Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

Campos morre em acidente aéreo

Por Miguel do Rosário

13 de agosto de 2014 : 12h57

eduardo-campos-clelio-lj


 

O Cafezinho e o Tijolaço lamentam profundamente a morte do candidato Eduardo Campos, do PSB.

A luta política nunca pode nos tirar a humanidade. Por isso, independente das nossas divergências, ficamos tristes com essa perda de um importante quadro político brasileiro.

O seu desaparecimento empobrece o debate público nacional.

Prestamos solidariedade à sua família, seus amigos e seus correligionários.

PS: Peço aos internautas amigos que tomem muito cuidado com os comentários, porque se trata de uma tragédia que afeta emocionalmente uma grande quantidade de pessoas. Não é o momento de especulação política. Deixemos o homem ser enterrado, depois falamos disso.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

77 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Andre

14 de agosto de 2014 às 13h49

O PSB entrou nessa campanha por um projeto particular de Eduardo Campos. O mais digno seria abandonar a campanha e apoiar a reeleição de Dilma

Responder

jose carlos lima

14 de agosto de 2014 às 10h38

Veja só que absurdo, uma oposição sem a menor chance de vitória, nem mesmo com todos os meios de comunicação ajudando, chega a uma situação de precisar da morte de uma liderança para ter alguma chance de vitória
http://www.viomundo.com.br/politica/emilio-rodriguez-pesquisometro-estadual-da-dilma-524-e-aecio-297-dos-votos-validos.html

Responder

Luís CPPrudente

14 de agosto de 2014 às 10h19

Eduardo Campos morreu prematuramente, uma infelicidade que chocou os brasileiros que querem o bem do Brasil.Infelizmente a imagem que fica de Eduardo Campos é que ele traiu as ideias de seu avô, Miguel Arraes. Talvez, com o tempo, Eduardo Campos pudesse perceber a besteira enorme que fez e corrigir o seu descaminho, voltando a trilhar o caminho do seu avô, que foi o de lutar por um Brasil soberano, com desenvolvimento social, mas o acidente de ontem definiu a história de Eduardo Campos como uma pessoa que deu as costas para os direitos sociais do povo e se aliou aos interesses contrários ao do Brasil. Eduardo Campos pôs o seu interesse acima dos interesses do povo.

Responder

Artur Ribeiro

14 de agosto de 2014 às 09h10

Lamentável

Responder

raquel

13 de agosto de 2014 às 23h17

Estou chocada até agora com tudo o que aconteceu hoje. Com o acidente trágico, com as vítimas, com pessoas tentando ganhar politicamente com isso, outras querendo acusar x ou y.

Mal foi confirmado o falecimento de Eduardo Campos e o Datafolha registrou no TSE uma pesquisa de intenção de voto incluindo a Marina Silva dentre os candidatos a presidente. Essa pesquisa tem que ser impugnada imediatamente, pois ela contraria, por exemplo, o art. 3 da Resolução 23.400/2013 do TSE, que afirma que na pesquisa tem que constar o nome de todos os candidatos que solicitaram registro de candidatura. Acontece que a Marina Silva, oficialmente, não é candidata à presidência, não requereu ainda registro da candidatura.

Resolução 23.400/2013 do TSE

Art. 3º A partir do dia 10 de julho de 2014, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

Pesquisa do Datafolha, confira as perguntas dos abutres:
http://pesqele.tse.jus.br/pesqele/publico/CarregarArquivoQuestionario.abrir?id=23883

Responder

Denise Vírgula

14 de agosto de 2014 às 01h38

Com certeza Renato

Responder

marco

13 de agosto de 2014 às 22h32

Devemos tb nos lembrar das outras vitimas. Que Deus console suas familias.

Responder

Esmael Leite da Silva

13 de agosto de 2014 às 21h01

Aécio Neves SORRIA enquanto falava sobre a morte de Eduardo Campos no Jornal Nacional.

Responder

Rod

13 de agosto de 2014 às 20h41

Mundo cruel, morre um politico promissor, um democrata e teremos que aturar uma mumia viva como FHC falando abobrinhas. Este sim deveria estar no inferno.

Responder

Laura

13 de agosto de 2014 às 19h41

Muito triste. Realmente triste. Chocante e quase inacreditável. Mas depois disto:http://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/2014/08/1499951-sem-marina-acaba-a-terceira-via.shtml, escrito pelo Gaspari na Folha, realmente a teoria da conspiração para mim fica cada vez mais palpável, infelizmente. Cruel.

Responder

minduin

13 de agosto de 2014 às 18h43

SABOTARAM O PSB ? SÓ MARINA LEVARIA AS ELEIÇÕES PARA O 2 TURNO. MUITO ESTRANHO.

Responder

Laura

13 de agosto de 2014 às 18h40

Primeiro não acreditei. Pensei que fosse brincadeira.
Depois quando falaram em conspiração achei que não de jeito nenhum. Depois comecei a achar que sim, quando li que Marina Silva pode sim assumir o posto de candidata.Bom, seria maquiavelico, mas da Cia, não duvidaria não. Afinal o que está em jogo não é pouco.
Afinal, Aécio e Eduardo Campos foram bombardeados na Globo, né não?
Marina Silva é uma candidata bem mais confiável para a direita hoje.
E afinal, é a candidata do Itaú.
Certamente cruel, mas não acho impossível não.

Responder

    Laura

    13 de agosto de 2014 às 19h17

    Realmente estranho, cada evz mais estranho. Tá no diário do centro do mundo, mas não achei mias nada além da chamada:”Marina Silva mudou programação antes de embarcar”,e em vez de ir no avião com Campos,como programado- embarcou em um avião de carreira com sua equipe de assessores não sei para onde.
    Triste o que aconteceu e estranho. Vamos ver ESSA PF.
    Qual PF será ESSA?

    Responder

Rogério Stefanelli

13 de agosto de 2014 às 21h10

Uma pena. O mais justo dos adversários da Dilma.

Responder

tom

13 de agosto de 2014 às 17h06

foi realmente uma tragédia , um candidato que o presidente lula fez ficar conhecido no brasil inteiro , mas sem brincadeira , porque não aconteceu com o aécio isso

Responder

    Vitor

    13 de agosto de 2014 às 17h33

    Vc é podre!

    Responder

    Artur Ribeiro

    13 de agosto de 2014 às 17h54

    Discordo. Há + mistérios entre o céu e a terra …etc (W. Shakespeare)

    Responder

    Avelino

    13 de agosto de 2014 às 18h06

    Caro Tom
    É mais ou menos assim:
    Se você tem divergência com algum político, não vote nele.
    Se você acha que o politico é corrupto, tem a lei para isso, por mais que demore.Mas faz parte da luta.
    Em ambos os casos desejar a morte, deste ou daquele, eu não concordo.
    Saudações

    Responder

    Diego - DF

    13 de agosto de 2014 às 18h44

    Não é assim que se ganha uma batalha.

    Responder

Renato Abreu

13 de agosto de 2014 às 19h54

Eu acho que essa eh uma diferença entre o lado de cá e o lado de lá. Me desculpe, Miguel, mas essas “labels” – lado de cá, lado de lá – meio que existem, informalmente. Enquanto uns, continuam com humanidade, outros, ….. bom…. os outros, pensam e sentem com o fígado. Sabemos muitíssimo bem o que está em jogo nessas eleições, não é mesmo? Não sejamos bobos. Sabemos quem será a candidata, porque ela pode substituir, afinal, legalmente. Ela se beneficiou de não ter enfrentado questões duras nas entrevistas do JN, ela tem patrocinadores fortes, nacionais e internacionais. Enfim. Sejamos humanos, mas não sejamos bobos. O Brasil não pode retroceder, porque, se retroceder, quem se ferra é o povo mais sofrido, e isso dói mais do que qualquer coisa, isso é mais trágico do que tudo nesse país.

Responder

    Teatino

    13 de agosto de 2014 às 17h42

    Concordo contigo, pois sabemos que por trás da política visível há muito mais coisas que sequer tomamos conhecimento. Esse acidente como todos os outros talvez jamais saberemos a causa,(por conta de segredos que não devemos saber, ou por conta da falta de competência dos analistas) basta lembrar todos os acidentes aéreos em que estejam envolvidas personalidades.

    Responder

Profeta

13 de agosto de 2014 às 16h53

Lamentável postura de alguns vira latas coxinha que brinca ao desejo da morte de qual quer ser humano, seja ele Aécio ou Dilma ou a própria mãe.
Tudo tem limites, sabemos dos resultados de posturas das antigas deste tipo na historia do mundo em passado recente. Hitler queremos outro??????????
Portanto brincadeira de mau gosto tem hora.

Responder

Aquiles Simoes

13 de agosto de 2014 às 16h45

Um jato americano super seguro, que identificava possíveis aeronaves para evitar colisão, e com tudo em dia. Jato moderno! Com grande capacidade de vôo, de voar distâncias grandes. Pessoas viram o jato explodir no céu. Programa do Datena.

Que a FAB e outros responsáveis expliquem o quanto antes este acidente. Tudo muito nebuloso.

Pêsames a família do Eduardo e a de todos os passageiros e tripulantes.

Responder

Bruno Dias

13 de agosto de 2014 às 15h48

Que os brasileiros tenham uma postura mais digna. Vamos respeitar para sermos respeitados.
Nessas horas vamos deixar as preferências partidárias de lado. Nos coloquemos no lugar dessa família acima de tudo.
Sou militante petista, respeito o PSB, respeito Eduardo Campos, respeito os seus eleitores e a família de Eduardo.
Muitos criticam os políticos com a bunda da cadeira. Campos estando certo ou errado deu a cara ao tapa. A profecia de não gostar de política é ser governado por quem gosta.

Responder

    luiz mattos

    13 de agosto de 2014 às 18h13

    Muito bem!

    Responder

Roberto Locatelli

13 de agosto de 2014 às 15h46

A sensação de que a pessoa não era pra ter morrido, que se foi antes da hora.

Responder

Amanda

13 de agosto de 2014 às 15h37

Meu voto é Dilma e não estou feliz com o falecimento de Eduardo e não coloco as divergências políticas em primeiro lugar diante de uma fatalidade lamentável como essa.

Responder

Fernanda Dobrovolski Scherer

13 de agosto de 2014 às 15h37

Algo aconteceu com a página do Diário do Centro do Mundo.

Responder

    Bruno Dias

    13 de agosto de 2014 às 15h52

    Verdade… está fora do ar….

    Responder

      luiz mattos

      13 de agosto de 2014 às 18h19

      O que engorda o boi é o olho do dono,PN vive em londres.

      Responder

    Vitor

    13 de agosto de 2014 às 15h56

    Fernanda, tb não estou conseguindo acessar o DCM. Ele está estranho há algum tempo já. Eu acabei pegando um vírus lá por distração… Acho que vou ficar sem entrar pelo menos até acabar as eleições, parece que há um ataque pesado no site…

    Responder

      Liz vasconcellos

      13 de agosto de 2014 às 16h23

      Eu também peguei um vírus no DCM, há 3 dias atrás.

      Responder

Jorge Pereira

13 de agosto de 2014 às 15h32

Primeiro meus sentimentos a todas as famílias. Desculpem mas já recebi mais de 10 piadas – isso mesmo piadas – pelo whatsaap associando a tragédia ao PT. O corpo do Campos nem esfriou ou foi retirado do local da morte e os simpatizantes da direita já fazem piadas. ESSA DIREITA NAZISTA NÃO TEM MORAL PARA ASSUMIR O PODER! E no mais, quem mais perde com a saida de Eduardo é o PT porque a Marina irá capitar mais votos, provocando o 2º turno. Digo isso para que saibam o tanto que essa direita lunática quer distorcer a realidade e o tanto que são do mal. Afinal, quem mais ganha com essa morte?

Responder

Vixe

13 de agosto de 2014 às 15h27

Minhas sinceras condolências aos familiares e amigos de Eduardo Campos.
Uma perda grande para a política brasileira.
Uma morte prematura e estúpida que antes do político, tirou do seio da família um pai,um esposo e um filho.

Responder

Regina Vieira

13 de agosto de 2014 às 18h14

perdemos um grande companheiro de esquerda na política brasileira…

Responder

Haroldo Melo Do Vale

13 de agosto de 2014 às 18h11

É extremamente lamentável essa perda, vivemos em um país carente de lideranças, notadamente de homens de bem e o ex-Governador Eduardo Campos tinha essas qualidades.

Responder

Thião Cabeleireiros

13 de agosto de 2014 às 18h02

Sou Petista mas nao desejo a morte de ninguem por isso Lamento a morte prematura de Eduardo Campos

Responder

    luiz mattos

    13 de agosto de 2014 às 18h15

    Somos Petistas,somos diferentes,humanidade e respeito.

    Responder

Davi Muniz Dos Santos

13 de agosto de 2014 às 17h53

Meus pêsames à família Campos

Responder

henrique de oliveira

13 de agosto de 2014 às 14h36

É lamentável esse tipo de acidente , mas o PIG através da globo já esta degustando o cadáver de Eduardo para inflar Marina.

Responder

Anônimo

13 de agosto de 2014 às 14h26

Já publicaram quase tudo. Então, perguntarei: o pai CBH irá ao enterro ao lado mãe Ana Arraes? Sem ofensas, p. favor. Só mais uma coisa q tenho curiosidade de confirmar.

Responder

francisco c c pessoa

13 de agosto de 2014 às 14h24

Vamos respeitar este momento dificil da familia e de todos os seus amigos e correligionarios.

Responder

Marcio Morais Morais

13 de agosto de 2014 às 17h23

Um visionário que chegou a encantar o Presidente Lula, 2018 com certeza era dele a eleição. pena! foi cedo demais!!!! Solidariedade à família e correlegionários.

Responder

Selma Serodio

13 de agosto de 2014 às 17h22

Triste noticia para nós brasileiros; estou em Buenos Aires e a repercussão aqui é grande, imagino ai.

Responder

Lilo Moura

13 de agosto de 2014 às 17h22

Lamento pelo fato, mas não devemos permitir que a mídia use o acidente para promover sua nova candidata, Marina Silva, ainda mais depois de já terem “jogado a toalha” em relação ao Aócio e ao próprio EC.

Responder

Sonia Silvestre Pereira

13 de agosto de 2014 às 17h22

Com certeza!

Responder

Teresinha Rocha de Carvalho

13 de agosto de 2014 às 17h14

Muito triste lamento profudamente era o meu candidato

Responder

Miguel Do Rosario

13 de agosto de 2014 às 16h53

Melhor não especular sobre isso agora, Sergio Santiago.

Responder

Mario Pistone

13 de agosto de 2014 às 16h47

Eu vi o momento da explosão. Eu trabalho ao lado do acidente. Mas não vi o momento da queda, apenas a explosão e em seguida a nuvem negra no céu.

Responder

Antonio - SC

13 de agosto de 2014 às 13h40

É uma morte chocante e que todos nós devemos lamentar.

Responder

Ketlin Benício

13 de agosto de 2014 às 16h32

É muito triste, estou estarrecida.

Responder

Elaine Loureiro

13 de agosto de 2014 às 16h31

Horrível!

Responder

Vera Tonasse Sina

13 de agosto de 2014 às 16h26

Triste.

Responder

Walter Shmidt

13 de agosto de 2014 às 16h25

Meus sinceros pêsames aos familiares e aos eleitores do PSB.

Responder

Antonio Machado

13 de agosto de 2014 às 16h23

Respeito que a direita não tera , pois vão tranformalo em vitima da Dilma em3,2,1…

Responder

Cleide Portella

13 de agosto de 2014 às 16h22

:'(

Responder

O Cafezinho

13 de agosto de 2014 às 16h19

Por favor gente, respeito absoluto pela tragédia!

Responder

Roni Santos

13 de agosto de 2014 às 13h19

DEUS abençoe e conforte todos os familiares e amigos em do SENHOR JESUS.

Responder

Magno Sena

13 de agosto de 2014 às 16h16

Já se sabe o motivo da queda do avião: excesso de peso (consciência passada)

Responder

    Vitor

    13 de agosto de 2014 às 15h01

    Você é um imbecil…
    Que todas as vítimas descansem em paz!

    Responder

luiz mattos

13 de agosto de 2014 às 13h15

Muito chocante.

Responder

Flá Ahm

13 de agosto de 2014 às 16h15

foi há poucas quadras da minha casa, choque pelo acidente e choque pela notícia que se seguiu…

Responder

olavo

13 de agosto de 2014 às 13h15

Caro Miguel, como vc mesmo diz em tempos de eleição devemos considerar todas as possibilidades. Os sentimentos de todos os brasileiros a familia pela perda como vc mesmo afirma no post de um importante quadro politico nacional. A questão e agora abre-se a vaga na cabeça da chapa para Marina o que pode mudar completamente o panorama eleitoral, pode ser coincidência isso ocorrer agora que o segundo turno se tornava(como demostrou o Azenha no viomundo) cada vez menos provável. Quem fez o que fez na questão do processo de sonegação milionária na Receita, tem os mesmos interesses em levar a todo custo a eleição ao segundo turno e na situação atual não se poderá negar a cabeça da chapa a Marina Silva
Mais um caso que parece teoria da conspiração, mas deve ser profundamente investigado e não pela midia familiar e sim pela blogosfera…

Responder

    Miguel do Rosário

    13 de agosto de 2014 às 13h21

    Muito cedo para esse tipo de especulação.

    Responder

Dede Penha

13 de agosto de 2014 às 16h15

muito triste

Responder

Rogerio Molleri

13 de agosto de 2014 às 16h15

A democracia perde com esse acidente terrível.

Responder

José Luiz de Lima

13 de agosto de 2014 às 16h14

Muito lamentável. Deus conforte sua família e a dos demais falecidos.

Responder

Beatriz Alves Pinto

13 de agosto de 2014 às 16h08

Chocada

Responder

Celia Caixeta Ferreira

13 de agosto de 2014 às 16h08

Lamentável!!!

Responder

Judith Godinho

13 de agosto de 2014 às 16h05

Como sempre suas pala palavras são sensatas. Podíamos ter divergencias ideológicas, mas pelo ser humano todo o meu respeito e pezar. Ainda mais que há suspeitas que sua mulher e filho estavam no avião e ainda tem outras vítimas,, que faz a tragédia maior.

Responder

Arthur Caria

13 de agosto de 2014 às 16h03

Que coisa, como o fator aéreo está influenciando a campanha …

Responder

Rui Barbosa Jr.

13 de agosto de 2014 às 16h00

Chocado!

Responder

Danilo Salvador

13 de agosto de 2014 às 16h00

Porra… Que triste!

Responder

Rui Barbosa Jr.

13 de agosto de 2014 às 16h00

É verdade?

Responder

Deixe um comentário