Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

A tortura eterna de José Genoíno

Por Miguel do Rosário

07 de janeiro de 2014 : 02h10

O Brasil vive um momento surreal. O nosso parlamento é cheio de parlamentares ricos. Muitos são corruptos. Genoíno é um dos raros que não é rico nem corrupto. Pois é justamente este parlamentar, José Genoíno, um dos mais íntegros, talentosos e interessados no povo, que Joaquim Barbosa, agora com a cumplicidade da Justiça do Distrito Federal, escolheram para torturar, num processo interminável.

Genoíno foi submetido a tortura psicológica, pela mídia. Depois a uma tortura física, ao forçá-lo a viajar, mesmo doente, a Brasília e mantê-lo preso ilegalmente em regime fechado. E agora a tortura é financeira, ao exigirem um valor absurdo para um homem cujo patrimônio é uma casa simples em São Paulo, e que está gastando o pouco que tem para realizar tratamentos médicos que lhe estendam um pouco a vida. Afora os gastos a que sua família está sendo obrigada a fazer, ao permanecer longe de sua casa para assistir Genoíno, visto que Barbosa não lhe permitiu, monstro moral que é, cumprir sua prisão residencial temporária em sua própria residência.

Há tortura psicológica novamente ao impor-lhe sucessivos exames, com médicos hostis, e deixar no ar a ameaça de que ele voltará ao presídio assim que melhorar, envenenando-lhe qualquer melhora de saúde.

Leiam abaixo um artigo comovido de Paulo Nogueira, sobre essa barbárie que estão fazendo com um de nossos heróis nacionais. E nas barbas de todo mundo, com apoio entusiástico de nossa mídia golpista e desumana.

*

Até quando vão torturar Genoino?

Por Paulo Nogueira, no Diario do Centro do Mundo.

Para ver quanto é absurdo o que estão fazendo com Genoino, basta atentar para o seguinte.

A Globo deve cerca de 1 bilhão de reais – comprovadamente – por conta de uma trapaça fiscal na compra dos direitos da Copa de 2002.

E ninguém cobra – embora tudo esteja documentado.

Os três irmãos Marinhos, como mostra a revista americana de negócios Forbes, são donos, juntos, da maior fortuna do país, superior a 50 bilhões de reais.

Mesmo assim, com tanto dinheiro, a Globo não paga o que deve e ninguém cobra.

Genoino, em compensação, acaba de receber da Justiça dez dias para pagar uma dívida de 468 mil reais por ter feito alguma coisa que ninguém sabe o que é, tais e tantas as incoerências do processo do Mensalão.

A retirada mensal dos Marinhos é, certamente, bem superior aos 468 mil reais cobrados de Genoino.

Mas para Genoino é um dinheiro que ele simplesmente não tem.

Seu patrimônio, como sabe a Justiça, consiste de uma casa modesta num bairro classe média de São Paulo, o Butantã.

Contra a Globo, a Justiça é pusilânime.

Contra Genoino, é um leão.

Não bastasse tudo, Genoino convalesce de um problema cardíaco sério. Parece que a cada semana decidem atormentá-lo, como que para testar seu coração combalido.

No final do ano, Joaquim Barbosa, em seu melhor estilo natalino, negou a ele que pudesse ficar em sua casa em São Paulo para cumprir sua prisão domiciliar temporária.

Por quê? JB falou em “interesse público”, mas quem acredita nisso acredita em tudo, como disse Wellington.

Não bastasse, JB deu a entender que em fevereiro Genoino volta à cadeia. Isso significa que Genoino está enfrentando uma torturante contagem regressiva. Cada hora que passa é uma hora a menos para ele no convívio com os seus.

Insisto: tudo isso sem que haja culpa comprovada. Tudo isso enquanto ninguém dá satisfações sobre meia tonelada de cocaína encontrada num helicóptero de um amigo de Aécio.

Isto é o Brasil que a Globo ajudou tanto a construir: injusto, abjeto, sem nexo. Rigor contra quem está no chão, complacência com os verdadeiramente poderosos.

Querem minha opinião? Lula poderia fazer três ou quatro palestras — o necessário para juntar os 468 mil — e doar o dinheiro para Genoino. Não porque Lula inventou JB, embora isso também conte, mas porque seria uma solução simples e eficaz para o problema.

Em sua histórica investida contra Catilina, um senador que conspirava para se tornar ditador de Roma, Cícero clamou: “Até quando você vai abusar da nossa paciência?”

Pois é.

Até quando este Brasil iníquo vai abusar da nossa paciência?

genoino

Que justiça é essa?

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

7 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Cleide Portella

07 de janeiro de 2014 às 16h46

Nossa é muito triste!!!Espero que se faça justiça!!Este STF está desacreditado!!!

Responder

Libertad Martinez

07 de janeiro de 2014 às 14h52

No terminará hasta quebrarlo moralmente, fue escolhido para se vengar del PT Así es la justicia Golpista……………..

Responder

Maria J. Gama

07 de janeiro de 2014 às 14h36

Eu nao sou filiada a nenhum partido,mas nao entendo a apatia do pt que nao vai para as ruas pacificamente com suas bandeiras protestar diante de tantas arbitrariedades cometidas. O mundo juridico tambem tem que protestar!

Responder

Alice Ines Silva

07 de janeiro de 2014 às 11h36

Enquanto isso Cachoeira continua lindo, leve e solto; e ele diz não ter tempo para cuidar do mandato contra Roberto jefferson, mas teve para determinar a prisão de João Paulo Cunha. Claro este é do PT…

Responder

Jose Francisco Oliveira

07 de janeiro de 2014 às 10h30

Esse Barbosa está chegando ao limite do sadismo.

Responder

Diana Soares-Barreto

07 de janeiro de 2014 às 09h40

Lamentável esse Barbosa inescrupuloso! Aff!

Responder

Learce Glória

07 de janeiro de 2014 às 09h21

Mas o Barbosão o tirou para Cristo….fazer o que?

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?