Boulos no programa de Maurício Meirelles

A necessária crítica de Wanderley Guilherme

Por Miguel do Rosário

03 de março de 2018 : 12h56

(Foto: Leo Pinheiro / Valor).

O professor Wanderley Guilherme dos Santos, como sempre, dá uma aula de lucidez.

É lamentável pensar que temos tão poucas pessoas, no poder (nem falo do executivo, mas no judiciário, no MP, nos próprios partidos), com esse nível de comprometimento autêntico com a razão.

Wanderley faz uma crítica consistente e dura, inclusive, à esquerda, que ele acusa de discutir os problemas com “linguagem de botequim”.

Neste ponto, todavia, discordo levemente da semântica usada pelo professor, porque vejo aí um certo preconceito acadêmico contra a retórica popular do debate político. A política sempre foi discutida, em todas as épocas, em linguagem de botequim.

Entendo, porém, o que ele quer dizer. E concordo que há um problema de linguagem. Não é que a gente tem de abandonar o botequim, mas sim respeitá-lo mais, ao botequim, ou seja, melhorar o nível do debate que lá travamos.

Apenas xingar os adversários de golpista e fascista não está adiantando, mesmo que eles efetivamente o sejam. Nem adianta apenas termos a razão histórica, como eu acho que temos e como o próprio Wanderley acha que tem. A razão precisa ser convertida em linguagem.

A entrevista foi dada ao jornal Valor. Segue o fác-símile dela. Previsivelmente, a entrevista é escondida furiosamente pelo próprio Valor. Não há uma mísera menção na capa, pelo menos até agora, 12:54 de sábado. Nem o link dele eu consegui encontrar.

Ela está no Caderno Estilo, o qual, no caso do Valor, quase ninguém lê. Encontrei somente um link de um incompreensível resumo em vídeo lido pela entrevistadora.

***

****

****

***

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »
x
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com