Menu

Sindicato de Jornalistas do Rio denuncia fascismo de Rachel Sheherazade

Muito importante esse posicionamento do Sindicato de Jornalistas do Rio contra o fascismo midiático que estarreceu o país: uma âncora da TV aberta incitando a população a agir como justiceiros. Isso não é ser de direita. É ser medieval, bárbaro. Outrora a direita defendia a lei e a ordem. Agora, desesperada por estar longe do […]

31 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Muito importante esse posicionamento do Sindicato de Jornalistas do Rio contra o fascismo midiático que estarreceu o país: uma âncora da TV aberta incitando a população a agir como justiceiros. Isso não é ser de direita. É ser medieval, bárbaro. Outrora a direita defendia a lei e a ordem. Agora, desesperada por estar longe do poder, começa a flertar com a subversão e a truculência fascista.

Nota de repúdio do Sindicato e da Comissão de Ética contra declarações da jornalista Rachel Sheherazade

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e a Comissão de Ética desta entidade se manifestam radicalmente contra a grave violação de direitos humanos e ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros representada pelas declarações da âncora Rachel Sheherazade durante o Jornal do SBT.

O desrespeito aos direitos humanos tem sido prática recorrente da jornalista, mas destacamos a violência simbólica dos recentes comentários por ela proferidos no programa de 04/02/2014 (http://www.youtube.com/watch?v=nXraKo7hG9Y). Sheherazade violou os direitos humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente e fez apologia à violência quando afirmou achar que “num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível” — Ela se referia ao grupo de rapazes que, em 31/01/2014, prendeu um adolescente acusado de furto e, após acorrentá-lo a um poste, espancou-o, filmou-o e divulgou as imagens na internet.

O Sindicato e a Comissão de Ética do Rio de Janeiro solicitam à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) que investigue e identifique as responsabilidades neste e em outros casos de violação dos direitos humanos e do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que ocorrem de forma rotineira em programas de radiodifusão no nosso país. É preciso lembrar que os canais de rádio e TV não são propriedade privada, mas concessões públicas que não podem funcionar à revelia das leis e da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Eis os pontos do Código de Ética referentes aos Direitos Humanos:

Art. 6º É dever do jornalista:

I – opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios
expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos;

XI – defender os direitos do cidadão, contribuindo para a promoção das garantias
individuais e coletivas, em especial as das crianças, adolescentes, mulheres, idosos,
negros e minorias;

XIV – combater a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais,
econômicos, políticos, religiosos, de gênero, raciais, de orientação sexual, condição física
ou mental, ou de qualquer outra natureza.

Art. 7º O jornalista não pode:

V – usar o jornalismo para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime;

Também atuando no sentido pedagógico que acreditamos que deva ser uma das principais intervenções do sindicato e da Comissão de Ética, realizaremos um debate sobre o tema em nosso auditório com o objetivo de refletir sobre o papel do jornalista como defensor dos direitos humanos e da democratização da comunicação.

ditador-italiano-benito-mussolini-faz-a-saudacao-fascista

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ricardo Américo de Almeida

05/03/2017 - 19h22

A Rachel Sheherazade é um ícone do Jornalismo sério.
Ela é a Jornalista que está preocupada com um país onde os humanos direitos possam ser tratados com dignidade.
O Jornalismo brasileiro em regra está mais preocupado em esquerdar, vender a agenda esquerdista de Antônio Gramsci.

O que eu percebo pelo menos é um foco sempre a favor da agenda George Soros.
Um Abraço do Donald Trump para vocês.
Um esclarecimento para vocês do sindicato: Fascismo e Nazismo são movimentos esquerditas, socialistas. Por que não fazem uma matéria esclarecendo isso, hein???? Admitam, é menos doloroso!!!!
Um dia essa sociedade vai acordar e vai descobrir o quanto ela foi manipulada pela imprensa brasileira.

    Rudi Borges

    05/03/2017 - 19h50

    Ricardo Américo, que confusão, ein, meu amigo?
    Essa senhora é um ícone da plutocracia de São Paulo que cria figuras exóticas como ela para defender ideias fascistas para um público mais amplo e blindar políticos corruptos de sua ala conservadora.
    Ela só existe graças ao antipetismo de São Paulo. Raivosa, cheia de xingamentos e uma série de clichês dá direita.
    Sobre a parte do nazismo ser de esquerda, poupe-nos do seu analfabetismo arrogante e vá até integrantes de qualquer grupo neonazista e diga que eles são de esquerda, ou então proteste contra o parlamento alemão e o próprio hitler – e o resto do mundo – sobre a constatação do óbvio a respeito de nazismo como extrema-direita.
    Para além, interessante que você tenha usado o termo “humanos direitos”. Derivação de “cidadão de bem” como da KKK?
    A esquizofrenia Olavete parece ser contagiosa em algumas pessoas.
    Um abraço!

rubens de avila

26/05/2014 - 17h51

acho interessante, soh eh criticado/punido, jornalistas que soh falam a VERDADE, porque não Punem os Governanates que soh mentem para o povo BRASILEIRO, Politicos que estão no Poder e não mudao as LEIS, porque???, serah que estão sendo Beneficiado por Isso???, e o Tal de Direitos Humanos??? que soh FAVORECEM os BANDIDOS??? soh tenho a Dizer??? NOSSO PAIZ SOH TEM DIREITOS *** DESUMANOS *** E GOVERNANTES/POLITICOS, DESUMANOS, SERAH QUEM FALA A VERDADE MERECE PUNIÇAO??? MESMO A ** CONSTITUIÇAO BRASILEIRA ***, NOS DAH LIBERDADE DE LIVRE EXPRESAO.

    Rudi Borges

    05/03/2017 - 20h00

    Liberdade de expressão não é falar o que bem entender. Liberdade de expressão é um direito do cidadão, o que implica em seguir preceitos constitucionais e arcar com as consequências quando este direito é subvertido em atitudes danosas à sociedade. Ação Civil Pública, por exemplo, como a que Bolsonaro foi condenado.
    Sobre direitos humanos, esse espantalho já está manjado. E os crimes de políticos não exclui o erro de outros profissionais. Não se justifica um erro com outro. Certo?
    Um abraço!

JOAO ALFREDO

07/05/2014 - 12h12

NA VERDADE O QUE ESTÁ ACONTECENDO É UM FENÔMENO EM FRANCA EVOLUÇÃO NO JORNALISMO. RACHEL É A ESSÊNCIA DA CORAGEM E DETERMINAÇÃO. A CIUMEIRA RONDA SIM JORNALISTAS, PRINCIPALMENTE OS PROFISSIONAIS INSEGUROS. RACHEL ROUBA CENAS’ E TRAZ INEVITAVELMENTE SOBRE SI OS HOLOFOTES. FALA SIM O QUE VEM A CABEÇA – AINDA BEM – E NÃO AO BOLSO OU A INTERESSES MESQUINHOS. ATÉ AGORA SÓ SE FALOU SOBRE A INSATISFAÇÃO DO TRABALHO DELA COM RELAÇÃO A POLÍTICOS E COLEGAS CIUMENTOS. NINGUÉM PESQUISOU JUNTO AO ‘POVO’ SOBRE O QUE ACHAM DE RACHEL SHEHERAZADE. É ELE – O POVO – A PARTE BENEFICIADA COM ESTE VERDADEIRO HEROÍSMO. COM CERTEZA OS NÍVEIS DE AUDIÊNCIA SUBIRÃO CONSIDERAVELMENTE EM QUALQUER EMISSORA QUE RACHEL TRABALHAR. AFINAL SE ELA DEVE ALGUMA SATISFAÇÃO É PARA O POVO O SEU VERDADEIRO PATRIMÔNIO.
BOM SERIA SE ELA SOBREVIVESSE EM BRASILIA.

PARABÉNS RACHEL SHEHERAZADE !

    Rudi Borges

    05/03/2017 - 20h06

    Quem fala o que vem a cabeça é criança. Adulto arca com as consequências do que é dito.
    Nada de novo.
    O fato de você gostar dela é um problema seu. O povo não é você e ninguém é obrigado a achar graça de “batida de caminhão”.
    Um abraço!

sergio

08/02/2014 - 02h13

E o canal de TV (SBT) é conivente este fascismo? Não é uma concessão pública?

Vixe

07/02/2014 - 18h28

Como bem disse alguém aí:
Isso “SHERA a NAZI”…

Fr Albuquerque

07/02/2014 - 18h24

Um blog aqui do Paraná tratou a jornalista como “A demente do SBT”.

Paulo de Souza

07/02/2014 - 18h13

Em qualquer país civilizado, o cidadão(marginal), seria punido com rigor. Vamos deixar, desse papo furado de “fascista”.

    Vixe

    07/02/2014 - 18h23

    Em qualquer PAÍS REALMENTE CIVILIZADO, este menor teria a chance de ter escola e moradia digna.
    E se incorresse em crime, teria o direito a um julgamento justo.
    E se condenado, teria direito a cumprir sua pena com respeito à sua dignidade humana.
    E pra finalizar, num PAÍS REALMENTE CIVILIZADO, repórteres como essa e pessoas como você, não exporiam suas opiniões para não fazer papel de ridículo…

      Euller

      07/02/2014 - 18h39

      Sem nexo, esse seu papo furado. Nos Eua, por exemplo, bandido não é tratado como coitado. Deixa de falar besteira e abre os olhos. Ela apenas disse a realidade e não fechou a boca pra essa hipocrisia. Fora esse argumento fajuto de ‘Não tiveram chance, a sociedade não deu as devidas condições’, primeiro, isso era base do governo que não dá, e isso não é fator determinante, vira bandido quem quer, ralar de verdade não querem. Sou pobre e nem por isso escolhi tal caminho.

Paulo de Souza

07/02/2014 - 18h11

A menina, simplesmente abriu o debate! Vamos aproveitar, aves de rapina…

Suzana Oliveira Lima

07/02/2014 - 09h26

To pensando em lançar uma campanha : Rachel Sherazade por favor…ADOTE um Justin. http://www.youtube.com/watch?v=dI2enm6JB9g&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DdI2enm6JB9g&app=desktop

Dalton Luiz Gonçalves

07/02/2014 - 03h15

SBT tentando refundar o nazismo. Emissora de um judeu. Entenda .

Cibele Milreu

07/02/2014 - 02h29

Sherahazedo

Selma Bimbato de Almeida

07/02/2014 - 01h44

Vaca!

Selma Bimbato de Almeida

07/02/2014 - 01h44

Vaca!

Valdeni Iori

07/02/2014 - 01h08

tem a língua maior que o cérebro

Valdeni Iori

07/02/2014 - 01h08

tem a língua maior que o cérebro

Ernesto Pilotto Neto

07/02/2014 - 00h38

xeranazi… sbt com uma batata quente na mão.

Barbara Ferreiro

07/02/2014 - 00h23

Alguém tem que fazer alguma coisa contra essa doida… ela está ferindo a legalidade , cadê a OAB ??

Graça P Zuany

07/02/2014 - 00h13

Ela parece malucaaaa!!

Jose Vianna Moreira Moreira

07/02/2014 - 00h09

Este homem de farda sabe o que é fascismo?

Julienn Fernandes

07/02/2014 - 00h09

Até que enfim, uma atitude. O monstro do preconceito dela está cada vez maior e precisa ser contido.

Aline Fão

06/02/2014 - 23h31

Por isto de nossa sociedade ser assim, muitos iguais a esta……

Lulu Chan

06/02/2014 - 23h29

raquel cheira-a-nazi????

Geraldo Amorim Filho

06/02/2014 - 23h09

Esse sindicato é unido em?

weber

06/02/2014 - 20h54

Vejam o vídeo de 1988 onde Silvio Santos fala do papel da imprensa.
http://videos.bol.uol.com.br/permalink/?view/silvio-santos-responde-rachel-sheherazade-0402CC983366D4C14326

Newton Bello

06/02/2014 - 22h53

Pior é que ela não está só; essa zinha é apenas a porta-voz de uma grande parte da doente sociedade brasileira.


Leia mais

Recentes

Recentes