Marina Silva na Jovem Pan

Os três governos anões da América do Sul

Por Tulio Ribeiro

12 de novembro de 2017 : 04h08

(Crédito de imagem: Telesur)
Infelizmente começou depois de 200 anos um passo decisivo para os Estados Unidos oficializar o seu objetivo de poder sobre Amazônia. Desde 1817 os americanos do norte acham legítimo dominar a grande floresta do sul.

Entre 6 e 13 de novembro, 1533 militares brasileiros, 150 colombianos ,120 peruanos e 30 estadunidenses realizam exercícios militares na Amazônia. A proporção está certa, afinal o comando (mesmo não oficialmente), não necessita ser majoritário em numerário em relação aos comandados. O Brasil convida um ambicioso pretendente para visitar suas reservas de recursos naturais e uma biodiversidade estratégica para o planeta.

Será que ajuda financeira e militar, através das 7 bases dos EUA na Colômbia, retiraram sua condição de líder mundial de produção de cocaína? Claro que não! O Peru evoluiu com suas 3 bases estadunidense? Não! A presença do país do norte, que nunca faz operações em seu território com aliados, é de fixar oficialmente o seu poder sobre a Colômbia, Peru e Brasil, enquanto ameaça a Venezuela de olho nas suas reservas de petróleo, ouro e gás.

O Brasil com o índice de desenvolvimento humano de 0,754 , Peru com 0,737 e Colômbia com 0,711 não deveriam estar alienando a sua Amazônia aos EUA (0,911), e sim investindo para desenvolver sua população. A Colômbia é líder em desigualdade na América do Sul ao lado do Paraguai, seu estado não consegue sequer unir o país e nem estar presente em políticas sociais que substituam as ¨ações¨ do narcotráfico.O seu governo esqueceu na Venezuela 6 milhões de colombianos que vivem a custa de programas sociais do vizinho.

O Peru não conseguiu proteger 700 mil pessoas nas enchentes de março deste ano, e alimenta um muro (10 km) da ¨vergonha¨que separa em Lima, o seu povo originário de ¨Pamplona Alta¨ dos brancos ricos do condomínio ¨las casuarinas¨. O Brasil, refém de uma crise institucional, perdeu os avanços sociais dos últimos anos para voltar ao mapa da fome.

As razões reverberadas pelo oficialismo são que o exercício ¨servirá para mostrar um duplo desempenho das tropas tanto para guerra, quanto pra paz, mediante um debate científico e tecnológico¨. Simplesmente não se sustenta na realidade. O Brasil não pratica atualmente exercícios humanitários relevantes que beneficie qualitativamente a vida de sua população. O Brasil abandona sua vocação de líder continental isento, para servir uma possível invasão terceirizada a Venezuela. Estes vizinhos não podem indicar padrões para Venezuela, já que o país caribenho possui um IDH melhor com índice de 0,767. Na prática, presidentes impopulares que patrocinam esta atividade escondem seus desgovernos, e perseguem a nação de Simón Bolívar que se aproximou da Rússia e China.

A verdade mostra que a operação visa assegurar o controle dos recursos naturais pelos Estados Unidos, oficializar o poder político e militar dos EUA na região e vergonhosamente ameaçar a Venezuela, podendo retirar dos sul-americanos cem anos de paz entre suas nações.

Ps: IDH é o índice padrão da ONU para medir desenvolvimento humano, entre 0 e 1 onde o mais alto número representa uma realidade mais favorável (dados do último relatório).

Tulio Ribeiro

Flávio Túlio Ribeiro Silva é graduado em Ciências econômicas pela UFBA,pós graduado em História Contemporânea pela IUPERJ,Mestre em História Social pela USS-RJ e doutorando em ¨Ciências para Desarrollo Estrategico¨ pela UBV de Caracas -Venezuela

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

17 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Acácia Reis

12 de novembro de 2017 às 23h17

É lamentavel ver o Brasil uma potência em território e riquezas estar de calças arriadas para o capital internacional que enriquece com essa pilhagem somente uma ínfima parcela do nosso país.
Temos que urgentemente derrotar este golpe nas ruas conscientizando a população e repassando para [email protected] os nossos contatos, textos esclarecedores como este. Parabéns Túlio. 👏👏👏😊

Responder

jose carlos vieira filho

12 de novembro de 2017 às 17h49

não são anões, são narcos.

Responder

Willian

12 de novembro de 2017 às 17h29

https://www.globalresearch.ca/the-cia-and-the-media-50-facts-the-world-needs-to-know

A CIA e a mídia: 50 fatos que o mundo precisa saber

Responder

Helton

12 de novembro de 2017 às 16h25

Este governo neo é puro entreguismo

Responder

Camila

12 de novembro de 2017 às 14h29

Um texto mais que adequado denunciando o entreguismo destes 3 cachorrinhos de Trump.

Responder

Lucy

12 de novembro de 2017 às 14h10

O BRASIL VIROU UM “CHICO CITY” DA CORRUPÇÃO E DA ROUBALHEIRA BLINDADA PELO JUDICIÁRIO NO PARANÁ E UMA COLÔNIA DOS EUA APÓS DOAÇÃO DO MAIOR E MAIS PRODUTIVO CAMPO DO PLANETA, O PRESAL (200 BILHÕES DE BARRIS DE ÓLEO LEVE DE ALTO VALOR COMERCIAL AVALIADO PELO ROCKEFELLER EM 20 TRILHÕES DE US$ TRINTA VEZES O PIB DO BRASIL) PARA AS CORRUPTORAS PETROLÍFERAS ANGLO AMERICANAS (SHELL, EXXON MOBIL, BP, ETC) E A DOAÇÃO DE SEIS BILHÕES DE AÇÕES PREFERENCIAIS DA EX ESTATAL PETROLÍFERA, DOAÇÃO DA MAIOR MINERADORA DO PLANETA EM 1997 A CIA VALE DO RIO DOCE PARA A SINISTRA BHP SAMARCO GERANDO DESASTRES CATASTRÓFICOS E PROPINAS PARA AÉCIO E ANASTASIA NO ABAFAMENTO DA “CPI DA MINERAÇÃO” EM 2009 E 2010

PRIVATARIAS GERARAM UMA TRANSFERÊNCIA DE PATRIMÔNIO PÚBLICO DE 15 TRILHÕES DE DÓLARES (137 EMPRESAS NACIONAIS GIGANTESCAS DE ENERGIA, MINERAÇÃO, TELECOMUNICAÇÕES E PETRÓLEO FORAM DOADAS PELO CANALHA E CORRUPTO SR FHC E SEUS 300 CORRUPTOS DO “QUADRILHÃO DA CORRUPÇÃO” EM TROCA DE 125 BILHÕES DE DÓLARES EM PROPINAS PAGAS AOS 300 POLÍTICOS CORRUPTOS E VIRA LATAS DA QUADRILHÃO DE FHC NO SINISTRO “ESCANDALO BANESTADO- BANCO DO ESTADO DO PARANÁ” O MAIOR CRIME DE CORRUPÇÃO DA HISTÓRIA DO BRASIL QUE FOI ABAFADO NO ESTADO DO PARANÁ ENTRE 1997 E 2002 PELO SINISTRO JUIZ AGENTE DA CIUA SR SERGIO MORO, PARENTE DOS FUNDADORES DO SPDB NO ESTADO DO PARANÁ SRS OSVALDO MALUCELLI MORO, HIDELBRANDO MORO E JOELA MALUCELLI DONOS DA REDE GLOBO DO PARANÁ, SÓCIOS DA SINISTRA “BAND NEWS” COM JOÃO SAAD, DONOS DO GRUPO J MALUCELLI E SÃO OS SUPLENTES DOS CORRUPTOS IRMÃOS TUCANOS SRS ALVARO DIAS E OSMAR DIAS TAMBÉM REMUNERADOS PELA CIA PARA AJUDAR NO GOLPE NO PARAGUAI ELES USARAM O JATIO DO DOLEIRO “OFFICE-BOY” DOS TUCANOS NO PARANÁ O SR ALBERTO YOUSSEF QUE TAMBÉM FINACIOU AS CAMPANHAS TUCANAS NO PARANÁ PARA ALVARO DIAS, BETO RICHA E OSMAR DIAS SUPLENTES DOS PARENTES DE SERGIO MORO. HÁ 10 ANOS O SR LUIZ ANTONIO PAOLICCHI EX SECRETÁRIO DAS FINANÇAS DO PARANÁ EM MARINGÁ NO GOVERNO TUCANO DO PREFEITO TUCANO GIANOTO O SR LUIZ PAOLICCHI E O OFFICE BPOY DOS TUCANOS SR ALBERTO YOUSSEF (YOUSSEF FOI “MARIDO” E AMANTE DO TUCANO SR LUIZ ANTONIO PAOLICCHI E DE MUITOS “GAROTÕES AMIGOS DE SERGIO MORO” POR ISTO SERGIO MORO SE DECLAROU SUSPEITO EM PRENDER YOUSSEF E SOLTA-LO QUELA QUARTA VEZ POR CAUSA DE “FORIO ÍNTIMO” LEMBRANDO-SE DO ESCANDALO DO ASSASINATO DE LUIZ ANTONIO PAOLICCHI MARIDO DE ALBERTO YOUSSEF O OFFICE BOY DOS TUCANOS EM MARINGÁ DESDE 1996)

Chico Anísio foi um visionário que em 1970 previu todo esse quadrilhão da corrupção no personagem deputado mega corrupto do JUSTO VERÍSSIMO do partido mais feroz de Chico City o PHS – PARTIDO HONESTAMENTE SINCERO. Pasmem quarenta anos após a criação do CHICO CITY foi criado um partido com a mesma sigla alinhado ao quadrilhão da corrupção no Brasil PMDB/PSDB/DEM/PPS/PSC/PHS/PPS os mentores aliados de FHC, AÉCIO, SERRA, ALOÍSIO NUNES (ASSALTANTE DO TREM PAGADOR DA RFFSA QUE TROCOU TIROS COM A PMSP NO DIA 10/08/1968 E ROUBOU 103 MILHÕES DE CRUZEIROS E FUGIU PARA A BOLÍVIA) E O MAIOR RATAZANA DA POLÍTICA E CHEFÃO DO QUADRILHÃO SR EDUARDO CUNHA QUE TEVE SUA FORTUNA ILÍCITA BLINDADA PELO JUIZ TUCANO SERGIO MORO NA AÇÃO DO GOLPE CONTRA O ESTADO NACIONAL ADESTRADO E PATROCINADO PELA CIA.

“República de Chico City” criada em 1970 na TV Tupi pelo brilhante humorista Chico Anísio interpretado pelo personagem DEPUTADO DO PHS PARTIDO HONESTAMENTE SINCERO CORRUPTO JUSTO VERÍSSIMO (aquele personagem que desejava que o “povo pobre se exploda”) foi uma visão futurista do que aconteceu no Brasil nos últimos 30 anos e nos dias atuais. Um descarada blindagem judiciária de 300 políticos picaretas e vira latas como dizia também a música dos Paralamas do Sucesso: “OS TREZENTOS PICARETAS” ele sofreu um desastre aéreo e sua esposa faleceu no “acidente” . O vocalista Herbert Viana criou em 1992 a música para criticar a blindagem judiciária na “CPI ODEBRECHT E ESQUEMA COLLOR PC FARIAS” e o assassinato do jovem governador do Acre Edmundo Pinto morto com tiros na cabeça no luxuoso HOTEL DELLA VOLPE assassinado a mando da ODEBRECHT e do QUADRILHÃO DO PMDB/PSDB/PFL ATUAL DEM na madrugada do dia 17 de maio de 1992 foi o fato motivador do impeachment de Fernandop Collor em 1992.
A ODEBRECHT, O DEPROP, O QUADRILHÃO DO PMDB/PSDB/DEM E O ASSASSINATO DO JOVEM GOVERNADOR DO ACRE – Vídeo no YOUSTUBE reportagem de José Leite Neto e o jornalista acreano Altino Machado. O CASO ODEBRECHT ABAFADO EM 1992 VOLTOU A TONA 25 ANOS APÓS A MORTE DO GOVERNADOR DO ACRE EDMUNDO PINTO A MANDO DOS 300 POLÍTICOS PICARETAS E VIRA LATAS DO QUADRILHÃO DE TEMER, FHC, GEDDEL, PADILHA, ROMERO JUCÁ, CAIADO, BETO MANSUR, PERILLO, AÉCIO CHEIRA NEVES E MUITOS OUTROS CORRUPTOS MEGA DELATADOS HÁ MAIS DE 30 ANOS

Notem que o jovem governador do Acre denunciou pela primeira vez de forma declarada e aberta nos jornais e emissoras de todo o Brasil um pesado esquema de corrupção denominado DEPROP (ao contrário do que os desinformados dizem o Deprop já era conhecido no Brasil desde 1986) esse esquema que começou em 1986 e culminou em 1988 no govetno SARNEY (apedido do ex presidente do Brasil sr José Ribamar Costa) na CPI ESQUEMA DO ORÇAMENTO que envolceu os 300 políticos vira latas corruptos e picaretas denunciados por José Carlos Lofrano e Elisabete Lofrano. Elisabete Lofrano esposa de José Carlos Lofrano foi assassinada antes de depor na CPI DO ESQUEMA DO ORÇAMENTO, ela era ex assessora da corrupta ministra do PMDB no MEC sra Dorotheia Werneck no governo Sarney ela desviou bilhões de cruzados para a Rede Globo como denunciou também o livro “AFUNDAÇÃO” ROBERTO MARINHO” e “ROBERTO MARINHO UMA BIOGRAFIA DA CORRUPÇÃO” ambos erditados pelo ex auditor da Rede Globo Romerio Machado) “ANÕES DO CONGRESSO E DA CÂMAR DOS DEPUTADOS” assim como Elisabete Lofrano o jovem governador do Acre foi morto dois dias antes de depor na CPI ODEBRECH E ESQUEMA COLLOR PC FARIAS). Essas duas CPIs acabaram em pizaria de Brasilia engavetados pelo sinistro judiciário (STF e PGR pois o primo de Fernando Collor foi nomeado para assimir um cargo no STF poucos meses antes de iniciar a CPI e o ministro da “justiça” do governo Fernando Collor era o braço direito dos malfeitores sr Renan Calheiros também da república das Alagoas, ele blindou Collor e PC Farias mas ao final Renan traiiu Collor e apoiou a CPI e o presidente da CPI sr Ulysses Guimaraes. morreu num desastre aéreo em Angra dos Reis O detalhe que chamou a atenção na pepoca é que o HOTEL DELLA VOLPE era uma novíssimo hotel na Paulista récem inaugurado em janeiro de 1992 e era o hotel mais seguro do Brasil, mas cinco bandidos armados entraram facilmente no apartamento 704 O GERENTE DO HOTEL DELLA VOLPE NA ÉPOCA DO CRIME ERA O SR CELSO RUSSOMANO QUE TAMBÉM INGRESSOU NA CARREIRA POLÍTICA.

Responder

Valdeci Elias

12 de novembro de 2017 às 13h18

A Historia se repetirá , Temer e seu grupo político , vão ser derrubados pelos militares brasileiros que treinarem , com os norte-americanos. Todo oficial brasileiro, que vai treinar nos EUA, sofre lavagem cerebral e volta querendo derrubar o presidente brasileiro.

Responder

Joel Borrego

12 de novembro de 2017 às 11h46

Nunca li tanta besteira!, qualquer pessoa com um mínimo de inteligência e ética não tentaria dar moral ao regime da Venezuela … “Venezuela, já que o país caribenho possui um IDH melhor com índice de 0,767”, nem sabe o que o povo está sofrendo lá e vem a defecar num teclado tanta porcaria

Responder

    Vivi

    12 de novembro de 2017 às 14h22

    O achismo de um bolsonildo que nega os dados da ONU e esquece a pobreza que o Golpe gerou.
    Vc é tão superficial que só ofende , como negar o índice mais importante utilizado pela ONU.
    Mais um do MBL

    Responder

Gilberto Toledo

12 de novembro de 2017 às 13h04

Eles não precisam dominar, Brasil já é dominado, no oriente médio, precisa de guerras pra dominar, mas aqui eles já domina, tanto é q entregaram o óleo do pré-sal, as telecomunicações e até a Amazônia, sem disparar um único tiro. Anos de dominação, cultural dá nisso.

Responder

Emilio Souza

12 de novembro de 2017 às 10h14

Responder

Denise De Castro Castro

12 de novembro de 2017 às 09h51

Eles conseguiram!! O golpista abriu a porta!

Responder

Mar

12 de novembro de 2017 às 07h44

Os EUA tem perdido gradativamente sua liderança no mundo. Os métodos utilizados pelos ianques já não estão surtindo tanto efeito assim, a exemplo da tentativa fracassada de golpe na Turquia e a vergonhosa derrota na Síria. Restou-lhe a AL. Por aqui, os EUA ainda consegue deitar e rolar, ressalvo a brava resistência da Venezuela em defender sua soberania, diferente do Brasil onde os EUA praticamente não fez nenhum esforço, já que um bando de “brasileiros” safados, traidores da pátria, vendidos, entregou o Brasil de bandeja aos ianques nos transformando praticamente em um México ou Porto Rico da vida, que tiveram o desprazer de levar o beijo da morte dos ianques. Lamentável!

Responder

    Eloiza Augusta

    12 de novembro de 2017 às 09h45

    Depois que eles explorarem tudo eles constroem um muro único separando_os da América , hoje, uma latrina_ referindo_me aos países servis.

    Responder

Clara Betoni

12 de novembro de 2017 às 09h32

Assustador!!! Repugnante!!!

Responder

João Humberto Zago

12 de novembro de 2017 às 06h56

O Brasil para os Brasileiros !!!

Responder

João Humberto Zago

12 de novembro de 2017 às 06h56

#ReferendoRevogatorioMonizBandeira

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com