Menu

2017, o ano mais difícil de nossas vidas (e uma lição de Marighella!)

Queridas e queridos internautas, o Cafezinho deseja a todos um ótimo Natal e uma maravilhosa passagem de ano. Esperamos que 2018 traga um pouco de luz a esse país tão sofrido. 2017 foi um dos anos mais difíceis de que se tem notícia. Para o Cafezinho, como para todos, também não foi fácil. O golpe […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Queridas e queridos internautas, o Cafezinho deseja a todos um ótimo Natal e uma maravilhosa passagem de ano. Esperamos que 2018 traga um pouco de luz a esse país tão sofrido.

2017 foi um dos anos mais difíceis de que se tem notícia. Para o Cafezinho, como para todos, também não foi fácil.

O golpe foi brutal, sádico, violento. Asfixiou empresários, governos e cidadãos. Às vezes penso que fez isso deliberadamente, para deixar o país de joelhos, sem forças sequer para protestar.

As fontes de financiamento para a imprensa alternativa secaram, porque a iniciativa privada (com exceção de bancos e agentes do mercado financeiro, a quem nós combatemos) faliu ou ficou paralisada, com medo do regime de exceção. As fontes públicas voltaram a ser monopólio da Globo. E os cidadãos, assustados com o desemprego, priorizam, naturalmente, a segurança econômica de suas famílias.

Mas sobrevivemos. Resistimos. E encerramos o ano de 2018 mais forte do que o começamos.

Esta é nossa última campanha de arrecadação de fundos deste ano tão sofrido, tão duro, um ano que servirá, no entanto, para nos lembrarmos de um país que não queremos, de um país não-democrático, de um país de meganhas, de um país que não ouve seus próprios cidadãos, de um país que não respeita nem direitos sociais, nem individuais, de um país que despreza a própria Constituição.

Esse é o Brasil de 2017, e este é o Brasil que iremos, cedo ou tarde, derrotar.

Agradecemos imensamente aqueles que puderem ajudar o blog a fechar as contas do ano, fazendo qualquer colaboração.

Clique aqui para ajudar ao Cafezinho.

Permaneceremos ativos 24 horas por dia, por todo esse período de natal e reveillon, mas possivelmente com um ritmo menor de atualização.

Como muitos de vocês tirarão férias, viajarão e também reduzirão o ritmo das leituras, despedimo-nos desde já

Amigos e amigas, encontramo-nos em 2018, que será mais um ano de resistência democrática.

O jornalismo, num país como o nosso, com a mídia que nós temos, é uma atividade revolucionária.

Porque não basta contar a verdade. É preciso também combater a mentira! É preciso martelar a verdade, a ferro e sangue, na consciência do povo!

E para isso é necessário um jornalismo combativo, apaixonado, infinitamente criativo!

É isso que tentamos fazer.

Revolucionária também tem sido a defesa da legalidade e das garantias individuais, uma bandeira estreitamente vinculada, a nosso ver, a um jornalismo humanista e democrático.

Estaremos nas trincheiras da luta por quantos anos, décadas, séculos forem necessários.

Por que é a luta que dignifica o homem – e a mulher.

E, como diria Marighella, a única luta que se perde é a que se abandona!

Obrigado por tudo e bom descanso a todos!

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

23/12/2017 - 03h06

2017 foi uma grande bosta. Mais um ano de crise e de muitas dificuldades. Na minha opinião foi o pior ano da história do Rio de Janeiro. A cidade “maravilhosa” nunca esteve tão abandonada e dominada pelos traficantes como nesse ano. Com números de Policiais mortos recorde e possível violência recorde cujos resultados sairão em 2018. E pro País, se esse ano já foi uma merda, 2018 tem tudo pra ser mais merda ainda. Mas pro País. Pois pra mim pelo menos, dificilmente 2018 será pior. Pois 2017 foi simplesmente o pior ano que eu já vivi. Vai embora 2017! Não fará falta!

José de Arimateia Morais

22/12/2017 - 08h00

Fica aqui também o meus votos de um Feliz Natal e um Ano Novo de Lutas pela restauração da Democracia começando com a batalha do dia 24 de janeiro em Porto Alegre. É importante manter esse e outros espaços na imprensa alternativa para fazer a batalha e construir a luta pela democracia.

Romanelli

22/12/2017 - 07h46

Colega “as vezes vc pensa” que teria sido este o objetivo ..nos colocar de joelhos como Nação ?

Que decepção ..eu tenho certeza desde 2015

    layz

    22/12/2017 - 09h50

    Enxerga uma Anexação? Como a do Canadá?
    “… territorial integration under the proposed North American Union and Security and Prosperity Partnership (SPP) (launched in 2005) would embody Canada (as well as Mexico) into the US Homeland Security apparatus… What is at stake is de facto annexation, where Canada would cease to function as a sovereign nation, relegated to the status of a US protectorate.” (Chossudovsky)

Luis CPPrudente

21/12/2017 - 23h24

Vamos lembrar nestes dias que a luta para derrubarmos a Bastilha chamada famiglia Marinho, vulgo Rede Globo, tem que continuar. Sei que este Cafezinho também tem este sonho e que levou este sonho para milhares de pessoas. Com a realização deste sonho a democracia ganhará, a solidariedade ganhará, os direitos sociais dos trabalhadores ganhará, o Brasil retomará o desenvolvimento que obteve ao longo dos anos Lula-Dilma.

Marcelo

21/12/2017 - 22h29

Muito bom termos este espaço para lutarmos pela democracia, por um pais soberano e igualitário, que venha 2018 com muita luta ! Parabéns a todos do Cafezinho pela coragem e bravura ! Feliz natal ! Feliz 2018 !
2018…sem perder a ternura jamais !

Marcos Manoel

21/12/2017 - 21h36

Sites, Blogs e Redes Sociais Altamiro Borges http://altamiroborges.blogspot.com.br/ Blog da Cidadania https://blogdacidadania.com.br/ Blog do Mello http://blogdomello.blogspot.com.br/ Blogueiras Negras http://blogueirasnegras.org/ Brasil 247 https://www.brasil247.com/
Brasil de Fato https://www.brasildefato.com.br/ Caros Amigos https://www.carosamigos.com.br/ Carta Capital https://www.cartacapital.com.br/ Cynara Menezes http://www.socialistamorena.com.br/ Conversa Afiada https://www.conversaafiada.com.br/ DCM http://www.diariodocentrodomundo.com.br/ Eduardo Guimarães Facebook https://www.facebook.com/eduguim Eduardo Guimarães Twitter https://twitter.com/eduguim Empório do Direito http://emporiododireito.com.br/ Esmael de Moraes https://www.esmaelmorais.com.br/ Fundação Perseu Abramo https://fpabramo.org.br/ Intervozes https://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes Jornalista Livres Facebook https://www.facebook.com/jornalistaslivres/ Justificando http://justificando.cartacapital.com.br/ Le Monde Diplomatique http://diplomatique.org.br/ Luis Nassif https://jornalggn.com.br/luisnassif Maria Frô https://www.revistaforum.com.br/mariafro/ Mídia Ninja https://www.facebook.com/MidiaNINJA/ Nocaute http://www.nocaute.blog.br/ Observatório da Imprensa http://observatoriodaimprensa.com.br/ O Cafezinho https://ocafezinho.com/ Professor Hariovaldo http://www.hariovaldo.com.br/site/ Rede Brasil Atual http://www.redebrasilatual.com.br/ Revista Forum https://www.revistaforum.com.br/ Rodrigo Vianna https://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/ Sputnik https://br.sputniknews.com/ Sul 21 https://www.sul21.com.br/
The Intercept https://theintercept.com/brasil/ Tijolaço http://www.tijolaco.com.br/blog/ TVT http://www.tvt.org.br/
Ultrajano http://www.ultrajano.com.br/ Vermelho http://www.vermelho.org.br/ Viomundo http://www.viomundo.com.br/
EUA por trás do Golpe – A Geopolítica Internacional Canal Cibele Laura https://www.youtube.com/channel/UCWOr0xH1mSkaZ16yK6f69tQEUA

JoApaS

21/12/2017 - 21h14

FELIZ NATAL e um PRÓSPERO GOLPE NOVO

Enfim o tão esperado 2018 está chegando e com ele a 3a. FASE do GOLPE-2016 (como escrevi e publiquei em 28-04-2016 logo após a aprovação do IMPEACHMENT de DILMA no COVIL de CUNHA em 17-abril-2016).
E no APAGAR das LUZES de 2017, o PUTEIRO BRASIL está a TODA:
Haja ROMBO do MEIRELLES; o “PIBinho” do MiSHELL não sobe mais; a BLINDAGEM INVIOLÁVEL do CARTEL TUCANO da FACÇÃO CRIMINOSA do PSDB PAULISTA do CRIME ORGANIZADO; o FIM da PETROBRAS; o FIM das EMPREITEIRAS NACIONAIS; o FIM da ENGENHARIA NACIONAL; o FIM dos ESTALEIROS NAVAIS NACIONAIS; o FIM do PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO; o FIM do PROJETO de CONSTRUÇÃO de SUBMARINOS NUCLEARES pelo BRASIL; o FIM da AMAZÔNIA (usurpações de todo tipo por MINERADORAS CANADENSES, AMERICANMAS, INGLESAS, CHINESAS, etc.); o FIM do PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO, enfim, o FIM da SOBERANIA NACIONAL em todos os segmentos e níveis, além claro, do “JÁ ENTREGUE” pré-sal (gigantescas reservas de Gás e Petróleo na Costa Atlântica Brasileira) às PETROLEIRAS ESTRANGEIRAS (SHELL, BP, EXXON-MOBIL, STATOIL, PRIME OIL, TOTAL,CHEVRON e a Petroleira Estatal Chinesa, etc.), bem como o DESMANCHE e RUINA da PETROBRAS; e agora, no retumbar dos TAMBORES na ALVORADA de 2018, o acordo por baixo do pano pra BOEING comprar bem baratinho a EMBRAER, assim como efetivar o DESMANCHE do Banco do Brasil e CAIXA em andamento; além da FARRA JUDICIAL do Chefe de Jagunços Mato-grossenses, o Ministro GILMAR MENDES que está no maior BACANAL de SOLTURAS (HBs cangurus) de BANDIDOS de COLARINHO BRANCO pelo BRASIL afora e mais, pra fechar o ano com chave-de-ouro, correm soltas as FRAUDES COLOSSAIS em todas as LOTERIAS da CAIXA que continuam sendo feitas à LUZ-do-DIA, na CARA DURA do POVO BRASILEIRO (principalmente dos que acreditam e jogam tudo na FÉ da “fezinha” da MEGA-da-VIRADA, bem como nas outras Loterias da CAIXA), do mesmo modo que TRAMBICAM as FRAUDES nos últimos 20 anos (pelo menos desde os anos 90), que ROUBAM DESCARADAMENTE na CARA DURA a ESPERANÇA do POVO de BEM do BRASIL, encabeçadas pelo QUADRILHÃO (Temer EL CAPO; Cunha, Lucio Funaro, Fabio Cleto Ferreira, Meirelles, Moreira Franco, Eliseu Padilha, Sarney’s, Jucá, Geddel, Aécio, Serra, Caiado, Perillo, Cachoeira, Kassab, Anastasia, Perrellas, Collor, Richa, Alckmin, Aloysio Nunes, Moro, Dallagnol, Janot, Gilmar Mendes, etc., entre outros de menor expressão, pois é tanto bandido nesta GIGANTESCA BAGUNÇA QUADRILHAL que está presente em todos mais de 5.500 municípios brasileiros que a gente até perde a conta !
E assim, segue a vida no PUTEIRO BRASIL, enquanto o “BOLSONABO” não acerta um só tiro no alvo, por isso foi expulso da FFAA por ser ruim D+ de mira (e agora, expulso também até de Partido que nunca entrou ..rsrsrsrsrsrs), com o STF “óiando tudo e fingindo que não acontece nada” e as Forças Armadas dormindo em BERÇO ESPLÊNDIDO escondidos atrás da moita dos QUARTÉIS gozando MAGNIFICAMENTE de seus GRAÚDOS SOLDOS !
HAJA CULHÕES !

janice souza de alcantara

21/12/2017 - 20h57

Adorei fazer parte deste importante momento da nossa história junto com vocês, festas com paz amor e muito partilhar de pão e que venha 2018.

Elis

21/12/2017 - 18h05

Feliz Natal! Um ano 2018 de Paz, labuta e vitória. Chegaremos em 2019 mais unidos.

Valeria Furtado Nunes

21/12/2017 - 13h11

Filhos teus não fogem à luta jamais!

Feliz 2018! Muita força e muita garra!

Walter Araujo

21/12/2017 - 11h53

Parabéns ao Miguel do Rosário e a toda equipe do Cafezinho pelo
excelente trabalho que vêm desenvolvendo.
Um forte abraço a todos. Saude e Paz.

Regina Maria de Souza

21/12/2017 - 11h11

Obrigada, Miguel do Rosário e OCafezinho. Contribuirei um pouco com vocês (mas etc.,etc.,etc)

Renata

21/12/2017 - 11h09

Parabéns a vocês do Cafezinho por mais esse ano de brava Resistência Democrática. Esperamos contar com o trabalho e a dedicação imprescindíveis de vocês no Ano de 2018. Que seja um ano de Lutas e de Vitórias para Todos os Brasileiros que se importam com o Brasil! Grande Abraço!

rosãngela zulian

21/12/2017 - 10h32

Força, pessoal bravo, democrata e da luta! Vai passar! Precisamos de vocês na construção de uma mídia decente e civilizatória. Leio o blog todos os dias e me fortaleço ( e às vezes entristeço) com suas reflexões. Avante. Coragem. Apesar de nossas lágrimas, amanhã vai ser outro dia.


Leia mais

Recentes

Recentes