Menu

Autonomia do Banco Central: sem recuo

O debate no SBT, realizado há pouco, trouxe ao menos uma revelação importante. Em se tratando da autonomia do Banco Central, Marina Silva não irá recuar. Ela recuou na política gay; em outros temas, recuou ou recuou do recuo. Mas não recuou e não irá recuar na decisão de entregar a mais importante ferramenta política […]

38 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

ScreenHunter_4772 Sep. 01 20.04


O debate no SBT, realizado há pouco, trouxe ao menos uma revelação importante. Em se tratando da autonomia do Banco Central, Marina Silva não irá recuar. Ela recuou na política gay; em outros temas, recuou ou recuou do recuo.

Mas não recuou e não irá recuar na decisão de entregar a mais importante ferramenta política do governo em relação à macroeconomia do país, à um punhado de burocratas, influenciados pela mídia e pelo mercado financeiro.

A defesa enfática da autonomia do Banco Central torna a candidatura Marina Silva a verdadeira plataforma do neoliberalismo no Brasil.

De resto, Marina Silva manteve-se calma, às vezes irritantemente calma, como se fosse um robô, mas sempre falando muito bem, sem jamais confundir-se ou gaguejar.

Dilma só fica bem quando a adrenalina sobe. Ela para de gaguejar e vai na jugular dos adversários. É uma personalidade curiosa, que cresce na adversidade.

A petista poderia ser mais assertiva se, no momento em que Aécio tentou voltar à ladainha do mensalão, mencionasse o aecioporto.

Mas Dilma foi melhor do que em outros debates. Destaco o trecho em que ela deu uma verdadeira lição de ciência política e democracia para Marina Silva, ao dizer que não é o presidente quem escolherá os “bons” com quem irá governar, e sim o povo, através do voto.

Eduardo Jorge falou, mais uma vez, de forma digna sobre a sua defesa da legalização das drogas e do aborto.

Levy Fidelix foi uma presença importante, ao tocar no tema da sonegação, evitado por todos os outros candidatos. Lembrou que o Itaú, cuja herdeira coordena o programa de governo de Marina Silva, deve R$ 18 bilhões ao fisco. E usou a expressão mídia vendida por diversas vezes.

Só lamento que tenha destinado sua verve para Kennedy Alencar, que é um dos melhorzinhos da grande mídia. Fidelix poderia responder facilmente à acusação de que seu partido seria de aluguel. Bastava lembrar que não é só partido pequeno que se vende. Os grandes e médios também.

A estratégia de Luciana Genro de bater em todos não me parece eficaz. Ela deveria bater exclusivamente na Marina, que vem chupando o voto jovem e o voto de protesto, prejudicando a performance do PSOL.

Pastor Everaldo é o demônio encarnado. Ninguém vai me convencer do contrário. O sujeito que fala demais em família, é um falso moralista. E quero saber mais desse processo aí em que ele é acusado de bater na mulher. Não ficou bem esclarecido. Para piorar, o infeliz ainda é contra a regulamentação da mídia. Aliás, é bom que ele seja, porque aí fica bem marcado que a regulamentação da mídia é uma bandeira boa, progressista, uma bandeira que não conta com apoio desse energúmeno proto-fascista, disfarçado de pastor.

Abaixo, alguns trechos do debate:

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Patriota Puttin Vlad

03/09/2014 - 14h14

Blablarina deveria entregar a chave somente da CASA DELA para bandidos adentrar, o Banco Central pertence ao Brasil.

Patriota Puttin Vlad

03/09/2014 - 14h14

Blablarina deveria entregar a chave somente da CASA DELA para bandidos adentrar, o Banco Central pertence ao Brasil.

Mônica Regina dos Santos

02/09/2014 - 15h36

Tatá no Blog da Cidadania:
02/09/2014 • 12:26

prezado Eduardo – sou uma mulher de 67 anos, psicanalista, tenho acompanhado a trajetória de nossa presidenta- gostaria de fazer algumas observacoes- acho que ela esta. muita presa a técnica, deveria ficar mais solta, mais ” humana”- deveria responder ao que lhe perguntam de maneira calma, por ex.- quando falam que o partido tratou seus ” condenados”como heróis, deveria dizer que a história e diferente, os militantes se revoltam pela maneira diferenciada com que a justica tratou situações semelhantes, como mensalão tucano, compra de reeleição, desvio do Metro de SP, que para nossa vergonha precisou de autoridades da Suíça para se começar a investigar aqui em SP, então senhores, ninguém glorifica maus feitos, queremos apenas que a Justiça seja feita. Quando falam em relação a Petrobras, deveria pedir aos eleitores que se informassem melhor, por ex sobre a compra de Pasadena, os números mostram que deu lucro – todos sabemos que a Petrobras eh muito cobiçada pelos estrangeiros, nosso Pre-Sal eh milionário, e então parece que falar mal da empresa eh uma maneira de desvaloriza- la, para entregar de mão beijada aos estrangeiros, como fizeram com a Vale, que foi vendida por míseros 3 bilhões, quando valia mais de 100 bilhões, ninguém viu indignação da imprensa a época, então caros brasileiros, não vamos deixar que desvalorizem nosso maior patrimônio, se as pessoas cometeram erros, a empresa não pode pagar por isso. Quando falam que o programa eleitoral mostra um Brasil maravilhoso, dizer que ali não há promessas, são realizações- se a família sorri, e porque conseguiu sua casa pelo Minha casa, minha vida, se a estudante está feliz eh porque encontrou no Pronatec um Caminho- se o pobre hoje come melhor, eh porque diminuímos as desigualdades sociais- tudo isso foram conquistas, são Presente, com perspectivas de melhorar muito o Futuro. penso que nossa presidenta deveria ter essas situações ” decoradas” para poder expor com clareza e calma,se for possível chegar esse email a sua campanha ficaria grata.

mineiro

02/09/2014 - 15h29

a outra coisa que eu esqueci , a marifaiajato falou que nao abre do banco central ser independente. claro que nao abre , ela vai entregar para o banco itau, seu maior aliado de campanha. quer coisa mais clara do que isso? so a luz do sol , é brincadeira , essa sujeita é tucana ate debaixo d’agua ou alguem duvida. vai acabar com o brasil , vai de retro satanas.

mineiro

02/09/2014 - 15h24

estao de brincadeira , nao precisa de horario politico ,nem de debate pra saber que a melhor candidata é a dilma russef com seus defeitos e tudo. uma pessoa de sã consciencia nao pode votar nesses figurantes de candidatos que estao concorrendo. eu so destaco a luciana genro ,que fala bem e muitas coisa acertadas , mas é muito inexperiente e ta num partido sem futuro. se ela estivesse no pt e bem assessorada e com mais um pouco de experiencia , ela com certeza seria uma boa candidata para outros setores. mas de resto , é so mesmice e propostas absurdas. no momento é dilma mesmo , mas tem que mudar muita coisa e o pt tem voltar as bases. isso nao a menor duvida. isso ta ficando claro nos debates, o pecado que o pt ta cometendo foi esse. mas o resto ta perfeito , o brasil nao pode parar , se parar o povo é o maior culpado.

celso

02/09/2014 - 12h39

Adorei quando o Levy debochou do Kennedy como um fantoche.
Não precisamos defender jornalistas, só porque vc acha que ele e “melhorzinho”.
Pertence a mídia farsante.

Rafael oliveira

02/09/2014 - 11h55

Rapaz, esses blogueiros de esquerda são uma piada. O roliço Eduardo Guimarãs, amigo do Miguel do Rosário, disse que gostaria de ver Dilma enfezada nos debates, que Dilma tem um botão anti-pânico e os marqueteiros precisam encontrar uma forma de acioná-lo para que ela fique enfezada. Sugeri ao amigo do Miguel que ele próprio ficasse atrás de Dilma, durante os debates, cutucando a bunda da presidente. Ela iria ficar puta, zangada o tempo todo e o Eduardo Guimarães satisfeito em ver Dilma enfezada!kkkkkkkkkkkkkkk

elisa

02/09/2014 - 11h45

Pois é,a Marina vai nos entregar com um sorriso no rosto de bandeja aos bancos, que vão arrebentar a vida dos brasileiros com a perda de milhões de empregos e ainda tem gente amenizando a conduta dela. Ela não vai ter a menor piedade dos pobres e miseráveis, que sofrerão o mesmo que ela já sofreu. Vendeu-se, ponto final, está do outro lado, realmente é uma terceira via, ela e os bancos.

Carolina Alves

02/09/2014 - 14h40

Eu que tenho financiamento com a CEF estou apavorada, começa com autonomia do Bacen termina com Itaú dono da CEF e do BB.

Roberto

02/09/2014 - 11h06

Levy Fidelix foi o melhor do debate. Dilma foi média, não ganhou nem perdeu votos (ou seja, mal pra campanha). Marina consegue dizer nada com firmeza de quem fala algo.
Se Dilma não mudar de postura vai perder.
Os comentários lidos aqui são de pessoas mais politizadas. Não adianta tecermos comentários do que já sabemos. Dilma tem que falar a lingua do povão. Essa ladainhs de “eu entendo que tiramos 22 milhões da linha da pobreza e colocamos 40 milhões na classe média, colocamos médicos pra atender 50 milhões…isso não muda nada na campanha!
Tem que ir pro embate, falar claramente quem está por trás de Marina: “Trabalhador brasileiro, quem está com ela é o mesmo cara que congelou a poupança na era Color” ou “Se Marina ganhar a gasolina vai aumentar e vai faltar luz”. Tem que colocar medo no povão, senão vai perder mesmo.

Emerson

02/09/2014 - 09h16

BOMBA! BOMBA! BOMBA!
MARINA SILVA ESTARIA LIGADA AO GENOCIDA DO AMIANTO, CONDENADO EM SEGUNDA INSTÂNCIA NA ITÁLIA A 18 ANOS DE CADEIA PELA MORTE DE 2000 OPERÁRIOS EM SUAS FÁBRICAS NA ITÁLIA.

A informação segue em espanhol. Foi publicada em rebelion.org
É sério e é gravíssimo. É preciso repercutir essa informação enquanto há tempo.
É PRECISO TRADUZIR E DIVULGAR AO MÁXIMO ESSA INFORMAÇÃO. HÁ INCLUSIVE FOTOS DELA PARTICIPANDO DE EVENTO DA AVINA, ORGANIZAÇÃO DE COOPTAÇÃO DE EMPREENDEDORES SOCIAIS CRIADA POR SCHMIDHEINY, O GENOCIDA DO AMIANTO.

http://www.rebelion.org/docs/189129.pdf

Juba

02/09/2014 - 08h20

A proposta de autonomia do Banco Central é o sonho dos Banqueiros Brasileiros e Internacionais.
Marina antes de fazer esta promessa deveria ter pensado no povo e não apenas no dinheiro que ela recebeu.
Deveria pensar no povo.
Este povo tão desinformado e iludido pela mídia.

Pedro GOmes

02/09/2014 - 08h26

poxa, a Dilma quando começou a passar aquelas páginas falando sobre o mercado eu fiquei até com medo. exemplo de organização.

sergio

02/09/2014 - 03h49

Marina é o plano B do PSDB, é claro que ela não vai recuar da independência do Banco Central, afinal o Itaú está investindo muito dinheiro neste projeto de poder.
A única coisa que o Itaú não paga é a divida de 18 bilhões com a Fazenda Pública (pena que Fidelix esqueceu de nomear a Globo entre os grandes sonegadores que apoiam Marina).

Messias Franca de Macedo

02/09/2014 - 01h22

… Na minha modesta avaliação psicológica, considero que, no início do debate, A Magnífica estava, digamos, indignada com a [‘forçação de barra’] ‘Marinamania’!… E ao mesmo tempo “sem saco para perder tempo”! Explico: no início da propaganda política no rádio e na TV, a presidente Dilma Rousseff [A Magnífica] propôs que a campanha fosse desenvolvida privilegiando-se os debates saudáveis das ideias, discussões de projetos… Até mesmo no sentido de respeitar e educar os eleitores!… Agora, convenhamos, “vendo o que está vendo”… E ao lado daquelas aberrações e bizarrices!…

… Ademais, a natureza da Dilma Rouseff é a da ‘mulher que amassa o barro, umedece a forma com o suor… E torneia o vaso com o sangue da luta’!… ‘Coração Valente’!…

Eis a Dilma não feita para a mediocridade!…

Felicidades a nós todos!

Julienn Fernandes

02/09/2014 - 03h34

O eleitor tem que ser esclarecido sobre o que significa a autonomia do Banco Central. Marina tem obrigação legal e ética de esclarecer isso.

MARCOS NASCIMENTO

02/09/2014 - 00h27

Um milagre ocorrerá no Brasil ! Irão para o segundo turno: Pastor Everaldo e Aécio Neves ! Quem você escolherá ?
Não sou da UNIVER$AL mas parodiando essa seita-empresa, EU CREIO EM MILAGRES! Everaldo e Aécio no SEGUNDO TURNO em 01/09/2014

Paulo Reis

01/09/2014 - 23h38

O PT, a base aliada e a equipe da campanha da Dilma e principalmente o Lula têm que ficarem com os olhos bem abertos nas movimentações de Aécio, e se ele desiste de concorrer em cima da hora, sem dar tempo de reação, como fica? Aécio apático no debate e a declaração do Agripino Maia pode ser um sinal, a desistência dele só beneficia a candidatura da Marina.”Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”… Um olho no peixe outro no gato…

Saguy Tenório

02/09/2014 - 01h55

Confesso que…

O Cafezinho

02/09/2014 - 01h53

Ivaneide Souza tem razão. Essa parte foi boa.

Jaide

01/09/2014 - 22h47

A Dilma, além de ser atacada por todos, tem uma trava que os demais não tem. Ela está no exercício do cargo de Presidente da República. Nessa condição, há questões que, por dever de ofício, ela não pode tratar, por exemplo, os aliados sonegadores da concorrente.

    Vitor

    02/09/2014 - 10h45

    Deveria tratar sim, inclusive explicar pq nada é feito…

Antonio Moreira da Silva

02/09/2014 - 01h27

se o plano é similar ao do psdb, então sem novidades…..

Euler

01/09/2014 - 22h00

O problema é que além dos ataques que Dilma e o governo do PT sofrem de todos os candidatos nos debates, ainda aparecem os comentaristas da mídia tucana e golpista. TODOS atacando o governo Dilma. Que merda de fiscalização do TSE é esta que permite este uso indevido dos meios de comunicação? Dilma tem 11 minutos nos programas eleitorais conquistados por critérios legais. Marina e Aécio têm 23 horas diárias de propaganda contra o governo do PT, por servirem aos banqueiros, ao agronegócio, aos coronéis da mídia e ao império norte-americano.

Ivaneide Souza

02/09/2014 - 00h52

Luciana Genro: ‘Não dá Marina Silva, tem que escolher um lado. Ou se está do lado do capital ou do lado dos trabalhadores.

Ivaneide Souza

02/09/2014 - 00h52

Luciana Genro: ‘Não dá Marina Silva, tem que escolher um lado. Ou se está do lado do capital ou do lado dos trabalhadores.

alysson

01/09/2014 - 21h47

Dilma poderia falar do avião de Eduardo campos

Cicero Pereira

02/09/2014 - 00h42

MAUrina engana muita gente

Cicero Pereira

02/09/2014 - 00h42

MAUrina engana muita gente

Batista Nogueira

01/09/2014 - 21h17

Apos o debate, como estava ouvindo a famigerada jovem pam es que surge Reinaldo Azevedo atacando o Governo e o PT. parecia um candidato da oposicao. Sera que os frouxos do PT nao vai tomar nenhuma providencia? Afinal ele tava falando numa emissora de radio.

Deborah Teixeira

02/09/2014 - 00h08

A Dilma é muito contida nos debates. Não gostei dela hoje.

Hilario Muylaert

01/09/2014 - 20h54

Cafezinho,

Falaí, tá querendo o volta Lula ??

E o Livro ??

Quase dois anos … !!!! ????

marco

01/09/2014 - 20h40

Não assisto debates.Pra mim somente servem,para NANICOS destilarem seus ódios pelos fracassos,quando não atacam indiscriminadamente,o governo atual.Servem sempre,à direita,pois são seus apêndices.Entram na disputa,acho eu,para se beneficiar de verbas públicas.Muitos não passam de néscios úteis à Direita,são todos filiais da UDN,velha de guerra.Alguns não tão bobos,mas já dizia um velho castelhano,com quem convivi no passado fronteiriço,El vivo,vive del sonso,y el sonso,de su trabajo!E pra sonsos,estão lejos!

Izabel Miquelotti

01/09/2014 - 23h26

Marina enganou Jean Wyllis e agora enganou o Malafaia, nada que ele diz é verdade!

Elza Beserra

01/09/2014 - 23h22

Então André LJesus, após ler seu comentário concluo q o discurso novo é mesma Dilma Rousseff, c a sua política de inclusão, com investimentos em infraestrutura, educação, saúde, mobilidade, segurança, etc, etc.

Luiz Barone

01/09/2014 - 23h13

a cara do novo nanico perde para o everaldo kkkkkkkkkkkkk

Jose Carlos Freitas

01/09/2014 - 23h12

Aécio 45

André LJesus

01/09/2014 - 23h12

Aécio é carta fora do baralho… As “novas idéias” da Marina são tão velhas quanto a vozinha da Família Dinossauro..


Leia mais

Recentes

Recentes