Menu

Segundo Correio Braziliense, PSB decidiu apoiar Ciro Gomes

No Correio Braziliense PSB decide apoiar pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência Fechar com o PSB era uma tarefa a ser cumprida cuidadosamente, ainda mais depois que o partido anunciou um namoro discreto com os tucanos Para não ficar “solteiro” nas eleições de outubro, o PSB decidiu apoiar a candidatura de Ciro Gomes (PDT). Em […]

15 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No Correio Braziliense

PSB decide apoiar pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência

Fechar com o PSB era uma tarefa a ser cumprida cuidadosamente, ainda mais depois que o partido anunciou um namoro discreto com os tucanos

Para não ficar “solteiro” nas eleições de outubro, o PSB decidiu apoiar a candidatura de Ciro Gomes (PDT). Em reunião ocorrida nessa quarta-feira (28/6), governadores pressionaram o partido a unir forças com Ciro, ainda que a reunião de Executiva nacional tenha sido adiada. A coalizão entre pessebistas e pedetistas ocorreu endossada pelo governador Márcio França (PSB), mas foi definida mesmo pelos caciques pernambucanos que se encontraram com o candidato nas últimas semanas. Entre eles, o vice-presidente nacional do PSB, Paulo Câmara, governador do estado.

Fechar com o PSB era uma tarefa a ser cumprida cuidadosamente, ainda mais depois que o partido anunciou um namoro discreto com os tucanos. O ex-governador de São Paulo e também candidato ao Planalto, Geraldo Alckmin (PSDB), disse até que subiria nos palanques de França para reeleição como governador do estado. Foi Márcio França, aliás, que tratou de costurar o relacionamento dos pessebistas com Alckmin, rejeitado por parte dos filiados.

“O Márcio queria fazer coalizão com o Alckmin mas não deu certo, eles não queriam ceder um vice. Essa conversa com Ciro parece ter deixado essa possibilidade mais aberta, mas quem definiu a aliança foi Pernambuco. São Paulo estava inclinado a continuar negociando, mas não dá mais tempo. Estamos em cima da hora. Não adianta dizer que o eleitor só vai se interessar pelo pleito em agosto”, detalhou um dos dirigentes do PSB.

A assessoria de imprensa do PSB, entretanto, disse que “nenhuma decisão será efetivamente tomada sem que haja reunião da Executiva Nacional”.

Outras forças

Desde que lançou Ciro Gomes como candidato à Presidência da República, o presidente do PDT, Carlos Lupi, disse que seria necessário buscar uma aliança com outras forças. Colocou-se à mesa a ideia de aproveitar a falta de um candidato petista para angariar os votos que seriam de Lula. Um dos obstáculos neste plano era evitar a rejeição dos anti-lulistas, considerados parte do quinhão de eleitores de Ciro, esquerdista inclinado para o centro.

Uma das ideias é aproveitar o tempo de tevê do DEM. O candidato oficial do partido é o presidente de Câmara, Rodrigo Maia, que tem menos de 1% de aceitação nas últimas pesquisas. O político fluminense deve acabar tentando a reeleição como parlamentar e, por isso, tece novas possibilidades. Entre o leque de opções estaria Ciro.

“No cenário atual, não há ninguém tentando amarrar tantos acordos, em tantas frentes e com pessoas de perfis tão diversos quanto o candidato pedetista”, explica o cientista político Thiago Vidal, gerente de análise de Prospectiva.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Diego Jorge

02/07/2018 - 15h33

Os lulistas fanáticos só pensam em Lula. Ele se transformou numa divindade para estes fanáticos que não conseguem perceber que o tempo de Lula já passou. É preciso criticar esta atitude quase doentia do atual PT. O programa de Ciro é obviamente mais avançado em suas propostas que as do PT. Somente o fanatismo lulista não quer ver.

    Carlos Eugênio

    07/07/2018 - 14h21

    Comentário certíssimo o tempo da hegemonia petista na esquerda acabou.
    Agora uma esquerda mais equilibrada

Curiosinho

29/06/2018 - 11h25

FDPs. O Miguel e seus coleguinhas estão terríveis!

baltazar pedrosa

29/06/2018 - 07h01

O PSB,é um partido fictício,ali se esconde grande parte dos fascistas,ele existe para dar guarida a picaretas, tais como: Blabarina,Cristovam e Ciro Gomes,vejam esse governador do DF,assecla do Temer,o pior governado que o DF já elegeu,é o famoso kid abelha,pela manhã ele faz cera,a tarde ele estar voando e a noite estar no mé .

    Miguel do Rosário

    29/06/2018 - 07h09

    O PSB tem muitos problemas. Mas o governador do PT do DF também não foi lá essas coisas.

Wilton Santos

28/06/2018 - 21h01

Curioso constatar que os parlamentares do PSB que votaram pelo impeachment e as reformas do Temer estão apoiando o Ciro, enquanto que os poucos parlamentares do partido que foram contra o impeachment e as reformas do Temer estão com o Lula. Nunca foi tão fácil estar do lado certo da história!

eduardo apolinario gomes

28/06/2018 - 19h28

Ciro cai na pesquisa ibope para 4% e consolida empate com Temer.

    Aliança Nacional Libertadora

    28/06/2018 - 20h28

    O murchamento dos golpistas do PS(d)B os deixam atrapalhados…..por conta da trairagem no golpe do impeachment e nas votações pró-Temer perderão o governo de Pernambuco…..o Senado em Minas e obviamente o governo paulista…….vão ganhar o Ciro de volta pelo menos…deveriam apoiar a Marina embora sejam semelhantes…….mas caso a mandinga do cafezinho corvo não dê em nada…….tem o Lula empurrado pra cadeia para o Coroné Testosterona ficar pagando de “bem preparado”.

Elena Osawa

28/06/2018 - 19h27

Acho que o PSB de Miguel Arraes iria apoiar Lula. Disso não tenho a menor dúvida.

    Miguel do Rosário

    28/06/2018 - 19h48

    Sim, como já apoiou, quando o Ciro era do PSB. Mas o momento é outro. Lula não pode ser candidato.

      Gabriel Soares

      28/06/2018 - 22h23

      Obrigado ?? a psb que quer o bem de uma nação de 208 milhões deferente de muita gente que só pensa em milhões conseguindo fórmula que nem fraud explica

      Soares

      29/06/2018 - 13h07

      Obrigado por nos ilustrar com o teu vasto conhecimento. Nós, com mais de 75 de estrada, gostamos de estar sempre aprendendo. Não sabíamos, por exemplo, que o PSB tinha apoiado o Lula apenas por ordem do multipartidário Ciro Gomes. E isto quando até o Beto Albuquerque se passava por socialista e o Amaral não havia percebido a realidade do uso da sigla apenas para canalhas disfarçarem suas verdadeiras ideologias. Por cacoete da profissão estamos sempre analisando as reações (verbais, que são mais instantâneas e espontâneas, ou escritas, que são registros mais pensados mas também mais profundos e inquestionáveis), sempre com base nos mecanismos tão bem documentados pela Ana Freud. A tua pronta resposta ao Baltazar é um exemplo flagrante e sintomático da tua posição política, ideológica e partidária. Como o título do livro do Vladímir – “O que fazer” – pergunta-se agora: lamber a sola dos sapatos do maior corrupto e cafajeste do DEM, o Pauderney? Pelo menos poderia ter um nome mais agradável, para não arder a língua.

        Miguel do Rosário

        29/06/2018 - 15h42

        sem paranoia, soares. respondo todo mundo prontamente. minha posição política é clara. partidária não tenho nenhuma. ideológica é mais complicado.

Ricardo Cebalho

28/06/2018 - 18h55

Continuas trabalhando contra LULA e PT


Leia mais

Recentes

Recentes