Menu

Mario Magalhães analisa o estranho calendário da Lava Jato

Charge: Aroeira / O Dia Comentário do blog: Só não concordo com essa concessão ao bom senso medíocre que deseja ver Lula exemplarmente punido, caso seja culpado das acusações. Ninguém tem que ser exemplarmente punido de nada, todos tem que ser punidos conforme a lei. Sem essa de exemplarmente. Nenhuma cidadão é exemplar. Cada cidadão […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Charge: Aroeira / O Dia

Comentário do blog: Só não concordo com essa concessão ao bom senso medíocre que deseja ver Lula exemplarmente punido, caso seja culpado das acusações. Ninguém tem que ser exemplarmente punido de nada, todos tem que ser punidos conforme a lei.

Sem essa de exemplarmente. Nenhuma cidadão é exemplar. Cada cidadão é igual e deve ser respeitado e suas garantias constitucionais, essas sim, devem ser exemplarmente respeitadas.

***

Ações da Lava Jato coincidem com vésperas de eventos políticos decisivos

por Mario Magalhães, no UOL

Se houver contra Lula provas acima de quaisquer dúvidas, que o ex-presidente seja exemplarmente condenado, na forma escrupulosa da lei.

Se não houver, que o absolvam, também de modo exemplar.

Idênticos valores se aplicam a Dilma Rousseff, contra quem, ao contrário do seu antecessor, inexiste acusação formal. Isto é, denúncia apresentada pelo Ministério Público.

O que não impediu que um jornalista aparentemente perturbado se esgoelasse bradando que a presidente da República não pode mais ser tratada como pessoa “honrada” e “honesta”.

Sentenciou. Virou magistrado. Mas daqueles bem parciais.

Seria ridículo, se o desempenho burlesco não carregasse tintas de tragédia para a democracia _e o jornalismo.

Falei “jornalista”? Perdão pela impropriedade. Corrijo: cheerleader.

Feito o registro do noticiário, permitam-me outro, endereçado aos historiadores do futuro.

Do futuro porque, nesta quadra da história, a serenidade está tão em falta quanto a vacina para a gripe que se alastra.

Esperemos a estiagem, porque a tempestade cospe fúria e afoga a razão.

Daqui a dez, vinte, trinta anos, quem sabe na pena de um brasilianista, alguém há de cotejar obsessivamente a cronologia da Operação Lava Jato com a de eventos políticos relevantes e decisivos.

E constatar que, quando a coincidência é demasiada, deixa de ser coincidência.

Em 4 de março de 2016, na 24ª fase da Lava Jato, o juiz Sérgio Moro determinou a condução coercitiva de Lula para prestar depoimento à Polícia Federal. Tremendo barulho.

Manifestações pró-impeachment estavam marcadas para menos de dez dias depois. O ambiente mudou. Bombaram. Em dezembro, haviam sido modestas.

Três dias mais tarde, Moro liberou a divulgação de gravações telefônicas de Lula, inclusive de conversa com a presidente.

Em abril de 2015, ocorrera sincronia semelhante.

O ato pela deposição de Dilma seria no dia 12.

Na antevéspera, deu-se a 11ª fase da Lava Jato, e o clima esquentou.

Cinco dias antes da votação na Câmara que autorizaria o impeachment, desencadearam a 28ª fase.

A nove dias da data provável para o Senado se pronunciar sobre o afastamento provisório da presidente constitucional, o procurador-geral da República denunciou Lula e pediu investigação de Dilma.

Ainda que sem querer _será?_, a Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça aumentaram a temperatura às vésperas de acontecimentos políticos de envergadura.

Algum dia um scholar estudará tudo isso e muita gente reagirá com ares de surpresa, falsos ou verdadeiros, às conclusões tão óbvias.

 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Spin Espelho

05/05/2016 - 05h59

Jamais veremos um jornalista usando a expressão “exemplarmente punido” ao referir-se a FHC, aliás, a midia nem ficou sabendo que ele foi ouvido pela PF, o que já chega ser surpreendente FHC ter ido à PF, pois sempre ocorreu contrário, ou seja, sempre a PF se dirigiu à casa dele para ouvi-lo,….leva-lo debaixo de vara então como fizeram com Lula, nem pensar..precisamos é de uma aplicação exemplar da democracia, mas isso tá indo pro brejo, não é mesmo


Leia mais

Recentes

Recentes