O que estamos testemunhando é a falência de um sistema de regras internacionais que só se aplica quando convém aos poderosos. A condecoração em Pyongyang, longe de ser um gesto exótico, é um lembrete de que a história não acabou — e que os povos que ousam desafiar a ordem unipolar continuarão a escrever suas próprias epopeias, com ou sem o selo de aprovação do Ocidente.

João Martins

26/04/2026

Fernanda, você trouxe o paralelo com o Iraque, e é um bom gancho. Mas acho que o problema é ainda mais estrutural: estamos diante de um caso clássico de viés de confirmação em escala global. A imprensa ocidental já decidiu que a Coreia do Norte é uma ameaça existencial e que a Rússia é o vilão da história, então qualquer narrativa que encaixe esses dois personagens num mesmo palco é publicada sem o escrutínio que se exigiria de uma notícia sobre, digamos, um aliado da Otan. O vídeo da condecoração prova que houve uma cerimônia. Não prova que houve combate. E a diferença entre esses dois fatos é tudo que importa.

O que me incomoda como alguém que tenta ler dados é a ausência total de indicadores verificáveis. Se tropas norte-coreanas realmente estivessem engajadas em Kursk, esperaríamos ver ao menos um dos seguintes sinais: interceptações de comunicações em coreano captadas pela inteligência ucraniana ou de aliados, fragmentos de equipamento militar norte-coreano recuperados em campo, corpos identificados com documentação ou características físicas distintas, ou um aumento mensurável no volume de fogo de artilharia num setor específico da frente. Nada disso apareceu. A Ucrânia, que não hesita em divulgar cada míssil hipersônico abatido, ficou estranhamente silenciosa sobre baixas norte-coreanas. Isso é um dado, não uma teoria da conspiração.

Também acho curioso o timing. A notícia surge num momento em que a Rússia está claramente avançando em várias frentes e a Ucrânia enfrenta dificuldades reais com recrutamento e munição. Uma narrativa de “invasão coreana” serve perfeitamente para renovar o pânico no Ocidente e justificar novos pacotes de ajuda que estavam emperrados no Congresso americano. Não estou dizendo que seja uma farsa orquestrada — mas a coincidência é no mínimo conveniente para quem depende do prolongamento do conflito. O princípio da navalha de Occam sugere que a explicação mais simples é que a Rússia, que já usa mercenários Wagner e prisioneiros, não precisa importar soldados de um aliado pobre e logisticamente distante.

Dito isso, mesmo que a presença norte-coreana seja real, o que isso nos diz sobre o conflito? Absolutamente nada que já não soubéssemos: que a Rússia busca aliados onde pode e que a Coreia do Norte precisa de dinheiro e experiência militar. O que me preocupa é a histeria seletiva. Quando os EUA treinaram e armaram grupos curdos na Síria, ou quando a França usou a Legião Estrangeira no Mali, ninguém falou em “eixo do mal”. Mas um país pequeno e pobre como a Coreia do Norte manda alguns soldados para uma região russa e vira capa de jornal. O critério não é estratégico, é ideológico. E isso, sim, deveria nos fazer questionar a credibilidade de quem está contando essa história.

Fernanda Oliveira

26/04/2026

Lucas, exatamente! O que me assusta é como a mídia toda trata isso como fato consumado sem nenhuma prova. A gente já viu esse filme antes com as armas de destruição em massa no Iraque. E enquanto ficam nessa histeria anti-Coreia do Norte, quem lucra com a guerra continua vendendo arma pros dois lados. Cadê a imprensa investigando de verdade?

Lucas Alves

26/04/2026

Cecília, você tocou no ponto que mais me irrita nessa história: a falta de evidências concretas. Até agora, o que temos é um vídeo do ministro dando medalha e um monte de gente assumindo que os coreanos realmente lutaram. Se a Ucrânia não confirma nem desmente, por que a imprensa já trata como fato consumado? Me lembra aquela vez que venderam a “invasão iminente” da Ucrânia em 2021 e não deu em nada.

Cecília Torres

26/04/2026

Mariana, você tem razão sobre a seletividade da indignação, mas o problema central aqui é outro: a verificação dos fatos. Até agora, não há uma única evidência independente — imagem de satélite, comunicado oficial ucraniano ou relato de fonte neutra — que confirme a presença de tropas norte-coreanas em Kursk. O que temos é a palavra do ministro da Defesa russo, que tem todo o interesse em inflar a narrativa de uma “coalizão global” contra a Ucrânia. Enquanto a imprensa brasileira corre para repercutir o teatro de Pyongyang, deveria estar exigindo provas concretas, não alimentando mais um capítulo de desinformação de guerra.

Mariana Oliveira

26/04/2026

Bia Carioca, você tocou num ponto que a maioria dos debates sobre essa notícia simplesmente ignora: a seletividade da indignação. Enquanto a grande imprensa trata a condecoração de soldados norte-coreanos pelo ministro Belousov como prova do “eixo do mal” em ação, o mesmo jornalismo hegemônico naturalizou por décadas o uso de mercenários da Blackwater, a terceirização de tortura para a CIA e o recrutamento de paramilitares na Ucrânia sob o guarda-chuva de “conselheiros militares”. A questão não é defender ou condenar a Coreia do Norte — um regime que, como bell hooks nos ensina a enxergar, opera numa lógica imperialista própria, com sua hierarquia racializada e de gênero — mas sim perguntar: por que a mesma estrutura de poder que condena Pyongyang por enviar tropas a Kursk se cala quando Washington envia armas e “consultores” a mais de 70 países?

Kimberlé Crenshaw nos lembra que a interseccionalidade não é só sobre raça e gênero, mas sobre como diferentes sistemas de opressão e poder se cruzam. E aqui o cruzamento é claro: o discurso de “defesa da democracia” opera como um dispositivo de seleção. Quando a Rússia usa soldados norte-coreanos, é uma violação da soberania e da ordem internacional. Quando os EUA usam mercenários ou treinam forças locais em troca de acesso a recursos ou bases militares, é “cooperação em segurança”. A diferença não está no ato em si — está em quem narra, quem condena e quem tem poder de definir o que é legítimo. O Ocidente, como bloco hegemônico, define as regras do jogo e depois julga quem as descumpre.

E aqui entra o ponto que Marcos Conservador e Marcos Andrade Niterói levantaram, cada um de seu lado: a posição do Brasil. O governo Lula tenta um equilíbrio impossível entre ser “parceiro estratégico” da Rússia no BRICS e, ao mesmo tempo, não romper com a narrativa ocidental de “defesa da democracia”. Mas essa neutralidade é, na prática, uma posição política — e uma posição que ignora que a guerra na Ucrânia não é um conflito entre iguais, mas uma disputa entre impérios que usam corpos racializados como bucha de canhão. Seja coreano, ucraniano, africano ou latino-americano, o padrão é o mesmo: vidas que importam menos para os centros de poder.

No fim, o que a condecoração em Pyongyang revela não é a “maldade” intrínseca da Rússia ou da Coreia do Norte, mas a hipocrisia estrutural de um sistema internacional onde o direito internacional é aplicado com pinças. Enquanto não formos capazes de criticar com a mesma intensidade o uso de mercenários pela OTAN, o bombardeio de hospitais no Iêmen pela coalizão saudita-americana e o envio de tropas norte-coreanas para Kursk, estaremos apenas repetindo o jogo de poder que a interseccionalidade nos ensina a desmontar: o jogo de quem tem o privilégio de definir o que é violência legítima.

Marcos Conservador

26/04/2026

Mais uma prova de que o “mundo livre” prefere fechar os olhos enquanto a Rússia transforma a Coreia do Norte em peça de xadrez na guerra. Enquanto isso, a imprensa brasileira insiste em tratar o governo Lula como equidistante, quando na verdade estamos vendo o PT flertar abertamente com ditaduras que usam soldados estrangeiros como bucha de canhão. Vergonhoso.

    Bia Carioca

    26/04/2026

    Marcos, o problema não é a Rússia usar coreanos ou o PT flertar com ditaduras — o problema é que o “mundo livre” que você defende bombardeia hospitais no Iêmen e terceiriza a guerra para mercenários ucranianos. Se for pra falar de bucha de canhão, vamos olhar pra quem financia o genocídio em Gaza também, não só pra quem o ocidente resolveu demonizar.

    Marcos Andrade Niterói

    26/04/2026

    Marcos, você está certo em criticar a instrumentalização de tropas norte-coreanas, mas cadê a mesma indignação quando os EUA usam mercenários da Blackwater no Iraque ou terceirizam a guerra na Ucrânia com “conselheiros” da CIA? O “mundo livre” que você defende tem as mãos tão sujas quanto.


Leia mais

Recentes

Recentes