Menu

STF enfrentará o golpe?

(Foto: STF). O evento será transmitido pelo youtube do STF. A decisão do STF decide os rumos do golpe. O comandante do exército, Eduardo Villas Boas, publicou mensagem hoje que produziu arrepios no campo progressista, por parecer (e muito!) uma ameaça velada ao STF e ao país, de que, caso Lula não seja preso, podendo […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: STF).

O evento será transmitido pelo youtube do STF. A decisão do STF decide os rumos do golpe. O comandante do exército, Eduardo Villas Boas, publicou mensagem hoje que produziu arrepios no campo progressista, por parecer (e muito!) uma ameaça velada ao STF e ao país, de que, caso Lula não seja preso, podendo continuar na vida política, haverá um golpe militar.

***

No site do STF

STF retoma julgamento do HC do ex-presidente Lula nesta quarta-feira (4)

Confira todos os temas dos processos pautados para a sessão desta quarta-feira (4), às 14h. A ordem de publicação da pauta não significa ordem de pregão dos processos. A sessão é transmitida ao vivo pela TV Justiça, Rádio Justiça e no canal do STF no YouTube.

03/04/2018 16h00 – Atualizado há 18 horas
7389 pessoas já viram isso

Na pauta de julgamentos do Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (4), está o Habeas Corpus (HC) 152752, por meio do qual a defesa do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva tenta impedir a execução provisória da pena imposta a partir da confirmação de sua condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de reclusão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em sessão realizada no último dia 22 de março, os ministros, por maioria, concederam salvo-conduto ao ex-presidente de forma a impedir a execução da prisão até que o STF conclua o julgamento do pedido. Na ocasião, também por maioria, o Plenário conheceu (permitiu a tramitação) do HC, entendendo possível a apreciação do mérito do habeas impetrado contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A defesa de Lula sustenta que a determinação do TRF-4 no sentido da execução da pena após o esgotamento das instâncias ordinárias representaria ameaça iminente ao seu direito de locomoção e comprometeria a presunção de inocência. Sustenta ainda que o STF assentou a possibilidade de execução provisória, “mas não a proclamou obrigatória”, e que não há motivação concreta que justifique a necessidade da prisão.

O relator do processo, ministro Edson Fachin, negou o pedido de liminar feito pela defesa e decidiu encaminhar o caso para julgamento em Plenário considerando a relevância da questão jurídica e a necessidade de prevenção de divergência entre as Turmas.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Isaías Santos

04/04/2018 - 19h08

Miguel,

Maria Paula

04/04/2018 - 17h37

Estou com Lula e com o povo.
#LulaLivre

Vicente

04/04/2018 - 14h04

Àquela fala do Tim Maia das razões pelas quais o Brasil não pode dar certo (Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de direita) dá pra acrescentar: “militar é engreguista”?

Pedro Cândido Aguarrara

04/04/2018 - 12h51

Por quê só AGORA general brada contra a impunidade??? E tudo que aconteceu antes??

Por quê não bradou contra a impunidade quando viu um processo contra Romero
Jucá ficar 14 ANOS no STF, “aguardando perícias”, e PRESCREVER!!!!???

Calem suas bocas sujas, generais, que precisam se sentir apoiados pela Globo para fazer declarações.

Declarações que desobedecem à Justiça Militar e à Constituição Federal.

E ficam IMPUNES, esses estrupícios, e falando em impunidade!

Voltem pros quarteis e fiquem por lá calados e quietos.

Mirko Kraguljac

04/04/2018 - 12h50

O STF não está nem aí – faz parte do golpe e vai fazer papel já pré-determinado: absolver Lula de prisão e fazer dele candidato inelegível ou, melhor, “irregistrável”.

Pedro Cândido Aguarrara

04/04/2018 - 12h47

Existe um bloco garantista no STF que não vai romper com os princípios, especialmente o da presunção da inocência. São cinco ministros. Existem 4 ministros que acham normal a prisão após a segunda instância. Faltam dois. E eles são Rosa Weber e Alexandre Moraes.

JULIO CEZAR DE OLIVEIRA

04/04/2018 - 12h34

pra mim esta porcaria de stf,pode fazer o que quiser,foram covardes na cassação da dilma,agora que ocupem o rol dos golpistas traidores que destruiram a esperança do povo brasileiro.

Trazibulo Zibim Meireles

04/04/2018 - 12h28

O que se espera é que o STF faça valer a sua razão de existir como corte constitucional, ou seja, cumprir o artigo 5º inciso LVII da CF, prisão só após o trânsito em julgado, respeito a presunção de inocência.

Adalberto

04/04/2018 - 11h48

STF não esta enfrentando o golpe. Esta, como sempre, atendendo a interesses difusos de uma certa da maioria dentre os 11 juizes. Neste caso, felizmente, a balança esta pesando para o lado das forças progressivas. Entretanto, temos que assistir aos próximos capítulos: A Globo não quer eleições e vai pressionar o sr. Temer neste sentido. Nossa bancada tem continuar aguerrida e fazendo seu trabalho nos bastidores.

    Niva

    04/04/2018 - 14h08

    Exatamente.

Hannah Bleustein

04/04/2018 - 11h34

Miguel, tem dois ótimos artigos no Cafezinho do Bajonas. Qualquer um dos dois merecia ser editorial do blog num dia histórico como hoje. E se eu não estou enganada são artigos especiais para o blog. Você preferiu dar destaque a essas informações insípidas do site do
STF juntando um comentário xinfrim sobre as ameaças do general. Por favor, mais senso! Tirei esse destaque e coloque o que importa porque ajuda a esclarecer essa situação tenebrosa que estamos vivendo hoje!

Rogério Bezerra

04/04/2018 - 10h53

Hoje será mais do mesmo, pois o Golpe começou no STF em 2012.
Daí em diante partiremos para o desmembramento do país. Ontem, no Youtube, apareceu vídeo sobre “um país dentro do Brasil”…
Os estados unidos, terra do pluto e do pateta, estão por trás de todas as lutas separatistas no mundo.
Í us dotô formadu 0800 acreditando que o problema era o PT… Analfabetos!

Hildermes José Medeiros

04/04/2018 - 10h50

Esse urro do general, nada mais é do que a comprovação de que as Forças Armadas são garantidoras do golpe. Como o caminho para consolidar e dar continuidade ao movimento golpista, via eleições, não se está concretizando, porque seria indispensável afastar Lula e Dilma, e impedir de que estes e o PT tivessem grande influência no pleito de 2018. Para esse objetivo, coagir, neste momento o Supremo Tribunal Federal para afastar Lula, é indispensável para consolidar o golpe. Havendo êxito nessa empreitada, vale dizer o Supremo prevaricando, submetendo-se à pressão que vem sendo exercida pelos golpistas (Procuradora Geral da República, procuradores, juízes e mídia liderada pela Globo), negando habeas corpus, prendendo e afastando Lula. Restará o problema de impedir que Lula, Dilma e o PT influam no pleito, que talvez seja o mais difícil. Pelo sim, pelo não, já estão providenciando o aparato para continuar atendendo os mesmos interesses em benefício do grande capital, como acontece desde 2016, que tem até agora o medíocre traíra, Michel Temer com a caneta na mão, para tanto está sendo pavimentado o caminho para que as Forças Armadas mais uma vez exerçam o papel de capitão do mato, que são através da intervenção na segurança do Rio de Janeiro, dita como cobaia do esquema, cujo instrumento para transferir o modelo para todo o país, é a intervenção na segurança pública de todas as unidades da Federação. através do ministério recém-criado, Ministério da Segurança Pública, com o ridículo golpista, Raul Jungmann à frente. Este o caminho mais provável, falta convencer a população, todos os golpistas esforçam-se nesse sentido, amplificando os problemas de segurança em todo o pais, em particular no Rio de janeiro. Com a mídia diuturnamente e durante todo o dia até nas madrugadas, amplificando no que puder esses problemas. Restará, não se sabe se já existe, o apoio político e econômico, inclusive internacional para concluir o golpe através de uma ditadura de fato, afastando as oposições. Não demora sabermos

Ivaldo Muniz Carvalho

04/04/2018 - 10h49

O STF não pode se submeter as pressões, terá que ser autônomo em suas decisões, para que o poder judiciário seja independente e livre para decidir sobre a vida das pessoas e o povo brasileiro!

    Gustavo

    04/04/2018 - 12h52

    Corretíssimo. Atenham-se ao jurídico doa a quem doer qualquer que seja a decisão

    Maria Aparecida

    04/04/2018 - 14h40

    Eles não estão lutando pela vida de pessoas de bem e sim de marginais corruptos, e traidores da pátria. Lula merece ser fuzilado em praça pública. E vocês apoiadores de bandido deve ir junto assim é menos um jumento no país

      Helcio

      06/04/2018 - 05h26

      Quem são as pessoas de bem, você?
      Quem está trabalhando pelo nosso bem, eles?
      Santa inocência, ou santa burrice, não consegue enxergar um palmo a frente do nariz e vem falar uma sandice dessas.

Gustavo Horta

04/04/2018 - 10h49

ABRIL, ABRIRAM, ESTÃO ABRINDO.
> https://gustavohorta.wordpress.com/2018/04/04/abril-abriram-estao-abrindo/

ABRIL, ABRIRAM, ESTÃO ABRINDO.

ABRIRAM A CAIXA DE PANDORA…
ABRIRAM AS PORTAS DO INFERNO…
ABRIRAM AS CORTINAS DO CONFESSIONÁRIO…

Ivaldo Muniz Carvalho

04/04/2018 - 10h46

Não ao golpe! Não a ditadura da imprensa golpista, Não aos fantoches da globo, Não a ditadura militar!
Não a prisão do maior líder brasileiro!

Andr

04/04/2018 - 10h23

Não.


Leia mais

Recentes

Recentes