Menu

Pânico faz Merval cometer barriga histórica

Os jornais acordaram em pânico. Os colunistas começaram a chorar mais que a Marina. No Globo, Merval dá um número completamente errado sobre a disputa eleitoral em São Paulo. Não é exagero. Olha o que ele diz, em sua coluna de hoje: “A dificuldade de Aécio Neves é que ele não está reagindo em São […]

68 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Os jornais acordaram em pânico.

Os colunistas começaram a chorar mais que a Marina.

No Globo, Merval dá um número completamente errado sobre a disputa eleitoral em São Paulo.

Não é exagero.

Olha o que ele diz, em sua coluna de hoje:

“A dificuldade de Aécio Neves é que ele não está reagindo em São Paulo, maior colégio eleitoral e principal reduto tucano, onde segundo o Ibope a candidata do PSB continua liderando e em ascensão, ao contrário do resultado nacional: tinha 35% e agora aparece com 39% das intenções de voto. Aécio caiu de 19% para 17% e a presidente Dilma manteve-se em segundo lugar com 23%.”

Meu Deus! Coitado! Em que estado mental horrível ele deve estar.

Eu fico me perguntando como alguém pode errar assim! Eu, trabalhando sozinho no meu blog, quando cometo um erro, sou imediatamente advertido (pelo que agradeço) pelos atentos leitores.

Merval, com uma equipe enorme de assistentes, comete uma barriga tosca dessa?

Os números corretos, informados pela própria Globo, são esses:

ScreenHunter_4994 Oct. 01 12.05


Se preferir, pode ir na fonte original, o próprio Ibope, que acaba de divulgar o relatório completo de São Paulo. É de lá que tirei o gráfico abaixo:

ScreenHunter_5001 Oct. 01 12.46


 

Escapa à minha compreensão como é possível produzir uma barriga desse porte.

Eu até tirei fotografia da edição digital, para o caso dele corrigir (o que, incrivelmente, não fez até agora, às 13:00) e para vocês não duvidarem de mim:

ScreenHunter_4996 Oct. 01 12.11


 

Repita comigo, Merval.

1) Marina não está “em ascensão” em São Paulo, mas em queda livre. Saiu de 32% para 29%.
2) Dilma partilha com Marina a liderança do eleitorado paulista, com 29%. Sendo que a petista registra viés de alta; Marina, de baixa.
3) Aécio tinha 19% e foi para 22%, ou seja, bem mais do que os 17% que você atribui a ele.

*

Nessa reta final de eleição, os jornais revelam um outro talento. Já conhecíamos a sua vocação de publicar meias verdades, o que é a melhor maneira de mentir. Você conta uma verdade, incontestável, mas incompleta. A depender da maneira pela qual você transmite a informação, pode fazer o leitor chegar a conclusão oposta à que chegaria se tivesse acesso à verdade inteira.

Agora eles inovaram. Estão escondendo as informações.

Ontem, o jornal Globo escondeu a informação principal sobre o coxinha terrorista, a de que ele exigia renúncia da presidenta Dilma.

Claro, seria péssimo para a Globo mostrar Dilma antagonizando com um terrorista. Ainda mais um terrorista coxinha, cujas informações se lastreiam em Veja e Globo.

E ainda mais depois que a mídia vendeu a mentira de que Dilma defendeu o “diálogo” com terroristas, em seu discurso na ONU. A presidenta defendeu a decisão do próprio Conselho de Segurança da ONU, que não autorizou bombardeios à Síria.

*

Pois bem, as edições impressas de Globo e Folha não trouxeram os mapas de São Paulo. Esconderam acintosamente uma informação essencial para se entender a conjuntura eleitoral no país, visto que São Paulo vinha sendo o último estado importante onde a oposição ainda liderava.

Não é mais.

O Estadão mostra, numa área escondida do site, o seguinte mapa da distribuição dos votos nos estados brasileiros.

normal

 


Ou seja, Dilma ganha praticamente no Brasil inteiro. Nos estados cinzas, onde há empate técnico, ela tem um vigoroso viés de alta, na contramão de Marina, que vem caindo.

No Paraná, por exemplo, Marina já está num distante terceiro lugar, segundo o Ibope, e Dilma (em alta) partilha a liderança com Aécio.

ScreenHunter_5000 Oct. 01 12.43


No Mato Grosso do Sul, também apresentado como cinza, o último Ibope dá 32% para Dilma, 29% para Marina e 22% para Aécio; o candidato a governador, o petista Delcídio, lidera isoladamente no estado.

Pelo gráfico do Estadão, Marina só lidera no Acre, governado pelo PT, e que deve reeleger o PT; e no Espírito Santo, onde não temos pesquisa atualizada. Na última pesquisa Ibope, feita no início de setembro, Marina já começara a cair no ES, e não há razão para acreditar que a onda anti-Marina também não chegue lá.

 

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Cristiane Carvalho

02/10/2014 - 15h47

Coisa linda esse mapa eleitoral, hein? Prevejo boas notícias no domingo à noite!!!!!

jacó

02/10/2014 - 10h08

É DILMA já reeleita em 1º turno e PONTO FINAL, tenho dito………….

Tonymarinhofilho Marinho

02/10/2014 - 11h48

A situação de São Paulo, nos faz lembram aquela música: Quero chorar, não tenho lágrimas. E se tiver, e elas rolarem nas faces, imediatamente haverá alguém a lambê-las, para matar a sede.

mariana

02/10/2014 - 06h57

E o The New York Times desmentindo as análises de Miriam Leitão sobre a economia alemã?? Esse povo ganha milhões só pra fazer isso, tem um monte de estagiario, revisores e ainda consegue dar barrigada…Aff!

Onda Vermelha

02/10/2014 - 01h47

Pessoal, se você é eleitor no Rio de Janeiro, por favor, não votem no Eduardo Cunha(PMDB-RJ)! Agora é nossa vez de ir à forra deste cretino! Divulguem! Faço e farei campanha vigorosa para que o Deputado Federal Eduardo Cunha do PMDB do Rio de Janeiro NÃO seja reeleito, embora saiba que essa é uma Missão Quase Impossível e que, dificilmente, terei sucesso(rsrsrs)! Não VOTE NELE porque, entre outras razões, o considero o INIMIGO PÚBLICO NÚMERO UM da cidadania capaz de bloquear a aprovação de projetos importantes como a Reforma Política e muitos outros de vital importância para a sociedade, como foi caso quando tentou impedir a aprovação do Marco Civil da Internet. Por favor, se puderem repassem a seus amigos, vizinhos e conhecidos. Entretanto, sei também que muita gente define seu voto para deputado nos últimos dias que antecedem ao pleito. Mais detalhes sobre esse “traste”, ou melhor, “Sabotar da República” em http://www.brasil247.com/pt/247/poder/133286/Isto%C3%A9-Eduardo-Cunha-%C3%A9-o-sabotador-da-Rep%C3%BAblica.htm . Vejam esse breve vídeo http://www.youtube.com/watch?v=6g9sUp9MOuo

Márcio D’Ávila Ribeiro

01/10/2014 - 23h59

Tem um Luiz Cunha aí que tá perdendo a educação também, se é que tinha.

Rosalba Gazoni Lima Tovar

01/10/2014 - 23h41

tristeza do meu Estado (ES).

Célia De Moura Borges

01/10/2014 - 22h59

E olha que é imortal !vai ver estava com o fardão que pesa mto !!Deve ter afetado p raciocinio !!kkk

Beatriz Sovinski Santos

01/10/2014 - 22h36

Que confusão!!!

hc

01/10/2014 - 19h21

Bom pelo que entendi no mapa de votos pelo Brasil do Estadão, o Aécio só ganha no slogan do Estadão, o único lugar da foto que tem azul.

KKKKKKKKK

O bom de tudo é que a Dilma ganha do Oiapoque ao Chui. De fora a fora.

kkkkkkkk

Marcelo Viana

01/10/2014 - 21h57

Rivotril neles! Hehe

C.Paoliello

01/10/2014 - 18h39

No Acre, tudo bem. Mas o que Osmarina teria feito pelos capixabas?

Ivoni

01/10/2014 - 18h22

Eu só não entendo como pode ainda haver gente que leva esse cara a sério. Devo ser muito burro mesmo? Só pode.

elisa

01/10/2014 - 18h06

Tomara que dê 1º turno para a Dilma, ela merece por tudo que fez nessa situação de crise pesada mundial e ainda aguentando essa mídia terrível, a Marina não merece o 2º turno. Mas sem cantar vitória antes do tempo, se puder vou tentar com indeciso até no sábado.

William Silva Freitas

01/10/2014 - 21h05

Cafezinho não voto no PT. Viva liberdade e democracia.

Angela Liuti

01/10/2014 - 17h37

Panico ou safadeza?

zemedeiros

01/10/2014 - 16h27

O psdb é um conjunto de jornalistas e políticos incompetentes, são tão incompetentes que ainda não sabem que o Brasil é outro país

André Pais

01/10/2014 - 19h16

Cheirou meia depois do futebol na chuva.

enganado

01/10/2014 - 15h44

Esse Merdal não é aquele que escreveu sobre as doações aos condenados no Mentirão do PT, que a procedência da grana era de roubos? Chegou a pedir o CPF do “Abraço Assinado”, não é ele? Também queria saber quem era o doador dos R$ 597.000,00 (doação ao Zé Genuíno), mesmo sabendo que o valor era a soma até aquela data? O Merdal não aquele que não está tomando mais cafezinho na embaixada dos EUA? É muito fraquinho/asqueroso/além disso escreve muito mal. Merdal só mesmo o gRobo gosta de você e de sua turma=Waack, Monfort, Neubarth, Miriam Leitoa, Bonner, Garcia, Sardenberg, … só tem gente fina! Pqp!

JR

01/10/2014 - 15h27

Houve uma pequena falha no mapa. Esqueceram de dar destaque nos estados em que Aécio Neves lidera. ha, ha, ha…

Wilson Bazzo

01/10/2014 - 18h14

Mas é sempre assim,sempre erram contra o PT e favorecem os interesses do Norte!

Gerson Pompeu

01/10/2014 - 18h09

Alguém sabe qual é a raça do Luiz Cunha?

Leonardo

01/10/2014 - 14h47

Miguel, te fiz uma pergunta ontem e repito hoje. Como pode Dilma ter subido 4pp em SP; 4pp em MG; 3pp no RJ; 3pp no Paraná; aberto a boca do jacaré na Bahia, Tocantins… e só ter crescido 1pp a nível nacional? Será que foi a queda de 35% em “Quixeramobim das Couves Secas”? Não acho estranho, isso é golpe! É um preparo para a fraude nas urnas! Dá p´ra você solicitar investigação ao TSE? Por esses números, ela deveria ter subido uns 3-4pp, por baixo!

    Dinis

    01/10/2014 - 16h41

    Leonardo, tambem acho muito estranho a Dilma subir em todas as regiôes do Pais de 3 a 4% e continuar estavel a nivel nacional, não sei a explicação, estou bastante curioso! Ajude-nos Miguel!

Neuza Palaro

01/10/2014 - 17h37

Nossa, uma delícia ver os coxinhas tendo ataque! FHC ferrou com minha aposentadoria, ótimo ver que o candidato dele não sobe nem se por um foguete no rabo, e a candidata do malandrofaia despencando. Não vai ter segundo turno! Cade pesquisa do vox populi?

Michelle Bachellet

01/10/2014 - 17h33

OLHA a ARGENTINA provando e COMPROVANDO que GLOBO usou e MANIPULOU os COXINHAS contra DILMA https://www.youtube.com/watch?v=cv1OXg9u9wU

Eliana Schaun

01/10/2014 - 17h31

Kkkkk! Coxinhas cheirando cola!!

Vera Lúcia Piesanti Molinar

01/10/2014 - 17h29

tá batendo o desespero

edgard

01/10/2014 - 14h23

MerMalCARATER

Marcelo Feitosa

01/10/2014 - 17h21

Carlos Curioso

01/10/2014 - 17h17

muito mais

Carlos Curioso

01/10/2014 - 17h17

fará

Carlos Curioso

01/10/2014 - 17h17

quem fez

Gladson Dalmonech

01/10/2014 - 17h13

O cara escreve “derrepente” em vez de “de repente” e os burros somos nós?

Teri Batelli

01/10/2014 - 17h10

Gente calma porque anda na moda coxinhismo psicotico! Muito cuidado com os vira latas raivosos, eles mordem!

Celia Mendes

01/10/2014 - 17h09

Kkkkkkkkkk ele está com confusão mental, coitado!

Kika Zanon

01/10/2014 - 17h08

respira…respira…nada…candidato sem sinais de vida…data:05/10, causa do fim: roubos, lesa patria, corrupção, incompetencia na area publica, herança de um politico ruim, cria de partido pior ainda

Carlos Veras

01/10/2014 - 17h06

Tá nervosa, santa?

Luiz Cunha

01/10/2014 - 17h03

A filha da Dilma é dona de 20 empresas, e o Lula milionário derrepente, E ainda acha que o Brasil está bem crescendo 0,3% ao ano, atrás de Venezuela, pela amor de Deus!!! brasileiro burro ainda acredita numa merda de mapinha colorido!!! vai pra puta que pariu!!! A Petrobras sendo roubada todo dia!!! E tá tudo bem, tudo legal!!! E dá lhe bolsa família, lembrando na época pelo Pedro Alvarez para enganar os índios? A história só se repete, bando de gente burra, não estão vendo que não mostram a industria autonomia demitindo 100 pessoas por dia só no ABC??? Vai investir em Cuba pro porto deles, vai pra puta que pariuuu…. só idiotas mesmo achando que tá tudo bem, que o brasil vai bem, tem que privitizar tudo e as pessoas serem pagas por resultado, não um bando de protegidos do governo que tem seu salário garantido todo mês, esses sim acha que tá tudo certo pra não sair da zona de conforto… via pra puta que pariu, tem que se foder mesmo, por isso tem o político que merecem, bando de gente cega e burra!!!

    Miguel do Rosário

    01/10/2014 - 14h06

    Chorume de primeira qualidade! Parabéns! Vai ganhar um remedinho grátis pra cabeça.

      Carlos Adonias

      01/10/2014 - 14h48

      Acrescento: prá não correr o risco de acabar como o Jac, o coxinha zumbi do Pig. Toma remedinho, neném.

    JR

    01/10/2014 - 15h52

    Mas o que é isto? Socorro………..

    sergio

    01/10/2014 - 15h58

    É Luis eu realmente atrás de voce me sinto um jumento…

      Luiz Campos

      02/10/2014 - 00h44

      ha ha ha…. muito boa!!!!!

Jader Gomes

01/10/2014 - 13h57

Típico do Merdal. Não é erro, não. É má fé do cara de pau.

Julia Camargo

01/10/2014 - 16h54

erro???? https://www.youtube.com/watch?v=iGQlOcl_Tow&feature=youtu.be

Maria Regina Novaes

01/10/2014 - 16h53

Domingo é dia de Dilma…67% só no toque…suave,docemente e com o coração pulsando…vamos fazer as maiores reformas que o país já viveu!

Maria Das Graças Piccolo

01/10/2014 - 16h51

SE VOCÊ ESTÁ INDECISO, QUE TAL EXPERIMENTAR VIR COM O PT?

Militância política é uma atitude legítima!
É o tempo que utilizamos para demonstrar os PROJETOS dos nossos candidatos e tentar angariar mais votos para aqueles que consideramos dignos disso.
O PT é um Partido que possiu MILITANTES VERDADEIROS! Preocupamo-nos menos com o CAPITAL, e muito mais com o SOCIAL. Desejamos um Brasil mais justo, onde TODOS possam viver com dignidade e não apenas uns poucos mais ricos. Sonhamos com oportunidade para todos e vibramos quando nosso PAÍS se mostra mais independente e SOBERANO.
Não dizemos isso, apenas em época de eleição! Lutamos contra uma MÍDIA GOLPISTA, contra a INJUSTIÇA e contra QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO.
Ser PETISTA é ACREDITAR QUE PODEMOS SEMPRE MAIS!
NÃO FUGIMOS DA LUTA, MAS JAMAIS PERDEMOS A ESPERANÇA DE UM BRASIL MELHOR!!

QUEM VIER CONOSCO, PODE VIR TRANQUILO. NÃO MUDAMOS NOSSO RUMO NEM QUE A VACA TUSSA!!

    Monteiro

    01/10/2014 - 14h18

    Querida Maria UM MILHÃO de beijos pra você, de seu amigo e também MILITANTE. E vai ser no PRIMEIRO TURNO. É 13!

Vitor

01/10/2014 - 13h51

O Merval olhou a pesquisa errada:

http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/em-sao-paulo-marina-sobe-de-35-para-39-diz-ibope

No início de setembro que os números eram esses… kkkkkkkkkkk

    Paulo ETV

    01/10/2014 - 19h22

    grande Vítor ,matou a charada do coitado ,êle tem delay mental,assim vive feliz….

Mauricio

01/10/2014 - 13h48

Não demora, ele publica o grafico da Dilma de cabeça pra baixo. Ta nervoso!

Cely Bertolucci

01/10/2014 - 16h47

desculpe querido

realista

01/10/2014 - 13h45

merval esta desesperada kkk

José

01/10/2014 - 13h43

O Merdal tá louco!

Mariana

01/10/2014 - 13h42

Talvez não seja erro do Merval, Miguel. Talvez sejam os números reais do Aecio e ele soltou sem querer.

Cecilia Valdés

01/10/2014 - 16h41

Seria cômico se não fosse trágico.

Omar Gonçalves

01/10/2014 - 16h38

Definitivamente não é erro !
https://www.youtube.com/watch?v=iGQlOcl_Tow&feature=youtu.be

Marcelo D’Avila Leal

01/10/2014 - 16h37

PIG mudou de novo? Tinham pulado do barco do Aébrio e agora estão pulando do barco da #MarinaMente e voltando pro barco do Aébrio? Assim vão dar um nó na cabeça dos coxinhas… q podem acabar fazendo como o Lobobão e votar no Fidelix

Paulo Silva

01/10/2014 - 16h36

Nao é barriga … É intencional

Danilo Rodrigues Alves

01/10/2014 - 16h32

Sempre é uma satisfação observar o desespero do PIG.

Clayton Sales

01/10/2014 - 16h31

Merval, o “imortal”, se deu mal…kkkk

Omar Gonçalves

01/10/2014 - 16h27

Miguel, isto não é erro. É mais desinformação !

Paulo Victor Gorayeb

01/10/2014 - 16h23

Sabe o que eu acho…. eu acho é poco!!! huahuahuahuha

Rogerio García Fernández

01/10/2014 - 16h22

Merval olhou a pesquisa de 1º de setembro rssss

Bruno Maurício Rodrigues Crotman

01/10/2014 - 16h20

Merdal

Celia Maria Rodrigues Silva

01/10/2014 - 16h19

Ele merece cometer essa barrigada!


Leia mais

Recentes

Recentes