Menu

Efeito Marielle pode eleger Freixo para o governo do Rio?

(Foto: Mídia Ninja). A conversa está nas ruas há dias. O impressionante efeito político causado pela trágica e revoltante morte de Marielle Franco poderia convencer a esquerda fluminense a se unir em torno de uma candidatura única para o governo do estado? O herdeiro político das manifestações por Marielle seria, naturalmente, o principal nome de […]

26 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Mídia Ninja).

A conversa está nas ruas há dias. O impressionante efeito político causado pela trágica e revoltante morte de Marielle Franco poderia convencer a esquerda fluminense a se unir em torno de uma candidatura única para o governo do estado?

O herdeiro político das manifestações por Marielle seria, naturalmente, o principal nome de seu partido, Marcelo Freixo.

A decisão, no entanto, requer coragem do deputado, porque ele renunciaria a um cargo garantido como deputado federal. Sua participação numa eleição para governador, no entanto, eletrizaria a campanha, e poderia inclusive ajudar a mudar a correlação de forças a nível nacional.

Pensando do ponto-de-vista do partido, uma candidatura Freixo seria um ponto-de-apoio estratégico para alavancar votos para Guilherme Boulos, pré-candidato do PSOL a presidência da república.

O Cafezinho apoia, entusiasticamente, a ideia de uma chapa única de esquerda para o governo do Rio.

O atual pré-candidato do PSOL ao governo do Rio, o vereador Tarcísio Motta, apesar de um excelente quadro, é quase um “café com leite” perto do potencial eleitoral e político de Marcelo Freixo.

***

No Dia

PT e PCdoB abrem mão de candidatura se Freixo concorrer ao governo estadual

Principal nome do Psol, porém, planeja concorrer a deputado federal. O apoio declarado dos outros dois partidos de esquerda será suficiente para fazê-lo mudar de planos?

Por PAULO CAPPELLI

Publicado às 03h00 de 21/03/2018

Rio – A bola está com Marcelo Freixo (Psol). Tanto o PT quanto o PCdoB estão dispostos a abrir mão de suas candidaturas ao governo do estado caso o psolista decida disputar o Palácio Guanabara. “O momento requer que deixemos de lado as vaidades partidárias”, diz o presidente do PT-RJ, Washington Quaquá. “O Freixo é o único na esquerda com densidade eleitoral e política para disputar com imensa chance de vitória”, completa.

O movimento é encampado pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), que, assim como Freixo, candidatou-se à prefeitura em 2016: “A bandeira do Freixo é a Segurança. Presidiu a CPI das Milícias na Assembleia Legislativa. É a hora de unir forças. Ele é a candidatura mais viável.”

Destino

Se vai ser desse jeito, ainda não se sabe. Freixo planeja mesmo deixar a Alerj, mas mira a Câmara dos Deputados, em Brasília. Por ser o puxador de votos do Psol, sua candidatura é tida por correligionários como estratégica para que o partido turbine sua bancada de deputados federais.

A cruz e a espada

Outro complicador: caso perca a eleição ao governo, Freixo ficará sem mandato. Por conta disso, o plano original do Psol é lançar o vereador Tarcísio Motta, que só precisará defender seu mandato em 2020. Será que o apoio declarado do PT e do PCdoB será capaz de encorajar Freixo?

Passando a bola

Os pré-candidatos do PT e do PCdoB que, por Freixo, deixariam a corrida eleitoral são Celso Amorim, ex-ministro de Lula, e o comunista Leonardo Giordano.

Fator palanque

Já o PDT terá candidato próprio ao governo. Por conta da candidatura de Ciro Gomes (PDT-CE) à Presidência, o partido não prescinde de ter um nome para o Palácio Guanabara.

Delegada indecisa

A deputada estadual Martha Rocha (PDT) é a mais cotada para a tarefa. Mas, mesmo bem nas pesquisas, ainda está ressabiada.

Agora é oficial

O PRB anunciará o apoio à candidatura de Indio da Costa (PSD) ao governo, depois de amanhã.

Após Romário…

O ex-jogador Ronaldinho Gaúcho se filiou ontem ao PRB. É cotado para disputar o Senado na vaga do Distrito Federal.

Em memória

A vereadora Talíria Petrone, do Psol de Niterói, esteve ontem na Câmara Municipal… do Rio. Hoje faz uma semana do assassinato de sua correligionária e amiga Marielle Franco.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Magda Mara

25/03/2018 - 19h43

A esquerda PODRE E NEFASTA SÓ SE CRIA NO RJ o discursinho desta galera não cola mais.

Marcos

21/03/2018 - 21h43

O Rio de Janeiro foi tomado intelectualmente por essas seitas evangélicas que retiram a vanguarda do pensamento e raciocínio do povo carioca.
As Igrejas hoje manipulam a tal ponto a opinião do carioca, que quem pensa já não é mais a maioria.

Leo Oliveira

21/03/2018 - 20h47

A chance do Freixo no segundo turno é perto de zero. Se repetiria o resultado da eleição municipal, pois seria fácil plantar notícias falsas contra o candidato do PSOL.

O Rio está empobrecido, com milhões de desempregados e subempregados, a esquerda teria alguma chance se conseguisse falar com esse público.

O único que consegue chegar perto do diálogo com os mais pobres hoje é o Garotinho, não é alguém de esquerda, certamente, mas tem compromissos trabalhistas.

Para o segundo turno, vai com certeza alguém com discurso “bandido bom é bandido morto”. O Freixo não conseguiria vencer resistências conservadoras, principalmente do voto evangélico, que é muito forte no Rio, mais forte do que em qualquer outro estado.

Freixo é o candidato dos sonhos da direita ou extrema-direita, pois perde.

Vivemos tempos de exceção, nesses tempos, seria necessário também medidas políticas excepcionais. O apoio do PT ao Garotinho, que é o mesmo voto lulista, poderia significar alguma chance de vitória no segundo turno.

Carlos

21/03/2018 - 20h24

Miguel, aprenda uma coisa.

As pessoas se solidarizam com o luto, e fazem promessas. Mas isso dura pouco tempo.

Ronaldo

21/03/2018 - 17h18

união das esquerdas Freixo para Governador

Gabriel B.

21/03/2018 - 17h01

Mais uma vez a esquerda aproveitando uma tragédia pra se vitimizar e tentar voltar a cena política. Você deveria ter vergonha de escrever uma matéria dessa se aproveitando da morte de uma pessoa.

Nojento!

    Maximiliano

    21/03/2018 - 17h07

    Interessante é voce tentando criar intrigas… foi um crime político e vai ter consequências políticas seu asno (asnos não se revoltem com a comparação) efeito água compreende… vai se tratar cidadão

      Gabriel B.

      21/03/2018 - 17h08

      vai pra fila do bolsa família mamar na teta do estado…mimimi

Fabio

21/03/2018 - 16h11

Aqui em São Paulo vamos ter Dória como candidato, faz 24 anos que os tucanos mandam no Estado.

    Gabriel B.

    21/03/2018 - 17h11

    sortudos são os paulistas! aqui no RJ ficamos nessa ondinha de esquerda caviar gregorio duvivier style e olha o buraco que nos enfiamos.

      Marcos

      21/03/2018 - 21h45

      Sortudos? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se não usa drogas teu caso é de psiquiatria

vitor

21/03/2018 - 15h56

Acho que Freixo teria boas chances de se eleger Governador. Já Boulos, não passa de gracinha igual a campanha da Luciana em 2014…

    Fabio

    21/03/2018 - 16h11

    Boulos é um excelente nome e votaria nele com certeza

      vitor

      21/03/2018 - 16h37

      Poderia ser o Papa, Fabio. A chance do PSOL eleger um presidente continua sendo zero…

José de Souza

21/03/2018 - 13h38

Não creio que o Freixo possa vencer uma a eleição para o governo do Rio. Pode ter uma votação expressiva, mas não majoritária. Pra deputado federal elege-se fácil, e leva mais uns cinco com ele…cinco vagas do eleitorado de esquerda que, obviamente, tomará o espaço dos que os querem candidato a governador…

    Carlos Dias

    21/03/2018 - 15h20

    È possivel, os partidos da esquerda devem fazer um cálculo eleitoral muito cuidadoso.
    É hora de potencializar o poder da esquerda.

ANTONINO DE PÁDUA

21/03/2018 - 13h16

O PT e o PC do B deram um passo importante, ao abdicar de suas candidaturas, para a eleição de Marcelo Freixo do PSOL.

Tomara que o gosto pelo poder ceda à união, à democracia. Só assim o Brasil terá chances reais para combater a epidemia do ódio e do golpe, instalados pela Globo.

Alvaciro Silva

21/03/2018 - 12h33

Quando a morte do trabalhador comum for tao ou mais importante que a morte de um vereador, ai sim podemos dizer que o Brasil esta evoluindo… Até la somos um monte de macaco na floresta admirando idolos ficticios

    Gabriel

    21/03/2018 - 13h37

    Indignação seletiva, meu amigo…

Capitalista sempre

21/03/2018 - 12h32

Esquerdismo é doença. O problema é que até hoje não se descobriu cura para o Complexo de Fourier :(

    Edelson j Nicoluzzi

    21/03/2018 - 13h01

    E “capitalismo” hoje eh oq ??? Neo feudalismo bancario travestido de neoliberalismo , q eh o mesmo q nazismo facismo egoismo e destruicao do planeta . E a doenca da opressao.

      Henrique

      21/03/2018 - 13h57

      Mas é graças ao capitalismo que vc recebe o seu bolsa família !

      vitor

      21/03/2018 - 15h58

      Sim, o capitalismo é um lixo. Me acorde quando inventarem um modelo melhor…

Gabriel

21/03/2018 - 10h20

Mas é claro, vão dissecar o cadáver dela para tentar eleger o Frouxo, que não fara nada e será mais um idolatrado, como Brasileiro adora.

    Edelson j Nicoluzzi

    21/03/2018 - 13h07

    Gabirel. Vc ja leu o “grobu” hoje??? Ta fazendo oq aqui? Vai ler u grobu e lamber as botas do bol$0noia q tua praia eh la!!

      Gabriel

      21/03/2018 - 13h35

      Você deve saber o que significa democracia né? Embora não pareça hahaha esquerdista é sempre piada, liberdade para mim, ditadura para meus inimigos.


Leia mais

Recentes

Recentes