Menu

A pesquisa Ibope em PE

Texto publicado no site do Ibope. No atual momento, Armando Monteiro lidera com vantagem a disputa eleitoral para o governo de Pernambuco 31/07/2014 Para o Senado, João Paulo aparece na primeira colocação Na primeira pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência em Pernambuco, a pedido da TV Globo após o registro das candidaturas, […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Texto publicado no site do Ibope.

No atual momento, Armando Monteiro lidera com vantagem a disputa eleitoral para o governo de Pernambuco
31/07/2014

Para o Senado, João Paulo aparece na primeira colocação

Na primeira pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência em Pernambuco, a pedido da TV Globo após o registro das candidaturas, o senador licenciado Armando Monteiro (PTB) sai à frente na disputa eleitoral, com 43% das intenções de voto, e distante do candidato Paulo Câmara, do PSB, que aparece em segundo lugar mencionado por 11% dos entrevistados. Num outro patamar, estão Zé Gomes (PSOL), com 2% das menções e Jair Pedro (PSTU), Miguel Anacleto (PCB) e Pantaleão (PCO), com 1% intenções de voto, cada. A parcela dos que declaram votar em branco ou anular o voto totaliza 19% e os indecisos são 22% dos eleitores pernambucanos.

140731 - Pernambuco01

Na pergunta espontânea, ou seja, quando não há a apresentação do disco com o nome dos candidatos, 66% dos eleitores de Pernambuco afirmam estar indecisos. Monteiro é lembrado por 10% dos eleitores, enquanto que Câmara obtém 5% das intenções de voto. Menções a outros candidatos atingem 6%. Nesta pergunta, 14% declaram o desejo de votar em branco ou votar nulo.

Expectativa de vitória – Independentemente da intenção de voto, 45% dos eleitores pernambucanos creem que Armando Monteiro será eleito governador nas eleições de 2014. São 9% os acreditam que o vitorioso será Paulo Câmara. Os candidatos Jair Pedro e Zé Gomes são tidos como vitoriosos por 1% do eleitorado, cada. Miguel Anacleto e Pantaleão são mencionados por menos de 1% dos eleitores, cada. Os entrevistados que não sabem ou não respondem a pergunta totalizam 44%.

Rejeição – O IBOPE Inteligência perguntou aos eleitores pernambucanos em qual dos candidatos eles não votariam de jeito nenhum, dando a opção de citar mais de um nome. Nesta pergunta, 26% deles indicam que não votariam de maneira nenhuma em Pantaleão, enquanto Zé Gomes é citado por 24% dos entrevistados, Jair Pedro por 21%, Paulo Câmara por 20%, Miguel Anacleto por 19% e Armando Monteiro por 14%. De maneira espontânea, 15% do eleitorado afirma que poderia votar em todos. Outros 35% não sabem ou não respondem a pergunta.

Intenção de voto para o Senado – Para a única vaga do Senado à disposição nas eleições de 2014, João Paulo (PT) aparece na primeira colocação com 37% das intenções de voto. Fernando Bezerra Coelho (PSB) ocupa o segundo lugar com 16% das menções. Em outro patamar, figuram as candidatas Simone Fontana, do PSTU, com 3% e Albanise Pires, do PSOL, com 1%. O candidato Oxis (PCB) é citado por menos de 1% do eleitorado. Entre os eleitores, 25% estão indecisos quanto ao seu voto e 17% intencionam votar em branco ou anular o voto.

Na pergunta espontânea, 78% dos eleitores se mostram indecisos quanto ao voto para senador. João Paulo tem 3% da menções e Fernando Bezerra Coelho possui 2%. Menções a outros candidatos alcançam 1% das intenções de voto. Aqueles que não sabem ou não respondem a pergunta somam 15% do eleitorado.

Intenção de voto para presidente – Em Pernambuco, a candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT) aparece com 41% das intenções de voto, tecnicamente empatada mas numericamente à frente do candidato Eduardo Campos (PSB), que tem 37% das menções. Considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais desta pesquisa, para mais ou para menos, os candidatos se encontram empatados no limite da margem de erro. Em outro patamar, Aécio Neves (PSDB) tem 6% das intenções de voto e Pastor Everaldo (PSC) está com 1%. Os candidatos Eymael (PSDC), Luciana Genro (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV) não atingem 1% das intenções de voto, cada. Eleitores com a intenção de votar branco ou nulo representam 9% e indecisos são 6%.

Na pergunta espontânea de intenção de voto para presidente, 34% não opinam a respeito. Dilma é mencionada por 30% dos entrevistados, Campos tem 20% e Aécio 3%. As menções a outros candidatos somadas atingem 3%, enquanto eleitores com intenção de votar em branco ou anular são 10%

Avaliação da atual administração – A administração do governador João Soares Lyra Neto é avaliada de forma regular por 40% dos eleitores pernambucanos, de maneira positiva por 22% e como ruim ou péssima por 16% do eleitorado. Aqueles que não sabem ou não respondem somam 22%. A maneira de governar de João Soares Lyra Neto é aprovada por 41% dos eleitores e desaprovada por 30%, enquanto 29% não opinam a respeito. A desconfiança no governador alcança 37% dos entrevistados e a confiança, 36%. Aqueles que não sabem ou preferem não opinar totalizam 27%.
?
De acordo com os entrevistados, as áreas mais problemáticas do Estado são, respectivamente, na soma das menções, Saúde (78%), Educação (41%), Segurança Pública (41%) e Drogas (23%). Lembrando que, nesta pergunta, o entrevistado poderia citar até três áreas.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes