Menu

A direita mostra a sua cara – Parte 1: o autoritarismo violento

(Charge: Latuff) Por Pedro Breier Os últimos dias foram profícuos em demonstrações da natureza violenta e autoritária da direita brasileira. Os ataques contra a caravana que Lula faz pelo sul do país – pedradas, ovos e até chicotadas desferidas com o beneplácito das PMs estaduais – lembram os episódios mais trágicos da história da humanidade: […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Charge: Latuff)

Por Pedro Breier

Os últimos dias foram profícuos em demonstrações da natureza violenta e autoritária da direita brasileira.

Os ataques contra a caravana que Lula faz pelo sul do país – pedradas, ovos e até chicotadas desferidas com o beneplácito das PMs estaduais – lembram os episódios mais trágicos da história da humanidade: a naturalização da agressão física a quem pensa diferente é algo típico de um regime fascista.

O fascismo à brasileira é decorrência direta da campanha de ódio promovida pela conluio formado entre a mídia familiar e a Lava Jato desde o processo eleitoral de 2014.

O fomento e a posterior (falta de) reação da imprensa corporativa à barbárie explica porque os que estão tomados pelo ódio sentem-se tão à vontade para praticar seus crimes.

A cobertura do site da Folha sobre a violência contra Lula e seus apoiadores, por exemplo, é absolutamente cretina.

Entre as matérias em destaque, ontem, estava uma nota afirmando que o PT vai explorar os ataques à caravana com denúncias para a mídia estrangeira.

Apoiadores do partido são covardemente agredidos e a Folha, além de não publicar uma mísera crítica a esta aberração, ainda tenta pintar o PT como o malandro que vai explorar o fato politicamente.

Para quem emprestava veículos para a ditadura militar cometer seus crimes horrendos, não surpreende.

É claro que se os agressores fossem vinculados à esquerda e os agredidos à direita a postura seria diametralmente oposta. Para os nossos, liberdades democráticas. Para os deles, porrada à vontade.

A senadora Ana Amélia Lemos (cria da RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul – RBS e Globo também apoiaram a ditadura militar), do impoluto PP, escancarou o desejo sórdido dos que querem calar quem pensa diferente na base do derramamento de sangue.

A senadora elogiou quem atirou ovo, levantou o chicote e “botou a correr aquele povo que foi lá levando um condenado”. Este é o nível da escalada do fascismo que atingimos.

Para completar o quadro dantesco, o presidente ilegítimo da República, Michel Temer, falou ontem que o povo brasileiro se “regozijou” com a “centralização absoluta do poder que durou de 64 a 88”.

Para os assassinados, perseguidos, oprimidos e a população em geral é mais adequado chamar esse singelo período de ditadura militar mesmo. Pelo jeito, a tara do Vampirão por golpes vem de longa data.

Os fatos aqui narrados são apenas os mais recentes. A escalada autoritária do conservadorismo brasileiro já produziu desastres muito piores, como o assassinato político brutal da vereadora do PSOL Marielle Franco.

Não à toa a eleição de Bolsonaro – um apoiador explícito da ditadura militar  que teve a pachorra de homenagear o torturador Brilhante Ustra na votação do golpe – é um perigo cada vez mais real.

É hora de arregaçarmos as mangas e debatermos política – além de defendermo-nos das agressões físicas quando necessário – em todos os ambientes possíveis para impedir a consumação desse desastre.

P.S.: Amanhã publico a parte 2 deste artigo, sobre outra face da direita: a sede de poder.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre

27/03/2018 - 18h46

Boa tarde.
Se faz necessário montar um vídeo com todas as imagens de agressões. Fotos, imagens, pequenos depoimentos, uma música de fundo. Tudo para denunciar e viralizar para o Brasil inteiro saber o que esses facistas estão fazendo no sul do país. As imagens são chocantes e a internet consegue romper a barreira da mídia oficial

Estelina Farias

27/03/2018 - 16h47

Os ataques contra a caravana do Lula no Sul lembram a selvageria sangrenta dos nazistas contra o judeus na Alemanha de Hitler, como a noite dos cristais. A histeria violenta da direita está enlameando a imagem do Brasil em todo o mundo, Uma vergonha.


Leia mais

Recentes

Recentes