Ferrajoli, um dos maiores juristas do mundo, detona Lava Jato - O Cafezinho

O Cafezinho

quarta-feira

19

abril 2017

79

COMENTÁRIOS

Ferrajoli, um dos maiores juristas do mundo, detona Lava Jato

Escrito por , Postado em Redação



(Foto: Luigi Ferrajoli ao lado de Cristiano Zanin, advogado de Lula.)

No Justificando

Quarta-feira, 19 de abril de 2017

Luigi Ferrajoli, jurista de reputação mundial, condena abusos da Lava Jato em palestra

Luigi Ferrajoli, um dos juristas de maior reconhecimento no mundo, denunciou de forma dura os métodos da Operação Lava Jato capitaneada pelo Juiz Federal Sérgio Moro como um processo de perseguição e espetacularização midiática. Ferrajoli ainda denunciou a fragilidade jurídica do processo de impeachment que afastou Dilma Rousseff do poder, relacionando-o com a Operação em curso em Curitiba e, também, falou sobre como o populismo jurídico tem sido um grave problema para as democracias liberais.

A fala do jurista ocorreu neste mês no Parlamento italiano na capital, Roma. Ao lado de Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, advogados do ex-presidente, Ferrajoli afirmou que o constitucionalismo brasileiro é um dos mais avançados do mundo, mas falhou em não impedir o crescimento da onda de populismo jurídico crescente no país que impulsionou tanto a Operação Lava Jato, quanto o Impeachment.

O curioso é que Luigi Ferrajoli é um dos teóricos citados com bastante frequência pelos Procuradores da República e pelo Juiz Federal Sérgio Moro nos processos da Operação Lava Jato. No entanto, apesar da deferência atribuída a ele, isso não obstou duras críticas às violações cometidas no processo – “podemos notar singulares violações, como a difusão e a publicação das interceptações promovidas pelo próprio juiz instrutor e traços típicos de impedimento. (…) Esta confusão entre acusação e justiça é o primeiro traço do impedimento [de Moro]. O andamento de mão única do processo, que não tem parte contraditória e possui apenas uma pessoa que acusa e julga”.

Para o jurista, Moro é impedido de julgar pois não se comporta como um juiz, mas como um acusador – “Impressionante traço [de impedimento de Moro] é o que está provocando esta demonização pública do Lula. A espetacularização do processo, o fato do juiz Sérgio Moro ou do Ministério Público ir à televisão para falar deste processo, promover coletivas de imprensa e acusações externas a série documental do processo do investigado. Isso tudo constitui, em outras palavras, na criação da figura do inimigo” – afirmou.

Existe uma forma horrenda de populismo, que não é o populismo político, mas o populismo judiciário. E esse [da Lava Jato] pode representar um perigo para a cultura jurídica, que deve ficar atenta de maneira alarmante para proteger a própria jurisdição e a credibilidade do direito.

– Luigi Ferrajoli, em palestra no Parlamento da Itália.

Ferrajoli ainda sustentou que, na sua visão, a Operação tem servido como instrumento para inviabilizar o ex-presidente politicamente com vistas para a próxima eleição de 2018 – “Acredito que o verdadeiro sentido político desta história é uma Operação que tenta desabilitar Lula de se lançar candidato à próxima eleição presidencial”.

O jurista afirmou que o populismo judicial tem contribuído para a crise das democracias mundiais e isso deveria criar a preocupação não apenas de quem se opõe ao autoritarismo jurídico, como também dos liberais que no Brasil se viram no campo de intensos apoiadores no início da Operação, como também foram entusiastas do processo de impeachment – “nós estamos diante de uma fase geral de crises nas nossas democracias, que se manifestam das maneiras mais diversas. Mas essa é uma crise muito singular que deveria criar alarde, a começar pelos liberais. Também estamos diante de formas mais que intoleráveis de exibicionismo de protagonismo judicial, que contam com o consenso público para legitimar suas ações”.

“Acredito que estamos diante de uma patologia gravíssima, que é essa jurisdição de exceção. Ela é criada majoritariamente pelos abusos, mas provavelmente também porque existem defeitos no sistema processual brasileiro, o qual permite esses abusos. Ou seja, o caráter fortemente inquisitório do processo penal brasileiro” – concluiu.

Impeachment

Na palestra, o doutrinador ainda citou o processo de impeachment na análise da crise institucional brasileira ante os abusos jurídicos. Para ele, não houve motivo para justificar o afastamento de Dilma Rousseff – “O impeachment consiste no processo em que a acusação de subversão democrática é cometida através destes tipos de crime. E aqui não tem nenhuma subversão. A única acusação contra ela [Dilma Rousseff] é de não ter comunicado o banco que gerencia as contas do Brasil e ter, digamos, usado os fundos para um outra determinada despesa além do previsto. Nenhuma dessas duas ilegalidades correspondem a um dos sete tipos de crimes usados para impeachment”.

“Tivemos um impeachment que destituiu um presidente com base em um clamor de desconfiança, porque não houve nenhum processo, nenhum contraditório. É uma lesão gigantesca aos direitos dos cidadãos” – concluiu.

Veja a palestra na íntegra com legenda, a qual está em uma versão primária, mas pode ser compreendida.

Loading...
Miguel do Rosário

Miguel do Rosário

Editor em Cafezinho
Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.
Miguel do Rosário

quarta-feira

19

abril 2017

79

COMENTÁRIOS

Favor seja cuidadoso com as palavras. Em alguns casos, haverá moderação. Seja paciente.

79 Comentários em "Ferrajoli, um dos maiores juristas do mundo, detona Lava Jato"

Avise-me quando
avatar
CLÁUDIO M. B. de POA/RS
Visitante
O GOLPE INCONSTITUCIONAL, ANTIDEMOCRÁTICO E FARSANTE DA DIREITA REACIONÁRIA, CONSERVADORA, ELITISTA E CAPITALISTA DE 2016, NÃO GOSTA DE SE VER CRITICADO. A PARTICIPAÇÃO DO JUDICIÁRIO EM SUAS CORTES SUPERIORES É OMISSA, PERIGOSAMENTE COVARDE, SOBRE O “ARBÍTRIO” E “INSTRUÇÃO COERCITIVA E SELETIVA CRIMINAL” QUE PRATICA O JUIZ MORO. FUI VERIFICAR. O MAIS ABSURDO, O MAIS PARADOXAL, É QUE O JUIZ DE EXCEÇÃO, MORO, CITA COMO APOIO E SUSTENTAÇÃO EM SENTENÇAS E DECISÕES ANTERIORES À ‘LAVA-JATO”, O DR. FERRAJOLI. O NECESSÁRIO GARANTISMO DEFENDIDO PELO JURISTA (ITALIANO OU NÃO…) DE RENOME INTERNACIONAL, É TAMBÉM MENCIONADO, COMO “MESTRE”, POR ALGUNS PROCURADORES DA “REPÚBLICA DE… Read more »
Anônimo
Visitante

E o que se pode fazer para reverter o processo de impeachment e o processo de demonizaçåo do ex presidente Lula???

luiz carlos
Visitante

Este famoso jurista, condenou a lava jato, mas não condenou a roubalheira em que os nossos representantes fizeram e ainda estão fazendo, sem devolver se quer um centavo.

Mon
Visitante
Será que muitos dos que aqui comentaram leram realmente a matéria? “O curioso é que Luigi Ferrajoli é um dos teóricos citados com bastante frequência pelos Procuradores da República e pelo Juiz Federal Sérgio Moro nos processos da Operação Lava Jato. No entanto, apesar da deferência atribuída a ele, isso não obstou duras críticas às violações cometidas no processo – “podemos notar singulares violações, como a difusão e a publicação das interceptações promovidas pelo próprio juiz instrutor e traços típicos de impedimento. (…) Esta confusão entre acusação e justiça é o primeiro traço do impedimento [de Moro]. O andamento de… Read more »
Visitante

“Os brasileiros precisam responder qual é o seu lado: o de quem roubou ou de quem foi roubado”. Fernando Gabeira

De que lado O Cafezinho está??? Deixem claro!
#PLS280NÃO

Visitante

Pilantra! Acha que esse italiano vai ditar regras aqui? Nao! Ladrao tem que ir em cana!

Visitante

Bobão

Paulinho Papa-Ovo
Visitante

Se esse Ferraioli é um jurista renomado, a Dilma é uma literata em francês. Numa coisa a esquerdinha retrógrada é boa: PROTESTAR E BAGUNÇAR. Conversar com um petista ou um comunista é o mesmo que jogar xadrez com um pombo. Ele derruba todas as pedras, defeca no tabuleiro e depois da bagunça ainda sai de peito estufado se achando. A esquerda-caviar detonou o país. Tá na hora de trabalhar.

Fiore
Visitante

Ele falou tudo isso acompanhado do advogado do Lula , e vc acreditou???
BOBINHOOOOOO!!!!!!!

Visitante

Kkkkkkkkkkkkkk que cara mais alienado esse do cafezinho! Deve estar recebendo pra elogiar o molusco vagabundo ladrão.kkkkkk

Visitante

Quem escreve isto?
Tinha pelo menos que respeitar as regras de ortografia.

Visitante

Existem inúmeros outros mais renomados que apoiam a Lava Jato, especialmente os que participaram ao combate a ORCRIMs na Itália!! OOOOPS!!

Visitante

É MELHOR LER PARA NÃO DAR PALPITE ERRADO !!!!!

Visitante

Adriano Almeida, veja essa matéria.

José Brasil
Visitante

Esse jurista prestará melhores serviços se ele for para a Syrya.
Lá sim está acontecendo todo tipo de abuso de poder.

Ah, só prá lembrar, tem ainda a Venezuela, onde os Bolivarianos petralhas enfiaram bilhões de US$.
Você tá sabendo o que está acontecendo lá ?

Não tem nem papel higiênico, e o governo justifica que não é preciso, já que não tem comida.

Gente prá atrapalhar a lava jato aqui no Brasilzinho já tem demais.

Vai te catar, lixo petralha . . . .

Visitante

Defender Lula não, defender que quem for comprovadamente culpado que vá preso e pague pelo erro, seja ele quem for.

Joaquim l da Rocha
Visitante
O “impedimento”da Dilma, foi uma aberração jurídica praticado por um juizinho de primeira instância da “República ” do Paraná, em busca de notoriedade. E até hoje então endeusando o sr. MORO. Coitado do Brasil…
Visitante

Pesquisa IBOPE De Hoje Lula 47% quanto mais atiraram mais batem ele mais cresce….

Bruno Reis
Visitante
Simples de entender o que este mafioso disse e porque disse. Não precisamos ser os melhores pensadores para saber que a Itália é uma das mais beneficiárias com toda essa lama que os brasileiros vivem hoje. Grandes empresas fabricantes de equipamentos os quais ganharam muito dinheiro com toda a corrupção se originaram da Itália tendo como seus fundadores os próprios italianos que se instalaram no Brasil a mais de 100 anos. Outra questão é o porquê apenas Odebrecht, Camargo Correia, Queiroz Galvão, Andritx, Engevix, OAS, VALE, JARAGUA estão sendo investigadas??? Porque??? Sendo que temos diversas outras grandes empresas nacionais e… Read more »
Visitante

Aí EA opinião dele porque lava jato e um nome os PF.pricuradors juiz tão cumprindo com a lei de prender quem rouba o patrimônio público ,

Visitante

VAI tomar conta do teu país. Ninguém Está pedindo sua opinião.

Visitante
Lourenço
Visitante

Site lixo, defende criminoso! Ninguém quer saber da opinião de advogado de milionários corruptos, queremos é um Brasil sem corrupção, sem ratos metendo a mão no dinheiro público p comprar td mundo e instalar uma Venezuela, Cuba, Chile no Brasil, se perpetuar no poder na bade da força enquanto o povo padece. Viva a Lava à Jato! Viva Moro!

Benoit
Visitante

Voce está tendo um ataque nervoso no momento? O que é que voce acha da casta do judiciário metendo a mão no dinheiro público e ganhando salários milionários que não são pagos no serviço público nem em países dos mais ricos do mundo? O que voce acha da corrupção do direito promovida pelo juizpoliticomoro?

Anderson
Visitante

O cara é burro, nem sabe do que esta falando o texto!! O texto fala de abuso de poder do judiciario, de exageros da lava jato e me vem uma anta, falar de instalar uma Venezuela, Cuba, Chile no Brasil!!

Gente jumenta é assim, defende a propria desgraça, gosta de ser visto como aquele que fala forte, com convicção, mesmo falando merda, afinal no meio onde vivem, a maioria esta acostumada a falar qualquer merda e ser aplaudida!!

De os parabens a ele, pois quanto mais fala, mais demostrar o quanto é babaca!!

Sergio Pestana
Visitante

Isso mesmo, Andersen. O cara é uma dessas bestas, completamente ignorante e falacioso. Típico do pequeno burguês moralista imbecil. Não vale o ar que respira e tenta, só tenta, cagar suas opiniões difusas e desprovidas de qualquer crédito.

Benoit
Visitante

Voce tem razão.

Visitante

Para o enriquecimento do saber jurídico seria interessante ouvir uma réplica do Sr. Moro, do Sr. Reale e da Srta. Pascoal.

Visitante

ESTAMOS SENDO TORTURADOS E PAG A JATO. REFORMA DA PREVIDÊNCIA E TERCEIRIZAÇÃO. SÓ BANDIDOS NO PODER.

Visitante

Mais um “jurista” comunista regiamente pago para defender a quadrilha do Lula, Dilma e PT !!!!!!

Jose carlos lima
Visitante

Muito bom. O mundo civilizado irmanado em defesa da democracia

Rogério carvalho
Visitante

O que esse comunista safado está fazendo aqui dando pitaco? Some daqui e vá se juntar a sua gangue! A gangue petralha já tem vagabundo e bandidos demais!

Danyyel
Visitante

O sábio fal porque tem alguma coisa a dizer; o tolo fala porque tem que dizer alguma coisa.
Platão

Viviane Balbino
Visitante
Complicado esse momento do País as trocas de favores sempre existiram dentro da Brasil, coisa de mais de 50 anos isso é fato todos roubaram não escapa ninguém quem é ético e moral dentro da politica se torna inexpressivo digo isso porque conheci varias pessoas que foram éticas e não conseguiam aprovar nenhum projeto porque não aceitavam propina e não eram coniventes…. Não Sou Mouro não sou PT na verdade não centro nem esquerda nem direita só observo os fatos sem e convivi com pessoas do meio politico e funcionários de governos e nas conversar depois de algumas bebidas ouvimos… Read more »
Visitante
Carlos
Visitante

A vaza-jato é em primeiro lugar uma operação de caça ao PT, e em segundo lugar uma operação de lavagem de dinheiro: o bandido faz uma delação, paga uma parte para o moro, e legaliza o resto do que roubou para viver numa boa.

Visitante

Faltou dizer que a dignidade da ciência do direito está sendo pisoteada no Brasil

Visitante

Lula 2018

Visitante

E por que eles não conhece a realidade do povo brasileiro

Veritas
Visitante

O distinto jurista combate a lava jato mas não tem nada a dizer sobre os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e ocultação de patrimônio que levarão a prostituta de empresários (Lula) pra cadeia por muitos e muitos anos.. Lula se corrompeu, roubou e deixou roubar, se beneficiou do roubo para si, sua família e seu partido. Seu distinto será uma cela comum e fria em algum presídio desse Brasil..

Visitante

O fato dele falar sem conhecer profundamente os autos demonstra que ele fala sem saber! Mais uma triste história de falar sem estudar os autos.

Visitante

Primeiro, após alguns segundos, apareceu mensagem de vídeo indisponível. Em nova tentativa, a imagem ficou completamente distorcida, sem legenda, apenas com o áudio.

Visitante

Insiste. Está funcionando.

Visitante

Gosto de curtir o cafezinho para ver o tento de besteiras que apoiadores de ladrão usam para tentar justificar algo…
a mais engraçada é sem provas não a crime e apoiam a prisão de bruno sem provas….

Visitante

Porra de bruno! Estamos falando de coisa séria e ninguém quer saber desse bruno kkkk que otário misturando coisas nada a v kkkk

Zoio
Visitante

Será que essa palestra dele aí também foi paga pela Odebrecht?

luiz ribeiro da silva filho
Visitante

exato

LUIZ TAVE
Visitante
ESTA` ACIMA DA LEI , ATE` PORQUE O STF FEZ E FAZ PARTE DO GOLPE, AI` FICA SEM MORAL PRA BARRAR OS ACIMA DA LEI ! O BRASIL TA SEM PILAR ! O STF SUCUMBIU O TSE ELEGEU 3 MIN AMIGO DO TEMER PARA JULGAR O PROPRIO TEMER (marmelada ) canalhas canalhas canlhas . quem manda no BRASIL e` a família MARINHO e o moro e` pau mandado . MORO BLINDOU O AECIO , MAIS FACHIN NAO DEU MORAL PRO JANOT E MUITO MENOS PRO FORA DA LEI BABAO DA GLOBO !
Visitante

Agatha Bauer, se puder leia a matéria e assista ao vídeo. São magistrados italianos discutindo a operação lava jato no Brasil , é o impeachment. Pelo que entendi do vídeo, eles estão discutindo pq não consideram impossível que aconteça algo do tipo na Itália. Muito bom o vídeo. É em italiano, mas está legendado.

Visitante

Talvez você entenda um pouco mais a minha irracionalidade é o meu fanatismo ideológico.

Visitante

#EstamosComLula
#MoroNaCadeia
#ForaTemer
#VoltaDilma
#STFAnuleGolpe
#Lula2018
#FimDoAbusoDeAutoridades

Visitante

Os bandidos vermelhos estão pagando milhares de euros para ele fazer papel de advogado do Rato Cachaceiro, quero é ver ele fazer isso sem receber os milhões de euros, que não se sabe quem está pagando.
O Cafezinho serviçal aos bandidos vermelhos, dão a notinha como se ele estivesse defendendo o bandido de graça. Cabe área justiça investigar de onde estão saindo a fortuna para se chegar nos bandidos!

13 anos só aliando o Brasil a sanguinarios covardes!

Visitante

Marcos Silva Ele é coxinha sem cérebro olha a montagem da cara dele na bandeira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Visitante

Esse daí deve achar que quem jogou as bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki foram os comunistas malvados. Se não for muito jovem, é anta.

Visitante

a fortuna do Lula deve estar na tua casa, kkkkkkk

Visitante

quanta bobagem em tão poucas linhas…..fale mal, mas fale com substância, de resto é tudo boçalidade !!!!

Visitante

O Cafezinho sá escreve besteiras. Por acaso pensa que engana muita gente? Rsrs Está manjado. Ninho de comunistas.

Maria Thereza Freitas
Membro

Se o pessoal da farsa jato cita o jurista e age da maneira que sabemos, é sinal que não entende o que lê

Visitante

Coloca os vídeos dos manifestação na Venezuela por favor

Visitante

Mais um babaca covarde usando perfil falso para dizer idiotices.

Visitante

Brasil: um salto para trás.

Documentário francês sobre o Impeachment… Acho uma boa narrativa.

https://youtu.be/bwwvhvzqLx4

.

Visitante

Vamos espelharmos.na.venezuela.gente.todo.mundo.na.rua

Visitante

Governo ou desgoverno.

Visitante
Estamos num periodo negro da nossa democracia em que tentam de qualquer forma sabotar a nossa já fragil democracia.Fachin junto com Janot e Moro claramente declaram guerra as nossas instituiçoes com o aval do grande mestre Temer para consolidar a tomada da democracia.É ao menos muito extranho que o chefe da quadrilha “Temer”nao tenha aparecido na lista de Fachin isto porque evidencia claramente um GOLPE DE ESTADO EM ANDAMENTO COM INTUITO DE ENTREGAR A NOSSA NAÇAO A ESTA NOVA ORDEM MUNDIAL ORQUESTRADA PELA GLOBO E EXECUTADA PELO PODER JUDICIARIO.O CURSO DE UM NOVO MUNDO CAÓTICO JA ESTA EM ANDAMENTO A… Read more »
Visitante

Esta delirando não é por acaso que o Brasil está neste buraco

Visitante

Gustavo, o Temer está na lista, mas devido ao cargo, não pode ser julgado por atos anteriores.

Visitante

Venezuela gente se manifestaram

Visitante

Lula na cadeia

Visitante

JA TEM DOIS NOMES ADVOGADO DE LULA GASTANDO O DINHEIRO ROUBADO

Visitante

Hannibal de Sousa kkkkkkkkkkkkkkkk

Visitante

Hannibal de Sousa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Visitante

..

Visitante

E há um analfabeto aqui destruindo a língua portuguesa. Vá procurar sites infantis. Eu creio que aqui não é o seu lugar.

Visitante

Quando terá uma LAVA JATO do JUDICIÁRIO para investigar SUPER-SALÁRIO, AUXÍLIO-MORADIA, AUXÍLIO-SAÚDE, venda de SENTENÇA, NEPOTISMO, APOSENTADORIA INTEGRAL, construção de FÓRUM SUPER FATURADO, etc…

Visitante

Espelharmos na Venezuela,

Visitante

NAOSEU ADVOGADO DE MERDA DR CRISTIANO ZANIM TU E TROUXA E ESSE SR AI MAIS UM VAI RECEBER DINHEIRO ROUBADO

Visitante

OOI DR TEXEIRA E OUTRO VIGARISTA

Visitante

Lula.ta.muito.encrencado.mas.denuncia.do.lula.

Visitante

Por favor, pelo menos três dos meus amigos do Facebook, poderiam copiar e colar essa informação na sua linha do tempo?
Dia 28, é GREVE GERAL! #dia28GREVEGERAL
P.S: Dessa corrente, eu faço questão de participar.

wpDiscuz