Haddad e Dilma em Belo Horizonte

Boaventura: política mais honesta da América Latina foi golpeada pelos mais corruptos do continente

Por Miguel do Rosário

12 de novembro de 2017 : 11h16

Na Rede Brasil Atual

‘A política mais honesta da América Latina foi impedida pelos mais corruptos do continente’

Em visita à Ocupação Povo Sem Medo, sociólogo português Boaventura de Sousa Santos pede continuidade da luta. “O que eles querem é que percamos a esperança”

por Redação RBA publicado 11/11/2017 19h31
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Boaventura: “É preciso lutar. Nas piores condições, encontramos as melhores oportunidades”
São Paulo – Em visita à Ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, na tarde deste sábado (11), o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos afirmou que a organização no local mostra que o povo, apesar do cenário adverso no Brasil, ainda resiste. “Muitas vezes as pessoas se perguntam onde está a revolução, onde está a resistência. A persistência está aqui”, disse ao Mídia Ninja.

“É preciso lutar. Nas piores condições, encontramos as melhores oportunidades. O que eles querem é que percamos a esperança. Porque a desesperança leva ao medo, o medo leva à resignação, a resignação leva à desistência, e nós temos esperança em um sociedade melhor e digna”, defendeu.

Em sua fala no acampamento, Boaventura ressaltou ainda a ruptura democrática que houve no país com a derrubada de Dilma Rousseff. “Vocês viram isso, tiveram uma presidente eleita legitimamente e poucos meses depois pedem o impeachment dela. A política mais honesta da América Latina foi impedida pelos políticos mais corruptos da América Latina. Foi isso que se passou”, afirmou. “Em plena democracia, um golpe institucional que se deu com a colaboração do Judiciário.”

Boaventura ponderou ser necessário compreender o atual momento para definir a estratégia de resistência. “Precisamos saber em que tempo estamos. É um tempo de lutas difíceis, defensivas, não podemos sonhar com o socialismo, precisamos dar dignidade às pessoas hoje, agora”, apontou. “Comida, habitação, moradia digna, proteção à saúde, educação pública. Não é uma utopia lá longe, é uma utopia aqui, agora.”

Assista ao vídeo:

"A política mais honesta da América Latina foi impedida pelos políticos mais corruptos da América Latina. Foi isso que aconteceu.. Em plena democracia, um golpe! Estou aqui pra dizer que há pressa. Que podemos lutar, que é preciso lutar." O intelectual portugues Boaventura de Souza Santos visita a ocupação Povo Sem Medo em São Bernardo do Campo nesse momento. video: Mídia NINJA

Publicado por Mídia Ninja em Sábado, 11 de novembro de 2017

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

9 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

carbonario

12 de novembro de 2017 às 17h42

http://24.sapo.pt/noticias/nacional/artigo/rap-musica-cigana-e-funk-em-concerto-com-boaventura-sousa-santos-em-coimbra_20869063.html

https://www.youtube.com/watch?v=IEAqza0gBjM

vida longa a BOAVENTURA….a LULA …. e a todos que defendem um BRASIL DEMOCRÁTICO..

Responder

carbonario

12 de novembro de 2017 às 17h31

https://www.youtube.com/watch?v=k4R53EZJ5EA

Esse professor falou tudo…mas precisa conhecer um pouco mais:
A MÍDIA NÃO MOSTRA!

https://www.youtube.com/watch?v=IEAqza0gBjM

Ainda temos os BOLSOMERDAS E BOLSOLIXOS..

Responder

sS

12 de novembro de 2017 às 17h00

https://www.youtube.com/watch?v=i_v2koahczo

Só queria dar um abraço na galera….

Esse Boaventura sabe das coisas!!!

E… aprenderam a dar uma paulada na cabeça do GOLPE….jurídico e midiático…

BOTA LENHA NA FOGUEIRA, Miguel!!!!

Responder

Francisco Felício Neto

12 de novembro de 2017 às 15h50

Foi eleita tão legítima quanto o seu vice, agora de política honesta essa quadrilha não tem absolutamente nada. Infelizmente montaram uma grande farsa para enganarem os menos favorecidos, é típico de quem não é honesto, a podridão é muito grande e fétida, são todos corruptos, é preciso quê haja uma limpeza no cenário político e jurídico deste país.

Responder

Mar

12 de novembro de 2017 às 15h08

FHC tentou esta estratégia, deixou o povo na miséria, passando fome, para não ter reação ao entreguismo exacerbado que ele estava fazendo. Se deu mal e entrou para o lixo da história. Passamos o período em que o governo Lula conseguiu amenizar os males do governo FHC e de repente eis que FHC e sua turminha do PSDB aliado a um bando de vagabundos traidores lesa-pátria e mercenários internacionais dão um golpe no país, para concluir o que FHC começou. Retiram direitos, jogam o povo na miséria, reprime, o povo ainda está atordoado com a mudança brusca de situação e no momento luta pela sua sobrevivência, quando todas as alternativas de sobrevivência que ainda restam acabarem, a ficha cai, aí a luta será outra.

Responder

    Itajaci

    13 de novembro de 2017 às 00h03

    Excelente e lúcido comentário do Mar. Sigamos em luta!!!

    Responder

Elcio Rabello

12 de novembro de 2017 às 15h48

Boaventura previu tudo que acontece hoje já em 2013 quando aquela massa de manobra resolveu pedir seu Brasil de volta

Responder

Roger Nascente Silveira

12 de novembro de 2017 às 14h20

Responder

Fausto Amaral DE Barros

12 de novembro de 2017 às 13h22

Na veia, Português!

Responder

Deixe uma resposta

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com