Menu

O possível fim das pretensões presidenciais do PSDB

(Charge: Aroeira) Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho O abraço de afogados que o PSDB decidiu dar no moribundo governo Temer desmascara completa e inapelavelmente o único verdadeiro objetivo dos tucanos em sua atuação política: aumentar a margem de lucro dos grandes empresários e os ganhos do capital especulativo por meio do ataque à combalida […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Charge: Aroeira)

Por Pedro Breier, colunista do Cafezinho

O abraço de afogados que o PSDB decidiu dar no moribundo governo Temer desmascara completa e inapelavelmente o único verdadeiro objetivo dos tucanos em sua atuação política: aumentar a margem de lucro dos grandes empresários e os ganhos do capital especulativo por meio do ataque à combalida renda das trabalhadoras e trabalhadores brasileiros.

Há pouco tempo o PSDB levantava, com o peito inflado, a bandeira do combate à corrupção, comandado pelo impoluto Aécio Neves, para disfarçar sua agenda de retirada de direitos da população.

A decisão de permanecer no governo de Michel Temer – aquele senhor que foi pego falando placidamente sobre crimes com um megaempresário e cujo assessor pessoal foi flagrado com uma mala de dinheiro destinada ao chefe – é uma grande chutada de balde do partido. O recado é explicitado pelos próceres do tucanato sem que se perceba qualquer rubor de vergonha nas faces.

“O que importa são as reformas”, dizem eles. Todo o teatro de Aécio, Dória, Alckmin, etc. sobre corrupção era apenas isso: um patético teatro.

Os “cabeças pretas”, a ala mais jovem do partido, foi contra a permanência no governo, mas a decisão dos “cabeças brancas” prevaleceu (Doria é o líder dos cabeças brancas apesar do impecável tingimento negro das madeixas).

Entretanto, no essencial, na convicção que repousa inabalável no coração de cada tucano, não há discordância.

Seja qual for a cor da cabeça, seja partidário da saída do governo Temer ou não, todo bom soldado do PSDB defende a continuidade do ataque brutal aos direitos trabalhistas e previdenciários de quem luta arduamente pela sobrevivência todo dia, faça chuva ou faça sol, Brasil afora.

Para completar o quadro de absoluta falta de vergonha na cara, a permanência do PSDB no governo Temer foi articulada por Aécio Neves – aquele senhor que foi gravado falando em mandar matar um possível delator -, que tenta garantir o apoio do PMDB à sua tentativa desesperada de sobrevivência política. O apoio do PMDB aos tucanos na eleição de 2018 também entrou na negociação republicaníssima.

Mais um detalhe bizarro: o PSDB foi o autor da ação que pediu a cassação da chapa pela qual Temer foi eleito, recém julgada pelo TSE. Tasso Jereissati, presidente do partido, questionado sobre permanecer em um governo que ele mesmo reconhece ter sido eleito por meio de ilicitudes, disse que “com certeza existe uma incoerência que a história nos colocou”.

Não coloque a culpa na história, senador. Foi a sanha tucana pelas reformas anti povo quem os colocou nesta situação deplorável.

Dar suporte a bandidos em nome de reformas rejeitadas por mais de 90% da população demonstra um descolamento da realidade além de qualquer limite razoável.

Como explicar um negócio desses em uma campanha eleitoral? Dizer “o nosso inimigo é o PT”, como repete alucinadamente João Doria, não vai tornar a falta de escrúpulos mais palatável.

Podemos estar presenciando o fim de qualquer pretensão presidencial do PSDB. O monopólio midiático vai ter que produzir um milagre para reverter um estrago desta magnitude.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Raul Justo

14/06/2017 - 13h02

Excelente texto! Corrigindo um pequeno equívoco — os “cabeças pretas” (ala jovem) foram A FAVOR do desembarque do putrefato (des)governo Temer. Prevaleceu a posição dos “cabeças brancas” (as putas velhas) de permanecer a bordo da “nau dos insensatos”.

    Pedro Breier

    14/06/2017 - 13h22

    Corrigido, obrigado Raul!

Geraldo Alves

14/06/2017 - 09h06

O PSDB propõe uma agenda de destruição do estado social, juntamente com o PMDB, Democratas, dentre outros. Com a aprovação das medidas econômicas o Brasil caminha para a barbárie total. O capitalismo selvagem é a bandeira defendida por esse grupo que vai criar um exercito de desempregados, aumentando a violência, exclusão social, tudo que o povo brasileiro não quer. É necessário uma intensa mobilização no sentido de barrar a agenda neoliberal.

Beba Monteiro

14/06/2017 - 11h49

O modelo de democracia da elite direitosa, tucana, golpista e malcheirosa resume-se assim: eleição direta para presidente só com a condição que Lula fique fora da disputa, porque com o ex-presidente os golpistas não querem disputar nem jogo de palito. Caso contrário, o plano “A” dos golpistas continua sendo eleição indireta, onde o nosso “glorioso’ e “honrado” congresso fará uso de sua prerrogativa para escolher um substituto do MT, um presidente biônico com o selo do golpe na testa, para continuar tocando a agenda entreguista, privatista e de destruição dos direitos sociais. Isso é o que a ala golpista formada pelas defecções da base do MT e parte da mídia PIG (Globo e Veja) defendem como estratégia para encerrar a crise e restabelecer a normalidade democrática. Portanto, ficam as perguntas: Será que não enxergam o povo nas ruas por diretas já?? Por que insistem em botar uma emenda no soneto do malfadado golpe, se até as pedras da rua sabem que a crise só acaba com eleições livres e um governo legitimado pelo voto popular? Será que só sabem viver de golpe? Lula faz tanto medo assim, que golpista não possa suportar uma eleição?

Eder Ribeiro Queiroz

14/06/2017 - 02h27

OS GOLPISTAS SE TRANSFORMAM EM CANCER METASITICO E COMEM AS PROPRIAS CELULAS TUMORAES-NEM QUIMIO OU RADIOTERAPIA OS MATA. SÓ A FORÇA POPULAR É MAIS FORTE QUE O URANIO.ESTA É A UNICA OPÇÃO PARA O CANCER-http://www.brasil247.com/pt/247/pernambuco247/301058/Deputado-tucano-desabafa-‘ficar-neste-governo-podre-%C3%A9-o-caminho-da-perdi%C3%A7%C3%A3o.htm

Marcelo Alves

13/06/2017 - 22h35

Vai vir uma emenda parlamentarista aí…pode esperar!!!

ricardo

13/06/2017 - 17h53

Texto magistral. Parabéns!

Djalme Filho

13/06/2017 - 19h24

Tem tucano comendo até ortiga

Magda Araujo Silva

13/06/2017 - 19h16

O psdb agora acaba de derrubar Temer e assume o comando do país via eleição indireta.

Ademar Batista Leite

13/06/2017 - 19h13

Olha que legal Paulo Tsuru

Paulo L Maia

13/06/2017 - 18h43

Freitas Ivalto

13/06/2017 - 18h38

Quem disse que vamos ter eleições?

Leinig Perazolli

13/06/2017 - 18h29

Mas quem seria imbecil o suficiente para ir as ruas pedir a coligação (PSDB/PMDB/DEM = Aécio/Cunha/Temer/Maia) para governar o Brasil.

Emerson Lins

13/06/2017 - 18h28

Sei não olhando para SP, tem um monte de Zumbi pronto para votar no candidato indicado…basta um MBL…etc ou mesmo aparecer na Tv…como tem a mídia não será difícil justificar a continuidade para o amarelinhos.

Lourival Godoy

13/06/2017 - 18h24

Se o PSDB abandona o barco agora, o PMDB vota sim na prisão do Aecinho.


Leia mais

Recentes

Recentes