Menu

Mais uma opinião sobre a possibilidade de o PT apoiar Ciro Gomes

Por Pedro Breier – Desculpa, você tá intoxicado com a propaganda do mercado. Vai me perdoar. No orçamento executado ano passado, de cada 100 reais executados documentalmente, 51 reais e 70 centavos foram juro pra banco. – Não, eu tô falando da despesa não financeira. – Mas por que que eu vou fazer a despesa […]

69 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Breier

– Desculpa, você tá intoxicado com a propaganda do mercado. Vai me perdoar. No orçamento executado ano passado, de cada 100 reais executados documentalmente, 51 reais e 70 centavos foram juro pra banco.

– Não, eu tô falando da despesa não financeira.

– Mas por que que eu vou fazer a despesa não financeira? Isso é gasto corrente. É aí que tá o busílis, se eu tirar a despesa financeira eu não discuto ela. Vou discutir, no lombo do povo, o gasto com saúde. Deixa que o nosso povo morra como mosca nos hospitais, tratado com toda a indignidade, porque isso pode. Mas o banqueiro não pode deixar de ter um lucro exorbitante como tá tendo hoje. Pera um pouquinho! A economia toda indo pro vinagre e os bancos concentrados, 5 bancos dominam 85%. Esse é o busílis, esse é o busílis. Eu não quero ser presidente do Brasil se não for para equilibrar as coisas e proteger o nosso povo.

Poderia ser o Guilherme Boulos ou o Lula radical de 1989.

A bela traulitada no dogma mercadológico – “o pagamento da dívida é sagrado”, dizem eles – foi, entretanto, de Ciro Gomes, na sabatina de Folha, Uol e SBT, ontem.

O entrevistador quis saber de onde se tiraria dinheiro para a saúde e Ciro falou claramente que há que se colocar um limite nas despesas financeiras, ou seja, no pagamento da dívida pública. “Como é feito nos EUA”, arrematou.

Outra de Ciro na sabatina:

Nesse país, só quem paga imposto é classe média e pobre. Vamos ter clareza disso. No meu governo eu vou diminuir os impostos sobre a classe média e os pobres e vou aumentar sobre os ricos. Se eu ganhar a eleição com essa proposta, vocês vão ver acontecer.

Quando vejo declarações como essas de Ciro Gomes – que não são recentes, diga-se de passagem, já que há vídeos de mais de 10 anos atrás onde ele bate nessas mesmas teclas – fico profundamente encasquetado com a celeuma provocada pela possibilidade de a esquerda, inclusive o PT, se unir em torno de seu nome.

Lula foi o melhor presidente da história do Brasil, é o maior líder popular da nossa história e está preso sem que haja prova contra si, sendo que seu alijamento da eleição é parte do golpe anti-povo levado à cabo pela direita.

Dito isto e confirmada a impossibilidade de Lula concorrer, é evidente que Ciro é uma bela opção para a esquerda.

Se enfrentar os dogmas liberais, o rentismo e os bancos; falar em diminuir os impostos sobre a classe média e os pobres e aumentar sobre os ricos; propor a revogação da reforma trabalhista e da PEC do teto dos gastos não é ser de esquerda, na conjuntura atual, então estamos mais próximos da revolução do que imaginamos.

Alguns desses pontos, como o ataque frontal à questão da dívida, não apareceram mais nos discursos de Lula desde os anos 90, mais ou menos. Ciro está, queiram ou não, à esquerda do PT em diversas questões fulcrais.

A acusação, repetida à exaustão nas últimas semanas, de que Ciro “não é de esquerda”, não para em pé.

Sobre as trocas partidárias de Ciro, vale a pena ler o histórico feito pelo editor do Cafezinho, Miguel do Rosário, neste post, demonstrando que as trocas apontam, na verdade, para a coerência e o compromisso de Ciro com a agenda da esquerda.

Os ataques atabalhoados a Ciro simplesmente não se sustentam. São inclusive bastante irresponsáveis, dado o momento gravíssimo e as duras batalhas que as forças populares têm pela frente.

Faz todo o sentido do mundo a esquerda – excetuado o PSOL, que não abrirá mão da sua candidatura – unir-se em torno de um candidato para garantir a sua ida ao segundo turno e, então, ter todas as possibilidades de derrotar a direita. O risco de termos dois candidatos submissos ao mercado no segundo turno é real e deve ser levado muito a sério.

A questão do momento dessa união é mais delicada.

Há algumas vantagens táticas na ação de manter a candidatura de Lula. Sua presença na lista de candidatos acaba sendo uma denúncia permanente do golpe e, a cada pesquisa em que ele aparece como líder, uma desmoralização para a narrativa lavajateira. Existem bons argumentos no sentido contrário também, mas creio que, ao menos por enquanto, deve ser mantida a estratégia de levar a candidatura Lula até o limite.

Depois que for consumada sua exclusão absurda da eleição – o que fatalmente acontecerá -, não vejo melhor maneira de impor uma derrota eleitoral ao golpismo do que o PT e o PCdoB apoiarem Ciro Gomes. Já no primeiro turno.

Encerro este post deixando minha solidariedade ao Miguel do Rosário, que sofreu uma espécie de linchamento virtual de parte da militância petista apenas por divergir estrategicamente de Lula.

Como diz o Guilherme Boulos, é bom que haja diversidade na esquerda. Deixemos essa história autoritária de verdade única para o outro lado.

É uma honra, para mim, ser um soldado nesta trincheira de lutas pela liberdade e contra o arbítrio chamada O Cafezinho.

Sigamos.

 

 

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Irineu Moreira Fernandes

03/08/2018 - 19h20

Durante o match Ciro x Globo News. Miriam Leitão dá uma pista e mais um pedacinho – ” 25% dos títulos da dívida pública estão nas mão de fundos de pensão”. “Milhões ( opa! milhões) são os credores.” Ciro dá outra pista – “os intermediários ficam com a parte do leão”.
Deve se porque O Mercado empresta o que não é dele e também o que ele inventa.

Raphael Sanches

24/05/2018 - 15h04

Fico com a impressão que na verdade muitos dos ataques dos “militantes do PT” na verdade são bots da Direita atacando o candidato mais viável da Esquerda … Será ?

Tania de Martino Salim

24/05/2018 - 14h03

O CAFEZINHO virou traidor? Divulgando apoio a Ciro Gomes ??!!! Candidato da direita, cujo vice (FIESP) foi articulador do golpe??!! Esquerda votando no PATO DA FIESP?!
Tinham me dito, mas não acreditei.
Agora, acabo de constatar, nesse artigo acima a traição confugurada! Fizeram adeptos, jogaram a isca e agora escolhem o lado que serve aos seus interesses?
Quero escrever ao Miguel do Rosario diretamente para reclamar de um estelionato de que fui vítima aqui no blog. Espero que a editoria do blog envie o endereço dele para o meu email: tania.demartino@gmail.com

    Tania de Martino Salim

    24/05/2018 - 14h05

    Retificando: O articulista é que sugere que a esquerda apoie Ciro.

    Miguel do Rosário

    24/05/2018 - 14h05

    Tania, mais respeito, viu? O que tem de traição aí? Menos, ok? O vice de Ciro ainda não foi escolhido. E o vice de Dilma era Michel Temer. Que palhaçada é essa?

      Valeria Luz

      30/05/2018 - 12h15

      Concordo plenamente q o Ciro é a nossa melhor opção! Aliás, fiquei bem impressionada com ele no Roda Viva! Sem Lula, sou Ciro e ponto final!

Oscar de Barros

23/05/2018 - 23h06

Este analista escreve, escreve e escreve dizendo que o PT e o PC do B devem apoiar Ciro. No entanto ela não cobra isso do PSOL. Porque ?
Na verdade como Ciro Gomes não tem musculatura eleitoral seus defensores querem os votos do PT. Não estão interessados em união de esquerda. Se estivessem, cobravam do Psol a mesma postura.

Getulio Evangelista Neto

23/05/2018 - 20h16

Ciro Gomes é um boa opção assim como seriam Requião, Boulos ou Haddad. Entretanto, a candidatura Lula precisa ser mantida até enquanto der. Sem Lula os progressistas se inviabilizam, portanto, antecipar seu isolamento é suicidio para a esquerda ..

Marcos

23/05/2018 - 14h28

É um momento importante para pensarmos no futuro do do Brasil. A direita não deixará mais o PT governar o país. Estará sempre agindo de forma impiedosa par acabar com os seus principais políticos. Os golpistas sabem que o PT no poder significa um Brasil mais justo, menos desigual e inclusivo. Vão fazer de tudo para Lula não ser libertado. Nessa situação, penso que Ciro pode ser a melhor opção para representar a esquerda. Por tudo que ele tem dito e pela fidelidade que teve ao PT.

    Oscar de Barros

    23/05/2018 - 23h21

    Ora. A direita não quer Lula/PT governando porque significaria um Brasil mais justo. E essa mesma direita aceitaria Ciro? Então, Ciro não é tão esquerda assim….

    JOSE BATISTA NETO

    24/05/2018 - 09h34

    Tu o dissestes!!

    GERALDO MAGELA CUNHA

    26/05/2018 - 12h49

    Ora bolas! Vamos parar com essa idiotice que o Ciro é progressista! Se disserem que ele é arrogante e tipo totalitário, convenhamos que sim! Precisamos acordar para ver as coisas como verdadeiramente são: LULA, com o Capital Eleitoral que tem, não vai Trair o Partido apoiando candidato de outro partido que ora o enaltece, ora o agride à pessoa e ao governo de LULA.

Daniel Reis Duarte Pousa

23/05/2018 - 12h20

Está mais claro e cristalino a cada dia: O PT não apoiará o Ciro, o Ciro não apoiará o PT por uma simples razão: O PT aliou-se ao Oligopólio cartelizado dos bancos e não abre mão dessa aliança.
O Ciro Gomes quer combater o poder do Oligopólio Cartelizado dos bancos e não abre mão dessa posição.
Serão adversários.
E vamos para o pau!

    Oscar de Barros

    23/05/2018 - 23h23

    Que a gente vá para o pau então. Agora, deixem os eleitores do PT de lado. Se o Ciro é bom que ganhe as eleições sem o PT.

    Quero é ver.

    GERALDO MAGELA CUNHA

    26/05/2018 - 12h55

    Essa análise é pura especulação de uns poucos. Todo mundo sabe que o LULA para governar e fazer os benefícios que fez durante a sua gestão teve que deixar o mercador livre e sem regulações contundentes. Agora, o cenário é outro e LULA vai governar de forma diferente, baseando-se no apoio popular, que já começa entender o jogo dos capitalistas e rentistas.

Antonio

23/05/2018 - 11h29

O lula foi defendido pelos melhores advogados do Brasil.teve ate um q ja foi ministro da suprema corte do país.num processo q duro 2 anos.teve todos os pedidos de habeas corpus negados.inclusive por ministros colocados no stf pelo proprio PT….e vcs ainda dizem q foi preso sem provas….será q os advogados do lula sao tao ruins assim?

    JOÃO TOLENTINO

    23/05/2018 - 12h05

    Comecei a ler o comentário de Antônio e logo vi (pelos erros ortográficos) que não era nenhum intelectual comedor de pão-com-mortadela (com todo o respeito pelas frituras).
    Meu Caro Antônio, você começou bem o raciocínio, mas terminou sem dar o nexo necessário desse raciocínio. Sim, é verdade…Lula foi defendido por alguns dos melhores profissionais do direito e ainda assim, não obteve uma vitória sequer. Você não acha isso estranho?! A propósito, meu amigo, o golpe só é golpe porque desconstrói a lógica. Isto é, mesmo com bons advogados, um crime sem conduta acabou por privar a liberdade de Lula.

Osvaldo Higa

23/05/2018 - 11h09

SOLIDARIEDADE AO JORNALISTA MIGUEL DO ROSÁRIO
Companheirada, é um grande equívoco esse linchamento que alguns fazem contra o jornalista Miguel do Rosário, do Blog O Cafezinho.
Ele defende a candidatura do Ciro Gomes e expõe claramente o que considera correto nesta conjuntura. Isso é normal para o debate no campo da esquerda que, a meu ver, se trata de contradições não antagônicas.
As nossas contradições antagônicas estão no campo da direita e do fascismo. Portanto, toda a nossa energia, na luta política, está em levar grande parte da população a compreender que se deve combater e desmascarar o discurso neoliberal, cuja finalidade não pode ser exposta com toda a clareza, porque seria prontamente repudiada pela população.
Na união dos campos democrático e da esquerda, é imperioso usar nossas energias para desconstruir Alckmin (PSDB), Bolsonaro (PSL), Meireles (MDB), Marina (Rede), Álvaro Dias (Podemos), Cristovão Buarque (PPS), Rodrigo Maia (DEM), Rebelo (Solidariedade), Collor (PTC), Flávio Rocha (PRB), João Amoêdo (Novo)… A mesma luta também no âmbito dos governos estaduais e nas candidaturas para deputados e senadores.
Em nosso campo, além de fazer a forte defesa da candidatura de Lula, temos de nos impor um esforço hercúleo para, no âmbito das campanhas de deputados federais e estaduais e de senadores combater ferrenhamente os candidatos das bancadas da Bíblia, do Boi e da Bala. Ou seja, trabalhar fortemente para eleger candidatos do campo da esquerda e eleger bancadas federal e estaduais que representem a população brasileira.
Por fim, quero dizer que essa escaramuça com os que apóiam a candidatura de Ciro Gomes é o mesmo que ficarmos brigando no meio da praça, enquanto a caravana da direita passa tranquilamente pela avenida, rumo à eleição de outubro.

Benoit

23/05/2018 - 10h15

O Lula é o maior símbolo da esquerda brasileira. Ele é o nome mais importante da esquerda por causa da atuação dele passada. Por isso mesmo se o Lula se candidatar e perdesse as eleições, ele sairia disso tudo desmoralizado e levaria a esquerda com ele. Ficaria claro que a esquerda teria sucumbido ao golpe, que ela não tem apoio popular suficiente. Seria um novo começo para a direita, a legitimação última do golpe. Apesar das melhores condições possíveis, a esquerda teria sido derrotada. Existe a possibilidade de que ele venha a ser derrotado caso concorra? Acho que sim. Uma candidatura do Lula mobilizaria a direita como nunca antes, reacenderia os preconceitos da classe média. Seria uma campanha infernal contra o Lula. E por certo ele tem pontos fracos como candidato agora.

Se no entanto o Lula ganhasse as eleições, seria difícil ele poder governar. Setores da economia se organisariam para sabotar o governo dele como fizeram com a Dilma. Qualquer dificuldade levaria a campanhas contra ele e contra o PT. Haveria chances grandes de que o governo dele fracassasse, inclusive porque a situação do país é péssima, porque há setores que se organizam e mobilizam com facilidade contra o PT e contra o Lula. No final de um governo desses a esquerda no Brasil estaria liquidada. Acho que ela se tornaria uma “esquerda” neoliberal tal como partes da esquerda na Europa depois do fim do bloco de Leste, da queda dos governos comunistas ou socialistas no mundo.

Uma candidatura do Ciro seria bem diferente. Ele teria boas chances de ganhar com o apoio de outros partidos de esquerda, mas mesmo que não ganhasse a derrota dele seria mais fácil de digerir. Ele não é um símbolo da esquerda como o Lula, não é o PT, ele só é o melhor candidato do momento. A esquerda continuaria mantendo a posição dela, continuaria tentando conseguir força no parlamento, eleger governadores, mobilizar as pessoas para causas e campanhas. Um governo de direita seria a continuação do golpe e estaria submetida às mesmas dificuldades que um possível governo do Lula criando uma situação mais favorável à esquerda 4 anos mais tarde.

Certo é que é necessária uma união de esquerda se se quer ter chances de reverter a situação atual. E o melhor nome para isso agora parece ser o Ciro.

Luiz Paulo

23/05/2018 - 09h55

Artigo lúcido e honesto. Irrepreensível no respeito com que tratou a delicadeza do momento e posição do PT, sem abrir mão de apresentar um ponto de vista (a meu ver) mais acertado para todo o campo progressista. Concordo plenamente! Parabéns por contribuir desta maneira para o debate.

P.s.Cheguei até o Miguel e o Blog através das notícias do (injusto) “linchamento” virtual de que foi vítima, recentemente. Cada vez mais me convenço de que onde deveria haver preocupação com o povo brasileiro, está sobrando paixões, bravatas e hegemonismos bairristas… uma pena.

Emmanuel

23/05/2018 - 09h16

Estamos vivendo um golpe de Estado. A única luta possível é contra o golpe, e lutar contra o golpe é lutar pela liberdade de Lula. Eleições sem Lula é a legitimação do golpe, é virar a página é baixar a cabeça. Então é #LULAouNADA.

    JOÃO TOLENTINO

    23/05/2018 - 09h59

    É isso mesmo e digo mais: na hipótese de Ciro eleito adotando o fisiologismo (dando a bu… pra todo mundo) pra poder governar, a desqualificação da imagem de Lula viria automaticamente. Em suma, seria dar uma bala a um filho que pede um sorvete. Isto é, o povo chora por Lula, e recebe Ciro como “recompensa”. Ciro eleito, portanto, seria o balde de água fria na luta da esquerda pelo retorno da democracia.

    Marcelo Abb

    23/05/2018 - 11h55

    Amigo,

    Vamos debater em alto nível e utilizando argumentos concretos?

    Você diz que a única forma de derrotar o golpe é lutar pela liberdade do Lula.

    Te pergunto então: Como vamos fazer isso?

    Ou melhor, como o PT e a militância pretendem fazer isso?

    Sequestrar o Lula? Invadir a Polícia Federal? Gritar? Espernear? Manter a candidatura do Lula, mesmo sabendo que ele vai ser impedido?

    Pensemos como estrategistas, por favor.

    O que você acha que devemos fazer?

    Lembre-se que fomos para as ruas e gritamos: “Não vai ter golpe”.
    O golpe aconteceu, não é mesmo?

    A militância está há meses gritando “Lula Livre”.
    O lula continua preso, não é mesmo?

    Antes de colocar a minha opinião sobre o que acho que deveria ser feito, peço encarecidamente que você me sugira alguma estratégia, por favor.

    Abraços.

      Oscar de Barros

      23/05/2018 - 23h17

      “Ou melhor, como o PT e a militância pretendem fazer isso?”

      É isso! Os ciristas jogam a luta contra o golpe nas costas do PT. Para eles, está bom assim. O golpe excluiu Lula e com isso Ciro passa a ter chances (no pensamento deles).

      Lutar contra o golpe eles não querem, querem participar de uma eleição não legitima (se Lula não concorrer) com o Ciro como nome de esquerda. Me faz rir!

      Marcelo Abb

      24/05/2018 - 09h20

      OK, amigo.

      Vamos pensar juntos em cenários de referência?

      Se o Lula tiver a sua candidatura impugnada pelo TSE, qual a sua posição?

      1 – Lançar um outro candidato petista para participar da “fraude”?

      2 – Votar nulo?

      3 – Apoiar um candidato de outro partido?

      4 – Não comparecer às eleições?

      5 – Invadir a sede da PF, soltar o Lula, destituir os órgãos judiciários e proclamar Lula o imperador do Brasil?

      Abraços.

Dorgival

23/05/2018 - 09h13

O Cafezinho definitivamente virou cabo eleitoral do Ciro. Tudo bem, agora dizer que ele é de esquerda é uma piada de mau gosto. Quem nasceu no berço da Arena, moldado no PSDB e passou por mais 5 partidos políticos é aquilo que seus interesses pessoais ditam. Por esta razão que adota o estilo morde e sopra, tanto para esquerda como para direita. Ontem o afago foi para os tucanos sinalizando que estará de braços abertos para o PSDB, responsável pela destruição moral e política do país. Fazendo uma aliaça com os predadores do país, quero saber como é que ele vai tomar de volta o que nos foi roubado? Essas falácias tem vida curta.

eddie

23/05/2018 - 09h03

lula foi o melhor presidente depois da redemocratização!
legal…olha a concorrência e fraca! …Sarney, FCM, Itamar, FHC,e Dilma
Dai até a Dilma seria a melhor presidente do pais, se não tivesse um melhorzinho q foi lula.
então esse argumento e ruim…

Álvaro

23/05/2018 - 08h58

100% de acordo, mas Lula tem o direito de ser candidato. A decisão é dele, de mais ninguém

vera vassouras

23/05/2018 - 08h03

O PT continua rugindo contra o Ciro, assim como fugiu contra a Brizola. O PT, infelizmente não tem estratégia que não seja a de manter o status de dirigentes. Exemplo disso é a ausência de virilidade dos sindicatos que poderiam parar o país e afirmar quem manda nesse hospício. No entanto … ingênuos e mal-intencionados. O futuro? Oras, o futuro. Da Nação, naturalmente.

    JOÃO TOLENTINO

    23/05/2018 - 09h05

    Caríssima Vera,
    O PT, como se fosse um leão, pode até estar rugindo para Ciro, que não passa de um gatinho. O que é muito desproporcional. A infelicidade de sua colocação, nesse caso, não marca apenas essa disparidade, mas também a comparação de Ciro com Brizola, que era algumas vezes maior que Ciro. Assim, no reino dos felinos, podemos dizer que Ciro é um gatinho; Brizola, um leopardo; e Lula, um Leão. Mas há controvérsias. Há quem afirme que Ciro não é felino. Especula-se que o Cearense de Pindamonhagaba, além de já ter alojado em quase todos os partidos, menos no PT e no PC do B, não pode receber esse apoio incondicional e cego. O que se espera, no mínimo, em Lula não podendo se candidatar, é que ele se curve ao PT a fim de demonstrar que é verdadeiramente de esquerda, afinal, como Lula disse, ele precisa mais do PT que o contrário. E ainda… o PDT de Brizola era de esquerda, esse de Lupi é quase da esquerda; é quase confiável, é quase golpista; é quase uma bichona.

      Atineli

      23/05/2018 - 09h20

      Genial esse papo de felinos. Prefiro tbm o Lula Leão!

Gina Girão

23/05/2018 - 06h14

Aí, meo jisuis Cristino, como LUCIDEZ ME ENCANTA!!!!

foo

23/05/2018 - 04h44

“fico profundamente encasquetado com a celeuma provocada pela possibilidade de a esquerda, inclusive o PT, se unir em torno de seu nome”

A minha posição é simples: levamos a candidatura de Lula até o limite.

Se e quando ela for impugnada, eu poderei apoiar Ciro Gomes.

Até lá, qualquer proposta de que abandonemos Lula, só servirá para criar animosidade contra Ciro.

O Ciro, aliás, tem tido um discurso melhor do que seus apoiadores: repete incansavelmente que o Brasil sofreu um golpe, diz que a prisão de Lula é injusta e que é preciso dar tempo ao PT.

Com este discurso ele certamente conquistará o apoio da esquerda e da parcela não idiotizada do centro.

    Atineli

    23/05/2018 - 06h01

    Cínico abutre é muito bravateiro. Nunca sera indicado por Lula pela razão simples que não tem cacife para governar esse país.

      GUILHERME LUIS FEYH

      23/05/2018 - 12h08

      Como dizer que Lula não pode apoiar Ciro por não ter cacife pra governar? A Dilma tinha cacife por acaso?! Ciro não teve cacife pra governar o Ceará, Fortaleza ou ser ministro da fazenda?
      Enfim, as estratégias atuais de Lula e de Ciro estão corretas, irretocáveis. O que não está certo são os ataques desmedidos dos blogueirinhos petistas. Perguntem pro Lula se o Ciro não é de esquerda. Respeitem a esquerda.

    GERALDO MAGELA CUNHA

    26/05/2018 - 13h04

    Entretanto, caro companheiro: muito anos luz melhor que Ciro teremos o grande brasileiro, nacionalista da gema e coerente nos seus discursos e ações – ROBERTO REQUIÃO. Não é atoa que ele foi três vezes governador do Paraná e duas vezes senador. Acompanhe a sua trajetória política.Mas, entretanto, nós lulistas, iremos votar num candidato do PT , quer seja LULA ou outro.

Ana

23/05/2018 - 01h31

Se Ciro Gomes pretende ajudar o Brasil e a maioria do povo brasileiro, deveria se aliar, antes de mais nada, à luta pela liberdade de Lula, já que sem Lula, as eleições serão a perpetuação de uma farsa e do Estado de Exceção.

    foo

    23/05/2018 - 10h14

    Boulos e Manuela já abraçaram a bandeira de Lula Livre. Estiveram ao lado dele nos momentos mais críticos.

    Ciro, por sua vez, já disse que o impeachment foi um golpe e a condenação de Lula foi injusta.

    Esta é a união das esquerdas que se desenha, ao redor de Lula — mesmo que ele não possa ser candidato.

Paulo Renato da silva

23/05/2018 - 01h29

Não gosto, nem acredito no Ciro Gomes, acho ele um esquerdista de país pequeno da União Europeia. Daqueles que quando governa só de ouvir falar em crise ja vai logo esquecendo o discurso de esquerda e cumpre todas as exigências do FIM e do mercado, não acho ele um candidato competitivo pra quando a campanha realmente começar e acho que qualquer nome que que o PT lance com o apoio de Lula se este for impedido tem muito mais chances do que o Ciro. Acho que Lula está correto em esperar pois é só cogitar um nome para plano B que no outro dia o coitado é bombardeado pela Globo como aconteceu com o Haddad e com o Jacques Wagner , também não me animo com esses dois nomes o primeiro foi prefeito de São Paulo onde poderia ter se tornado realmente uma liderança com brilho próprio mas está mais para picolé de xuxu do que para líder de esquerda, o segundo é muito inseguro e indeciso, a Gleisi Hoffman é meio destemperada . Acho que tem um que ninguém cogitou até agora que seria um bom plano B aquele rapaz que defende o legado com unhas e dentes, que queria que o Lula continuasse no sindicato dos metalúrgicos e resistisse a prisão, aquele que se precisar leva spray de pimenta e cassetada da Polícia pra defender o Lula e o PT o tal do Lindbergh Farias ,senador pelo Rio de Janeiro e nordestino como o Lula. Na campanha é fácil e só fazer o povo lembrar o que era o Brasil até 2013 quando a direita fascista começou a mostrar as garras e colocar todos os dias as fotos do juiz Sérgio Tucano Moro com seus amigos , Aécio Neves, Geraldo Alckmin, Michel Temer e agora e não menos importante o plastificado do João Doria no horário eleitoral .E mostrar a todos quem é Sérgio Moro e bater forte na Globo.

    Atineli

    23/05/2018 - 05h53

    Concordo com tudo, exceção feita a Gleisi pois ela é de fato a mais preparada. É excelente ser destemperada e certeira como ela é. Além de ser leal ao Lula e ao PT. Lula está lá firme e forte, matutando e esperando o momento certo. Dia 27 será a arrancada e espero que esta seja bem destemperada, o suficiente para abalar de vez o plano B dos energúmenos.

    Benoit

    23/05/2018 - 08h10

    Talvez o Lindenberg seja uma boa lembrança, mas não acho que ele agora fosse um bom candidato. Vejamos alguns fatos tirados da wikipedia. Ele foi eleito para prefeito de Nova Iguaçú em 2004 com o apoio de alguns partidos e reeleito em 2008 com o apoio de uma coligação grande de partidos: PT, PDT, PSB, PV, PCdoB, PTdoB, PR, PTB, PTN, PRB e DEM. Considerando isso, deveríamos nos perguntar se uma coligação dessas agora não poderia apoiar o Ciro para a presidência. Ao se candidatar para o governo do Rio em 2014 ele ficou em quarto lugar com cerca de 10% dos votos e não foi eleito, isso apesar da adminstração dele de Nova Iguaçú que parece ter sido boa. Quer dizer, nem mesmo no Rio de Janeiro ele conseguiu mais de 10% para um cargo executivo. Há mais tempo no início da carreira dele ele também não se elegeu uma ou duas vezes por ter pertencido a partidos menores. Ou seja, para os sucessos posteriores ele precisou de pertencer a partidos maiores ou de ter o apoio de coligações de partidos. A wikipedia diz que ele foi aliado do Fernando Collor de Mello. Muitas vezes ele foi processado por causa da atividade dele como político ou prefeito de Nova Iguaçu, o nome dele aparece na Lava Jato e não sei se ele ainda não poderá ter problemas no futuro por causa disso. Ele também nunca terminou dois cursos universitários que ele começou.

    Acredito que a carreira dele como um todo seja bastante positiva e acho que seria um bom nome do PT para o futuro, mas ainda falta tempo até lá. Ele ainda é jovem e encontraria muito mais resistência do que o Ciro. É certo que a esquerda vai ter que se juntar para eleger um presidente da mesma maneira que ela se aliou para eleger o Lindenberg a prefeito. Só não acho que o Lindenberg pudesse ser o candidato do momento de uma aliança dessas. Acho de qualquer modo que a sua crítica ao Ciro não procede porque uma crítica dessas também poderia ser feita ainda com muito mais razão ao Lula.

      Paulo Renato da Silva

      23/05/2018 - 15h00

      Quanto a não terminar duas faculdades o Lula nem começou uma e foi o segundo maior presidente que o Brasil já teve. O fato de ficar em quarto lugar na eleição do Rio de Janeiro , era uma eleição estadual sem o forte apelo que a disputa presidencial tem e num estado que o PT não tem tradição de governar, você acha que a Dilma se ao invés de ter sido candidata a presidência recebesse o mesmo apoio do Lula para disputar o governo de Minas Gerais ou do Rio Grande do Sul faria diferente? E Ciro Gomes acho ele pouco de esquerda, mas dou razão a ele por não estar defendendo com unhas e dentes o Lula e o PT, ele também tem medo de criar conflito muito dedo com a Globo e a mídia golpista.

Ery Braga

23/05/2018 - 00h54

Na vdd Ciro não precisa do PT para vencer Alkimin no segundo turno! Não dessa militância apaixonada que se acha dona dos 35, 45% anunciado nas pesquisas… Ciro é herdeiro natural dos votos da esquerda lúcida. Assim com é herdeiro dos eleitores de Bolsonaro menos reativos, Como disse PHA, o jogo vai virar e qnd menos se esperar a cúpula do PT encontrará em Ciro a saída para a decadência!

Nilson Moura Messias

22/05/2018 - 23h36

Ciro Gomes, é o cavalo de Troia dos americanos. A rede globo não conseguiu destruir Lula, PT. Não vai ser o cafezinho de Ciro, que irá fazer a militância do maior e melhor partido de esquerda da América Latina, a votar no tucano do Ceará. Lula, preso, solto ou o indicado filiado ao PT. Ciro Gomes, nunca terá meu voto. Nem com a indicação de Lula. Agora, quando quero dar boas gargalhadas abro o cafezinho do Ciro, hilário!!

    Benoit

    23/05/2018 - 08h13

    Ninson, acho que voce é um cavalo de Troia da direita. Eles vão te agradecer se elegerem o candidato deles a presidente com o seu apoio baseado na sua decisão de não apoiar o melhor candidato de esquerda que o Brasil tem no momento, o Ciro.

      Nilson

      23/05/2018 - 08h50

      Caro Benoit, infelizmente, não estudei, nem trabalhei em instituições americanas. Este critério pode parecer banal. Mas não é. Veja os casos de FHC, Serra. Todos entreguistas. Vc sabe que os processos de infiltrações dos americanos são a longo prazo. Felizmente, o fanfarrão do Ciro, não se contém. Ciro, jamais! Nem com o apoio de Lula.

      Benoit

      23/05/2018 - 09h53

      Alô Nilson, eu acho que voce está esperando uma garantia absoluta e está ao mesmo tempo tomando um fator particular como uma razão absoluta para rejeitar o Ciro (ter tido ligações com universidade lá no Norte). Garantias absolutas não existem. Pessoas com mais consistência não tomam um rumo difrente só por causa de uma estadia numa universidade no exterior. Conheço gente que era do PT há muitos anos, que ganhou bolsa de instituição conservadora para universidade no exterior e continua até hoje apoiando o PT e a esquerda, apesar de ter frequentado seminários da instituição conservadora. Há gente ligada ao PT que estiveram lá no Norte. Durante o governo dele o Lula parece ter sido bem recebido por lá. Tente procurar fotos do Lula com a Hillary Clinton ou com o Bill Clinton ou com o Obama.

joao barbosa

22/05/2018 - 23h34

triste esquerda brasileira,não percebeu o tamanho do golpe onde ele está em raizado através do STF ,MIDIA,ELITE,E OS RENTISTAS más nem se o tal de ciro fosse o que realmente pensa os blogueiros progressista terá a força de fazer um governo nos moldes que a verdadeira esquerda quer,desculpe más nem o tijolaço
que tem toda admiração pelo PDT através do brisola neto ,está sendo mais
discreto ou não com tanta confiança no ciro,não entra de cabeça nesta chapa,apesar que ele tem todo direito como o miguel já se colocou e eu respeito
e acho louvavel pena que é o cara errado,más eu entendo.porque é simples é só ver o passado deste cara,agora a pouco deu entrevista no uol falando que aceita conversar com PSDB sendo que quem tá dando o país para EUA é o psdb,aliás á agenda do temer é do psdb e globo e aí fica cada vez mais dificil,o bom do ciro
é que ele se mata sozinho,só não esqueça que o voto da esquerda é voto conciénte e voto de conciência politica e o PT tem 20% do eleitorado,não esquecemos que o maior virtude dá direita é que ela é burra.como eu falei,este projeto deles de administrar o brasil com neoliberalismo que já está caindo pelo mundo já provou que não dá certo,inclusive tem país estatizando empresas,porque este negócio que deixa que o mercado resolve já era,os caras só querem lucro.portanto o negócio vai ficar feio,aí vai ser bom para o brasileiro ficar esperto, quando ele tiver conforto e não tiver nada pra fazer,ele nunca mais
vai pra rua por modismo ou só porque os artista chamaram.eu até acho bom ele sofrer mesmo para ele poder valorizar as pessoas que olha realmente para eles.

Pedro Eneas

22/05/2018 - 23h02

Concordo em gênero, número é grau com o texto do autor. Extremamente lúcido e objetivo!

Francisco

22/05/2018 - 22h12

Excesso de Teologia da Libertação da nisso: so serve se for o Paraíso e se for alcançado sem deixar ” ninguém tristinho”.

Não existe Paraiso, existe Brasil. Fuja para Miami ou fique e lute. Lutar se faz com as armas do possível. Temos, como raramente tivemos, quatro maravilhosos candidatos da esquerda.

Estamos reclamando de que? Se Ciro não fizer nada “à esquerda” mas fizer o que faz no Ceará, já estamos ótimos!

Porque o que Ciro faz no Ceará é o que o PT fez no Brasil.

Só dois adendos: mais nacionalismo (é préciSO desmascarar o “nacionalismo” que entrega a Amazônia e o Pré sal) e mais bancada – tem que entupir o Congresso!!!

Atineli

22/05/2018 - 22h03

Realmente esse blog é estranho. Ciro abutre é tbm bravateiro e coronel falastrão. Taí uma análise séria e muito engraçada sobre a sabatina do Bolso e do Cínico:
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/as-licoes-das-sabatinas-de-bolsonaro-e-ciro-por-carlos-fernandes/

    Luiz Cláudio

    23/05/2018 - 09h57

    Se você ler os comentários dessa postagem, vai ver que os leitores do DCM parecem ter opinião divergente da sua.

Pedro Boschi

22/05/2018 - 21h53

É um fato afirmar que Ciro hoje é mais esquerda que o PT, que com 13 anos de governo comporta-se mais como um PSDB. Minha solidariedade com o Miguel, jornalista sério e inteligente, que está sendo massacrado por dizer o óbvio. Parabéns e vida longa ao Cafezinho por fazer jornalismo num Brasil tão absurdo.

    foo

    23/05/2018 - 04h55

    Miguel não está sendo criticado por apoiar o Ciro, que é um ótimo candidato.

    Miguel está sendo criticado por defender o abandono da candidatura de Lula, num cálculo político mesquinho.

    A defesa da candidatura de Lula mistura-se com a defesa de sua liberdade e da nossa democracia.

      Benoit

      23/05/2018 - 08h19

      Não é um abandono da candidatura do Lula, é uma escolha baseada numa boa análise da situação política atual do Brasil. Voce entende, existem vários partidos e vários candidatos e as pessoas têm que discutir seriamente quem pode ser o candidato mais adequado à situação no momento. São voces que abandonaram o Lula porque abandonaram a esquerda e transformaram o Lula num símbolo inerte. Voces querem sacrificar o Lula para se sentirem melhor. Não é possível lutar pelo Lula sem sucesso eleitoral,. E ninguém promete mais sucesso eleitoral na esquerda do que o Ciro. É por isso que tantas pessoas estão apoiando o Ciro. Não há garantias de vitória, mas é a melhor aposta.

    Sandro

    23/05/2018 - 08h26

    Faço as de Pedro minhas palavras tb!

Dio

22/05/2018 - 21h40

O povo fala que Ciro não é de esquerda não porque ele tenha uma agenda de direita, extrema direita, cima, baixo, etc.
Dizer que Ciro não é de esquerda é dizer que ele não se posiciona contra o golpe.
E aceitar Ciro nessas condições, não é vencer o golpe, é negociar com os golpistas.
E praticamente todo mundo tem certeza que os golpistas não vão honrar o acordo, (que está mais para um pagamento de resgate).
Ciro não entra na luta contra o golpe, finge que a eleição será normal, mesmo com uma ilegalidade antes de seu início.

    Paulo Rogério

    22/05/2018 - 22h16

    Mentira sua!!! Ele sempre se posicionou contra o golpe. Aliás, quando a Dilma ainda defendia o Temer, o Ciro disse com todas as letras que estavam armando um golpe contra ela. E que o capitão do golpe era o Michel Temer. Pare de contrabandear as mentiras do MBL! Ninguém aqui é idiota! Não seja intelectualmente desonesto!

      Aliança Nacional Libertadora

      22/05/2018 - 22h50

      O Coroné Testosterona ainda não saiu né foto com o Moro porque? Tá torcendo por qualquer injustiça imposta a Lula….é engraçado ver a Folha afaga-lo e ser apagada….o padrinho político dele….o tucano….não é dono da globo Ceará?

      Dio

      22/05/2018 - 22h58

      Não sei que tipo de luta contra o golpe ciro faz ao dizer que lula não é preso político.
      Talvez ele queira entrar no golpe e destrui-lo por dentro… Será?
      O exemplo que você dá é de que ciro reconheceu o golpe, alertou sobre o golpe e, parou por aí…
      Bem, é injusto de minha parte cobrá-lo mais ímpeto naquela circunstância, até porque ele não teria mais o que fazer.
      Mas agora, se ele pretende liderar uma luta contra o golpe, que é isso que uma parte da sociedade espera, ele tem que deixar isso claro…
      Mas, se quiser só se tornar presidente, mesmo se for pra desfazer o que o golpisto fez, mas sem enfrentar o golpe – ou seja, negociando,-

      Dio

      22/05/2018 - 23h03

      – é melhor ele não esperar apoio.
      Os golpistas não são confiáveis.
      Não é mais tempo de pacto nacional.
      Estamos em guerra – híbrida.

Gabriela

22/05/2018 - 21h28

As pessoas vêem o golpe vencendo com tudo e o que propõem???

Vamos nos juntar ao candidato de “sucesso” do momento. É o que tem pra hoje!

Deplorável raciocínio que não enxerga que o golpe não é contra Lula. É contra uma agenda política inclusiva e social.

Portanto, se o golpe não for exposto, esgarçado e derrotado em praça pública, um outro candidato supostamente progressista NÃO PASSA. A menos que faça algum acordinho longe das câmaras e das redes sociais que prometa manter as reformas, mesmo dizendo em ´público que fará diferente. Olho vivo!

    Fred

    22/05/2018 - 21h45

    Deplorável é achar que pra vencer o golpe é arriscar levar uma candidatura que não será registrada… E já reconhecida pela cúpula Petista… Com o único intuito, DEPLORÁVEL, não de eleger Lula, mas de emplacar uma candidatura petista… Isto sim é deplorável…
    É o que vcs tem pra hoje e sempre… PT ou nada…
    Entenda… O Lula é o PT, mas o PT não é Lula… Sem sua presença nos palanques, o PT não elege mais um poste político como aconteceu com Dilma…

      GERALDO MAGELA CUNHA

      26/05/2018 - 13h45

      Deixe de falácias: esse argumento tosco é um desserviço a bem da causa da defesa do partido. Mais parece alguém que é da direita querendo anarquia no nosso meio: o da verdadeira ala progressista representado pela verdadeira esquerda que defendo o trabalhismo versus o capitalismo açougueiro.

    Rafael Reis

    22/05/2018 - 22h38

    O problema é esse, não é um golpe contra o Lula, é um golpe contra o Brasil na qual o Lula é uma das vítimas, triste achar que o problema é só a prisão do Lula, precisam sair de dentro da caixinha e ver o que aconteceu com nosso país.

      Aliança Nacional Libertadora

      22/05/2018 - 22h54

      O problema é a prisão INJUSTA do Lula simplesmente para inviabiliza-lo e viabilizar outros candidatos….afinal sem ele Bolsonaro, Marina e Ciro adiquirem vantagem…vítima de perseguição política….Ciro é da turma da QUINTA COLUNA.

      Oscar de Barros

      23/05/2018 - 23h26

      Mas os Ciristas só jogam a responsabilidade nas costas de Lula/PT chantageando e dizendo que as única saída é Ciro. Estou por ver.

Fred

22/05/2018 - 20h48

Enquanto isso, Carlos Fernandes desce o cassete em Ciro… “Bravateiro!”
A quem serve este desserviço?
Não questiono isso por achar a única opção… Mas umas das possíveis opções, ou a mais viável, de não ver o golpe continuar…
Ciro tem seu jeito de se expressar, Lula o dele. Dilma… Até hoje me pergunto qual idioma ela fala quando está na frente de uma plateia… Fosse julga-los pelos discursos políticos, diria de bate pronto, que nenhum deles estaria apto pra assumir tamanha responsabilidade…
Mas não, prefiro o caminho do exemplo, da vida pública e da decência…

    Lucas

    23/05/2018 - 09h26

    Pois é. Em que situação chegamos. Eu – que sempre votei no PT, fui um dos primeiros a criticar as manifestações de Junho no meu grupo de amigos (mesmo de esquerda), defendi a Dilma até o fim em 2014 e no pré-golpe – vivi pra ver o parte da militância petista se comportando ora com MBL (O Ciro é bravateiro, fala mal inglês, é “coronel”), ora como PSOL (Ciro faz aliança com PP – nossa! -, Ciro tem empresário como vice, Ciro não é esquerda pura). Apenas as palavras do próprio Ciro vão me acalantar: “o PT passa por um processo difícil, é preciso respeitar esse tempo”. Espero que esse tempo não seja tão demorado quanto: 1) Reagir as manifestações de Junho; 2) Colocar o Lula presidente em 2014; 3) Colocar o Lula como Ministro no começo do governo; 4) Parar o Brasil por causa da PEC da Morte; 5) Parar o Brasil por causa da Reforma Trabalhista; 6) Parar o Brasil por causa da prisão de Lula.


Leia mais

Recentes

Recentes