Menu

Conselho de Ética admite processo contra Cunha

por Luma Poletti, no Congresso em Foco Depois de sete sessões, o Conselho de Ética aprovou nesta terça-feira (15), por 11 votos a 9, o parecer preliminar do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), novo relator da representação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).  O peemedebista será notificado e terá dez dias úteis para apresentar […]

23 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

por Luma Poletti, no Congresso em Foco

Depois de sete sessões, o Conselho de Ética aprovou nesta terça-feira (15), por 11 votos a 9, o parecer preliminar do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), novo relator da representação contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).  O peemedebista será notificado e terá dez dias úteis para apresentar sua defesa.

Marcos Rogério apresentou sua complementação de voto ao parecer do primeiro relator do caso, deputado Fausto Pinato (PRB-SP). O parlamentar foi destituído depois que o vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), encaminhou ofício àquele colegiado determinando a troca do delator sob o argumento de que Pinato pertencia ao mesmo bloco partidário de Cunha.

Nesta segunda-feira (14) a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber negou um mandado de segurança apresentado pelo PRB à corte para que o deputado Fausto Pinato (PRB-SP) fosse reconduzido à relatoria do processo contra Cunha.

“Não há como desprezar sumariamente o conjuntos de provas carreadas ao feito, especialmente por se tratar de documentos públicos. Não resta dúvida, portanto, que somente a instrução do feito poderá possibilitar ao representado formular defesa capaz de afastar as imputações que lhe são feitas”, disse Marcos Rogério. “É de conhecimento público e consta nos autos que o representado afirmou não ter nenhuma conta no exterior”, completou o relator, defendendo a continuidade do processo.

Marcos Rogério esclareceu que não apresentou um novo parecer, mas uma complementação de voto, uma vez que – assim como o primeiro relator – defende a admissibilidade do processo que pode resultar na cassação do mandato de Eduardo Cunha. “Novo parecer requer mudanças profundas. Todas as manifestações apresentadas são públicas e não há inovação em relação ao que o relator já apresentado. Trata-se complementação formal de voto”, afirmou Marcos Rogério.

Na representação assinada pelo Psol e pela Rede, Eduardo Cunha é acusado de ter mentido à CPI da Petrobras, em março, ao dizer que jamais possuiu contas bancárias no exterior. A versão foi contraditada pelo Ministério Público do país europeu, que enviou ao Brasil provas de que o deputado e familiares não só mantiveram contas secretas em outros países, como também movimentaram milhões de dólares e francos suíços por meio delas.

O advogado de Cunha, Marcelo Nobre voltou a defender o arquivamento da representação contra o peemedebista. Nobre argumenta que não se pode alegar suposta quebra de decoro baseada em denúncia do Ministério Público. “Como se considerar como prova uma denúncia, já que denúncia não é prova de nada? Este processo, por si só, é natimorto”, disse o advogado.

Pedido de vista

O deputado Genecias Noronha (SD-CE) afirmou que apresentaria um pedido de vistas do parecer apresentado por Marcos Rogério. “Como vamos julgar um relatório que não tivemos acesso?”, questionou Genecias. Porém, o presidente do Conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA) disse que não iria aceitar o pedido, e que, a seu ver, o processo contra Cunha deveria continuar de onde parou, sem mais discussões.

Araújo submeteu a decisão ao plenário do colegiado, que, por 11 votos a 9 decidiu dar continuidade aos trabalhos sem considerar o pedido de vista e sem prolongar ainda mais as discussões. O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) disse que irá entrar com um recurso na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) para reverter a decisão. “Estamos impedindo o parlamentar a exercer o seu mais básico direito, que é pedir vista”, reclamou o peemedebista.

O deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) saiu em defesa de Genecias e afirmou que recusar um pedido de vista do novo parecer vai de encontro ao estabelecido pelo regimento. “Ninguém está ajudando mais Eduardo Cunha do que o grupo de oposição a Eduardo Cunha. Estes é que estão justamente dando sobrevida ao deputado. Esse ato será anulado e vai fazer com que fiquemos aqui mais tempo sem decidir se vamos continuar o não com o processo contra o presidente da Câmara”, argumentou Sérgio Moraes. “Se é um novo relatório, ele cabe vista”, concordou o deputado Manoel Junior (PMDB-PB).

***

Veja como votaram os deputados do Conselho de Ética

A favor do processo contra Cunha:

  • Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP)
  • Fausto Pinato (PRB-SP), relator destituído
  • Júlio Delgado (PSB-MG)
  • Léo de Brito (PT-AC)
  • Marcos Rogério (PDT-RO), atual relator
  • Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS)
  • Paulo Azi (DEM-BA)
  • Sandro Alex (PPS-PR)
  • Valmir Prascidelli (PT-SP)
  • Zé Geraldo (PT-PA)
  • Rossoni (PSDB-PR)

Contra o seguimento do processo:

  • Cacá Leão (PP-BA)
  • Erivelton Santana (PSC-BA)
  • João Carlos Bacelar (PR-BA)
  • Manoel Junior (PMDB-PB)
  • Paulinho da Força (SD-SP)
  • Ricardo Barros (PP-PR)
  • Vinicius Gurgel (PR-AP)
  • Washington Reis (PMDB-RJ)
  • Wellington Roberto (PR-PB)

 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Enio

18/12/2015 - 09h43

Cunhão, o “japonês bonzinho” quer te visitar. kkkkk

Tiago Vieira da Silva

16/12/2015 - 01h30

Meio violenta essa charge, não? (é eu sei que não chega perto das que fizeram da Dilma, mas mesmo assim)

Luiz Guilherme De Lemos Martins

16/12/2015 - 01h06

A democracia em nosso Brasil precisa nesse momento de nosso apoio. Vamos arregimentar nossos amigos, vizinhos, as pessoas de bem e que desejam a continuidade e o aperfeiçoamento dos avanços sociais e da diminuição das desigualdades em nosso país. Vamos dizer não ao golpe e fazer valer a nossa história.Vamos pra rua! Não aos achacadores, chantagistas e entreguistas!

Rose Cristina

16/12/2015 - 00h32

Gente… Vcs estão percebendo o que está acontecendo justo agora no momento de “pedido de Impeachment”???? Vamos dizer que ocorra o impeachment (Estão contanto com isso, certo?) Então, estão caçando em CASCATA o PMDB até caçar a chapa e fazer novas eleições! ………. Se isso acontecer adivinha quem eles querem colocar como presidente????? Aécio. …………. OU SEJA: UM GOLPE OCULTO COMEÇOU NO DIA DE HOJE E POUCAS PESSOAS ESTÃO PERCEBENDO ISSO.

Julinho Ramos

15/12/2015 - 23h57

Só pra registrar, porém não sejam preguiçosos e leiam todo o texto!

Fernando Loureiro

15/12/2015 - 23h53

Fico pensando de que forma a história registrará a presidenta Dilma. Creio que vai dedicar um grande espaço para a nossa Presidenta. Como a mulher que virou o placar e ganhou o jogo contra a corrupção, iniciando o maior movimento já ocorrido no Brasil de restauração da ética, principalmente na utilização de recursos públicos. Que não adotou o comportamento político tradicional de tapinha nas costas, sorrisinhos cínicos e de simular afeição. Que, contra a vontade de seus correligionários, adotou uma postura de compromisso com a governabilidade e a harmonia do povo brasileiro, sem perder de vista a prioridade de politicas públicas voltadas para os mais humildes. Que, sendo mulher, manteve-se coerente com a virtude que caracteriza as mulheres (serem ciosas) e enfrentou todo o machismo ainda presente na sociedade brasileira.
Achou muito? Gostaria de estar vivo pra poder ver. Os historiadores são muito mais competentes do que eu!!!

Cecilia Escobal

15/12/2015 - 23h25

Uirá Hans Emmermacher

15/12/2015 - 20h45

Tudo traíranes =D

Maria Cerqueira

15/12/2015 - 19h39

Fora cunha.

Alda Queiroz

15/12/2015 - 18h49

#CunhaNaCadeia

Helio Eduardo Pinto Pinheiro

15/12/2015 - 18h44

O CERCO AO CANALHA TÁ APERTANDO!!!
PENA SOBRE A PALHAÇADA DO MPF E DA PF… UM ATO DE VITRINE..
DEPOIS DE MESES DORMINDO, A PALHAÇADA DO MPF E DA PF ACORDA OS “DEVOGADIS” DO CANALHA NA CASA DO PRÓPRIO!!! “DEVOGADIS”, ÁS 6:00 DA MATINA NA CASA DO BANDIDO…POR QUE SERÁ? a) SÃO MUITO AMIGOS E TINHA HAVIDO UMA FESTA NA NOITE ANTERIOR, POR ISSO DORMIRAM POR LÁ; b) NÃO CONSEGUIRAM DORMIR E FORAM CAMINHAR E DERAM DE CARA COM O CONDOMÍNIO ONDE O CANALHA MORA, E POR ISSO RESOLVERAM ENTRAR…; c) ALGUÉM AVISOU SOBRE A BATIDA DA PF……. PERGUNTAR NÃO OFENDE!!!

Kleber Silva

15/12/2015 - 18h33

Acabou, vai do Congresso para a cadeia.A casa caiu, ou o golpe caiu. #naovaitergolpe #dilmafica #foracunha #mimimicheltraidor #Cunhanacadeia

João Cláudio Fontes

15/12/2015 - 18h03

A PF já fez o seu showzinho de costume antes da nossa manifestação , mas o Cunha continua solto … Amanhã todos na rua ! Fora Cunha ! Dilma Fica ! Viva a Democracia !

    Geraldo Nascimento

    15/12/2015 - 21h02

    ja comprou sua passagem so de ida pra venezeula ??

Roberto Souza

15/12/2015 - 17h58

Quando vai aparecer o fora Renan??

Gf Andrezão

15/12/2015 - 17h56

Edmundo Camargo

15/12/2015 - 17h16

E Lula?

    Letícia Oliveira

    15/12/2015 - 17h31

    MORRA.

    Edmundo Camargo

    15/12/2015 - 17h32

    Leticia é FAKE

Fernando Araujo

15/12/2015 - 16h59

Será que é só conveniência???????

Francisco De Assis Assis Kelly

15/12/2015 - 16h57

ATÉ QUANDO???
Até quando Cunha, Aécio, Alckimin, Serra, FHC, Renan Calheiros, Sergio Cabral, e todo o resto continuarão contando dinheiro e rindo da cara do Brasil LIVRE, LEVES, SOLTOS E IMPUNES??? hum???

ALERTA GERAL!!!
DEIXE DE SER ENGANADO. A VERDADE É:

QUEM PRENDE É A JUSTIÇA A POLÍCIA´SÓ CUMPRE AS ORDENS E QUANDO SE SOLTA UM MARGINAL É A INJUSTIÇA QUE ATUA DENTRO DA JUSTIÇA ATUANDO , GERANDO IMPUNIDADE E FICANDO SEM CREDIBILIDADE

PRENDER SÓ NÃO BASTA!!!

TEM QUE MANTER NA CADEIA, LEVAR A JULGAMENTO VOLTAR PARA ELA ALÉM DE DEVOLVER O MONTANTE USURPADO DO POVO DO BRASIL.

    Geraldo Nascimento

    15/12/2015 - 21h03

    vc esqueceu do jose sarney ..por que ??

    Edmundo Camargo

    15/12/2015 - 21h10

    E Lula?


Leia mais

Recentes

Recentes