Menu

O conluio de mídia, MP e PF contra a democracia

Mais uma para nossa história macunaímica: o Estado policial mobilizado pela mídia contra o próprio partido do governo e contra sua principal liderança popular. Se tivéssemos um ministro da Justiça, a coisa seria mais fácil.   da Folha (via Nassif) Época de estado policial, por Ricardo Melo Denuncismo sem provas independentes testa a democracia e […]

16 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

2773982


Mais uma para nossa história macunaímica: o Estado policial mobilizado pela mídia contra o próprio partido do governo e contra sua principal liderança popular.

Se tivéssemos um ministro da Justiça, a coisa seria mais fácil.

 

da Folha (via Nassif)

Época de estado policial, por Ricardo Melo

Denuncismo sem provas independentes testa a democracia e impede que se chegue mais perto da verdade

Quem se interessa pelo que sai na imprensa hoje em dia acorda à espera de um novo vazamento da Polícia Federal. Ou do Ministério Público. Estará nas manchetes e, ao gosto do freguês, pautará telejornais.

Jornalistas somos inquietos por natureza. Faz parte do ofício. Nesses tempos de informação instantânea, a inquietação traz riscos maiores do que antigamente. Vivemos a república do e-mail: a coisa mais fácil do mundo é enviar uma mensagem venenosa para alguém e, então, usar como “prova” de que o alguém recebeu uma mensagem incriminatória. Isso vale para o PT, para o PSDB, para o PMDB, para Eduardo Cunha, para Renan Calheiros etc.

O ativismo do Ministério Público e da Polícia Federal pode ser um sonho para quem precisa produzir notícias sofregamente, de impacto, capazes de ganhar uma manchete, ou um alto de página ímpar. Um procurador tem poder de abrir investigação sobre qualquer coisa: sobre um condomínio não pago, uma briga de família, uma acusação de assassinato ou de roubalheira no erário. É bom que seja assim, num país cansado de impunidades. O que não parece bom é dar fé selecionada a algumas investigações, e deixar outras ao relento.

O papel do jornalista é informar. A liberdade de expressão, vamos combinar, fica por conta do dono do negócio. É a regra do jogo, como diria Cláudio Abramo. Mas, na origem, o jornalista tem a chance de opinar, de apontar falhas, ausências ou tintas demasiado carregadas. A favor ou contra.

Reportagens da semana que passou chamam a atenção para isso. A revista “Época” estampa, em letras garrafais, que o ex-presidente Lula virou um “operador” da empreiteira Odebrecht. Vamos reproduzir o início da denúncia, da lavra do Ministério Público: “SUPOSTAS [grifo meu] vantagens econômicas obtidas direta ou indiretamente pelo ex-presidente da República Luís Inácio da Silva, entre os anos de 2011 e 2014…”. Opa! Supostas! E o período abordado coincide com a época em que Lula já havia passado a faixa presidencial. Desde então, era, como é, cidadão comum –embora nunca possa sê-lo por completo pela sua atuação indelével no Palácio do Planalto. Para o bem ou para o mal.

Fernando Henrique Cardoso vive do quê? O príncipe que virou sapo, tão logo deixou o Alvorada, foi morar num apartamento que pertencia a uma família de banqueiros. Diz que o comprou a preços módicos, e quem sou eu para duvidar? Nomeou o genro para a cobiçada agência de petróleo –o cidadão foi defenestrado ao ser rebaixado a ex-genro. Tal qual Lula, FHC abriu um instituto quando voltou à planície. Vive de contribuição de sabe-se lá quem. Cobra fortunas por palestras, assim como Bill Clinton, Maílson da Nóbrega (aquele da inflação de 80% ao mês) e outros tantos, como André “Haras” Resende, que criam cavalos de raça além-mar com direito a mordomias de primeira classe. Bem-vindo à vida de ex-presidentes e ex-ministros. São todos ladrões? Cabe investigar, mas com seriedade e isenção.

Engana-se redondamente quem pensa que a profusão de meios de informação tornou mais fácil a vida de jornalista. Mais do que nunca são necessários filtros, apurações, documentos confiáveis, fontes fidedignas etc. Dá trabalho, mas a recompensa profissional vale a pena. Usar o Ministério Público e a Polícia Federal como donos absolutos da verdade equivale a terceirizar o ofício do jornalismo. Mas é o que está em voga nesta fase policial da nossa democracia.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rica Burggete

05/05/2015 - 16h41

Alõ!!!! Estado Policial na Prática!!!

Vocês já ouviram falar do Paraná?

Esse é um belo exemplo do que acontece por lá.

Sonia M B Borges

05/05/2015 - 19h24

Zé Cardoso é fantoche e serve ao PSDB e aos golpistas!

Gesse Rodrigues

04/05/2015 - 22h58

Democratização da mídia já.

mineiro

04/05/2015 - 19h17

nao tem como esse b……………desgraçado vai ficar oito anos no governo conspirando contra o brasil e desgraçada que nao tem coragem nenhuma para botar esse cidadao , se é que esse b…………..merece ser chamdo de cidadao. nos quintos dos infernos porque é onde ele m…………….deveria estar a muito tempo. mas esse m…………desse poste de pres. ta com ele fazendo de conta que nao esta acontecendo nada. e depois quer que ninguem fale alguma contra esse desgoverno dessa mulher.

mineiro

04/05/2015 - 19h13

eu ja to de saco cheio , todo mundo de saco cheio. desse desgraçado , traidor , vagabundo, tucano , elitsta, vendedor de patria desse min. desgraçado da justiça que ta nitidamente conspirando contra o desgoverno dessa b………….m ………………… e que nao tem coragem de botar esse lixo na rua por medo do pig esgoto facista. ja ta esgotando a paciencia e essa morta viva nao toma atitude nenhum cotra os golpes estao em curso e os que virao. e a policia federal 90% dela ta toda contra o governo e sendo que isso num pais serio nunca que aconteceria isso. e junto o mp serviçal maldito fazendo a mesma coisa e ninguem faz nada.

italo

04/05/2015 - 15h22

Conluio na lava jato e na Zelotes. É quase trabalho em conjunto. Conselho para que?

Geraldo Freitas

04/05/2015 - 17h58

ONDE ANDA O MINISTRO DA JUSTIÇA, FACILITANDO O INIMIGO?

Elke Gibson

04/05/2015 - 17h29

Maravilhoso este discurso! Já assisti 2 vezes.

Messias Franca de Macedo

04/05/2015 - 14h29

Receita Federal já recebeu dados dos brasileiros no Swissleaks

Postado em 4 de maio de 2015 às 10:26 am

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/receita-federal-ja-recebeu-dados-dos-brasileiros-no-swissleaks/

LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA!

… Mas, o *jornalista cauteloso e prudente porquanto os gatunos são da laia Tucana &$ congêneres… Já tem vários “mas” para livrar a cara dos(as) delinquentes “cheirosos(as)”!

O mesmo *’vazador seletivo’ detentor da Lista do SUIÇALÃO do tesoureiro Marcio Fortes do ‘Aécio Furnas Forever’ et caterva!

O propósito da seletividade e parcimônia?

Livrar a cara e a pele dos bacanas da [eterna] Casa Grande!

Corruptos até a enésima geração de [emissoras] afiliadas!

E de afilhadas(os) também!

Lá isso é jornalismo, siô?!…

#####################

Receita diz já ter dados do HSBC, mas indica perdão do crime de sonegação

Fernando Rodrigues – 04/05/2015 11:23

Fisco fala em 7.243 brasileiros com contas na Suíça…

…mas a sonegação, se houve, só foi de 2011 para cá
Como dados são de 2006/07, sonegadores podem ser perdoados
Crime de evasão de divisas ainda não prescreveu

(…)

CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://fernandorodrigues.blogo

    Messias Franca de Macedo

    04/05/2015 - 14h29

    … Enquanto isso!…

    #############################

    RECEITA DESCOBRE QUE VACCARI NÃO TEM PATRIMÔNIO

    Embora seja um dos principais alvos da Lava Jato, por ter arrecadado recursos oficiais para o Partido dos Trabalhadores, João Vaccari Neto, que está preso de forma preventiva em Curitiba, não enriqueceu no cargo; levantamento patrimonial feito pela Receita Federal só encontrou R$ 385.059,88 em bens do ex-tesoureiro do PT, que responde por corrupção e lavagem de dinheiro; procurador Carlos Fernandes Santos Lima sustentou em coletiva no dia da prisão de Vaccari que o executivo Augusto Mendonça fez depósito à Editora Gráfica Atitude a mando do petista para encobrir propina ao partido; PT nega qualquer orientação e diz que “nenhuma prova foi apresentada” quanto à participação do ex-tesoureiro

    4 DE MAIO DE 2015 ÀS 10:00

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/24

      Messias Franca de Macedo

      04/05/2015 - 14h29

      … O golpe jurídico-midiático ainda ora em curso – sob os auspícios da bandalheira perpetrada pela [eterna] oPÓsição ao Brasil – transformou o Brasil no ‘c.’ do mundo!…

      Somente há uma saída: denunciar as mazelas dos terroristas da DIREITONA a todas as instâncias internacionais, inclusive ao Vaticano!

      Sacanagens e patifarias têm limites!

      Ou não?

      A fedentina que exala do ‘c.’ do mundo dos ‘coxinhas’ está insuportável?

      Ou não!

      Com a palavra ‘as vozes das ruas’!

Beatrice Lista

04/05/2015 - 14h57

Amigos da Lista Beatrice, não deixem de ver:
Cumbre de las Américas 2015: Cristina Fernández, discurso completo
https://www.youtube.com/watch?v=UYwoMO1KCxI

Professor Wanderley Guilherme dos Santos – “Depois de criado, o Estado liberal transforma-se no estado em que a hegemonia burguesa não é seriamente desafiada. Trata-se de um estado cuja intervenção em assuntos sociais e econômicos tem por fim garantir a operação do mercado como o mais importante mecanismo de extração e alocação de valores e bens.”

Neste esforço para separar a realidade liberal do discurso liberal, o professor esclarece: “Estado liberal não é de modo algum um Estado não intervencionista. Muito pelo contrário, o Estado liberal está sempre intervindo, a fim de afastar qualquer obstáculo ao funcionamento ‘natural’ e ‘automático’ do mercado.”
http://grupobeatrice.blogspot.com.br/2015/05/professor-wanderley-guilherme-dos.html

Beatrice Lista

04/05/2015 - 14h57

Amigos da Lista Beatrice, não deixem de ver:
Cumbre de las Américas 2015: Cristina Fernández, discurso completo
https://www.youtube.com/watch?v=UYwoMO1KCxI

Professor Wanderley Guilherme dos Santos – “Depois de criado, o Estado liberal transforma-se no estado em que a hegemonia burguesa não é seriamente desafiada. Trata-se de um estado cuja intervenção em assuntos sociais e econômicos tem por fim garantir a operação do mercado como o mais importante mecanismo de extração e alocação de valores e bens.”

Neste esforço para separar a realidade liberal do discurso liberal, o professor esclarece: “Estado liberal não é de modo algum um Estado não intervencionista. Muito pelo contrário, o Estado liberal está sempre intervindo, a fim de afastar qualquer obstáculo ao funcionamento ‘natural’ e ‘automático’ do mercado.”
http://grupobeatrice.blogspot.com.br/2015/05/professor-wanderley-guilherme-dos.html

Ricardo Edmundo Cecconello

04/05/2015 - 14h07

AS PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM CALAR, PORQUE SÃO CALADAS?
Do que vive, afinal, o filho pródigo e a filha (e o genro ex) do FERNANDO HENRIQUE CARDOSO?
Do que vive, afinal, a filha do senador José Serra?
Alguem aí sabe me dizer QUANTO A QUADRILHA DA PRIVATARIA DEMO TUCANALHA está deixando de roubar com os governos LULA e DILMA?
Alguém já fez as contas do que o PSDB et caterva perderam nos doze anos de GOVERNO PETISTA?
O MEDO DA DIREITA CANALHA É LULA EM 2.018 SE REPETIR EM 2.022
O “janotinha” nunca me enganou. Adora, como todos os “moros”, um holofote mediático. Não lembra o “quando não foi na entrada, foi na saída”? Afinal, quando os capachos federais do Moro vão investigar a ZELORES e as contas do HSBC advindas da moribunda “suicidada” OPERAÇÃO BANESTADO do yussef? Afinal, quando o MINISTÉRIO PÚBLICO vai investigar as igrejas pentecostais LAVANDERIAS DO DINHEIRO SUJO DO CRIME ORGANIZADO?
Daqui a pouco a ÉPOCA e a VEJA GLOBO vão levantar a suspeita que a DILMA e o LULA incentivaram as hostes judaicas a ESCRAVIZAREM AS MENINAS VIRGENS, de Números 31:17,18 e manterem em cárcere desértico, por 40 anos a leite e mel, maná e cordornizes a preços superfaturados, os judeus no deserto do Sinai.
Agora, sem brincadeiras janotistas moristas, VENHA CÁ, delate AQUI PARA O “PAPPY”: O juiz Moro deixar livre a testemunha chave contra o PSDB?
Ora, conta outra, vai.

Joaquim Corrêa

04/05/2015 - 13h42

Faz tempo que me convenci que o Zé Cardozo é tucano enrustido.

Cleide Portella

04/05/2015 - 13h34

:(


Leia mais

Recentes

Recentes