Menu

Oposição dá o primeiro tiro na batalha do impeachment

Análise Diária de Conjuntura – 16/09/2015 O golpômetro ficou doido. Aparentemente vai ser assim por tempo indeterminado, pois é exatamente isso o que caracteriza um momento de instabilidade, o sobe e desce enlouquecido dos índices de estabilidade do governo. Horas depois de cair quatro pontos, volta a subir mais cinco, por causa do avanço das […]

55 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Análise Diária de Conjuntura – 16/09/2015

O golpômetro ficou doido.

Aparentemente vai ser assim por tempo indeterminado, pois é exatamente isso o que caracteriza um momento de instabilidade, o sobe e desce enlouquecido dos índices de estabilidade do governo.

Horas depois de cair quatro pontos, volta a subir mais cinco, por causa do avanço das movimentações da oposição para aplicar um golpe parlamentar.

ScreenHunter_10 Sep. 16 13.55

Eduardo Cunha faz um jogo duplo, delicado, como que medindo as forças de um lado e outro. Ele não aceitou nenhum pedido de impeachment, nem sinalizou que irá aceitar, mas acatou uma questão de ordem da oposição sobre o tema.

É uma questão de ordem perigosa, uma armadilha inteligente da oposição, porque dá início, na prática, a estudos concretos para um processo de impeachment, na medida em que faz a máquina administrativa da Câmara iniciar os trabalhos para dar uma forma legal ao golpe.

A imprensa noticia a entrada da própria presidenta como articuladora política de seu governo, caso se confirme a informação de que Giles Azevedo, um de seus assessores mais próximos, assumirá a articulação política.

Não seria má notícia, se houvesse mais confiança, o que não é o caso, na capacidade política da presidente de gerir as contradições e dilemas da relação do Executivo e o Congresso.

No entanto, está claro que, se há alguém que pode interromper o processo deliberado de desestabilização do governo, é a própria presidenta, se agir com a rapidez e a objetividade necessárias.

Na Folha, o colunista Bernardo Mello Franco afirma que “começou a batalha do impeachment”, referindo às movimentações parlamentares da oposição desta terça-feira, onde prevaleceram gritos e não debate.

É impressionante o investimento da Folha, e da mídia em geral, em infográficos e vídeos pró-impeachment. E a Dilma continua dando entrevistas e publicando seus artigos prioriatariamente nesses jornais, aumentando o prestígio daqueles mesmos que querem derrubá-la.

O jogo está claro.

As forças do golpe empurram Dilma, praticamente ameaçam, como fez o editorial da Folha no final de semana, para que ela imponha medidas conservadoras, que desagradam os movimentos sociais organizados, com vistas a lhe surrupiar o que resta ao governo de apoio nas ruas.

Em seguida, usam a carga máxima de seu arsenal semiótico para descrever o impeachment como algo muito normal e democrático.

A extrema direita nunca espumou tanto sangue pela boca como agora.

As conspirações, por sua vez, continuam avançando. Na próxima sexta-feira de manhã, o dono da UTC, chamado pela política política do golpe de “chefe do cartel de empreiteiras” deporá no TSE, no processo que o PSDB move contra Dilma.

A acusação é surreal.

Pessoa disse ter doado R$ 7,5 milhões à campanha de Dilma por temer prejuízos em negócios com a Petrobrás. O montante foi declarado à Justiça Eleitoral.

Pessoa teve prejuízos sim. Foi preso e sua empresa está à beira da falência – por ter doado à campanha de Dilma. Ou seja, os próprios fatos negam completamente a versão psicodélica da polícia política.

O horário e o dia do seu depoimento são convenientes para entrar na roda midiática do final de semana, dando tempo para as revistas semanais prepararem novas edições.

A irresponsabilidade com que a operação Lava Jato foi conduzida, quebrando grandes empresas de engenharia, vazando seletivamente, prendendo preventivamente por tempo exagerado, ameaçando famílias dos réus, promovendo espetáculos televisivos, tudo contribuiu para causar terrorismo penal, político e econômico.

Até o momento, as conspirações estão realizando seus objetivos: queriam derrubar a economia brasileira e promover instabilidade política; conseguiram.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Lucimary De Britto Pontes Nonato

18/09/2015 - 01h33

Que zição? Parlamentares chupá dores do nosso dinheiro?

Marcelo Zanchini Zanchini

18/09/2015 - 01h10

companheirada fraquinha hein

Messias Franca de Macedo

17/09/2015 - 13h37

O CALOR DAS BRASAS GOLPISTAS JÁ PRODUZ MAIS DO QUE FUMAÇA!
– e que a honrada e nacionalista presidente Dilma Rousseff não se esqueça de convocar o honesto povo trabalhador brasileiro para bater na porta da “Corte Suprema”!
A presidente que vá confiando, apenas, nas decisões “técnicas” do STF da IMUNDA &$ [mega]corrupta Casa Grande irrecuperável!
Entenda

##################

Dilma vai ao STF se perder no TCU ou se processo de impeachment for aberto

A presidente Dilma Rousseff já instruiu seus ministros para que preparem uma estratégia de resistência jurídica no caso de uma derrota no TCU (Tribunal de Contas da União) ou se um processo de impeachment for instalado contra ela na Câmara dos Deputados. O governo vai apresentar recursos ao Supremo Tribunal Federal para manter a petista no comando do país o quanto for possível.

(…)

FONTE: http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/09/17/dilma-vai-ao-stf-se-perder-no-tcu-ou-se-processo-de-impeachment-for-aberto/

Marcos Portela

17/09/2015 - 16h19

PRÓ-IMPEACHMENT ou PRÓ-CORRUPÇÃO? Verdadeira ZONA, PIRATAS do JUDICIÁRIO e BANDIDOS do PSDB e DEM, financiados pela QUADRILHA dos SONEGADORES da MÍDIA e BARÕES do HELICOCA, mais uma vez tentam ROUBAR meu VOTO e os de MILHÕES de BRASILEIROS.

NÃO é BRINCADEIRA NÃO, são BILHÕES de REAIS movimentados pela QUADRILHA MAÇONICA dos SONEGADORES da MÍDIA, MARAJÁS do JUDICIÁRIO, CORRUPTOS do PSDB/DEM e NARCOTRAFICANTES do HELICOCA, não é de se estranhar o grande empenho do CARTEL da MÍDIA (Globo, Veja, IstoÉ, Época, Folha, Estadão…) em querer DESESTABILIZAR o GOVERNO.

Bravo POVO e DIRIGENTES brasileiros, que RESISTEM ao COVARDE ATAQUE das MAZELAS CRIMINOSAS DA MÍDIA, dos MARAJÁS da JUSTIÇA e dos CORRUPTOS do PSDB e DEM, que por TEMEREM enfrentar o LULA em 2018, tentam TOMAR o PAÍS de ASSALTO.

Marcelo Escobar

17/09/2015 - 11h48

Agora cai!!!!!

Simone Oliveira

17/09/2015 - 10h18

Vai sair pela culatra ou um tiro no pé?

Luciene Guarini

16/09/2015 - 23h43

Valéria Donádio

Eduardo Santtos

16/09/2015 - 22h25

Dormindo com o inimigo. Oposição? Tá na hora de rever seus conceitos.

Myrka Lessa

16/09/2015 - 22h04

Entenderam ou preciso desenhar???

David Ferraz

16/09/2015 - 22h02

Não vai haver golpe.
Os políticos reacionários e oportunistas q estão sendo apoiados pela mídia conservadora, são um bando de covardes.
Capitaneados por Aécio, Boçalnaro e Agripino, não tem nenhum apoio popular.
E, os inocentes e ignorantes políticos q aplaudem esses bufões, e, com a boca cheia de ódio ficam gritando refrões vazios, são insignificantes como força popular.
Essa palhaçada de pedir impeachment não tem futuro nenhum.

Monica Figueiredo

16/09/2015 - 21h12

Monica Figueiredo

16/09/2015 - 21h12

Monica Figueiredo

16/09/2015 - 21h11

Monica Figueiredo

16/09/2015 - 21h11

Joceli Godinho

16/09/2015 - 21h11

Foi o ano que nasci mas não tenho culpa que estes merdas militares se achavam um bando de Cowboys.

Monica Figueiredo

16/09/2015 - 21h11

Tida Andrade Tida

16/09/2015 - 21h08

IMPITIMAN Meus

Gustavo Lima

16/09/2015 - 20h47

ACHO Q FOI POUCO O DONHEIRO Q O BRASIL DEU P UM MONTE DE PAIS FUDIDO

Carmem Stewart

16/09/2015 - 20h32

Lamentavel.

Se o impeachement da Dilma ocorrer e o cunha permanecer, sera uma grande vergonha para a nação brasileira.

Mesmo que a midia contribuia para isso, a Camara dos Deputados representa o povo. E assim todos nós nos identificamos com o cunha. e seu cartater.

Muito triste!

    Karla Viana

    17/09/2015 - 01h48

    E não podemos deixar.

    Osorio Marques

    17/09/2015 - 14h02

    !…SE A ESQUERDA BRASILEIRA, TIVESSE UMA DUZIA DE Jandira Feghali, BOTAVA ESSA ESCORIA DO PSDB/DEM P IR DE VEZ P O ESGOTO DE 64…

Mauricio Gomes

16/09/2015 - 16h59

O PT tinha que ter coragem de pedir o impeachment desse ser abjeto, vulgo BolsoASNO. A presença dele em si já é um atentado à democracia e à civilidade, junto com o CÚnha e o Gilmau Mentes forma o trio mais abjeto da política brasileira. E tem que botar o bloco na rua, botar medo nesses golpistas para que nem tentem tomar um mandato presidencial na marra. Não passarão nunca mais.

Marco Richetto

16/09/2015 - 19h44

Não PTistas xom faixas de golpe quando saíram as ruas pedindo a saída de Collor. Mas não falam nisso, porque agora são aliados… Gente sem memória ou sem vergonha.

Rodolfo Leao

16/09/2015 - 19h35

Vai acabar a mamata cafezinho. Vai ter q trabalhar

Haroldo H Da C Lima Lima

16/09/2015 - 19h11

Por falar em impeachment…

Golpe do impeachment: dou um boi para não entrar na briga, mas dou uma boiada para não sair dela.

Posted: 14 Sep 2015 06:38 PM PDT

Tô de saco cheio desse mi-mi-mi de impeachment pregado por parlamentares e jornalistas vagabundos e inúteis que não tem mais o que fazer na vida 24 horas por dia.

Ou melhor, muito político ladrão acha que tem o que fazer sim, mas é claro que não é boa coisa. Só que estão ociosos, impedidos de se aproximarem dos cofres e do patrimônio público enquanto Dilma estiver na presidência.

Ainda acho que tem mais blefe, chantagem e especulação do que realidade nas ameaças do golpe do impeachment, apesar de ter políticos idiotas que levam a sério, ignorando as consequências imediatas até para o pescoço deles mesmos.

O motivo é simples: pelo menos eu, e tenho certeza que estou acompanhado de milhões de brasileiros, inclusive os mais organizados em movimentos sociais, tenho um plano “A” que é dar um boi para não entrar na briga do impeachment. Mas o plano “B” é dar um boiada para não sair da briga, se ela for inevitável.

O plano “A” é o governo Dilma manter o caminho do governo Lula da conciliação pela governabilidade, fazendo algumas concessões legítimas e inevitáveis a um parlamento de maioria conservadora, obtendo concessões progressistas para incluir todos os pobres na classe média. Assim todo o país fica rico e desenvolvido com mais gente podendo ter acesso à casa própria, eletrodomésticos, banda larga rápida, carro, educação de qualidade até a universidade, saúde, etc. Até a segurança pública melhora quando todos tem mais oportunidades e acesso a viver com dignidade.

Mas o que fazer se tem tubarão golpista querendo dar o golpe contra as regras democráticas e contra este projeto nacional aprovado nas urnas? Sobra o plano ¨B”, que é dar uma boiada para não sair da briga que tentamos evitar.

E o plano “B” é bem mais amplo do que meramente preservar um mandato presidencial. É uma briga que deflagrará uma revolução popular por reformas que modifiquem o sistema de uma vez por todas.

A própria Dilma, durante o processo, ficaria livre da responsabilidade de governar por coalizão. Se os conservadores golpistas promoverem uma ruptura, a presidenta pode romper também e partir para enviar goela abaixo ao Congresso (mesmo sabendo que a maioria dos parlamentares é contra) um pacotão de medidas provisórias históricas, com reformas ousadas que contemplem a nossa pauta dos sonhos, desde medidas econômicas até a convocação de plebiscitos. Talvez até convocar uma reforma constituinte.

E para cada medida enviada, convoca rede nacional de tv e rádio para explicar as ações que contam com forte apoio popular e que impactam diretamente a vida e a renda da grande maioria dos brasileiros. Quero ver votarem contra e quero ver se terão coragem de derrubar ela.

Se já damos um boi, daremos uma boiada para:

1) Acelerar o processo de reduzir as desigualdades sociais. Elevar os salários e aposentadorias mais baixas. Tributar mais os mais ricos, transferindo renda para os mais pobres, criando o imposto de renda negativo;

2) Fazer uma reforma de verdade no sistema político, com o fim da bandalheira no financiamento empresarial de campanha, com o fim de privilégios e com muito mais participação popular e controle social sobre as atividades políticas.

3) Questionamento amplo, geral e irrestrito de como as riquezas nacionais são divididas. Da posse de latifúndios de origem duvidosa, da participação dos trabalhadores nos lucros, das concessões de lavras, telecomunicações e pedágios, dos lucros abusivos e do funcionamento do mercado financeiro. E do financiamento da dívida pública. Inclusive restaurar o crime de usura para quem cobrar mais do 12% ao ano de juros reais (acima da inflação) ao consumidor, artigo que existia na Constituição de 1988 faltando apenas regulamentar, mas foi retirada por uma emenda servil aos banqueiros de autoria do senador José Serra (PSDB-SP).

4) Levar ao fim dos privilégios indevidos e imorais no legislativo e no judiciário, incluindo nos estados e municípios. Inclusive acabando com jeitinhos de burlar o teto salarial do funcionalismo.

5) Criar a figura do juri popular sumário, ou uma forma de consulta popular, que decida pelo afastamento provisório do cargo ou não de políticos já denunciados pelo Ministério Público por corrupção, mesmo que anterior ao mandato, até o resultado final do julgamento.

6) Tornar crime hediondo a sonegação de impostos de grande vulto e a evasão de divisas. Revogar a lei que extingue crimes sobre sonegação de impostos de alto valor, quando o contribuinte paga ao fisco. Pois assim, para muita gente inescrupulosa vale a pena o risco de sonegar. Se não for pego fica no lucro, se for pego paga o que teria que pagar mais multa e fica por isso mesmo.

Queda da bastilha à brasileira

E alguém imagina que as rampas e os gramados do Congresso Nacional ficarão vazios com centenas de parlamentares envolvidos com corrupção das grossas, outros que só querem se dar bem, derrubando uma presidenta comprovadamente honesta e batalhadora? Ainda mais para fazer patifarias contra o povo trabalhador, roubar o pré-sal e torrar os US$ 368 bilhões de reservas transferindo para o bolso dos banqueiros.

Alguém imagina que Cunha, Paulinho e outros denunciados por corrupção, Aécio enrolado com Furnas, Cemig, Andrade Gutierrez e outras “cositas mas”, serão aclamados por darem um golpe desrespeitando as urnas para virarem “homens-forte” de um novo governo corruptocrático?

Acho que é blefe e que não será preciso, mas se aventurarem ao golpe eu já adianto que estarei lá no “Ocupe o Congresso”, protestando e escrevendo no blog a história ao vivo, com polícia ou sem polícia chamada pelo Cunha. E chamo os amigos leitores a fretarmos ônibus, quantos forem necessários e de onde forem necessários, para irmos todos lá fazermos a história. Quem topa?

Em tempo: Se precisar, tô dentro dos esculachos que o Levante Popular da Juventude fizer contra golpistas e reacionários, assim como fizeram contra torturadores. É só avisar.

Os Amigos do Presidente Lula. Blog criado exclusivamente para os leitores do Presidente Lula e que, fazem parte da KGB Lulista em defesa do Presidente

    Vini Schumacher

    19/09/2015 - 23h29

    Chamem um psiquiatra que o seu caso é grave

jossimar

16/09/2015 - 15h51

Na Venezuela o pilantra golpista que os golpistas brasileiros foram visitar tomou 14 anos de cadeia por insuflar o golpe.
O Brasil deveria dar raz~]ao àqueles que acusamo o atual governo de venezuelização e aplicar o mesmo remédio a esta bando de safados.
Aliás, todos têm processos por corrupção no judiciário, alguns são réus no STF, outros já foram cassados anteriormente e um teve as contas contestadas em 15 pontos no TSE.
Enfim, todos bandidos querendo dar golpe numa presidenta honesta.
cadeia neles.

Irion

16/09/2015 - 15h45

Já pensaram em fechar a embaixada norteamericana antes que o pior aconteça? Só não reconhece o “modus operandi” quem não quer!

    Anônimo

    16/09/2015 - 16h08

    Perfeito comentário!!!!

Maria Lucia

16/09/2015 - 18h34

“… a luta política está colocada … a luta é nas ideias … na mobilização popular e na vitória da democracia …”

https://www.facebook.com/sigajandira2/videos/1047698111931517/

Ron Valencia

16/09/2015 - 18h11

Quer cafe??? Agora Ta Mais facil!

Se todos que votaram na dilma doarem R$5 o Pais sai da crise!
Sem imposto e sem impeachment

Cade os mortadela????

Eduardo Franco

16/09/2015 - 18h11

FHC, AÉCIO, ALCKMIN, RICHA, SERRA, ALOYSIO, ÁLVARO DIAS , CASSIO CUNHA LIMA ,ESSES SÃO OS CACIFES DO PSDB DIFÍCIL ENCONTRAR UM HONESTO, POIS TODOS ESTÃO ENVOLVIDOS EM ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÕES E ROUBOS E ATÉ TRÁFICO, SÓ CONSEGUEM FICAR FICAR IMPUNES, PQ TEM AS MÍDIAS GOLPISTAS , VAMOS BOICOITAR ESSAS MÍDIAS COMANDADA PELA REDE GLOBO, QUE IMBECILIZA TODOS QUE A ASSISTAM, A MÁFIA DO PSDB TEM SEUS RAMOS EM TODO O BRASIL BASTA CITAR : CUNHA, GILMAR MENDES, MORO, NARDES, CAIADO, AGRIPINO, J.DÓRIA DENTRE OUTROS .

    Margarida Melo

    16/09/2015 - 18h56

    Se alguém tem que ser cassado são todos eles do PSDB, DEM, PMDB que já vém roubando o Brasíl a Década e nunca foram cassados ou presos

Rita Cassia

16/09/2015 - 17h53

É isso que dói nesses terroristas que querem o poder a qualquer custo!

Maria Sant’Anna

16/09/2015 - 17h47

#AceitaDilmaVez

Célia Nadir Anselmi

16/09/2015 - 17h46

PT NUNCA MAIS!

    Marcos Carvalho Campos

    17/09/2015 - 17h59

    Deve estar satisfeitissima com Beto Richa.

    Célia Nadir Anselmi

    17/09/2015 - 18h21

    Acontece senhor, que o Beto não está fazendo nada de diferente da Dilma Rousseff. Ou você só tem meio cérebro e enxerga só uma parte?

Cora Silva

16/09/2015 - 17h41

#DilmaFica

    Ron Valencia

    16/09/2015 - 17h47

    Se todos que votaram na dilma doarem R$5 o Pais sai da crise!
    Sem imposto e sem impeachment

    Cade os mortadela????

Ron Valencia

16/09/2015 - 17h33

Vamos lá galera !!!
Chega de olhar PRA tras !!!

    Bosco Ferreira

    16/09/2015 - 20h37

    Primeiro a maconha.

    Carlos Alberto Fediczko

    16/09/2015 - 21h30

    Engraçado: o PSDB acabou com a educação, e os caras não veem.

    Ron Valencia

    16/09/2015 - 21h38

    Verdade! E ainda nao se vê uma Escola reformada, um posto de saude reformado, uma rua com Menos buracos, alias, mesmo roubando os tubos, NAO SE VE NADA DA PATRIA EDUCADORA!

    O Brasil todo aguarda uma crèche da Promessa?
    Cade?

    Mas emprestou PRA CUBA bilhoes… Por 5% e um sigilo total!
    Reformou a O PORTO de Mariel e todos sabem que CUBA vai pagar isso NUNCA! Nem com a ajuda do Obama!
    Buenas noches, compañeros!

    Carlos Alberto Fediczko

    16/09/2015 - 22h22

    Ron Valencia

    16/09/2015 - 23h09

    A realidade Ta chegando..

Luísa Camargo

16/09/2015 - 17h21

Engraçado todos votaram nela ,agora ninguém mais voltou ,acho que somos mais é um povo muito sem memoria e bem covardes .

    Lydia Abud

    16/09/2015 - 17h30

    Luisa eu votei nela e lutarei enquanto for necessário para defender a democracia.

    Ron Valencia

    16/09/2015 - 17h33

    Olha o video da democracia
    https://www.facebook.com/benjaminbackoficial/videos/868769926553370/

    Ron Valencia

    16/09/2015 - 17h47

    Se todos que votaram na dilma doarem R$5 o Pais sai da crise!
    Sem imposto e sem impeachment

    Cade os mortadela????

    Chênia Castilho Reis

    16/09/2015 - 17h50

    Tô aki!

    Margarida Melo

    16/09/2015 - 18h49

    Votei , ela foi eleita e quero que meu voto seja respeitado. Voces não tem nenhuma prova de envolvimento da presidenta em nada. Tem uma crise vamos enfrentar . Então respeitem meu voto!

    Carlito Carlito

    16/09/2015 - 19h10

    Kkk…dna Margarida perde os dentes mas não larga o osso!…

    Eva Monteiro

    16/09/2015 - 20h12

    Olha a foto de perfil deste ser.cara de semeador de terror. Credo. Dilma Rousseff presidente reeleita Democraticamente fica chega de chorar. Bay bay.

    Chênia Castilho Reis

    17/09/2015 - 01h34

    Fica Dilma!!!


Leia mais

Recentes

Recentes