Haddad e Dilma em Belo Horizonte

Rússia derrota Estados Unidos e Europa repactuando a dívida da Venezuela

Por Tulio Ribeiro

09 de novembro de 2017 : 16h54

(crédito imagem: Vestikkavkaza)
Enquanto os Estados Unidos, a Europa e os fundos de investimentos internacionais petroleiros, apostavam no aprofundamento da guerra econômica e diminuição da liquidez financeira da Venezuela para se apropriar de suas reservas de ¨crudo¨, a Rússia teve uma eficácia cirúrgica em derrotar os objetivos da aliança ocidental.

A Rússia repactuou a dívida do país caribenho e assinarão um acordo dia 15 de novembro. Conforme garantiu o ministro das finanças Antón Siluánov : ¨Possuímos um acordo para reestruturar a dívida da Venezuela, os venezuelanos confirmaram as condições que estávamos negociando.¨

O embaixador venezuelanos em Moscou, Carlos Faria, assegurou o contrato: ¨Está tudo acordado e já estamos em fase de redigir documentação, nosso dia para assinar é 15 de novembro.¨

Em 2011, Rússia concedeu 4 bilhões de dólares em créditos para compra de produtos. Parte deste valor, 2,84 bilhões não mais vencerá a partir de março de 2019 devido a negociação.

A reestruturação da dívida venezuelana é um duro golpe na estratégia dos Estados Unidos e Europa para inviabilizar a saúde financeira do país e assim beneficiar a oposição neo-liberal. O objetivo estabelecido pela MUD(coligação contrária ao oficialismo) era de tentar chegar ao poder depois de 20 anos de chavismo, através
de práticas como as ¨guarimbas¨(terrorismo urbano) e a pressão internacional nas datas de vencimento dos financiamentos, outubro e abril.

A Rússia, desta forma, golpeia os Estados unidos, ajuda a revolução bolivariana, acessa novas reservas de petróleo e aumenta seu poder na geopolítica mundial. Afinal, a guerra fria voltou.

Tulio Ribeiro

Flávio Túlio Ribeiro Silva é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

89 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

regina clemente t. ferreira

13 de novembro de 2017 às 22h08

VIVA A VENEZUELA

Responder

Nelson

12 de novembro de 2017 às 14h05

A quantidade de baboseiras, besteiras, ignomínias e impropérios escrita pelos neoliberais fascistas que aparecem por aqui é de tal ordem que eu não tenho dúvida alguma em afirmar que trata-se de fundamentalismo.

Mas, não é qualquer fundamentalismo. É um fundamentalismo exacerbadamente fanatizado. Coisa de gente que não se dispõe a abrir um milímetro sequer de espaço ao bom senso, à racionalidade.

Responder

Marcos Souza

12 de novembro de 2017 às 15h18

Parabens russia ,porq os EUA se a proveita da miceria dos outros paises da fraquesa

Responder

Rosane Franco

11 de novembro de 2017 às 17h46

São negócios…..

Responder

Dicson de Lima Azevedo

11 de novembro de 2017 às 12h35

Parabéns a Rússia e a Venezuela amigos na luta contra os imperialistas.

Responder

Jair

11 de novembro de 2017 às 10h48

O império do mal e seus capachos europeus sofreram um golpe certeiro, no seu objetivo de roubar o petróleo da Venezuela. Mais uma vitória do povo do país, na sua dura luta por liberdade e emancipação.

Responder

Ricardo Pinto

11 de novembro de 2017 às 10h17

Delícia! !

Responder

Cleomar Enes

11 de novembro de 2017 às 03h52

Viva a RÚSSIA…..

Responder

Lucy Fangueiro

10 de novembro de 2017 às 14h36

Nooooossa! Acorda Brasil!

Responder

Fernando Oto Dalva Alves

10 de novembro de 2017 às 13h19

Pois quem sabe agora pagam os empréstimos que a mãe Brasil fez desde o tempo de Hugo Chaves e até agora não pagaram um centavo a nós população que somos o dono dessa dinheirama !

Responder

JOÃO CARLOS AGDM

10 de novembro de 2017 às 11h09

Espero que um dia tenhamos um Maduro (Lula) no Poder.
Para colaborar para isto:
1. Temos que reconhecer que a Mídia é nossa inimiga, Globo à frente
2. Foi a Mídia Globandida à frente que derrubou a Dilma e colocou o pau mandado Temer para saquear o Brasil pros estrangeiros
3. Parar de dizer que quem derrubou a Dilma foi a “elite”, ou “escravcratas”, ou os “cleptocratas”, os “brancos” ou coisa do gênero.
4. Para de chamar os que são contra o PT e Lula de coxinha. Eles são tão vítimas da Midia (que causou a atual destruição do Brasil em andamento) quanto nós. Não podem ser tratados como inimigos. São apenas envenenados de cabeça pela Mídia, Globandida à frente. Cabe a nós esclarece-los sobre isto

Responder

Ilsa Fernandes

10 de novembro de 2017 às 11h22

Urra!

Responder

Pepito QNada Netera

10 de novembro de 2017 às 10h32

A Rússia negocia com a Venezuela, acuerdos económicos, EUA e Europa querem impor acordos e políticos pela espada. Assim ñ. Venezuela têm crudo, e Rússia tecnologia, armas, materia prima….ahhhh, e um bom exercito e muita experiência. Lá eles lutam pelos direitos, ñ se vende e muito menos idolatra EUA/Europa.

Responder

Selma Serodio

10 de novembro de 2017 às 01h16

Bingo!!

Responder

Kinn Peduti

10 de novembro de 2017 às 00h24

Fernando

Responder

Eloiza Augusta

09 de novembro de 2017 às 22h19

Saravá Venezuela e Rússia
Enquanto no país dos Bananas, tá tudo paralisado, vendo o país ser saqueado . E assim vamos nós. Brasil Varonil

Responder

Irance Esteves

09 de novembro de 2017 às 23h24

Mas não era só tirar a Dilma e o PT ???

Responder

Rodolfo Rosa

09 de novembro de 2017 às 23h23

E a verdade vem aparecendo aos poucos. Resiste Maduro !

Responder

Liana Rabelo

09 de novembro de 2017 às 23h04

Enfim,boas notícias

Responder

Maria França

09 de novembro de 2017 às 22h58

Os americanos, os fascistas, a globo, não conseguiram roubar seu petróleo. O Brasil entregou tudo! Fascistas safados.

Responder

Rodrigo Galasso Mota

09 de novembro de 2017 às 22h30

Só deixa mais claro os maléficos planos comunistas, e que qnt mais longe, mais seguro

Responder

Geraldo Campos

09 de novembro de 2017 às 22h14

Muito bem Putin. Gostei de ver.

Responder

Jhon Sousa

09 de novembro de 2017 às 21h35

Da lhes Putin!

Responder

Jorge Nascimento Nascimento

09 de novembro de 2017 às 21h33

Só avisa para para ele que a Rússia é o maior fornecedor de gás natural para a Europa e derrotou os EUA e a OTAN na Síria para manter a sua hegemonia no fornecimento de gás e impedindo que eles se apropriassem do petróleo e o gás de lá.

Responder

    Emerson Lins

    10 de novembro de 2017 às 11h14

    E? Vc ainda não entendeu…que existem 3 jogadores no mundo…o resto é pião…ser independente não existe…

    Responder

Francisco Rezende

09 de novembro de 2017 às 21h29

Enquanto isso o Brasil é roubado por nações estrangeiras , fruto das ações desse desgoverno ilegítimo golpista e seu quadrilhão de apoio .

Responder

    Nionse Carvalhais

    10 de novembro de 2017 às 07h53

    Não esqueça que com a conivência dos patos amarelos batedores de panelas que continuam mudos ..

    Responder

Renato Silva

09 de novembro de 2017 às 19h19

Enquanto isso cerca de 50 mil venezuelanos passam fome em Roraima !

Responder

    Vani

    09 de novembro de 2017 às 21h53

    6 MILHÕES de colombianos vivem na Venezuela e nem querem voltar pro país.
    Quando os brasileiros vão em caravana comprar gasolina na Venezuela é porque não tem combustível no Brasil do Temer?
    Bolsonaro não pense la

    Responder

    Renato

    09 de novembro de 2017 às 22h09

    Estive na Venezuela há pouco tempo e sabe porque muitos não saem de lá ? porque esperam que Maduro caia o quanto antes , mas isso não justifica os cerca de 50 mil venezuelanos famintos que migraram para Boa Vista , ou justifica ? E outro, brasileiros não vão ao outro ladro da fronteira comprar gasolina, só podendo abastecer num posto de combustível venezuelano em Pacaraima e que fica aberto somente duas horas por dia. Outra, o venezuelano leva de quatro a cinco horas para colocar 20 litros de combustível dia sim dia não. Caso você não saiba há racionamento de combustível por lá . Você não sabe de nada. Isso é reflexo de só se informar pela mídia esquerdopata !

    Responder

    Robin

    10 de novembro de 2017 às 01h29

    Saiba você, direitopata sabido, que, aqui na minha cidade paulista, por força de meu trabalho, em toda o local em que ando há desemprego que não acaba mais. Poucos trabalhando triplicado e muitos sem nenhum trabalho. Nas avenidas em que ando há placas de “aluga-se” que não acaba mais. Lojas fechando e fábricas fixando cartazes com dizeres: “não há vagas, não insista”, ou, “não estamos aceitando currículos”. O pior são uns jornaizinhos mequetrefes que propagandearam, com gosto, o afastamento da Dilma e, agora, pra amenizar, soltam propagandas (não reportagens) com letras garrafais: “O preço dos aluguéis estão baixando e a oferta de imóveis à venda aumentou.” Porque será, né, direitopata alienado?

    Responder

    Maria de Lourdes Cardoso

    11 de novembro de 2017 às 11h39

    Aqui só comendo raízes. Não só venezuelanos como de outros países da América Central que por aqui se aventuram na esperança de um dia tornar-se capitalista. Precisamos nos deslocar e ouvi-los e assim me disse um dominicano que veio com o sonho de mandar dinheiro daqui para a família que ficou na República Dominicana. Encontrei-o no aeroporto a caminho de volta para casa.

    Responder

Renato Silva

09 de novembro de 2017 às 19h13

“A reestruturação da dívida venezuelana é um duro golpe na estratégia dos Estados Unidos e Europa para inviabilizar a saúde financeira do país”. EUA e Europa estão cagando para a Venezuela. Enquanto a Venezuela for dependente dos EUA para vender seu petróleo, está tudo muito bem !

Responder

    Hilton

    09 de novembro de 2017 às 21h50

    Se não ligam pq querem derrubar e nunca conseguem

    Responder

    Renato

    09 de novembro de 2017 às 22h04

    Não derrubam porque não querem. Ou você acha que a milícia cucaracha bolivariana é páreo para o exército americano ? A não ser que os cagões petistas se juntassem á milícia bolivariana de Maduro. Aí não teria nem para os americanos e nem para os europeus !

    Responder

    ana13

    09 de novembro de 2017 às 22h18

    Que ignorancia dizer que os esteites estão cagando pra Venezuela!
    Tanto não estão que fazem de tudo pra que haja uma guerrinha, tão ao gosto dos governos norteamericanos e daí, como já aconteceu em vários lugares do mundo, eles entram e tomam conta do PETRÓLEO, que é o que lhes interessa.
    Esteites = terroristas
    Venezuela = 2* produtor mundial de PETRÓLEO.
    Não enxerga não, mocinho? Ora bolas…

    Responder

    Maria de Lourdes Cardoso

    11 de novembro de 2017 às 11h45

    A Venezuela sempre teve o cuidado na exploração do petróleo. Se quisessem hoje estariam entre os mais ricos do mundo. Disse Noam Chomky, “falam mal do chavismo, mas sempre tiveram cuidado na exploração do petróleo e isso só trás benefícios ao planeta. ” Nenhum outro americano faria esse elogio a Hugo Chavez.

    Responder

Anderson Carvalho

09 de novembro de 2017 às 21h06

Isso foi jogada estratégica, foi mais incisiva nos EUA do que um ataque nuclear, Rússia e China em plena evolução….

Responder

    Rodrigo Galasso Mota

    09 de novembro de 2017 às 22h32

    São dois parasitas gigantes

    Responder

    Josemir Siquara

    09 de novembro de 2017 às 22h51

    Mas que não matam seu hospedeiro. Já os americanos??

    Responder

    Rodrigo Galasso Mota

    09 de novembro de 2017 às 23h10

    Os americanos vão bem obrigado, menor taxa de desemprego da história, menor taxa de juros, menor taxa de impostos, maior crescimento, um dos únicos lugares do mundo que pobre tem dignidade.

    Venezuela, pessoas morrendo de fome e fugindo do país para países capitalistas

    China, pessoas morrendo de fome e fugindo do país para países capitalistas

    Rússia, ainda se acha a União soviética, só tem gelo, comunistas disfarçados e qnd o Trump grita ficam pianinhos, além de apoiarem o partido democrata americano (esquerda)

    Cuba, kkkkk kkk presídio mamador do governo brasileiro, povo que também sempre tenta fugir para os braços capitalistas dos USA

    Responder

    Rodrigo Galasso Mota

    09 de novembro de 2017 às 23h11

    E o Brasil, como está depois de mais de duas décadas de esquerda?

    Responder

    Rodrigo Galasso Mota

    09 de novembro de 2017 às 23h12

    Assume logo, só é bom ser comunista em país capitalista!

    Responder

    Josemir Siquara

    10 de novembro de 2017 às 09h11

    Os americanos vão bem?? Em que mundo vc vive?? Outra coisa, quem está falando em comunismo e capitalismo?? O que está acontecendo com as pessoas que só sabem falar em comunismo, pqp, que doença. Eu desisto contra argumentar, pq não vale pena.

    Responder

    Emerson Lins

    10 de novembro de 2017 às 11h17

    Rodrigo Galasso Mota O padrão dolar é que salva os americanos…mas é bom vc se preparar para os Chineses…

    Responder

Marcos Braga

09 de novembro de 2017 às 20h58

Augusto Caiê Siqueira Silveira Reis

Responder

Robercil R. Parreira

09 de novembro de 2017 às 20h54

E Possível Vence-Los!!! Mas, Não Era Só Tirar o #PT???!!!

Responder

    Marcos

    10 de novembro de 2017 às 01h30

    Os juros e a inflação já baixaram. Os empregos, aos poucos estão voltando, e com.tantis corruptos petistas presos, a corrupção Também já diminuiu bastante.

    Responder

Verde F Aqua

09 de novembro de 2017 às 20h44

U-tha-man Vlad

Responder

Gerdes Kildery Costa Damasceno

09 de novembro de 2017 às 20h42

Alguém aqui comentou que o putim segurou uma navio da Venezuela como garantia de pagamento ou abate de divida? Não né jjjjkkkkkkkkkkkkkkkk. Comunista é im bicho burro mesmo

Responder

    Jan Oliveira

    09 de novembro de 2017 às 20h49

    Ué, pelo menos Maduro não tá vendo poços de petróleo que valem 900 bi, por 6 bi e ainda sair dizendo que isso é bom negócio. Isso ele não não tá fazendo, muito diferente de um outro certo país aí da América do sul.

    Responder

    Gerdes Kildery Costa Damasceno

    09 de novembro de 2017 às 20h52

    Realmente Jan Oliveira. Ele está à continuar dando seu petróleo a Cuba. Kkkkkkkkkkkkkkk ver se presta atenção no serviço jovem. Kkkkkkkkkkkkk e não existe nenhum poço de petroleo com um valor de 900 BI kkkkkk. Se este valor fosse realmente verdade até a venezuela gostaria de vender na hora toda sua reserva

    Responder

    Marcos Braga

    09 de novembro de 2017 às 21h24

    Não existe nenhum poço de petróleo com esse valor? Kkkkk pelo visto não sabe de nada sobre o pré-sal né? Mas também, o que esperar de uma pseudo-patriota que desconhece o próprio país e acha que ainda estamos na Guerra Fria do século passado.

    Responder

    Gerdes Kildery Costa Damasceno

    09 de novembro de 2017 às 21h25

    Marcos Braga O pré sal é inviável cara. Deixs de ser alienado meu irmão. Tu é ainda dessa fase idiota que o pt aplicou em todo o país? Todo cidadão brasileiro ja sabe disso e tu fica nessa ainda?

    Responder

    Gerdes Kildery Costa Damasceno

    09 de novembro de 2017 às 21h27

    O mundo todo se reorganizando, exércitos se posicionando em todos os continentes e vc ainda acha que está normal? Só falta me dizer que o pt nao é comunista e que nao2existe comunismo a todo vapor na america latina.

    Responder

    Marcos Braga

    09 de novembro de 2017 às 21h29

    É inviável?? Kkkk tá louco? Se fosse inviável nenhuma empresa estrangeira se interessaria. Olha esta reportagem pra você ter ideia da besteira que nos metemos.
    https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2017/10/31/estudos-apontam-perdas-de-r-1-tri-em-renuncia-fiscal-com-leilao-do-pre-sal.htm

    Responder

    Vitor Bugulin

    09 de novembro de 2017 às 21h45

    Marcos Braga e o animal da direita que está comentando acima acha um bom negócio.

    Responder

    Junior Oliveira

    10 de novembro de 2017 às 13h36

    PT comunista e comunismo a todo vapor na América latina. É melhor ler isso do que ser cego. Essa galera que aprende geopolítica em memes do MBL é impressionante.

    Responder

    Carlo Guaraní Kaiowá Casaretti

    10 de novembro de 2017 às 19h27

    ESTE CARRAPATINHO ignorante com lavagem cerebral… quantos absurdos solta …

    Responder

Guto Rozestolato

09 de novembro de 2017 às 20h33

O petróleo brasileiro é nosso e os EUA quer eles !!!

O petróleo da Venezuela agora é da Rússia aí pode !!!!

Vergonha alheia meu Deus , parem de passar vergonha !!!

Responder

    Jan Oliveira

    09 de novembro de 2017 às 20h39

    Meu filho a Rússia é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Pra que ela ia querer as reservas da Venezuela? Pelo amor de Deus. E se a intenção fosse essa, porque diabos a Rússia entraria na repactuação dessa dívida. Para de fumar maconha estragada.

    Responder

    Marcos Braga

    09 de novembro de 2017 às 20h58

    Como se a Rússia fosse os EUA!

    Responder

    Fenelon Neto

    09 de novembro de 2017 às 20h58

    Esses coxinhas viuva do aécio, não sabe nem o que falam Jan, deve estar fumando é pedra.

    Responder

    Marcos Braga

    09 de novembro de 2017 às 21h02

    Isso mesmo, Jan Oliveira! Foi um acordo vantajoso para ambos.

    Responder

    José Das Couves

    09 de novembro de 2017 às 21h08

    Kkkkkkk… ai que burrico… 😅 😅 😅 😅 😅

    Responder

    Marta Inês Schneider

    09 de novembro de 2017 às 21h17

    Só podia ser eleitor do bolsonaro, ou melhor bolsob…

    Responder

    Itamar Tlo

    09 de novembro de 2017 às 22h21

    o petróleo da Venezuela é da Rússia? oxxi

    Responder

    Nando Leandro

    10 de novembro de 2017 às 03h00

    Onde Rússia rouba alguém Rússia paga o preço justo O bananis vende por um centavo o litro kkkkkkk

    Responder

    Leonel Neto

    10 de novembro de 2017 às 04h03

    A Venezuela privatizou algum poço de petróleo?

    Responder

    Joao Carlos Carvalho

    10 de novembro de 2017 às 05h16

    O petróleo do Brasil, o nefasto Temer vendeu o pré-sal a preços ridículos, para o capital internacional e para piorar a grande sacanagem, pretende conceder isenções inaceitáveis de impostos para esses e$perto$ ”compradores”. FORA TEMER!

    Responder

    Luiz Henrique Primo

    10 de novembro de 2017 às 09h20

    Guto, sua capacidade cognitiva está afetada, a Rússia está repactuando a dívida da Venezuela e não pegando o petróleo. Qual seria a vantagem para a Venezuela pegarem o petróleo dela como quer fazer os EUA??? Esta direita é muito xucra mesmo.

    Responder

    Luiz Henrique Primo

    10 de novembro de 2017 às 09h23

    Nando Leandro, kkkkk o que era e não é mais um centavo o litro, era a gasolina e não o barril de petróleo, melhor não confundir Tucano com Bolsoanta, apesar dos dois serem ruins para o Brasil.

    Responder

    Marcos Souza

    12 de novembro de 2017 às 15h21

    So sei uma coisa EUA se a proveita de outros paises mas pobre

    Responder

Pedro Cândido Aguarrara

09 de novembro de 2017 às 18h16

É sempre bom lembrar que em termos de geopolítica mundial não existe mais Rússia ou China de forma isolada. A agenda geopolítica dos dois está unificada e a posição para América Latina, em especial para a Venezuela, foi revista e reforçada, ao contrário do que a mídia copiar – colar (Globo, Folha, etc..) pensa. O mesmo acontece com Oriente Médio, Europa e Pacífico. A agenda geopolítica discordante foi suspensa por tempo indeterminado o mesmo acontecendo com a agenda econômica que terá agora a novidade da comercialização de petróleo e derivados entre Iran, China e Rússia sendo feita em Yuan. A agenda militar vem sendo adaptada e uniformizada há 5 anos sendo que a integração das duas marinhas foi concluída durante os exercícios inéditos no Mar Báltico. A integração da Forças Aéreas está em andamento no Oriente Médio e Europa e depois virá a parte mais complexa que é a uniformização dos procedimentos de terra que não é só movimentos de tropas mas também de tanques e equipamentos antimísseis.

Responder

Frank Augusto

09 de novembro de 2017 às 20h16

Putin podia nos enviar uns kornets,iglas e aks. Já tava bom!!

Responder

Cassio Petruskivik

09 de novembro de 2017 às 19h57

A Rússia pode querer o petróleo venezuelano né.. daí é lindo e maravilhoso, oh povinho patético, vão perder a guerra fria pela segunda vez!! Uma vez perdedores sempre perdedores

Responder

José Ubaldo Regino Júnior

09 de novembro de 2017 às 19h13

Responder

Silvia Regina

09 de novembro de 2017 às 19h11

Bem que Putin podia fazer algo por nós….

Responder

    Gerdes Kildery Costa Damasceno

    09 de novembro de 2017 às 20h43

    Estás louca mulher? Quer trazer uma guerra mundial para a própria casa? Cria juízo rapaz.

    Responder

    Gly Sisterolli

    09 de novembro de 2017 às 23h10

    Quem está trazendo guerra é a turma de Temer, Moro, Aécio, STF, etc. Todos comandados pelo FDPs dos americanos, os maiores e piores terroristas do mundo.

    Responder

    Irance Esteves

    09 de novembro de 2017 às 23h23

    Silvia Regina querida, pssme: antes do golpe, na reunião dos BRICS, ele ofereceu ajuda à Dilma e ela não aceitou. Eu tbm gostaria de que ele fizesse algo por nós Ela vacilou.. vc acertou em cheio ..

    Responder

    Nionse Carvalhais

    10 de novembro de 2017 às 07h57

    Se Dilma tivesse pedido ajuda ele teria ajudado , mas talvez ela confiou nas ” instituições ” e deu no que deu . A quadrilha interna estava muito bem organizada e financiada pela quadrilha externa do golpe .

    Responder

    Irance Esteves

    11 de novembro de 2017 às 02h14

    Já faz tempo que o Putin é o melhor estadista do mundo. Putin é pacifista e só ajuda em casos extremos ou em que paises pedem essa ajuda. A Russia não atravessa oceanos para invadir ninguém. A União Soviética foi feita com países que SE JUNTARAM À RUSSIA ESPONTANEAMENTE. Mantiveram a sua soberania. O Trump quer uma 3a guerra, o louco, e o Putim tem sido o grande moderador.

    Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com