Menu

Reviravolta em Brasília! Cunha derrotado

A derrota da proposta de Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, na votação da reforma política, realizada nesta terça-feira, muda a química em Brasília. O distritão perdeu. O financiamento privado das campanhas eleitorais por empresas perdeu. O Distritão iria aumentar a presença, na Câmara, de celebridades da TV, jogadores de futebol, famosos em geral, […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

A derrota da proposta de Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, na votação da reforma política, realizada nesta terça-feira, muda a química em Brasília.

O distritão perdeu.

O financiamento privado das campanhas eleitorais por empresas perdeu.

O Distritão iria aumentar a presença, na Câmara, de celebridades da TV, jogadores de futebol, famosos em geral, em detrimento de lideranças com base popular.

Não entendi porque o PCdoB votou em favor do Distritão. Obviamente foi um erro político crasso. Os comunistas perderam duplamente: escolheram o lado errado e ainda foram derrotados.

A derrota da emenda que incluiria o financiamento privado por empresas na Constituição tem ainda um efeito colateral magnífico: desmoraliza completamente o ministro Gilmar Mendes, que há mais de um ano pediu vistas numa votação do STF que o proibiria. A mídia tem blindado Gilmar com todas as forças, porque lhe interessa manter o status quo, em que o dinheiro domina a política.

A derrota de Cunha mostra ainda que uma parcela dos deputados tem opinião própria. E enterra, de vez, qualquer papo sobre impeachment.

Se não consegue aprovar nem o Distritão, que teve o apoio maciço do PMDB, da oposição e até mesmo de algumas legendas da base do governo, como esperaria fazer tramitar uma votação pelo impeachment?

A essa derrota dupla, do distritão e do financiamento empresarial, temos que somar a aprovação de Luiz Fachin para o STF, o “plano Marshall” da China, e a aprovação do pacotão de maldades do ajuste fiscal.

Houve, sem muito alarde, uma reviravolta em Brasília.

Tudo isso com a Globo fazendo campanha aberta para a oposição “desestabilizar” o governo. E a Folha de São Paulo defendendo impeachment em editorial.

E a imprensa corporativa batendo tambor 24 horas por dia com a Lava Jato, transformada numa lamentável e tristonha conspiração midiático-judicial.

Por falar em Lava Jato, saiu a sentença de Nestor Cerveró. Como era de se esperar, Sergio Moro o condenou sumariamente.

Meus amigos advogados estão perplexos com as incoerências da sentença. Em primeiro lugar, a rapidez com que foi escrita. O juiz determina a sentença após ouvir pela última vez os réus. Hoje em dia, o juiz escreve na hora, durante o julgamento. Por isso, em geral, ele pede tempo para publicá-la.

Moro escreveu cento e tantas páginas em alguns minutos. Ou seja, a sentença já estava escrita antes.

Outro amigo advogado fala que Moro contraria a própria jurisprudência que cita. Moro menciona a jurisprudência do Supremo Tribunal espanhol sobre o acusado estar em posso de bens que não teria condições de adquirir. E daí condena Cerveró por comprar um apartamento de 1,5 milhão de reais.

Ora, Cerveró tinha renda mensal de 150 mil reais! Era um altíssimo funcionário da Petrobrás há décadas.

Podia comprar meia dúzia apartamentos de 1,5 milhão de reais, apenas com dinheiro de seu salário, se quisesse.

O Moro é especialista nessa tese: não há provas, mas a literatura me permite condená-lo…

Para o senso comum, fez-se a justiça. Para a Globo basta isso.

Na verdade, todavia, provavelmente testemunhamos mais um capítulo dessa interminável novela global de agressões judiciais, em nome do mais rasteiro jogo político.

A sentença do Cerveró está aqui. Os leitores podem consultar e fazer qualquer crítica, caso eu tenha falado alguma besteira.

*

Ontem eu estive em Barra Mansa, sul fluminense, como palestrante num seminário de jornalismo organizado pelas duas faculdades de jornalismo da cidade, que é a maior da região, com 178 mil habitantes.

Ao final do evento, jornalistas, estudantes e professores criaram uma associação de jornalismo do sul fluminense. A carta de fundação é forte e progressista, com denúncias contra a concentração dos meios de comunicação.

Essa é a razão do desespero da mídia, e explica porque ela tentou emplacar Aécio na presidência: ela está perdendo a batalha de ideias aqui na planície.

Os professores de jornalismo não tem mais coragem de apontar os grandes meios de comunicação como modelos a serem seguidos.

A crise da mídia é, sobretudo, uma crise ética.

Esse foi o tom da minha palestra. Os jornalistas não podem mais aceitar serem peças baratas, descartáveis, de uma engrenagem de manipulação, que visa apenas perpetuar iniquidades e injustiças.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

josé safrany

27/05/2015 - 20h59

Menos mal que rejeitaram os monstrengos da direitona venal e fascista, encabeçada pelos demo-tucanos e assemelhados! Agora é preciso pressionar para que respeitem ainda mais o povo e acabem com as bandalheiras de vencimentos e ajudas milionárias, projetos megalomaníacos e corruptos de shopping no Congresso e quetais.
Precisam é aprovar um projeto determinando, por fim, conforme reza a Constituição Federal de 1988 (obrigatório!) da AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA, que já consome cerca de 50% de todo o orçamento federal (mais de 70%, com certeza é FRAUDE, conforme aconteceu no Equador, que tem o mesmo perfil da nossa, conforme descobriu a nossa brilhante auditora, reconhecida internacionalmente como das melhores no assunto, Dra. Maria Lúcia Fatorelli. Vamos lá, já!!!

Paulo

27/05/2015 - 20h21

Vejo a tática do PCdoB como leilgitima, já que tinham a perspectiva de uma derrota maior.

http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2015/05/27/pcdob-justifica-em-nota-acordo-pelo-distritao/

Pafúncio Brasileiro

27/05/2015 - 18h38

Está claro que havia, atrás da cortina, uma dobradinha Cunha-Gilmar, neste caso de votação pela continuidade de dinheiro de empresas em campanhas políticas. Será que o stf não vai fazer nada naquele julgamento “chicaneado” pelo Gilmar ?

Ivan Anderson T. Ilitch

27/05/2015 - 16h31

A bola agora está com o STF. Ricardo Lewandowski deve fazer valer o regimento interno e colocar em votação os pedidos de vista.

Julio

27/05/2015 - 12h58

Fala Miguel,
Sempre bom ler seus textos!

Só uma observação : o PC do B fez acordo pelo distritão para em troca da expectativa da extinção de pequenos partidos. E deu exemplo de coerência. Todo mundo votou junto.

Claro que foi uma opção equivocada, pelo retrocesso representado pelo distritão. Mas é valioso perceber que falam e cumprem. Por trás do ero crasso, está uma atitude exemplar e ética : quando falam está falado.

É sem dúvida nenhuma o parceiro mais confiável do governo.

Há que se pensar no contexto em que se debate “frentes de esquerda” o quanto o PC do B tem sido importante nesses 12 anos.

Abs,
Julio

    Miguel do Rosário

    27/05/2015 - 13h51

    Entendi

Vani Moura Guarani Kaiowá

27/05/2015 - 15h22

Os pessimistas tomaram …

Fabio

27/05/2015 - 11h21

E o fim da reeleição para o Poder Legislativo, porque não está em nenhuma proposta da reforma politica, alguém sabe?

Mario Sergio

27/05/2015 - 14h12

Ainda há deputados em Brasilia.

Katia Galvão

27/05/2015 - 13h39

Muito bom estar viva para ler isso……….

Luiz Pereira Rosa

27/05/2015 - 12h41

Agora o Gilmar Mendes pode liberar o pedido de vistas….kkkkk

Josely Brasil

27/05/2015 - 12h38

Boa!

Vitor

27/05/2015 - 09h36

A questão do apartamento do Cerveró não é estar em nome de uma offshore no Uruguai?

    Miguel do Rosário

    27/05/2015 - 10h16

    Se for isso, pior ainda. Os Marinho tinham bilhões, em vários offshores, usaram o dinheiro para sonegar, e nunca foram presos ou condenados.

      Vitor

      27/05/2015 - 10h38

      Ah, mas deveriam… Eu sinceramente não conheço o caso do Cerveró, mas se alguém mora de favor em um apartamento que vale milhões e está em nome de uma offshore que ninguém conhece o dono, algo não cheira bem…

        Miguel

        27/05/2015 - 13h50

        Milhões não, 1,5 milhão e ninguém pode ser preso ou condenado porque “não cheira bem”

          manoel

          27/05/2015 - 14h12

          Concordo

          Vitor

          27/05/2015 - 16h58

          Que seja R$ 1,5 milhão (apesar de achar o valor estranho para o tipo de apartamento em Ipanema).
          A questão é que uma hora o AP não era dele, depois era, depois ninguém sabe de quem é… Essa história é muito mal contada. E não acho que ele tenha que ser preso por isso, mas acho que é preciso investigar muito a fundo, pois não parece coisa boa.
          Depois da investigação, e se ele for culpado, deve prender, não antes disso.
          Eu não concordo com essa condenação do Moro, mas realmente acho que ele tem culpa no cartório…

          Miguel do Rosário

          27/05/2015 - 17h08

          Ok, você “acha” que ele tem culpa no cartório. Pode até ser. Nunca disse que ele é santo. Minha crítica é que se fôssemos prender cidadãos porque achamos que eles tem culpa no cartório, teríamos que prender metade da população brasileira.

          Vitor

          27/05/2015 - 18h46

          Nisso eu concordo plenamente!

JOÃO BATISTA

27/05/2015 - 09h25

Também ontem, uma derrota para o presidente do senado, Renan Calheiros, na votação da MP 664.

Cunha e Renan não estão num bom momento… Parece que o castelo começa a ruir…

Romperam com o PT e a esquerda, têm o desprezo do PSDB e da direita e um inquérito nas costas.

Derrotados e investigados. Em breve, indiciados!

Regina Ribeiro

27/05/2015 - 12h22

Ricardo Araujo Souza

Telma Prado

27/05/2015 - 11h51

Toma!

Telma Prado

27/05/2015 - 11h51

Toma!

Iracema Lima

27/05/2015 - 11h48

#ChupaCUnha!

Iracema Lima

27/05/2015 - 11h48

#ChupaCUnha!

Marcelo Santos

27/05/2015 - 11h47

Alexandre Garcia disse agora de manhã que o pt tirou o direito do líder comunitário se eleger…pqp. Jornalistas capangas..cumplices..vendido

    Jose Horacio Phipps

    27/05/2015 - 10h37

    risos.. palhaçada.. O PSDB liberou bancada..
    Entao fica combinado: qualquer resultado que der, podem tocar o pau no governo e
    PT..

    Isso explica a “lógica Alexandre Carcínica”…

Guilherme Kroger

27/05/2015 - 08h46

Ameaçado, PCdoB deve apoiar distritão de Cunha:

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2015/05/26/interna_politica,651665/ameacado-pcdob-deve-apoiar-distritao-de-cunha.shtml

Arthur Caria

27/05/2015 - 11h38

Tomou no Cunha

Arthur Caria

27/05/2015 - 11h38

Tomou no Cunha

Marcelo Volcato

27/05/2015 - 11h35

Depois dessa bordoada ele perdeu o “nha” do sobrenome.

Alexandre Peres

27/05/2015 - 11h28

Outra reviravolta, Marin da CBF preso na Suíça!


Leia mais

Recentes

Recentes