Análise da reunião ministerial de Bolsonaro

Parlamento da Rússia exige que Estados Unidos suspenda o bloqueio a Cuba

Por Tulio Ribeiro

27 de setembro de 2017 : 16h49

(Crédito imagem:Prensa latina)

O parlamento russo exigiu hoje que a Assembleia das Nações Unidas cobre dos Estados Unidos fim do bloqueio econômico que impõe a Cuba em mais de meio séculos.

Washington mantém de forma unilateral, uma pressão política e econômica que serve para frear o desenvolvimento sócio econômico e debilitam os direitos dos cidadãos cubanos. a política dos Estados Unidos é de simplesmente ignorar as resoluções da ONU contra o bloqueio e aprovada com larga maioria de votos dos países membros.

Em outubro de 2016 ,o governo estadunidense se absteve de apoiar o bloqueio, o que trouxe uma esperança de mudança de postura.Entretanto o presidente Donald Trump tem trabalhado por atrasar qualquer abordagem nova. Em palestra na UERJ no último dia 23 de setembro, a consulesa de Cuba Nelida Hernández denunciou que empresas de financiamento negaram crédito ao país para reconstruir estruturas golpeadas pelo furacão Irma.

Segundo o vice-presidente do comitê de relações internacionais do parlamento russo Dimitri Novikov, os danos totais a Cuba gerado pelas sanções dos Estados unidos já superam 126 bilhões de dólares. as medidas cerceiam Cuba na sua liberdade ao comercio internacional, a navegação, a cooperação econômica e financeira junto a nação do norte e seus aliados.

Os Estados Unidos que reverberam a democracia e liberdade em seus discursos, mas simplesmente não permite ouvidos as normas do direito internacional que também deveria servir a Cuba. Estranho paradigma, uma difícil verdade.

Fontes:

www.Telesurtv.net

www.rt.com

Tulio Ribeiro

Túlio Ribeiro é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

30 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Ricardo Pereira

23 de outubro de 2017 às 16h12

Muito TOP o artigo de vcs, vou passar a seguir, estao de parabéns pessoal!

Responder

Aristides Bartolomeu Novaes

09 de outubro de 2017 às 08h09

Para que serve a ONU se tudo que ela abomina não faz efeito ante os EUA?
Não seria o momento dos outros países integeantes fecharem acordo contra montruosa medida americana que penaliza toda nação Cubana?
É oreciso mudar o foco!

Responder

Julio Senna

29 de setembro de 2017 às 18h18

Porque isso? A China tem quase tudo que tem na America. É só comerciar com os chineses e pronto. A melhor coisa é larga essa merda de gringos dos quintos pra lá!

Responder

Maria Cristina

28 de setembro de 2017 às 23h57

Não sei porquê tanto medo de uma ilha do Caribe!! Cuba é um país como outro qualquer, com seu regime de governo próprio, aliás, exemplo em cidadania!!! Um povo altamente instruído, politizado, patriótico e solidário!! E ainda gasta o pouco que tem ajudando jovens pobres de outros países a estudarem Medicina, td de graça!!! O medo desse país que se diz exemplo em democracia deve ser” …e se Cuba começar a se desenvolver em outras áreas tb…?” EUA só continua com esse bloqueio por recalque, orgulho ferido, por ter sido enfrentado por um pedacinho de terra de igual para igual. Por um país que colocou o dedo no seu nariz e disse: ” aqui quem manda somos NOSOTROS!!!!!!

Responder

HOCUS POCUS

28 de setembro de 2017 às 16h50

USA ,porque frequentemente se diz que esse lixo é uma democracia? o comportamento deles com o resto do mundo em especial com os países periféricos é o de uma ditadura,o uso da força é a sua forma de relacionamento,cadê a democracia????

Responder

cunha e silva

28 de setembro de 2017 às 08h58

… ” estranho paradigma …”. Vc. conhece aquelas crianças birrentas e donas dos brinquedoss , quando ficam de fora da brincadeira se retira e leva os brinquedos juntos .O que a turma do Fidel fez foi acabar com o parque de diversão americano , tomou o brinquedinho deles que era Cuba.
Ainda continuarão zangados e birrentos por muito tempo , Cuba só estará livre com novo lider mundial .

Responder

    João Carlos AGDM

    28 de setembro de 2017 às 10h31

    O negócio não é bem de crianças birrentas. (Dizem) que existe uma corrente de Nova Ordem Mundial destruindo TODOS os países. Inclusive Estados Unidos.
    Socialismo (e o comunismo) constrói, e não destrói. Logo é contra a NOM. LOgo Cuba tem que ser, no mínimo, bloqueada, impedida de progredir. Não pode ser conhecida como exemplo de sucesso.
    Tá em dúvida? Veja as leis de destruição do povo brasileiro que o “nosso” congresso vota. todos os dias.
    Congresso que foi eleito pela Globo (ou não dá para entender isto?)
    Ainda tem dúvida? Estão privatizando a escola pública e o ensino nos nos Estados Unidos. Vá no Google com a palavra inglesa “PRIVATIZE” e veja o que os americanos estão dizendo disto…

    Responder

KIKO

28 de setembro de 2017 às 01h12

kkkkkkkkkkk NÃO ESTE SITE QUE DIZ QUE O BRASIL PODE SE VIRAR SOZINHO SEM DEPENDER DE OUTROS PAISES??
QUERO VER SE FOSSE BRASIL NO LUGAR DE CUBA O QUE ELES IAM DIZER KKKKKKKKKKKKKKKK

Responder

    Lu

    28 de setembro de 2017 às 03h03

    Por que os bolsonildos só argumentam com Kkk?

    Responder

      João Carlos AGDM

      28 de setembro de 2017 às 10h15

      Porque eles trabalham na contrainformação para nossos inimigos, ganham em dólares.
      Têm linguagem subliminar técnica, aprendida no Instituto da Praça Floriano, no RJ

      Responder

Couto

27 de setembro de 2017 às 20h35

Infelizmente, a ONU tem sido uma instituição sem autoridade, haja vista o número de vezes que os EUA, Inglaterra, França e outros a desafiam, fazendo guerra e destruindo nações.

Responder

Camila

27 de setembro de 2017 às 17h42

EUA decadente,viva a força de Cuba

Responder

Helton

27 de setembro de 2017 às 17h40

China e Rússia pediram todo dia os EUA
Viva Cuba exemplo pro mundo

Responder

Andryel Santos

27 de setembro de 2017 às 20h24

Ué??? Mas não são os EUA que são os vilões da história??? Pq cuba quer proximidade com os capitalistas???

Responder

    ari

    27 de setembro de 2017 às 17h39

    1. Você sabe o que é o boicote a Cuba? Não, não sabe.
    Apenas uma palhinha para você. Se um navio qualquer tocar um porto cubano, durante 6 meses ele não pode encostar num porto americano. Quer outra? Se uma empresa brasileira comprar um componente americano e vender seu produto para Cuba, o fabricante americano cortará o fornecimento ao Brasil.
    2. Em comércio internacional, não se olha a cor do parceiro, imbecil. Qual o grande parceiro americano? A China.

    Responder

    Marisa Amaral

    27 de setembro de 2017 às 21h04

    Andryel Santos, acontece que as sanções dos USA se estendem aos país com os quais USA tem relações comerciais e diplomáticas. Nem preciso dizer o que isso significa para Cuba em termos de política econômica.

    Responder

    André Tinoco

    27 de setembro de 2017 às 21h42

    Mas isso não impediu os irmãos castro de se perpetuarem no poder. Quando noticiarem que um americano pegou uma balsa em Miami e pediu asilo político em Cuba eu passo a acreditar no socialismo

    Responder

      João Carlos AGDM

      29 de setembro de 2017 às 09h57

      Ô “Andre Tinoco”, vou supor que v. não é da contrainformação. É apenas um Zé Mané, só recebe informação unilateral da Globo & CIA. Vou te dar umas dicas sobre socialismo.
      = A China em 1950 era uma merda como é o seu país atual, o Brasil. Hoje tá fabricando mais de 25.000.000 de automóveis por ano. Mais que o país para o qual v. trabalha. Sabia disso ô Zé Mané??????
      – A Rússia em 1918 era um país merda que nem o seu país atual, o Brasil. Hoje tem um dos melhores padrões de vida da Europa, o melhor sistema social e caminha para ser o maior fabricante de automóveis da Europa , com quase 3.000.000 de automóveis por ano. Sabia disso, ô Zé Mané????????????
      – Cuba, apesar da destruidora perseguição do país para o qual v. trabalha, tem índice quase zero de criminalidade.
      E v. com um treisoitão apontado para sua cabeça vai fazer o quê, Zé Mané????????????????????????????????

      Responder

    Kiku Maran Ipoca

    28 de setembro de 2017 às 10h05

    O socialismo não nega as relaçoes comerciais e economicas

    Responder

    Kurt Trigueiro von Liebig

    28 de setembro de 2017 às 12h56

    Não,os USA não são os violões da história,mas sim o país que já lançou bomba atômica noutro país,invadiu vários países,onde estão as bombas de destruição maciça no Iraque? Entre centenas de merda,USA não é exemplo de nada,pelo contrário,mas a ignorância…

    Responder

    Kurt Trigueiro von Liebig

    28 de setembro de 2017 às 12h56

    Não,os USA não são os violões da história,mas sim o país que já lançou bomba atômica noutro país,invadiu vários países,onde estão as bombas de destruição maciça no Iraque? Entre centenas de merda,USA não é exemplo de nada,pelo contrário,mas a ignorância…

    Responder

    Andryel Santos

    28 de setembro de 2017 às 15h45

    Pelo visto o sr Kurt Trigueiro von Liebig é um sr muito bem viajado não é?? Diga- me como que se constrói laços com um país socialista??? O sr retirando Rússia me diga algum??

    Responder

      João Carlos AGDM

      29 de setembro de 2017 às 10h03

      China, imbecil!!!!! Dá vontade de rir com as imbecilidades que a gente vê neste site de esquerda. Se não são idiotas que nem v. “Andryel Santos”, são da contrainformação pelo que escrevem.

      Responder

Carlos Santana

27 de setembro de 2017 às 20h12

Responder

    Ana Maria

    27 de setembro de 2017 às 20h28

    No Brasil, a política virou um vício e tem sido usada como cachaça. As pessoas enchem a cara de política e, saem por aí desacatando, desrespeitando e desafiando a todos, como bêbados chatos.

    Quando o moro for punido por fazer e divulgar grampos ilegais com presidente, (que, segundo li, nos US daria cadeia ou cadeira elétrica), eu voltarei a acreditar na justiça e no funcionamento das instituições.

    Responder

    Antonio Serrano

    28 de setembro de 2017 às 10h03

    Parodiando aquela outra máxima sobre economia, eu diria para você: É A POLÍTICA, ESTÚPIDO!
    O PMDB sempre foi governo, em qualquer tempo: Já esquecestes que Sarney foi líder do Congresso durante os governos FHC? Que Renan já foi Ministro da Justiça do mesmo? Que o PMDB apoiava o desgoverno do malsinado? Será por que, isto? Talvez (…) porque sempre tenham muitos votos: fazem governos estaduais, bancadas estaduais, Prefeitos (muitos), câmaras de vereadores, bancadas de deputados federais (maiorias), Senadores (maiorias) etc. Mas, meu Deus! Por que será? Por que o povo continua votando nestes trastes? Talvez a resposta esteja neste aspecto não é mesmo? Mas corrigir isto exige pensar! Quais as circunstâncias, quais os fatores, quais os elementos determinantes que implicam este fenômeno (será o poder econômico?, será o controle sobre produção e difusão de informação?, serão as práticas clientelistas? Por que estas coisas ocorrem, afinal? Por que é assim? Mas isto exige PENSAR (Ô coisa difícil…). Os Dorias, Alkmins, Bolsonaros, Meirelles e quaisquer outros podem fazer as alianças que acharem necessárias para implementarem as desgraças desejadas para a população (que eles chamam de Programa de Governo), inclusive a indiscutível, com o PMDB, e neste caso são gênios da política, são “pragmáticos”, sabem ser “flexíveis” e por aí vai. MENOS o PT. Este não pode!

    Responder

    João Carlos AGDM

    28 de setembro de 2017 às 10h40

    Não se pode negar que o pessoal cartunista do Instituo da Praça Floriano no Rio de Janeiro são extremamente talentosos… Sustentado em dólares para trabalhar contra o Brasil e os brasileiros.
    Cartunistas e jornalistas pagos em dólares para trabalharem contra o Brasil e os brasileiros.

    Responder

Victor Garani

27 de setembro de 2017 às 19h59

Infelizmente os Yankes ainda controlam boa parte das riquezas.

Responder

    Thiago zattar

    28 de setembro de 2017 às 16h06

    Se qualquer nação vizinha servisse de base para ogivas nucleares enquanto diz estar do outro lado da guerra, eu também bloquearia até não aguentarem mais

    Responder

Deixe uma resposta