Menu

Volta Lula!

Conversando ontem com a turma do Barão sobre a situação política, eu comentava o discurso de Dilma no Encontro Nacional do PT. A presidenta ficou quase uma hora fazendo um discurso de cerimonial: “Eu queria agradecer fulano, sicrano… Queria também agradecer beltrano”. Agradeceu umas 350 pessoas! Não consegui continuar assistindo. Para piorar, ela inicia o […]

47 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Conversando ontem com a turma do Barão sobre a situação política, eu comentava o discurso de Dilma no Encontro Nacional do PT.

A presidenta ficou quase uma hora fazendo um discurso de cerimonial: “Eu queria agradecer fulano, sicrano… Queria também agradecer beltrano”. Agradeceu umas 350 pessoas! Não consegui continuar assistindo. Para piorar, ela inicia o discurso agradecendo Lula de uma maneira exagerada, com um tom ufanista que não combina com Lula, uma pessoa de modos afáveis e modestos. Dilma tem de tratar Lula como amigo, de igual para igual, nunca de baixo para cima. Não tinha de chamar Lula nem de “senhor”, e sim de “você”.

Eu gostaria de saber quem é o gênio que planeja um discurso desse para a presidente às vésperas de uma eleição presidencial! Me parece óbvio que Dilma tem de cortar imediatamente qualquer convencionalismo, que pega muito mal em 2014, e ainda mais para alguém que já sofre o desgaste natural de estar no governo e ser obrigado a seguir alguns protocolos. Na minha humilde opinião, Dilma tem de começar seus discursos indo direto ao assunto, talvez fazendo uma abertura poética, emocionante. Ficou muito chocante assistir ao discurso de Lula, divertido, espontâneo e genial como sempre, e depois ouvir Dilma iniciar o seu dizendo “eu queria agradecer” por horas a fio! Dilma não precisa ser o Lula, mas poderia, no mínimo, contratar alguém mais criativo para escrever seus discursos. Não dá para entender. O PT nunca teve tanta estrutura, e não consegue construir uma base de comunicação mais eficiente para Dilma Rousseff? Assim não há quem segure o “volta Lula”. E assim não há quem vença as eleições…

Assista ao discurso de Dilma no Encontro Nacional do PT. Se conseguir enfrentar os primeiros desesperadores 15 minutos, o que eu não consegui, talvez você escute alguma coisa bonita. Aliás, se tem alguma coisa bonita, deveria ser então recortada e espalhada nas redes.

http://www.youtube.com/watch?v=B30QbXs6rQA

Dilma fez um excelente discurso na TV, mas não adianta se ficar só nisso. Tem de seguir o conselho de Lula durante o Encontro Nacional do PT, e fazer discursos assim diariamente. Usa a EBC, as redes sociais, o blog. Se Dilma não usar a comunicação para falar bem de seu governo, quem o fará? A grande mídia já iniciou uma campanha violentíssima contra o governo e o PT. É pau pau pau, todo dia, toda hora. A tática pode ser resumida no novo chapéu noticioso das manchetes do jornal O Globo: “Escândalo em série”.

A presidente parece ter comprado a versão midiática sobre o que um presidente pode ou não fazer. Não é a mídia que define o que um presidente pode ou não fazer. E não se pode chancelar a criminalização da política. A presidente precisa falar todo dia com a população. Os ministros precisam falar todo o dia com a população. E falar diretamente, sem intermédio da mídia. Usem os sites dos ministérios! Usem as redes sociais! Dar entrevista ao Globo, como fez Guido Mantega, dizendo que vai “aumentar tributos”, é tiro no pé! Nesse caso, é melhor mesmo ficar quieto.

É preciso estabelecer, junto à sociedade (não junto à mídia) e junto às instituições responsáveis, quantas vezes por mês um presidente pode falar em cadeia nacional. Uma? Duas? Vamos estabelecer isso, e daí o presidente fala uma ou duas vezes por mês. E pode usar a EBC, ou não? Pode trocar o “Café com a presidenta” por um discurso semanal forte em vídeo? A presidente pode usar o blog?

É isso ou deixar que a mídia domine a narrativa de tudo o que está acontecendo no Brasil, e assim como nos fizeram, em 64, acreditar que golpe era democracia e democracia era golpe, hoje nos fazem acreditar hoje que tudo está ruim quando as coisas estão boas. A narrativa da mídia é poderosa, engambela as melhores cabeças; aliás, ela engambela sobretudo as melhores cabeças por razões psico-culturais: é na grande mídia que as “melhores cabeças” tem esperança de verem publicadas resenhas de suas obras.

O governo tem de oferecer, por isso mesmo, instrumentos para atrair a intelectualidade: prêmios literários, políticas inovadoras para cinema, desburocratização do sistema de fomento a produção cinematográfica.

Enfim, Dilma tem o grande trunfo que a oposição não tem: uma caneta. É com essa caneta que Dilma pode ganhar as eleições, abrindo seu governo a propostas criativas, sobretudo no campo da comunicação e da cultura, e por isso é necessário estar consciente de que esse campo hoje é fundamental para dar suporte às transformações estruturais em curso no país.

A presidenta deveria dar alguma palavrinha sobre comunicação social e política. A América Latina inteira está fazendo leis de mídia, e Dilma não dá nem uma palavrinha sobre o assunto? Isso acaba prejudicando politicamente os movimentos que lutam pela democratização da mídia, porque nos sentimos abandonados. Eu sei que o PT não tem força para, sozinho, fazer uma mudança. Mas não custa nada a presidente fazer uma observação, nem que seja irônica, sobre a mídia brasileira. É este o sentido do título: Volta Lula, não no sentido do presidente Lula ser o candidato, mas de termos uma liderança política que enfrente o debate político, não uma vez na vida outra na morte, mas diariamente. E se ela não quiser, então delegue, de fato, poder a alguém para fazê-lo. O poder não tolera o vácuo, se há silêncio no governo, a mídia o preenche alegremente, e nos aniquila.

Esta semana ficamos sabendo que uma mulher foi linchada em Guarujá por causa de um “boato” nas redes sociais. Pois é, se um boato lançado por um site meia bomba de Guarujá tem esse poder, imaginem o poder da mídia corporativa, trabalhando unida com um só objetivo: destruir a imagem de um partido político e desmantelar a sua base aliada.

É óbvio que é preciso pôr um freio democrático a esse poder arbitrário, que traz desequilíbrio à delicada balança dos poderes.

Dilma não pode deixar de usar a maior arma de um político numa democracia: a palavra. Quando não puder falar diretamente, use a ironia, o humor, a metáfora. E quando puder falar diretamente, seja agressiva, dura e elegante, como só ela sabe fazer.

A maioria dos leitores do blog são eleitores da Dilma e ficam chateados quando eu faço críticas à presidenta. Eu também sou eleitor. Nós somos o núcleo duro de esquerda, em torno de 30% do eleitorado. Votamos na esquerda independente do carnaval da mídia. Entretanto, se não houver uma política de comunicação mais agressiva, Dilma pode até ganhar as eleições, mas perdendo politicamente e enfrentando grandes dificuldades para governar num próximo mandato.

*

Alguns informes:

A semana está um pouco enrolada para o blogueiro porque estou à frente da organização do nosso II Encontro de Blogueiros do Rio de Janeiro, que começa na próxima sexta-feira. Quem quiser participar, inscreva-se logo, porque as vagas são realmente limitadas.

Além disso, hoje, terça-feira, a gente comemora 1 ano do núcleo fluminense do Barão de Itararé e estamos organizando um churrasco de comemoração, só que num lugar pequeno e por isso mesmo, infelizmente, fechado apenas para poucos convidados.

Outro informe importante é a estreia do programa de Paulo Moreira Leite na TV Brasil, hoje às 22 horas. Vale a pena conferir, gravar no youtube e divulgar o máximo possível, porque o nosso campo tem pouquíssimos espaços para se manifestar, mesmo nas tvs públicas.

lula-dilma-faixa

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Ennis Meier

20/08/2014 - 21h21

Prezado Lula:

Não sou crítico do governo mas algo está errado !

Tenho 83 anos e espero há 20 meses por um Recurso por Indeferimento na Comissão de Anistia Política, ao que dizem por faltar verbas para as Indenizações.
A Presidente Dilma está financiando 1.1 bilhão de dólares no porto de Mariel em Cuba !
Veja a página http://www.anistiapolitica.com
Agradecido por sua interferência nessa situação exdrúxula, Ennis Meier

Ennis Meier

14/08/2014 - 14h57

Veja abaixo um incidente na página da ABAP, que revelaria quem está “pondo um nó” nas verbas da Comissão de Anistia Política, que não estariam pagando as contas de hoteis utilizados por seus funcionários, e aos 83 anos esperamos há 20 meses por um Recurso !!!

S. Excia. Presidente Dilma Vana Rousseff, bem sabe que essa INDENIZAÇÂO determinada por Lei, e que ela mesma já se beneficiou, é por prejuizos causados a cidadãos que foram ROUBADOS por uma ditadura militar, e que para muitos deles, é a última oportunidade para que isso aconteça em vida ! (não se trata de um prêmio postumo)

Numa hora em que o “cobertor está curto”, o compromisso com a vítimas da Ditadura no Brasil, é mais importante do que financiar obras públicas em Cuba.

Veja mais em: http://www.anistiapolitica.com

Ennis Meier

08/08/2014 - 19h18

Uma democracia em que a Lei não funciona
http://www.anistiapolitica.com

Valdeci Elias

07/05/2014 - 15h28

Ao ler o titulo, me lembrei da época do colégio. Na aula de história, onde o professor disse, que a esquerda só se unia na prisão.
È esse pensamento, que da base a campanha da oposição. Dividir a esquerda pra conquistar.
Não sei se esse Titulo foi mal escolhido, ou que se a discordia já se implantou na esquerda ?

Maria Olimpia

07/05/2014 - 15h20

Concordo com você, Valdir MG, o inimigo é outro!

Regina Salomão

07/05/2014 - 16h58

ah,pelamor,isso já tá virando uma obsessão,na boa! É a Dilma falar bom dia e lá vem vocês falar que ” esse bom dia da Dilma, sei não, quem preparou esse bom dia que a Dilma deu? Com esse bom dia ela não ganha eleição” Tô quase desassinando esse blog,sério.

Miriam Duarte

07/05/2014 - 11h52

Senador do PSDB-SP agride jornalista por não concordar com as perguntas.

O PSDB-SP adora investigação…na casa dos outros !!!

Quando é para investigar o próprio PSDB…aí eles partem para a agressão.

Veja o vídeo da agressão: http://www.youtube.com/watch?v=yuO6wPidF7I

Este senador do PSDB-SP está envolvido com o cartel de empresas que desviou recursos do metrô de SP.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2011/11/alem-de-serra-e-kassab-esquema.html

    socorro Guimaraes

    07/05/2014 - 14h13

    Eu adorei a iniciativa do jovem Rodrigo Pilha. teríamos que ter mais jovens com este incentivo. Meus Parabéns. Rodrigo você é o cara.

      Vitor

      07/05/2014 - 14h21

      Não sei o que é pior… Aloysio Nunes como senador ou Rodrigo Pilha como jovem jornalista…

        socorro Guimaraes

        07/05/2014 - 14h40

        É um jovem indignado com esse absurdo que PSDB tenta passa de imagem de santo, todos os tucanos são dissimilados, só lendo um livro como o príncipe da privataria para saber como são sujos. Meu Deus, como pode vender o BRASIL deste jeito e agora querendo garantir a venda da PETROBRAS. Se você realmente for uma pessoa honesta e soube alguma coisa, lembrará quando os tucanos queriam troca o S pelo X do nome da PETRABRAS. É muito triste.

          Vitor

          07/05/2014 - 14h54

          Sim, o PSDB é um partido safado! Não, Rodrigo não é o cara! Não me parece jovem! Não deve ser jornalista!

Vitor

07/05/2014 - 09h37

Dilma se reúne com jornalistas ontem.

Manchetes de hoje:

Globo: Inflação está sob controle, mas não está bem, diz Dilma

Veja: Em jantar, Dilma admite que ‘não está tudo bem’ com a inflação

Estadão: Dilma: ‘Inflação está sob controle, mas não bem’

Folha: ‘Não está tudo bem’ com inflação no país, admite Dilma a jornalistas

Agora o Miguel enfarta…

Lilian

07/05/2014 - 09h05

Concordo plenamente, Paulo. A começar por esse título, “Volta Lula”. Foi um desserviço. Dilma não é Lula e não dá para fingir ser quem não é. E eu acredito nela pelo heroísmo de seu histórico de vida e a seriedade de sua gestão, que deveria ser muito mais destacada e valorizada por cada um de nós ao invés de continuarmos apenas comparando sua comunicação com a de Lula.

Luciano

07/05/2014 - 08h13

Vídeo muito bom sobre as besteiras que a Rachel Sheherazade fala:

https://www.youtube.com/watch?v=pUICfsL00zY

martha silva

07/05/2014 - 07h12

Fala mais Dilma, mas, fala objeivamente como acreditamos seja seu estilo.

Andre L. R. Mendes

07/05/2014 - 06h00

O Cafezinho vc viu isso? http://dissidentvoice.org/2013/08/brazils-vinegar-revolution-left-in-form-right-in-content-4/

alex

07/05/2014 - 02h46

Outra coisa Miguel: Dona Foster só fala de Ptrobras com o Globo. Guido só dá entrevista pro Globo e Globonews… Aqui em Sampa o Haddad foi pedir colo pra Folha e “sifu”… É paixão e vontade de apanhar, velho! tem outra explicação?

alex

07/05/2014 - 02h43

MIGUEL: até hoje os “ins” do PT acham que esse negócio de MidiaPIG é pura bobagem.. Invenção dos blogs sujos!

Fernando Calixto

07/05/2014 - 04h47

Volta Lula hahahah… Fala sério, se o PT continuar no poder o nossa “república! passará de pseudo-capitalismo para comunismo ^^

    socorro Guimaraes

    07/05/2014 - 14h55

    Será que você sabe o que realmente significa esses movimentos: Direita, Esquerda e comunista? Deveria ler o livro o Príncipe da Privataria, se realmente é uma pessoa que se acha mais honesto que um petista deveria ler e ai eu gostaria de saber sua opinião, porque você mente para mim, mas jamais mentirá para DEUS, se for honesto um mínimo que seja verá em doze (12) anos do PT no poder que não se foi pedido nenhum dolar ao FMI, enquanto no PSDB no poder se pedia todo ano, em uma vez só 42 milhões de dolares é não ficou um dolar no BRASIL, e se entregou as estatais para o estrangeiro, em todo estado houve privatizaçãoes, e cadê os investimentos, você lembra quando queriam troca o S da petrobras pelo X, para privatizar a PETROBRAS, só não conseguiram porque a população se movimentou, e assim mesmo ainda conseguiram entrega 40% da Petrobras, Tucanos estão agora se movimentando para entrega o resto, só não farão porque os pobres não deixaram e essa massa é 70% da população e levará o PT ao poder mais uma vez.

Marcelo Macêdo

07/05/2014 - 00h18

Miguel,

Permita-me discordar de você no que tange a forma de Dilma se expor, como no encontro nacional do PT ou em outras ocasiões. Dilma não é LULA, Dilma é DILMA. Ficaremos desapontados de esperar dela a eloquência e a capacidade de falar simples de LULA à população brasileira. Os estilos são diferentes, as pessoas são diferentes. A Presidenta tem que ser ela mesma, caso contrário, ela não será ninguém.
Tem horas que tanto você,Miguel, quanto eu ficamos impacientes com a falta de uma ação mais efetiva do governo em rebater o que esta nefasta oposição político-midiática divulga. Há horas em que eu mesmo gostaria de arrumar uma forma de fazer às vezes do governo. Mas não dá!
Devemos cobrar agilidade, franqueza em seu discurso, uma linguagem acessível ao povo e, principalmente, não ter medo e sim coragem por parte da “Presidenta” de partir para cima desses “anti-Brasis” e ela vai, só que não na hora que quisermos tão pouco do jeito que queríamos. DILMA é DILMA, LULA é LULA!

Liza Moretti

07/05/2014 - 03h12

Ah não gostas dela!To começando achar que é pessoal…

Indy Allen Araújo

07/05/2014 - 02h28

A Dilma é uma boa gestora, mas precisamos desse cara novamente. Ele faz falta ao pais. Precisamos de uma liderança. Vamos ter que chacoalhar o Lula para esse se tocar q ele tem que voltar ja agora.

Minha opnião

Indy Allen Araújo

07/05/2014 - 02h28

A Dilma é uma boa gestora, mas precisamos desse cara novamente. Ele faz falta ao pais. Precisamos de uma liderança. Vamos ter que chacoalhar o Lula para esse se tocar q ele tem que voltar ja agora.

Minha opnião

Panambi

06/05/2014 - 23h16

Assistindo Mantega no PML. PML levanta a bola e Mantega…dá o quarto toque! O PT é muito delicado, é bom só para apanhar, b ater, de jeito maneira.

Adriano RV

07/05/2014 - 00h59

Volta Lula… em 2018! kkk

Adriano RV

07/05/2014 - 00h59

Volta Lula… em 2018! kkk

valdir MG

06/05/2014 - 21h08

Dilma é Dilma. Lula é Lula
E os dois se completam.
Cada um com as suas qualidades. Vamos respeitar esta diferença e acreditar no projeto DILMA 2014.
Ficar colocando dúvidas em Dilma é dar munição para o inimigo.
Temos que comparar Dilma é com áeio e eduardo e não com Lula
A oposição é aécio e Eduardo.
Lula é do lado de Dilma.

Maria Cristina Marques

06/05/2014 - 23h32

Dilma sempre!

Renato Abreu

06/05/2014 - 21h57

!!!!!!!

Marona

06/05/2014 - 17h48

Eu quero falar para vocês algo que está engasgado na minha garganta. Algo que está guardado no meu peito de cidadã brasileira.

Eu não fui eleita para arrochar salário de trabalhador!

Eu não fui eleita para virar as costas para os pequenos empreendedores do nosso País

Eu não fui eleita para desempregar trabalhadores e trabalhadoras do Brasil!

Eu não fui eleita para vender ou mudar o nome da Petrobras e entregar o Pré-sal!

Eu não fui eleita para mendigar dinheiro no FMI!

Eu não fui eleita para tornar a saúde do Brasil um privilégio de alguns!

Eu não fui eleita para fazer da Educação um caminho estreito!

Eu não fui eleita para varrer a corrupção para debaixo do tapete, como faziam!

Eu não fui eleita para colocar, de novo, o país de joelhos, como eles fizeram!

Eu não fui eleita para trair a confiança do meu povo!

Eu fui eleita para governar de pé e com a cabeça erguida. E é isso que eu vou continuar a fazer, ao lado do povo brasileiro e com a ajuda dessa militância incrível que sempre nos dá forças e inspiração!

Marona

06/05/2014 - 17h46

Pois eu achei este discurso muito bom:
http://leiturasmarona.blogspot.com.br/2014/05/discurso-de-dilma-no-encontro-nacional.html

Antonio Luiz

06/05/2014 - 17h41

“( )Dilma não precisa ser o Lula, mas poderia, no mínimo, contratar alguém mais criativo para escrever seus discursos. Não dá para entender. O PT nunca teve tanta estrutura, e não consegue construir uma base de comunicação mais eficiente para Dilma Rousseff? Assim não há quem segure o “volta Lula”. E assim não há quem vença as eleições…( )”

Miguel, quem anda escrevendo seus discursos hoje em dia? A cada dia que passa ficam mais assustadores. Até parece que o mundo está para se acabar.

Quem determinará se o PT reelegerá novamente seu candidato será o povo, a maioria do eleitorado. Se ele não quiser continuar com o PT na presidência, paciência.

Admira-me muito que uma rapaziada de hoje não queira perder o que de bom desfruta. Entretanto, sinto que têm pouco conhecimento do que é, de onde e como foi construído o PT.

Eu, petista e sexagenário, também não quero que o povo opte pela volta da direita. Lamentarei profundamente se tomar essa decisão, mas não o culparei por contrariar meus desejos. Jamais. E jamais culparei o PT, pois sei o quanto se desdobra para dar um rumo alvissareiro para este país e seu povo. Dele tenho imenso orgulho, como se fosse de meus filhos e netos. Uma semente que germinou e cresce a céu aberto, sujeito a tempestades e demais vicissitudes da vida. Eu o valorizo, pois faz parte de mim e de minha história. Enxergo suas vitórias, quando reflito sobre o passado e nossa origem, e me encho de esperança e de confiança de que, mais uma vez, os obstáculos serão superados.

A direita, os desleais e traidores estão por aí, como sempre estiveram. Não nos assustam apenas nos indignam. E são contra eles que me volto e não contra o PT, o verdadeiro guardião da Democracia e Justiça deste País.

    Vitor

    06/05/2014 - 19h37

    Antonio Luiz, peço desculpas, mas te achei um pouco ingênuo, tanto em acreditar que a escolha do povo não é influenciada pelas atitudes da mídia, quanto da pureza do PT…

      Antonio Luiz

      07/05/2014 - 09h29

      Vitor, acredito que sem querer e instintivamente você tentou colocar em minha “boca” coisas que não falei.

      O povo (nós) é sim influenciado pela mídia para tomar suas decisões, não apenas com respeito a escolha de seu voto mas, obviamente, com respeito a muitas outras escolhas que determinam o seu comportamento e juízo de valores. Mas ele (nós) não recebe influência apenas da mídia. Há também a influência das igrejas, escolas, rádio peão e, assim por diante. Sem dúvida, hoje, dadas as circunstâncias (perspectiva de continuidade do PT no governo central e a fraqueza dos partidos que a poderiam representar), ela tenta exercer um papel exacerbado. Mais ainda que em outros tempos (assassinato de boia-fria de Leme, sequestro de Abílio Diniz, assassinatos dos prefeitos de Santo André e Campinas, e etc). Hoje, declaradamente e uníssona, ela tem claro que o inimigo é o PT. Derrotando-o derrotará as possibilidades da esquerda por um bom tempo no país e, quiçá, em todo o continente. É o que ela pensa e pretende. Resumindo, só que para conseguir seu intento, ela teria que estar “afinada com os russos”: as condições materiais das classes populares hoje, sob auspícios do governo de coalizão, liderado pelo PT, que são diferentes de antes de 2003. Quem e quantos se arriscarão, de fato, a largar o certo pelo duvidoso?

      Quanto à pureza do PT. Seria para mim, mais que ingenuidade avocá-la. Seria burrice. O PT não caiu do céu. Ele é formado por homens e mulheres de carne e osso, “pecadores” tanto quanto aos demais. Diferenciam-se destes pelos propósitos que assumiram coletivamente e consagrados nos estatutos do Partido, entre eles a luta por uma sociedade mais igualitária, com justiça social, liberdade e democracia. O PT puro e singelo, como evocado às vezes por pseudo saudosistas, nunca existiu e nunca existirá, exatamente porque ele está enraizado numa sociedade que esbanja o contraditório e de onde seus homens e mulheres advieram.

        Vitor

        07/05/2014 - 09h44

        Caro Antonio Luiz, concordo com o papel da mídia que você coloca. Peço desculpas se destorci suas palavras, na verdade quis dizer que quando você coloca isso:

        “Quem determinará se o PT reelegerá novamente seu candidato será o povo, a maioria do eleitorado.”

        Parece que está ignorando o papel da mídia na influência do voto, como se o povo fosse decidir sozinho em quem votar.

        E quando coloca isso:

        “…PT, o verdadeiro guardião da Democracia e Justiça deste País.”

        Parece que ignora algumas práticas que o PT coloca em prática, especialmente nas eleições, como caixa 2 ou recursos não contabilizados, por exemplo.

        Seu segundo comentário foi mais esclarecedor. Um abraço.

Daniel

06/05/2014 - 16h41

Enquanto isso, Ciro Gomes, um cara extremamente inteligente, de raciocínio rápido, além de competente, capaz de formular seus próprios discursos e fazê-los didaticamente, fica à margem do governo! Lula devia ter indicado Ciro, e não Dilma, para a presidência. Dilma é muito boa gestora, mas possui graves problemas de comunicação.

OTAVIO

06/05/2014 - 16h39

SP 247 – O Ministério Público Estadual denunciou ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que o conselheiro Robson Marinho foi beneficiado em esquema de propina na área de energia nos anos 1990, quando era chefe da Casa Civil no governo do tucano Mário Covas. Segundo ofício enviado por dois promotores ao TCE, Marinho recebeu “pagamento de vantagens ilícitas” no caso Alstom.

Segundo reportagem do jornalista Fausto Macedo, o pagamento de propina se refere ao contrato Gisel, empreendimento da antiga Eletropaulo. O atual conselheiro do TCE tem US$ 1,1 milhão bloqueados na Suíça, mas sempre negou ter participado de esquema de propina. Autoridades suíças já haviam atestado que Marinho recebeu propina para julgar regulares os contratos da multinacional francesa no governo paulista.

PESSOAL, SE A GRANDE MIDIA NÃO DIVULGA VAMOS USAR AS REDES SOCIAIS E DIVULGAR, NÃO É INVENÇÃO É REPORTAGEM PARA AQUELES QUE SÃO LEVADOS A CRER QUE SO NO PT E NO GOVERNO FEDERAL QUE HÁ CORRUPÇÃO. MAIS UMA VEZ VAMOS INUNDAR O FACE COM ESSAS NOTICIAS PARA ATRAVEZ DA REDE ONDE OS MAIS JOVENS SE INFORMAM FAZER UM CONTRA-PONTO AO MASSACRE DA GRANDE MIDIA A CORRUPÇÃO DESMEDIDA NO GOVERNO FEDERAL. CONTO COM TODOS VCS NESSA BATALHA

No ofício, os promotores Silvio Antonio Marques e José Carlos Blat, responsáveis pela investigação sobre o enriquecimento ilícito do membro do TCE, aconselham o corregedor-geral do órgão, a quem é endereçado o documento, Dimas Ramalho, a pedir documentos na Justiça e a um departamento do ministério da Justiça que incriminem Marinho. Os documentos estão atualmente sob segredo de Justiça, “mas podem ser solicitados”, afirmam.

Eles também indicam, por meio do ofício 1243/14, autoridades e respectivas instâncias que detêm documentos que provam o envolvimento de Marinho no esquema. No final de março, a Promotoria do Patrimônio já pedia para que o corregedor do TCE adotasse medidas para investigar Marinho, mas este respondeu que as provas existentes não indicavam o envolvimento do conselheiro no esquema. Em resposta, os promotores reiteram, desta vez, que Dimas Ramalho pode solicitar as provas em juízo.

mineiro

06/05/2014 - 16h27

o que esta nitido para min é que lula assumiu a responsabilidade para ele. nao a menor duvida disso , e alem disso chamou as falas a pres.o pt e todo conglomerado. ele praticamente pegou um por um do pt pelo ombro e deu uma sacudida dizendo para todo mundo acordar para a realidade. mas tem que assumir mesmo , porque do jeito que vai nao ganha as eleiçoes mesmo , com esse paz e amor covarde do pt e da pres. vai perder mesmo. ta certissimo o texto ninguem ta contra a pres. é que todo mundo ta vendo a estagnaçao dela inclusive o lula e tem que falar mesmo. o pt e essa pres ta de joelho para o pig golpista , e tem que reverter isso. pra começar ela tem que mudar essa imagem dela que mais parece uma madame da elite do que uma pres. e começar a mostrar a que veio , começar logo a demitir um punhado de min. o primeiro o ze covarde tucano e tem que ser logo.

Valéria Costa

06/05/2014 - 18h30

??

Lincoln Malta Neves

06/05/2014 - 15h21

Então o que tu me diz do discurso do Lula em Santo André quando recebeu, há alguns dias, o título de cidadão daquele município.

Nadja

06/05/2014 - 15h18

Fala Dilma, fala todo dia para nós, gostamos de ouvi-la. Não precisa agradecer tanto, nós é que devemos agradece-la pelo seu trabalho. Mostra a sua força para essa mídia que não respeita uma mulher no poder. Lula te adora e quer te ver reeleita e nós também. Ele é um vitorioso e a senhora também é. Tantos benefícios feitos em seu governo e nenhum aparece nos jornais. Fala Dilma…Fala Dilma. Não permita que a mídia te humilhe desta maneira. Seus inimigos podem ter dinheiro, mais você tem a sua força e inteligência, senão não seria a nossa Presidenta da República. Fala Dilma… Fala. Vamos a luta juntos, todos os trabalhadores do Brasil que te apoiam junto com o Lula. A união faz a força. Precisamos só de uma orientação sua para pegar o ritmo e ir em frente todos juntos. A senhora não é culpada de nada. Seu lema é a honestidade. Nunca ouvimos nada da sua integridade. Força, Dilma! Vai na frente que nós iremos atrás. Um por todos e todos por um. Viva o Brasil! Viva o povo brasileiro! Viva a Presidenta Dilma Rousseff.

paulo

06/05/2014 - 14h44

miguel, acho que vc está exagerando no que falou sobre dilma….ela realmente foi muito protocolar, começou enfadonha, mas seu discurso foi eficaz e emocionante. sugiro que vc não fique usando sua inteligência para desconstruir dilma , porque o pig já faz isso diariamente. lula já disse que a candidata é dilma e quis enteraar de vez o volta lula e lá vem vc com essa história de novo. é certo que todos esperávamos uma outra dilma no governo, mas agora é a hora de elegê-la novamente , porque esse é o caminho mais indicado para a situação….depois que ela for eleita,aí veremos as coisas. antes, vamos elegê-la. eu peço aos militantes e simpatizantes que não colaborem com o pig nesse momento. obrigado.

    Lilian

    07/05/2014 - 09h06

    Concordo plenamente, Paulo. A começar por esse título, “Volta Lula”. Foi um desserviço. Dilma não é Lula e não dá para fingir ser quem não é. E eu acredito nela pelo heroísmo de seu histórico de vida e a seriedade de sua gestão, que deveria ser muito mais destacada e valorizada por cada um de nós ao invés de continuarmos apenas comparando sua comunicação com a de Lula.

Vitor

06/05/2014 - 14h35

Até tu, Brutus!

    José Luiz Ferreira

    06/05/2014 - 15h50

    Concordo plenamente, a sensação é a de que ela não tem segurança das coisas que fala. Muito formal. Ali seria o momento de empolgar a militância.


Leia mais

Recentes

Recentes