Análise em vídeo das manifestações do 2 de outubro e as vaias a Ciro

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Por Redação

10 de fevereiro de 2016 : 14h27

Prezado Miguel do Rosário, em relação do comentário assinado pelo editor-assistente do Cafezinho, Carlos Eduardo, “O número de pesquisas eleitorais nos Estados Unidos praticamente dobrou de tamanho e mesmo assim continuam errando. Por que será?”, em 22/1/2016, a ABEP (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) gostaria de fazer alguns esclarecimentos sobre o senso de responsabilidade que envolve as atividades de seus associados.

  • A ABEP é uma entidade nacional criada há 31 anos e reúne entre seus 160 associados as maiores empresas de pesquisa do País, além de empresas de médio e de pequeno porte, que somadas atingem cerca de 95% dos investimentos aplicados em pesquisa nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal.
  • Uma das principais preocupações da ABEP é zelar pela qualidade do trabalho realizado por seus associados. Para afiançar a total integridade das informações geradas nas pesquisas, os nossos associados são obrigados a respeitar um rigoroso Código de Ética, seguem também os preceitos do Código de Autorregulamentação ABEP – baseado nas melhores práticas internacionais – e são ainda avaliados, permanentemente, pelos integrantes do COP (Comitê de Opinião Pública), do Conselho de Autorregulamentação e do Comitê de Mídia, colegiados mantidos pela ABEP.
  • Todos esses Colegiados fazem com que a ABEP tem como verificar a qualidade do trabalho dos associados através de mecanismos para a apuração de irregularidades apresentadas de maneira sustentada dada uma denúncia.

Gostaríamos de pontuar também que o IBOPE Inteligência e o Datafolha não são as únicas empresas que fazem pesquisas eleitorais no país. No site do TSE, você pode verificar todos os institutos que fizeram pesquisas nas últimas eleições.

Colocamo-nos à disposição para esclarecimentos que ainda se façam necessários.

Diretoria ABEP

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

renato andretti

10 de fevereiro de 2016 às 19h26

Excelente mecanismo no direito de resposta, sempre respeitado pelos que promovem e debatem a DEMOCRACIA.
Quanto ao serviço que estas empresas desempenham para o BRASIL e EMPRESAS, é louvável para estatisticamente levantar dados como fruto de um trabalho para ser utilizado nas diversas praticas do Mundo Global…
Até aí, matemáticos e estatísticos parabéns…
Onde entra a POLITICA, toda e qualquer atividade fim perde o sentido, até dizem que “onde” entra a politica, a justiça sai pela porta do fundo..
Há jogo de interesses sim…principalmente para as mais poderosas..
É isto que eu imagino..e ponto final..

Responder

Marina

10 de fevereiro de 2016 às 17h51

ABEP pode ter um bonito estatuto mas que realiza pesquisa customizada ninguém dúvida. Na época de eleições atuam como uma organização a serviço de interesses bem específicos. Quem não se lembra das manipulações? Pesquisas registradas em uma determinada data no TSE mas que foram realizadas em outras datas? Se a memória permitir é só lembrar como atuaram os institutos de pesquisas nas últimas eleições. A imparcialidade ficou à léguas de distância.

Responder

Deixe um comentário