Menu

Especialista revela como interesses britânicos no petróleo motivaram golpe de 1953 no Irã

64 Comentários🗣️🔥 Ilustração editorial sobre Especialista revela como interesses britânicos no petróleo motivaram golpe de 1953 no Irã. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro) A especialista em relações internacionais Somayeh Pasandideh detalhou os eventos que levaram ao golpe de 1953 no Irã, apontando os interesses britânicos no petróleo como o fator central para a derrubada do […]

64 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Ilustração editorial sobre Especialista revela como interesses britânicos no petróleo motivaram golpe de 1953 no Irã. (Ilustração: Cafezinho / Flux Pro)

A especialista em relações internacionais Somayeh Pasandideh detalhou os eventos que levaram ao golpe de 1953 no Irã, apontando os interesses britânicos no petróleo como o fator central para a derrubada do primeiro-ministro Mohammed Mossadeq, em entrevista ao Sputnik International.

O Reino Unido era o principal beneficiário do petróleo iraniano por meio da Anglo-Iranian Oil Company antes da nacionalização. As autoridades em Londres impuseram sanções econômicas rigorosas e um bloqueio comercial para tentar reverter a decisão soberana de Teerã.

A estratégia de pressão econômica não produziu os resultados esperados de forma imediata. O MI6 planejou a Operação Boot enquanto a CIA executou a Operação Ajax, com táticas que incluíam guerra psicológica, suborno de elites e estímulo a protestos nas ruas.

Os Estados Unidos aderiram à ação conjunta por receio de que o Irã se aproximasse da União Soviética em plena Guerra Fria. O desfecho imediato foi a deposição de Mohammed Mossadeq e a restauração do poder do xá Mohammad Reza Pahlavi como aliado ocidental.

O arranjo permitiu o retorno do controle estrangeiro sobre os recursos energéticos iranianos por longo período. O governo do xá Mohammad Reza Pahlavi enfrentou, desde o início, questionamentos sobre sua legitimidade interna e sua profunda dependência das potências ocidentais.

A insatisfação popular acumulada ao longo das décadas seguintes alimentou um crescente movimento de resistência nacional. Esse processo contribuiu de forma decisiva para a eclosão da Revolução Islâmica de 1979.

Pasandideh observou que o golpe gerou um legado duradouro de desconfiança em relação às potências ocidentais. A intervenção acabou fortalecendo correntes nacionalistas que definem a postura soberana e independente do Irã até os dias atuais.

O episódio de 1953 serve como referência sobre o peso dos recursos naturais nas disputas geopolíticas. A especialista concluiu que a tentativa de restaurar a ordem anterior produziu consequências opostas às pretendidas por Londres e Washington.


Leia também: Especialista em análise do discurso afirma que mídia brasileira manipulou a favor do golpe


📨 Inscreva-se na Newsletter de O Cafezinho

Receba nossas análises e as principais notícias diárias do Brasil e do Sul Global.


,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Padre Antônio Rocha

30/04/2026

Vejo essa turma aí falando de petróleo e soberania como se o problema fosse apenas econômico. O golpe de 53 no Irã foi um ataque direto à ordem natural das coisas: um governo laico e nacionalista que queria tirar Deus da vida pública. O xá, com todos os seus defeitos, ao menos mantinha o país alinhado com valores ocidentais e cristãos contra o avanço do comunismo ateu. Hoje o Irã é um regime teocrático xiita que persegue cristãos — e esses comentaristas ainda choram pelo Mossadegh.

    Cristina Rocha

    30/04/2026

    Padre Antônio, com todo respeito, sua leitura do golpe de 1953 no Irã é um primor de anacronismo e contradição interna. Você lamenta a laicidade de Mossadegh e celebra o xá Reza Pahlavi como defensor dos “valores ocidentais e cristãos”, mas ignora que o xá era um ditador brutal que torturava opositores, dissolveu o parlamento e governou com mão de ferro da CIA e da MI6. O “Ocidente cristão” que o senhor defende foi o mesmo que armou e financiou a repressão contra o povo iraniano. O xá não era um paladino da fé, era um fantoche geopolítico que vendia o petróleo iraniano por centavos para as potências coloniais enquanto o país mergulhava na miséria. Se a “ordem natural” inclui exploração econômica e ditadura, então realmente temos conceitos muito distintos de natureza.

    O senhor ainda comete um erro grave ao jogar o Irã atual na cara de quem critica o golpe, como se a teocracia xiita fosse consequência direta do nacionalismo laico de Mossadegh. É o contrário: a Revolução Islâmica de 1979 foi uma reação violenta exatamente contra a ditadura do xá que o senhor defende. Quando os EUA e a Inglaterra derrubaram o governo democraticamente eleito de Mossadegh, eles não apenas interromperam um projeto de soberania popular — eles destruíram a possibilidade de uma via secular e progressista para o Irã. O vácuo deixado pela repressão da CIA foi ocupado pelo clero xiita mais reacionário, que canalizou o ódio popular contra o xá e seus patrões ocidentais. O aiatolá Khomeini não é herdeiro de Mossadegh; é o fruto apodrecido da semente que Churchill e Eisenhower plantaram em 1953.

    Por fim, sua defesa dos “valores cristãos” contra o “comunismo ateu” me soa como a mesma justificativa que a ditadura militar brasileira usou para torturar e desaparecer com opositores nos anos 1960 e 70. O anticomunismo virou desculpa para todo tipo de atrocidade, sempre com a bênção de setores da Igreja que preferem aliar-se ao poder econômico do que ao evangelho dos pobres. Mossadegh não era comunista — era um nacionalista burguês que queria que o petróleo do seu país servisse ao seu povo. Se isso é pecado, então que venha o pecado, porque a virtude que o senhor prega é a mesma que mantém o Sul Global de joelhos diante das potências imperiais. A perseguição a cristãos no Irã de hoje é abominável, mas não se combate uma injustiça atual com a defesa de outra injustiça histórica.

Cecília Torres

30/04/2026

O Augusto trouxe um dado que merece ser destacado: 85% dos lucros do petróleo iraniano iam para os cofres britânicos. Isso não é “influência geopolítica”, é extorsão institucionalizada. E o que me incomoda como jornalista é ver gente tratando a Operação Ajax como um debate ideológico quando, na verdade, é um caso de polícia internacional — crime contra a soberania de uma nação, com provas documentais desclassificadas.

Augusto Silva

30/04/2026

Lucas, você foi cirúrgico. A Anglo-Iranian Oil Company era controlada pelo governo britânico, que embolsava 85% dos lucros enquanto o Irã ficava com migalhas. Mossadegh ousou mudar essa equação e pagou o preço. Setenta anos depois, o Brasil ainda aprende na pele que controle de recursos estratégicos não é pauta de esquerda ou direita, é soberania nacional – e quem acha que isso é “radicalismo” deveria explicar por que pagamos um dos combustíveis mais caros do mundo tendo petróleo próprio.

Lucas Gomes

30/04/2026

O Pedro tocou num ponto que pouca gente conecta: o preço do combustível na bomba hoje é a materialização de uma ferida colonial aberta em 1953. Quando Mossadegh nacionalizou a Anglo-Iranian Oil Company, ele não estava apenas fazendo um gesto simbólico de soberania – estava tentando quebrar o ciclo de espoliação que drenava a riqueza do subsolo iraniano para os bolsos de acionistas em Londres. A resposta britânica, orquestrada com a CIA na Operação Ajax, não foi sobre “estabilidade” ou “ameaça comunista” como o discurso oficial propagou por décadas. Foi sobre garantir que cada gota de petróleo extraída continuasse sendo contabilizada em libras esterlinas, não em riais para o povo iraniano.

O que me assombra é como esse padrão se repete com uma precisão quase mecânica. Sempre que um país periférico ousa desafiar a divisão internacional do trabalho imposta pelo capitalismo central – seja o Irã de Mossadegh, o Chile de Allende ou a Bolívia de Evo Morales com a nacionalização do gás – as engrenagens do império são acionadas. Não é teoria da conspiração, é leitura de documentos desclassificados e arquivos diplomáticos. O MI6 e a CIA não agiram por capricho ideológico; agiram porque o controle dos recursos energéticos é a espinha dorsal do poder geopolítico britânico e, depois, estadunidense.

A ironia trágica é que o golpe de 1953 não apenas devolveu o petróleo ao controle estrangeiro, mas instalou a ditadura do xá Reza Pahlavi, que torturou, prendeu e assassinou milhares de iranianos por 25 anos. Cada preso político, cada família destruída pela Savak, a polícia secreta treinada pela CIA, foi um custo humano direto daquela intervenção. E quando a revolução islâmica explodiu em 1979, o Ocidente fingiu surpresa – como se 25 anos de repressão patrocinada não tivessem gerado as condições para um levante radical.

O Ronaldo Pereira tem razão quando fala em organização internacionalista da classe trabalhadora, mas precisamos ir além. Precisamos entender que a luta ambiental e a luta anticolonial são a mesma luta. O desmatamento na Amazônia, a mineração em terras indígenas, a exploração de petróleo no pré-sal – tudo isso obedece à mesma lógica que derrubou Mossadegh: a lógica de que os recursos do Sul Global existem para alimentar o consumo do Norte Global. Enquanto não rompermos essa estrutura, cada presidente que tentar colocar os interesses do seu povo acima dos lucros das petroleiras vai correr o risco de ser “ajustado” por uma operação de mudança de regime. A história não se repete como farsa, como disse Marx – ela se repete como tragédia, sempre com o sangue dos povos oprimidos.

Pedro

30/04/2026

É a mesma história de sempre: o povo quer um líder que pense no país, mas aí chega um estrangeiro de terno e caneta e desfaz tudo. Pra quem vive de aplicativo igual eu, o preço da gasolina já mostra quem manda no jogo até hoje.

Ana Paula Conserva

30/04/2026

Pois é, Mariana, e o pior é que essa história se repete: sempre que um país tenta se livrar da exploração estrangeira, vem uma potência com discurso de “democracia” e derruba o governo. O Mossadegh queria o petróleo para o povo iraniano, mas os britânicos não aceitaram perder a mamata. E o Irã até hoje paga por isso, com um regime que o povo não escolheu.

    Ronaldo Pereira

    30/04/2026

    Ana Paula, é exatamente por isso que a classe trabalhadora precisa se organizar em sindicatos fortes e na luta internacionalista. O petróleo iraniano era do povo iraniano, e a derrubada do Mossadegh foi um ataque direto à soberania nacional e aos direitos dos trabalhadores, que até hoje pagam o pato enquanto as petroleiras estrangeiras e seus lacaios locais continuam lucrando.

Mariana Lopes

30/04/2026

Dr. Thiago, é isso mesmo. A Operação Ajax está bem documentada, não tem teoria da conspiração. O que me incomoda é ver gente ainda tratando intervenção estrangeira como “defesa da democracia” quando o histórico mostra que o que estava em jogo era o controle do petróleo iraniano, ponto. O Mossadegh era um nacionalista eleito, não um radical, e foi derrubado porque ousou nacionalizar um recurso estratégico. Até quando vamos fingir que isso foi exceção e não regra nas relações internacionais?

Dr. Thiago Menezes

30/04/2026

O João Batista mencionou “justiça divina”, mas a história mostra que o que derrubou Mossadegh foi a CIA e o MI6, não um plano celestial. Se olharmos os documentos desclassificados, a Operação Ajax é um caso clássico de intervenção por recursos naturais, sem nenhum mistério metafísico. O Irã pagou décadas de ditadura por causa de petróleo e interesses geopolíticos bem terrenos.

João Batista Alves

30/04/2026

Pois é, o que a gente vê é que o homem, movido pela ganância, repete os mesmos erros do passado. O petróleo virou ouro e o poder cega as nações, mas a justiça de Deus é maior que os planos dos homens. O Irã sofre até hoje porque trocaram a lei divina pelos interesses terrenos do império britânico.

Luiz Carlos

30/04/2026

João Carlos, você vai longe com esses termos difíceis, mas no fim é o que a gente sempre vê: país rico metendo o bedelho onde tem petróleo. E o povo iraniano até hoje paga o pato, enquanto os mesmos britânicos querem dar lição de moral. Imposto alto aqui, gasolina cara lá, tudo a mesma história.

    Rubens O Pescador

    30/04/2026

    Pois é, Luiz Carlos, e o pior é que aqui no Brasil a gente já viu esse filme: quando o PT tava no governo, o povo tinha dinheiro no bolso e comida na mesa, mas a direita fofoqueira vive falando mal. Lá no Irã foi a mesma coisa, tiraram o Mossadegh e o povo até hoje sofre com gás caro.

Evelyn Olavo

30/04/2026

O povo iraniano que lute com o preço do gás de cozinha até hoje, né? Enquanto isso, os mesmos britânicos que derrubaram o Mossadegh agora estão aí dando lição de democracia no mundo todo. Hipocrisia pura.

    João Carlos da Silva

    30/04/2026

    Evelyn, você capturou com precisão cirúrgica o que Gramsci chamaria de hegemonia cultural: as potências coloniais constroem um discurso universalista de democracia exatamente para ocultar a violência estrutural que exercem quando seus interesses econômicos são ameaçados. O Irã paga até hoje o preço de ter ousado exercer soberania sobre seus próprios recursos, enquanto Londres segue dando aulas de moral com as mãos sujas de petróleo.

João Carlos Silva

30/04/2026

Pois é, Luciana, você tocou num ponto que a gente sente na pele. Enquanto esses países brincam de derrubar governo por causa de petróleo, a gente aqui paga o pato com gasolina e gás nas alturas. Parece que a história se repete, mas quem sofre as consequências é sempre o povo.

Marta

30/04/2026

Meninos, meninos, sentem-se aqui na carteira da frente que a tia Marta vai dar uma aula de história para vocês. O Renato Professor já explicou direitinho o ponto central: o Mossadegh não era nenhum ingênuo, ele sabia exatamente o que estava fazendo ao nacionalizar o petróleo iraniano em 1951. O problema, como a especialista Somayeh Pasandideh mostra, é que o direito internacional sempre foi uma ferramenta dos fortes contra os fracos. O Irã tentou exercer sua soberania sobre seus próprios recursos e pagou caro por isso. E olha que coincidência interessante: o mesmo Occidente que tanto fala em democracia e liberdade não hesitou em derrubar um governo democraticamente eleito e instalar a ditadura do xá Reza Pahlevi, que torturou, prendeu e matou opositores por 25 anos. O petróleo sempre fala mais alto do que qualquer princípio, meus queridos.

Agora, Luiz Augusto, meu filho, você é um caso sério de quem estudou a história pela cartilha dos vencedores. Você diz que Mossadegh foi ingênuo por não ter “garantia jurídica nem aliança estratégica”. Mas desde quando um país que quer ser dono do próprio nariz precisa pedir licença para as potências? Foi exatamente esse pensamento de subserviência que manteve o Brasil e a América Latina inteira de joelhos por séculos. O Mossadegh tentou o que Getúlio Vargas tentou aqui com a Petrobras em 1953: dizer que o petróleo é nosso. A diferença é que o Brasil teve um pouco mais de sorte e habilidade política, enquanto o Irã foi invadido por uma operação conjunta da CIA e do MI6. Não é ingenuidade, é coragem diante de um leão faminto. E outra coisa: o xá que vocês alguns aí parecem defender como “estabilidade” era um fantoche que entregava o petróleo iraniano de bandeja para as mesmas companhias britânicas que haviam sido expulsas. Que bela alternativa, hein?

E para a Luciana, que falou com tanta propriedade sobre a conta de luz e gás: você tocou no ponto nevrálgico, minha filha. O que aconteceu no Irã em 1953 não é história distante, é a mesma lógica que faz o preço do gás de cozinha disparar aqui no Brasil quando a Petrobras segue a política de paridade internacional. É o mesmo jogo que derrubou presidentes na América Latina, que financiou ditaduras no Chile, na Argentina e no Brasil, e que hoje tenta desestabilizar governos que ousam pensar no povo antes do lucro das corporações. O petróleo sempre foi o centro do poder global, e quem controla a energia controla o mundo. Por isso que o Lula, mesmo com todos os erros, acerta quando defende a soberania energética e o pré-sal para o povo brasileiro. Não é nacionalismo barato, é sobrevivência. Enquanto vocês ficarem discutindo se Mossadegh foi ingênuo ou não, as petroleiras continuam rindo às custas de todos nós. Acordem, meninos, que a história não perdoa quem dorme no ponto.

Luciana

30/04/2026

Pois é, e a gente aqui se matando pra pagar conta de luz e gás, enquanto esses países grandes derrubam governo por causa de petróleo. Parece história distante, mas no fim das contas é o mesmo jogo de sempre: quem tem poder econômico faz a lei e a gente que lute com o preço do botijão.

Luiz Augusto

30/04/2026

O Pedro Almeida tem um ponto: o Ocidente que se diz cristão bancou uma ditadura que perseguia até igrejas. Mas convenhamos, nacionalizar sem garantia jurídica nem aliança estratégica era um convite ao desastre. O Mossadegh foi ingênuo em achar que o direito internacional protegeria o Irã contra a Realpolitik do petróleo.

    Renato Professor

    30/04/2026

    Luiz Augusto, o problema do seu raciocínio é tomar a Realpolitik como lei natural imutável, e não como construção histórica que pode e deve ser enfrentada. Mossadegh não foi ingênuo: ele sabia que o direito internacional era frágil, mas tentou usar a soberania nacional como trunfo diante da ONU e do Tribunal de Haia; o que faltou não foi garantia jurídica, foi a disposição do Ocidente de respeitar a própria legalidade que dizia defender.

João Batista

30/04/2026

Maria Aparecida, a parábola do rico e Lázaro é perfeita aqui. O que me espanta é ver tanta gente ainda defender essa esquerda que repete os mesmos erros: nacionalizar sem Deus e sem temor, achando que o homem resolve tudo com política. O Irã colheu o que plantou ao se afastar dos princípios cristãos, e hoje vive sob um regime que persegue a Igreja. Enquanto isso, os progressistas brasileiros querem repetir a mesma receita, só que com o nosso petróleo.

    Pedro Almeida

    30/04/2026

    João Batista, sua leitura teológica ignora que o mesmo Ocidente cristão que o senhor invoca armou e financiou a ditadura do xá, que torturava opositores e fechava igrejas independentes. Atribuir o golpe de 1953 a uma suposta falta de Deus é um anacronismo piedoso que isenta os verdadeiros responsáveis: a Anglo-Iranian Oil Company e seus lacaios em Washington e Londres.

Maria Aparecida

30/04/2026

Ana Costa, você tem toda razão. O Mossadegh podia ter plano A, B e C que não adiantaria contra a ganância do império. A história mostra que quando o pobre ousa sentar à mesa pra renegociar, os ricos viram a mesa. Lembra da parábola do rico e Lázaro? O rico nem vê o pobre, só enxerga o lucro.

Ana Costa

30/04/2026

Lucas, você tocou num ponto crucial: a falta de plano B. Mas será que qualquer plano B seria suficiente contra a disposição do Reino Unido e dos EUA de derrubar um governo democraticamente eleito? O Mossadegh subestimou a disposição deles de jogar sujo, mas também é verdade que a CIA e o MI6 já tinham histórico de operações encobertas. O resultado é um Irã que até hoje desconfia de qualquer negociação com o Ocidente.

Lucas Alves

30/04/2026

Jeferson, luta de classes ou não, o fato é que o Mossadegh subestimou o jogo de poder internacional. Nacionalizar sem ter um plano B militar é tipo torcer pra que o império britânico aceite a derrota de boa. Ingênuo ou corajoso? Os dois, e o resultado tá aí: 70 anos de regime teocrático.

Zé Trovãozinho

30/04/2026

Ana Rodrigues, é exatamente isso. O povo iraniano até hoje paga o preço dessa interferência, com regime autoritário e sanções. Enquanto isso, os mesmos países que derrubaram o Mossadegh posam de defensores da democracia. Hipocrisia pura.

Ana Rodrigues

30/04/2026

Pois é, e a gente aqui reclamando do preço da gasolina… História se repete, os caras derrubam governo por causa de petróleo e 70 anos depois a gente continua refém desses jogos de interesse. O povo iraniano que se dane, o importante era o lucro da Anglo-Iranian.

Carlos Rocha

30/04/2026

Rodrigo Meireles, boa tentativa de relativizar, mas a Anglo-Iranian ser 51% do governo britânico só prova meu ponto: estatal britânica metendo o bedelho onde não era chamada. O Mossadegh queria renegociar? Ótimo, direito dele. Mas nacionalizar sem compensação justa é quebrar contrato, e quebrar contrato tem preço. O Irã aprendeu isso do jeito mais duro possível.

    Jeferson da Silva

    30/04/2026

    Carlos, você fala em “quebrar contrato” como se contrato colonial com 16% de royalty fosse cláusula pétrea. Na fábrica, quando o patrão rasga o acordo coletivo, ninguém chama de “quebrar contrato”, chamam de luta de classes. O Mossadegh tentou renegociar na diplomacia por anos, tomaram o petróleo dele na base da canetada imperialista e ainda querem moral de “justiça contratual”.

Rodrigo Meireles

30/04/2026

Adalberto, o problema não é nacionalizar ou privatizar, é achar que petróleo no Oriente Médio em 1953 era só “negócio privado” – a Anglo-Iranian era 51% do governo britânico. O Mossadegh tentou renegociar um contrato que dava 16% de royalty pra eles, e a resposta foi derrubar o cara com a CIA. Pragmaticamente, se o Estado não tivesse entrado pra regular, a Inglaterra teria continuado levando o petróleo de graça. O que veio depois – xá, aiatolá – é outra conta, mas o estopim foi puramente econômico e mal resolvido.

Celio Fazendeiro

30/04/2026

Adalberto Livre, você é o exemplo perfeito de quem não sabe interpretar um texto. O artigo explica que o golpe foi motivado pelo petróleo, não por “comunismo”. O Irã de hoje é consequência da interferência ocidental, não da nacionalização. Mas pra quem acha que índio tem que ser dizimado, qualquer nuance é demais.

Adalberto Livre

30/04/2026

ISSO É O QUE ACONTECE QUANDO O ESTADO QUER MANDAR NO QUE É PRIVADO! NACIONALIZAÇÃO SÓ DÁ MERDA, OLHA O IRÃ HOJE, VIVE NA IDADE MÉDIA! COMUNISTAS ADORAM ESSA HISTÓRIA MAS ESQUECEM QUE DEPOIS VEIO A DITADURA DOS AYATOLÁS!

Eduardo Nogueira

30/04/2026

Mossadegh era um nacionalista, não um comunista. Mas pra esquerda brasileira, qualquer um que lute contra o Ocidente vira herói automaticamente. O Irã trocou o xá pelo aiatolá e hoje vive sob sharia, mas continuem romantizando.

João Carvalho

30/04/2026

Pedro Neto, seu comentário é tão raso que nem merecia resposta, mas vamos lá: o golpe de 1953 no Irã é um caso clássico de intervenção imperialista, estudado em qualquer curso sério de relações internacionais. O Mossadegh foi derrubado por nacionalizar o petróleo, não por ser comunista — e a CIA documentou isso abertamente. Reduzir a discussão a um “Faz o L” é ignorância histórica, não posicionamento político.

Pedro Neto

30/04/2026

Faz o L, vai pra Cuba, comunista ladrão.

Márcio Torres

30/04/2026

É sempre curioso ver como esse debate se desenrola nos comentários. De um lado, temos Roberto Lima repetindo o mantra de que “estatização sempre acaba mal”, como se a nacionalização do petróleo iraniano fosse um experimento econômico abstrato e não uma resposta a décadas de exploração colonial pela Anglo-Iranian Oil Company. Do outro, Helton Barros invoca Deus e patriotismo, mas ignora que o xá Reza Pahlavi, colocado no poder pelo golpe, era um ditador que torturou e matou iranianos com apoio ocidental. A ironia é que ambos os lados, cada um à sua maneira, evitam o cerne da questão: o golpe de 1953 não foi um acidente ou um “excesso” do imperialismo — foi uma operação cirúrgica de duas potências para garantir que o petróleo iraniano continuasse fluindo para suas refinarias, e não para o desenvolvimento interno do Irã.

A Mariana Santos acertou em cheio ao apontar o padrão histórico: sempre que um país do Sul Global tenta reverter a lógica extrativista, aparece uma “intervenção humanitária” ou um “golpe patriótico” patrocinado por quem detém as armas e o capital. O que o artigo da Somayeh Pasandideh faz bem é lembrar que o Mossadegh não era um radical islâmico — era um nacionalista democrata, secular, que tentou usar os mecanismos legais do próprio Irã para renegociar contratos predatórios. A resposta do Ocidente foi treinar paramilitares, pagar multidões para simular apoio popular e orquestrar um golpe que matou centenas. E ainda hoje há quem ache que “quebrar contrato” é pior que invadir um país soberano.

O que me incomoda profundamente nessa thread é a ausência de qualquer menção às consequências de longo prazo. O golpe de 1953 não “apenas” derrubou um governo — ele destruiu a frágil democracia iraniana, radicalizou a oposição, empurrou o país para os braços da ditadura do xá e, décadas depois, forneceu o combustível ideológico para a Revolução Islâmica de 1979. Ou seja, a intervenção britânico-americana criou exatamente o inimigo que eles diziam combater: um Irã teocrático e antiocidental. Se alguém aqui acredita em “consequências não intencionais”, sugiro estudar a história real, e não a versão de manual de ciência política vendida em think tanks.

Por fim, uma observação metodológica: quem trata o petróleo como “recurso de Deus” ou como “propriedade sagrada da nação” está fazendo o mesmo jogo retórico dos imperialistas, só que invertendo o sinal. A questão não é mística nem moral — é material. O petróleo iraniano era extraído por empresas britânicas que pagavam migalhas ao Irã enquanto lucravam bilhões. A nacionalização era um ato de soberania econômica, não de fé. E a resposta violenta a esse ato mostra que, para as potências, “livre mercado” é um slogan que vale enquanto elas controlam os recursos. Quando um país resolve jogar o jogo de verdade, as regras mudam — e os tanques aparecem.

Mariana Santos

30/04/2026

A Célia Carmo já resumiu bem: foi a CIA e o MI6 que operaram o golpe, não mão invisível do mercado. O que a história mostra é que sempre que um país do Sul Global tenta nacionalizar seus recursos pra beneficiar seu povo, aparece uma potência imperialista de plantão pra chamar de “quebra de contrato” e derrubar o governo. Até quando vamos fingir que isso é coincidência?

Helton Barros

30/04/2026

Mais um capítulo da hipocrisia globalista. Enquanto isso, no Brasil, temos gente defendendo intervenção estrangeira em nome do “progresso”. Petróleo é recurso de Deus pra abençoar uma nação, não pra banqueiro inglês roubar. Cadê os patriotas de verdade pra aprender com o Irã?

    Célia Carmo

    30/04/2026

    Helton, falou bonito, mas cadê a parte em que o Mossadegh foi derrubado pela CIA e MI6, não por Deus, né, amigão? #ForaImperialismo

Roberto Lima

30/04/2026

O Luizinho 16 foi direto ao ponto. Enquanto essa turma fica discutindo se quebrar contrato é pior que invadir país, o que a história mostra é o seguinte: estado grande e estatização sempre acabam mal. O Mossadegh podia ser patriota, mas na prática virou as costas pro capital estrangeiro que tinha investido pesado lá. Resultado? Perdeu o governo e o país ficou décadas atrasado. Liberalismo de verdade respeita contrato, e soberania não é desculpa pra virar a mesa.

    Mariana Alves

    30/04/2026

    Roberto, você levanta um ponto que merece ser examinado com mais cuidado, porque ele revela uma premissa ideológica que precisa ser desmontada. Você diz que “estado grande e estatização sempre acabam mal” e que “liberalismo de verdade respeita contrato”. O problema é que essa frase trata contratos como se fossem entidades abstratas pairando acima da história e das relações de poder. O contrato que o Mossadegh “quebrou” era um acordo firmado entre o governo iraniano e a Anglo-Iranian Oil Company (AIOC) em 1933, sob condições de extrema assimetria: o Irã era um país semi-colonial, a AIOC era um braço do Império Britânico, e o contrato dava aos britânicos 84% dos lucros do petróleo iraniano, enquanto o Irã ficava com 16% e nem sequer tinha acesso aos livros contábeis da empresa para auditar os valores. Isso não é um contrato entre iguais, é um instrumento de espoliação. O parlamento iraniano, democraticamente eleito, aprovou a nacionalização por lei. O que você chama de “virar a mesa” é, na verdade, o exercício legítimo da soberania popular para corrigir uma injustiça histórica.

    A sua afirmação de que “o país ficou décadas atrasado” como consequência da nacionalização é uma inversão causal grosseira. O Irã não atrasou por causa da estatização; ele atrasou porque sofreu um golpe de Estado orquestrado pela inteligência britânica (MI6) e pela CIA, que derrubou Mossadegh, reinstalou o xá Mohammad Reza Pahlavi e entregou o petróleo iraniano de volta às petroleiras ocidentais num consórcio que deu à AIOC (agora BP) 40% dos lucros. O regime do xá, que você talvez admire como “liberal”, era uma ditadura apoiada por tanques estrangeiros, que gastava bilhões em armas compradas dos Estados Unidos e mantinha uma polícia política (a SAVAK) que torturava e executava opositores. O “atraso” que você menciona não veio da estatização, veio da interrupção violenta de um projeto de desenvolvimento nacional autônomo. Países como a Noruega, que nacionalizou seu petróleo décadas depois e criou a Statoil, não sofreram golpes e hoje têm um dos maiores fundos soberanos do mundo. A diferença não é a estatização em si, é o imperialismo.

    Por fim, sua defesa do “respeito ao contrato” ignora seletivamente que o contrato original foi imposto sob chantagem e que os britânicos, ao invés de recorrerem a tribunais internacionais ou à negociação diplomática, optaram por derrubar um governo democraticamente eleito. Se o liberalismo que você defende é aquele em que contratos desiguais são sagrados, mas a soberania popular e o direito de um povo decidir sobre seus próprios recursos naturais são descartáveis, então estamos falando de uma doutrina que não passa de uma justificativa para a dominação. O Mossadegh não “virou as costas para o capital”; ele tentou renegociar os termos de uma relação predatória. A resposta do capital foi um golpe de Estado. A história não é um manual de economia de livre mercado; é um campo de batalha entre interesses de classe e nações. E, nessa batalha, o Irã perdeu não porque estatizou, mas porque ousou desafiar a ordem imperialista.

Lucas Moreira

30/04/2026

Silvia, sua analogia com assédio é forte, mas acho que perde o ponto principal. O Mossadegh nacionalizou sim, mas quebrou contratos e expulsou empresas que haviam investido décadas de capital e tecnologia. Não existe soberania que pague conta de engenheiro e geólogo. O Irã pós-golpe virou exemplo do que acontece quando se troca o Estado de Direito por estatização populista.

    Luizinho 16

    30/04/2026

    Lucas, “quebrar contrato” é fichinha perto de derrubar um governo democraticamente eleito a tanque pra roubar petróleo alheio, hein, amigão?

Silvia D.

30/04/2026

Maura, sua analogia foi cirúrgica. É impressionante como ainda tem gente que acha que soberania nacional é um “luxo” que país pobre não pode ter. O Mossadegh foi eleito, seguiu a lei e queria usar o petróleo pra financiar saúde e educação. O que os britânicos fizeram foi um atropelo à democracia, pura e simplesmente. E o pior é ver esse mesmo roteiro sendo aplicado em países que tentam se livrar de exploração estrangeira até hoje.

Cecília Alves

30/04/2026

O pessoal aqui parece achar que o problema foi a intervenção britânica, mas o erro original foi ter um governo que estatizou o setor produtivo. Se o Mossadegh respeitasse contratos e propriedade privada, os britânicos não teriam motivo pra agir — ou, se agissem, estariam expostos como agressores. Nacionalizar é queimar pontes e depois reclamar que o outro lado reagiu.

    Maura Santos

    30/04/2026

    Cecília, com todo respeito, essa lógica de “se a vítima não reagisse, o agressor não teria motivo” é a mesma usada pra culpar quem denuncia assédio. O Mossadegh nacionalizou o petróleo iraniano com base em lei aprovada no parlamento do país — se respeitar a soberania alheia é “queimar pontes”, o problema não é dele, é de quem acha que contrato com multinacional vale mais que voto popular.

Maria Clara Lopes

30/04/2026

É um caso clássico de como a geopolítica do petróleo moldou o Oriente Médio, e a thread aqui já trouxe boas análises. O que me parece é que ambos os lados do debate, tanto o que defende a nacionalização como o que critica, às vezes ignoram o contexto da Guerra Fria e os interesses múltiplos em jogo na época.

Carlos Oliveira

30/04/2026

Pois é, e a gente vê a mesma história se repetindo em outros cantos do mundo até hoje. Petróleo, gás, minério… sempre tem uma grande potência querendo tomar o que é do povo. O Mossadegh tentou fazer o básico, que era usar a riqueza do próprio país pra melhorar a vida do povo, e foi derrubado por causa disso. Enquanto isso, aqui no Brasil a gente briga pra não privatizar a Petrobrás e manter o pré-sal como nosso.

Fernando O.

30/04/2026

Fernanda, Clarice e Paulo já desmontaram bem o anacronismo do Tadeu e a fantasia de livre mercado do Rodrigo. O que me impressiona é como o debate sobre 1953 sempre esbarra no mesmo lugar: tratam a nacionalização do petróleo como um ato de “burrice ideológica”, quando os números mostravam que o Irã ficava com menos de 20% do lucro. Qualquer empresário minimamente racional teria nacionalizado também. O golpe foi um ato de força bruta para manter uma margem de exploração insustentável, não um desvio de rota do “livre mercado”.

Rodrigo RedPill

30/04/2026

Tadeu, meu amigo, inflação de 40% é fichinha perto do que o Irã perdeu de oportunidade de desenvolvimento por causa de ideologia nacionalista burra. Se o Mossadegh tivesse entendido que contrato é contrato e que o livre mercado premia quem joga as regras do jogo, talvez o Irã hoje fosse um Dubai com petróleo. Mas não, preferiram estatizar e tomar no cu por décadas. É a mesma história de sempre: esquerdista querendo controlar os meios de produção e no final só entrega miséria.

    Paulo Ribeiro

    30/04/2026

    Rodrigo, seu comentário é um primor de anacronismo e ideologia travestida de pragmatismo. Você parte de uma premissa falsa: a de que o Irã pré-1953 era um “livre mercado” e que Mossadegh, ao nacionalizar o petróleo, teria quebrado um “contrato” sagrado. Ora, que contrato era esse? A Anglo-Iranian Oil Company (AIOC), controlada pelo governo britânico, pagava ao Irã uma miséria — 16% dos lucros, enquanto o governo britânico arrecadava mais em impostos sobre a mesma empresa do que o país dono da matéria-prima. Isso não é livre mercado, é espoliação colonial travestida de negócio. O AIOC era um monopólio extrativista que impedia o Irã de sequer auditar seus próprios livros contábeis. Mossadegh não “estatizou” por ideologia; ele aplicou o direito soberano de qualquer nação, reconhecido até pela ONU, de renegociar os termos de exploração de seus recursos naturais. O que você chama de “ideologia nacionalista burra” é, na verdade, o que Mariátegui chamaria de afirmação da soberania nacional contra o imperialismo — um movimento que, aliás, foi replicado com sucesso por países como a Arábia Saudita (que nacionalizou a Aramco em 1980) e a Noruega (que criou a Statoil em 1972). Ambos hoje são exemplos de desenvolvimento, não de miséria.

    A comparação com Dubai é reveladora. Dubai não tem petróleo para sustentar seu modelo — tem 1% das reservas dos Emirados. O que Dubai tem é uma economia baseada em turismo, portos e paraísos fiscais, construída sobre trabalho escravo de imigrantes sul-asiáticos sem direitos trabalhistas. É um modelo de enclave, não de desenvolvimento nacional. O Irã, com 80 milhões de habitantes, uma história milenar e uma economia complexa, jamais seria “um Dubai com petróleo”. O que Mossadegh propunha era exatamente o oposto: usar a renda petrolífera para industrializar o país, diversificar a economia e distribuir renda. Ele criou um sistema de seguridade social, expandiu a educação pública e tentou quebrar o latifúndio. Foi por isso que a CIA e o MI6 o derrubaram, não porque ele era “burro”. O xá que colocaram no lugar, sim, entregou o petróleo de volta às multinacionais, criou uma polícia política brutal (a SAVAK) e concentrou a renda em uma elite corrupta. O resultado foi a Revolução Islâmica de 1979, que não foi um ato de “esquerdismo”, mas uma reação popular contra décadas de ditadura e dependência externa.

    Você diz que “esquerdista querendo controlar os meios de produção só entrega miséria”. Vamos aos fatos concretos: quando o petróleo foi nacionalizado no Irã, entre 1951 e 1953, o PIB iraniano cresceu, as reservas internacionais aumentaram e o país pagou sua dívida externa. O golpe de 53 é que jogou o Irã em uma espiral de dependência e autoritarismo que culminou na teocracia atual. Se Mossadegh tivesse vencido, talvez o Irã tivesse seguido um caminho semelhante ao da Indonésia de Sukarno ou da Índia de Nehru — com erros e acertos, mas com soberania. O que você chama de “livre mercado” é, na prática, a liberdade do capital estrangeiro de explorar sem contrapartida. Gramsci já nos alertava: a hegemonia não se mantém só pela força, mas pela naturalização de uma ordem que beneficia poucos. Seu discurso de que “contrato é contrato” ignora que os contratos coloniais foram feitos sob ameaça de canhoneiras britânicas. Não há liberdade de mercado onde uma das partes negocia com uma pistola apontada à cabeça.

Clarice Historiadora

30/04/2026

Tadeu, seu argumento ignora que a inflação iraniana hoje tem muito mais a ver com 40 anos de sanções americanas pós-79 do que com o golpe de 53. O Mossadegh foi derrubado justamente porque queria usar a renda do petróleo pra desenvolver o país, e os britânicos preferiram um xá fantoche que gastava em armas e repressão. O legado do golpe não é preço de gasolina, é uma teocracia que surge como reação a décadas de intervenção estrangeira. Quem quiser entender o ciclo recomendo ler “All the Shah’s Men”, do Kinzer.

Fernanda Oliveira

30/04/2026

Tadeu, você tem um ponto, mas medir o sucesso do golpe só pela inflação de hoje é anacrônico. Na época, o objetivo imediato era quebrar a nacionalização e recolocar o petróleo iraniano sob controle ocidental, o que conseguiram por décadas. O caos institucional que plantaram é justamente uma das raízes da teocracia atual e da economia distorcida que vemos agora.

Tadeu

30/04/2026

Pessoal, 1953 foi há 70 anos. O que me preocupa mesmo é que o Irã hoje é um dos maiores produtores de petróleo do mundo e a inflação lá beira os 40% ao ano. Se o golpe foi pra garantir petróleo barato, não funcionou muito bem no longo prazo, né?

Lucas Pinto

30/04/2026

A thread está boa, mas acho que Caio Vieira e Carlos Henrique Silva poderiam ir um pouco mais fundo na questão da hegemonia. Gramsci é citado, mas sem a devida materialidade histórica. O golpe de 53 no Irã não é apenas um caso de imperialismo clássico britânico defendendo monopólio — é a demonstração perfeita de como a burguesia internacional opera quando a via do “consenso” se esgota. Mossaddegh não era um socialista, era um nacionalista burguês que queria renegociar os termos da exploração. Ofereceu indenização, propôs contratos, jogou o jogo do direito internacional. E ainda assim foi derrubado. Por quê? Porque o capitalismo não tolera nem mesmo a social-democracia periférica quando ela ameaça o fluxo de acumulação primária.

O que me incomoda em comentários como o do Eduardo Teixeira é achar que o liberalismo tem alguma essência redimível. Não tem. O liberalismo é a ideologia da classe dominante em sua fase concorrencial; quando a concorrência real ameaça os lucros, a máscara cai e o que sobra é o Estado burguês nu e cru, com CIA, MI6 e torturadores locais. O Irã de 1953 é o mesmo padrão do Chile de 1973, do Brasil de 1964, da Indonésia de 1965. A diferença é que no Irã o pretexto era petróleo; no Chile, cobre; no Brasil, “anticomunismo”. O motor é sempre o mesmo: impedir que qualquer nação periférica exerça soberania real sobre seus recursos.

Outro ponto que ninguém tocou é o papel da religião como ferramenta de dominação nesse processo. Os britânicos e a CIA usaram a hierarquia xiita conservadora para mobilizar as massas contra Mossaddegh, pintando seu nacionalismo laico como uma ameaça ao Islã. Isso é clássico: o imperialismo sempre instrumentaliza o obscurantismo religioso quando lhe convém, e depois chora com a “teocracia” que ajudou a criar. O aiatolá Khomeini não surgiu do vácuo em 1979; ele foi um dos beneficiários indiretos da repressão de 1953, que eliminou toda a esquerda iraniana e deixou o campo aberto para o populismo religioso.

Por fim, acho que a análise do João Augusto, com a citação de Walter Benjamin, é a mais lúcida da thread. A derrubada de Mossaddegh não foi um erro de cálculo — foi um ato de guerra de classes em escala global. O “anjo da história” vê os escombros: vinte anos de ditadura do xá, a Savak torturando opositores, e no fim o aiatolá varrendo tudo. A pergunta que fica é: quantos Mossaddeghs ainda precisam cair para que a esquerda entenda que não há reforma possível dentro da ordem imperialista? O nacionalismo burguês é uma ilusão necessária, mas sempre termina em golpe ou cooptação.

Eduardo Teixeira

30/04/2026

Carlos, você defende contratos claros, mas o Irã ofereceu indenização justa e os britânicos ainda assim armaram um golpe. O problema nunca foi falta de regras, e sim que eles não aceitavam perder o monopólio. Liberalismo de verdade exige respeito à propriedade alheia, não intervenção para manter privilégio de empresa estrangeira.

    Caio Vieira

    30/04/2026

    Eduardo, sua observação é cirúrgica e toca no cerne da contradição do liberalismo periférico: a defesa abstrata de contratos claros sempre esbarra na materialidade do imperialismo, que, como nos ensina Caio Prado Jr., opera pela hegemonia disfarçada de livre mercado — quando o monopólio britânico foi ameaçado, a tal “propriedade alheia” virou subversão a ser esmagada pela CIA e pelo MI6.

Carlos Henrique Silva

30/04/2026

João Augusto, sua leitura é precisa e amarga: a derrubada de Mossaddegh foi um daqueles momentos em que a contrarrevolução preventiva, para usar o vocabulário gramsciano, conseguiu não apenas restaurar a hegemonia britânica por mais vinte anos, mas também criar as condições objetivas para o que veio depois. O xá Reza Pahlevi, que os golpistas recolocaram no trono como um mero preposto, governou com mão de ferro e com a bênção ocidental até que a contradição entre a modernização forçada e a repressão política explodisse em 1979. O que os serviços de inteligência de Sua Majestade e da CIA não calcularam foi que, ao eliminar a via nacionalista e democrática representada por Mossaddegh, eles empurraram o Irã para o braço do clero xiita. Não é ironia, é dialética: a violência de Estado sempre produz seu próprio antídoto, e muitas vezes ele é mais amargo do que a doença original.

Aos colegas que insistem na tese dos “portos abertos” e dos “contratos claros”, sugiro uma leitura atenta de Lênin sobre o imperialismo como fase superior do capitalismo. Não se tratava de falta de transparência contratual; tratava-se de um país periférico ousando reivindicar a propriedade de seus próprios recursos naturais. A Anglo-Iranian Oil Company não queria um bom negócio, queria o monopólio. Quando Mossaddegh nacionalizou o petróleo e ofereceu indenização justa, ele não estava quebrando regras do jogo; estava desafiando a própria lógica da acumulação imperialista. A resposta britânica foi o bloqueio econômico, o embargo e, finalmente, o golpe. Isso não é teoria da conspiração, é história documentada pelos próprios arquivos do Foreign Office.

O que me preocupa, como professor de Ciências Políticas, é ver esses mesmos padrões se repetindo hoje. Quando um país do Sul Global ousa desafiar a ordem neoliberal — seja na América Latina, na África ou no Oriente Médio —, as mesmas forças se mobilizam, com os mesmos métodos, apenas trocando a bandeira britânica pela americana e, mais recentemente, pelas agências multilaterais de “governança”. O golpe de 1953 no Irã não é uma curiosidade histórica; é um manual de instruções que ainda está sendo usado. Por isso que a memória desse episódio é tão importante: ela nos lembra que a soberania nacional não se conquista com boas maneiras e contratos bem redigidos, mas com força política e capacidade de enfrentar o poder estabelecido.

João Augusto

30/04/2026

A ironia trágica desse episódio é que a CIA e o MI6, ao derrubarem Mossaddegh, não apenas restauraram o monopólio petrolífero britânico por mais duas décadas, mas também semearam o chão fértil para o regime dos aiatolás em 1979. Como Walter Benjamin nos lembra, todo documento de civilização é também um documento de barbárie — e o xá Reza Pahlevi, sustentado por essa intervenção, governou com a SAVAK, a polícia política mais temida do Oriente Médio. O que os comentários liberais aqui chamam de “ineficiência estatal” é, na verdade, o preço da soberania diante de um sistema que nunca aceitou que países periféricos controlassem seus próprios recursos.

Carlos Meirelles

30/04/2026

Mais um capítulo da velha história: intervenção estrangeira para controlar recursos alheios. Enquanto isso, o contribuinte brasileiro financia estatais ineficientes e políticos vendem discurso de soberania. Se o Irã tivesse mantido portos abertos e contratos claros, talvez o destino tivesse sido outro.

    Marcos Andrade Niterói

    30/04/2026

    Carlos, discordo: não foi “portos abertos” que faltou, foi soberania mesmo. O Mossaddegh nacionalizou o petróleo dentro da lei e pagou indenização justa — o que os britânicos não aceitaram foi perder o controle. Aqui no Brasil, a Petrobrás com pré-sal mostra que estatal bem gerida pode sim ser instrumento de desenvolvimento, não cabide de emprego.

    Tiago Mendes

    30/04/2026

    Carlos, discordo totalmente. O problema não foi falta de contratos claros, foi a recusa britânica em aceitar que um país do Sul Global tivesse o direito de usar seus próprios recursos para o bem do povo. A ineficiência que você critica muitas vezes é o preço pago para manter soberania — e o pré-sal mostra que a Petrobrás pode ser eficiente quando não é sabotada por interesses externos.

    Samara Oliveira

    30/04/2026

    Carlos, com todo respeito, essa ideia de que “portos abertos e contratos claros” teriam salvado o Irã ignora que o Mossaddegh agiu dentro da lei e pagou indenização justa. O que os britânicos não aceitaram foi perder o controle sobre o que era do povo iraniano – e a história mostra que soberania sem justiça social vira discurso vazio.

    Mateus Silva

    30/04/2026

    Carlos, você toca num ponto caro ao pensamento liberal clássico, mas a história concreta mostra que o Irã de Mossaddegh ofereceu contratos claros e indenização justa — o problema foi que a Anglo-Iranian Oil Company exigia não contratos, mas monopólio. A ineficiência de estatais brasileiras é real e merece crítica, mas confundir a defesa da soberania iraniana com populismo vazio é um salto analítico que ignora a assimetria de poder entre centro e periferia no sistema capitalista.


Leia mais

Recentes

Recentes