Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Vídeos exclusivos de Lula e mais uma bomba contra Joaquim Barbosa!

Por Miguel do Rosário

28 de abril de 2014 : 19h01

Em entrevista para uma TV portuguesa, o ex-presidente Lula tratou o tema mensalão ainda com mais desenvoltura do que o fez na entrevista com blogueiros.

É o momento, portanto, de falar um pouco do mensalão. Mas primeiro, vejamos o que disse Lula aos blogueiros. Repare que ao final, ela ironiza a sonegação milionária da Rede Globo, que seria mais de dez vezes superior ao que se supõe ser o mensalão:

E agora, em edição exclusiva no blog do Cafezinho, vejamos o que Lula falou sobre o mesmo tema, na TV portuguesa:

Eu só discordo de uma coisa de Lula. O julgamento do mensalão não foi 80% político. Foi 100% mesmo. E como o ex-presidente está dizendo que essa história ainda será recontada, vamos ajudá-lo a fazer isso, trazendo alguns documentos inéditos na internet.

O blogueiro Alexandre Teixeira, do blog Megacidadania, cavou no site do Ministério Público Federal, um documento de conteúdo explosivo. Teixeira revela que o Ministério Público Federal e, principalmente, o então responsável pelos processos junto ao STF, Joaquim Barbosa, sabiam que o Inquérito 2474 continha documentos essenciais para os réus e a sociedade entenderem o que aconteceu no mensalão.

O documento obtido por Teixeira é um voto do sub-procurador geral da República, José Bonifácio Borges de Andrada, em relação a um jogo de empurra entre procuradores de Minas e do Distrito Federal. Nenhum deles queria tratar de um processo envolvendo Marcos Valério. Andrada, então, decide que que o processo deveria ficar sob responsabilidade do MP de Minas Gerais. Até aí, nada demais. O negócio é que, ao fazer a análise de seu voto, o procurador federal lista o conteúdo do inquérito 2474 e daí, bum! É a primeira vez em que, em documento oficial, o Ministério Público afirma, com todas as letras, que o inquérito 2474 era uma extensão das investigações sobre o mensalão, desmentindo o que Joaquim Barbosa dirá em plenário, tempos depois, de que este inquérito “não tinha nada a ver” com a Ação Penal 470.

Também é a primeira vez que, oficialmente, o MP declara que a Polícia Federal descobriu que as empresas de Daniel Dantas irrigaram o valerioduto. E, sobretudo, menciona o Laudo 2828, que é um relatório da Polícia Federal sobre quem eram, no Banco do Brasil, os responsáveis pelo Fundo Visanet. O Laudo 2828 inocenta, por exemplo, o réu Henrique Pizzolato, o que derrubaria o pilar da Ação Penal 470, que seria a presença de um petista (núcleo financeiro) na área de marketing do BB para desviar recursos “públicos” (na verdade não são públicos, mas privados) da Visanet para pagar deputados.

Os documentos comprovam, portanto, que Joaquim Barbosa sempre soube que os documentos do Inquérito 2474 eram afeitos à Ação Penal 470 e que tinham de ser repassados aos réus desta última, para que estes pudessem se defender. Igualmente, eram documentos importantes para a opinião pública compreender a extensão do processo e provocar um debate político consequente. Joaquim Barbosa sonegou informações fundamentais à sociedade e à defesa. O Laudo 2828 foi escondido dos próprios ministros durante a aceitação da denúncia.

Por que Barbosa escondeu tantos documentos, mantendo-os sob sigilo? Simples, porque eles atrapalhavam o esforço de JB e seus cúmplices no MP e na mídia, para manter de pé a narrativa do mensalão. Se estes documentos tivessem vindo à público antes da aceitação da denúncia, talvez esta nem tivesse sido aceita, e a história teria sido outra. Estaríamos investigando a origem verdadeira dos recursos de Marcos Valério para pagar o caixa 2 de campanhas eleitorais desde os tempos de FHC. Esta origem nunca foi a Visanet, e sim, em sua maioria, contratos de publicidade com empresas controladas por Daniel Dantas.

Esta é uma parte da história do mensalão que ainda precisa ser recontada.

A imagem abaixo é uma parte do documento do MP que desmascara o golpe de Joaquim Barbosa. Confira os trechos sublinhados ou em destaque:

A prova do 2828 no 2474

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

22 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

GILson

29 de abril de 2014 às 14h59

esta politica praticada no Brasil è vergonhosa, ninguem tem vergonha na cara,corruptos.

Responder

tom

29 de abril de 2014 às 12h16

o lula fez o mesmo que brizola anos atras , chamou a imprensa estrangeira pra falar , e agora com essa descoberta , cadê a veja , globo e folha , pra investigar essa denuncia , ahh eu esqueci , eles são do outro partido

Responder

Chico Melo Melo

29 de abril de 2014 às 13h35

AINDA BEM QUE EU NÃO SEI NADA A RESPEITO DESTES LIXOS… SEI ALGO É ATRAVES DO BLOGs… VEJA/GLOBO/FOLHA/ESTADÃO E ETC, SÃO LIXOS NÃO RECICLAVEIS…

Responder

Miriam Maffei

29 de abril de 2014 às 12h51

ishiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Responder

Daniel

29 de abril de 2014 às 00h38

Depois de ver joaquim barbosa e as outras HIENAS rindo e debochando de Lula na Folha, CHEGA. é a gota dágua. Hora de pegar em armas e acabar com essa palhaçada.

Responder

Ailton CdC

28 de abril de 2014 às 23h03

Lula e sua vida é história.
AP-470 é estória e como ficção deverá ser recontada. Simples assim!

Responder

maria nadiê rodrigues

28 de abril de 2014 às 22h11

LULA DEU MAIS UMA DE CABRA INTELIGENTE, QUANDO DECIDIU ABRIR A BOCA NO EXTERIOR, JÁ QUE A IMPRENSA BRASILEIRA SÓ O CONDENA. AGORA O JOGO TÁ ABERTO PRO MUNDOOO.

Responder

Tania Pasqualini

29 de abril de 2014 às 00h25

FICO IMPRESSIONADA COMO AINDA HÁ PESSOAS QUE CITAM A VEJA COMO FONTE DE INFORMAÇÃO…

Responder

Genario Araujo

28 de abril de 2014 às 21h23

Digo sempre: o bombardeio da imprensa manipulada e dos partidos da privataria, vai terminar em uma grande “bufa de véio”, fumaça apodrecida contra eles mesmos.
Dilma será reeleita contra tudo e contra todos da elite e da imprensa manipulada e para continuar construindo o Brasil que nós estamos vendo.

Responder

sylvio costa

28 de abril de 2014 às 20h48

Só uma coisa me incomoda, porque esta sonegação da Globo não vem á tona, o que falta a Receita Federal para tirar isso a limpo?

Responder

Teo Ponciano

28 de abril de 2014 às 20h42

Invasão de coxinha troll.
O PT tá acabando sim. Acabando com a paciência da direita tacanha e conservadora.
Quando aprenderem a pensar política sem preconceito e bile descobrirão que não existe Nação sem Povo.

Talvez o ar que se respira no rola-bosta lhe façam melhor.

Responder

Hugo De Oliveira Assis

28 de abril de 2014 às 23h29

O que a veja fala, não se escreve.

Responder

Marcelo

28 de abril de 2014 às 19h58

Ok. Que maravilha! Mas o que o PT vai fazer? O que a Presidente Dilma, que foi legitimamente eleita pelo POVO brasileiro vai fazer? Vai continuar com medo da Globo? Vai continuar deixando a Globo comandar o pais?
Eu votei na Dilma, mas nunca pensei que ela iria jogar fora todo o trabalho e conquistas do governo popular do PT.

Responder

    Miguel do Rosário

    28 de abril de 2014 às 20h04

    Boas perguntas. Tenho repetido isso com bastante ênfase no blog.

    Responder

      Scan

      28 de abril de 2014 às 23h47

      E, pelo visto, recebe tantas respostas quanto nós, né?
      Até hoje só recebi uma resposta da Dilma: um agradecimento pelo votos de “feliz aniversário” que lhe enviei.
      O único que não precisava…

      Responder

nilo walter

28 de abril de 2014 às 19h49

Metrô, falta de água, Petrobrax, CVRD etc não passam de traques dde S.João para certas pessoas . Essa atitude de JB é um perigo para a nação .A lei deve ser igual para todos. Até os extraterrestres sabem que a grana do 470 é oriunda do D.dantas que foi carimbaddo pelo FHC como genial .Tomara que os petistas nas CPIs sejam inflexíveis .Ao inimigo não se apertam as maõs pois pode-se perder as mesmas .
A História não perdoa . JB está incluido entre os mentirosos maiores do STF . Ou fita sem áudio não é inverdade ?
Cafézinho, os cães ladram e a caravana passa triunfante .
Explico logo que não sou e nunca fui petista . Sou brasileiro .

Responder

Alberto Martins Soares

28 de abril de 2014 às 22h39

Ah, tá, a Veja… SIC

Responder

enganado

28 de abril de 2014 às 19h37

Repito: A que Senhores obedece o sr. JB? Se começarmos a procurar pela/na Rede Globo, logo logo encontraremos a resposta!

Responder

O Cafezinho

28 de abril de 2014 às 22h28

Pois é, pelo vídeo vê-se que é mentira da Veja (que novidade). A repórter fala de homens de confiança, e Lula responde que a questão não era essa, e sim que a história está mal contada.

Responder

    Igor Cananéa

    29 de abril de 2014 às 11h16

    O problema é que ele diz “Não se trata de gente da minha confiança”. No contexto da entrevista, pra mim fica claro que ele quis dizer “Não se trata de ser gente da minha confiança”. Fora de contexto, realmente parece que ele está dizendo que não os conhece.

    O mais legal é o augusto nunes dizer que “Os telespectadores portugueses e brasileiros então ouviriam Lula dizer que não sabe direito quem é José Genoino, acha que Delúbio é nome de rio e conhece José Dirceu só de vista.”

    Responder

Daniel Américo

28 de abril de 2014 às 22h09

No site da Veja a informação que se dá dessa entrevista é que o Lula deixa a entender que não conheceu o Genoino e que conheceu o Dirceu só de vista

Responder

Deixe um comentário

Por que devemos confiar nas Urnas Eletrônicas? Viaje no Universo Profundo com o Telescópio James Webb O Xadrez para Governador do Ceará